XIV Semana Acadêmica de História: Resistências, relações de poder e memórias nos 60 anos do golpe

Resistências, relações de poder e memórias nos 60 anos do Golpe

Faça sua inscrição
De 15 a 17 de outubro Todos os dias das 09h00 às 21h00

Sobre o Evento

A Semana Acadêmica de História da UDESC é organizada por estudantes de História da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o apoio da universidade, principalmente através da colaboração do Departamento de História, e pelo financiamento do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG). O evento ocorre anualmente no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) em Florianópolis (SC), programado este ano para os dias 15 a 17 de outubro de 2024.

Em sua décima quarta edição, a Semana Acadêmica de História tem sido um importante espaço de formação e expressão dos estudantes de História da UDESC, assim como de toda a comunidade acadêmica. Ao longo de sua história, foram centenas de trabalhos apresentados em simpósios temáticos, dezenas de minicursos ofertados e importantes pesquisadores passaram por aqui: John Monteiro, Durval Muniz, Kabengele Munanga, Maria Inês Mudrovcic, Benito Bisso Schmidt, Paulo Cesar de Araujo e o Bruno Leal, Maria.

O tema deste ano, "Resistências, Relações de Poder e Memória nos 60 Anos do Golpe", leva em consideração a força simbólica e política das efemérides. A comemoração (no sentido etimológico de “lembrar juntos”) do sexagésimo aniversário do golpe civil-militar de 1964 é uma ocasião oportuna para refletir a respeito das vivências políticas não hegemônicas experienciadas durante esse período. Como os povos originários lutaram contra a repressão? Qual o papel exercido pelo movimento negro na resistência à Ditadura? Quais as estratégias de sobrevivência utilizadas pelo movimento queer durante esse período? Como essa luta é rememorada no tempo presente? São algumas das questões que buscamos discutir na 14ª edição do evento.

Confira o Caderno de Programação do evento: Caderno de Programação


Instrução para comunicação oral em Simpósios Temáticos:

  • As apresentação são de 10 a 15 minutos. Aguarde as orientações dos coordenadores do Simpósio Temático;
  • Chegue na sala 5 minutos antes do início da sessão;
  • Conferir o ensalamento na carta de aceite enviada por email;
  • Assine a lista de chamada do dia, com letra legível;
  • A Semana Acadêmica de História disponibilizou um template de slides. Não é obrigatório utilizá-lo.

Link do template de slides do evento: template


Instrução para o envio dos Textos Completos:


O trabalho completo deverá conter de 8 (oito) a 15 (quinze) páginas (não incluídos neste limite as referências) e ser enviado em formato .DOC no layout específico do evento até o dia 18 de novembro de 2024 para o seguinte e-mail: semanahistoriaudesc@gmail.com. Caso o trabalho seja enviado fora da
formatação adequada, não será possível a publicação nos anais do evento. Certifique-se que o trabalho esteja completo e revisado, padrão ABNT, conforme o
layout.

Link do layout de arquivo: Layout para elaboração do texto completo

Palestrantes

  • Gabrielle Oliveira de Abreu
  • Vanda de Oliveira Gomes Pinedo
  • Adriana Kaingang Minky Kókoj
  • Danilo Braga
  • Carina Santos de Almeida

Programação

14h00 - Gabrielle Oliveira de Abreu, Vanda de Oliveira Gomes Pinedo Mesa redonda: Movimento Negro Unificado e Resistência negra na Ditadura Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena

.

18h30 - João Jonas do Nascimentonascimentojjonas@gmail.com Minicurso: Trajetória e memórias da Reforma Psiquiátrica no Brasil: continuidades, rupturas e usos do passado Minicurso
Local: Sala 108

Com Jonas João do Nascimento (PPGH - UDESC)

EMENTA:
Esse minicurso objetiva refletir acerca da trajetória da Reforma Psiquiátrica no Brasil, estabelecendo pontes entre diferentes momentos da Reforma e a atualidade da questão psiquiátrica no país. Para tanto atravessa os seguintes temas: a ampliação das noções de saúde mental preventiva e de cidadania como pontos centrais na construção da Reforma, assim como sua relação com o processo de abertura política pós-ditadura; as políticas de memória que atravessam os chamados “Museus da Loucura” e suas narrativas e o atuais debates envolvendo as comunidades terapêuticas e suas denúncias constantemente comparadas às realizadas no decorrer do movimento da Reforma Psiquiátrica. Nesse minicurso, destacamos a Reforma Psiquiátrica enquanto movimento social surgido no final da década de 1970 que possuía como foco inicial a crítica às condições dos espaços asilares e posteriormente, depois da segunda metade da década de 1980, a crítica à própria instituição psiquiátrica. A reforma psiquiátrica possibilitou avanços como a Lei da Reforma (10.216/2001) também chamada de Lei Paulo Delgado, que trouxe mudanças perceptíveis com a criação dos Centros de Atendimento Psicossocial (CAPS) e a impossibilidade da internação compulsória, além de ampliarem ao público a necessidade do debate acerca do trato com a saúde mental no Brasil. A ditadura militar brasileira se apresenta como elemento intrínseco na compreensão do tema, dado que privilegiou o surgimento da chamada “indústria da loucura”, que aprofundou drasticamente a condição de superlotação nos manicômios. Por outro lado, a abertura democrática favoreceu a articulação necessária à consolidação da Reforma Psiquiátrica e estabeleceu as bases de uma “Reforma Psiquiátrica Cidadã”. Dessa forma, o minicurso pretende estabelecer um diálogo entre a trajetória e as memórias que cercam a relação entre o fim da ditadura militar e a consolidação da Reforma Psiquiátrica e a presença desses passados nas políticas de memória patrimonial, na mesma medida ampliando esse debate as questões do presente, perscrutando os acionamentos dessa memória na luta contra a continuidade de espaços de exclusão e maus-tratos destinados, supostamente, ao tratamento de pessoas com sofrimento mental. A proposta do minicurso será desenvolvida a partir da análise de documentos de diferentes momentos da Reforma Psiquiátrica no Brasil, assim como por meio do convite ao debate.

18h30 - Rodrigo Ferreira dos Reis Minicurso: Trajeto e conceitos de Beatriz Nascimento Minicurso
Local: Sala 202

Com Rodrigo Ferreira dos Reis (PPGH - UDESC)

EMENTA:
Neste minicurso, serão explanados a trajetória Maria Beatriz Nascimento e os conceitos trabalhados pela historiadora. Pretendemos constituir e reconstruir o tempo histórico que verse sobre Ôrí e Quilombo, criando uma interlocução entre seus estudo e o campo de estudo Decoloniais e Pós-coloniais. Orientados na possibilidade de criar diálogos entre a epistemologia diaspórica negra e a teoria da história. Ainda serão investigados os conceitos de memória, História e consciência dentro da trajetória de Nascimento.

18h30 - Vinícius José Mira Minicurso: Relações entre Igreja Católica e Estado durante a ditadura militar brasileira Minicurso
Local: Sala 302

Com Vinícius José Mira (PPGH - UDESC)

EMENTA:
O objetivo deste minicurso é apresentar um panorama geral das relações entre a Igreja Católica e o Estado durante a ditadura militar brasileira. Como instituição transnacional de ampla capilaridade no território brasileiro, a Igreja Católica possuía a capacidade de aglutinar vastos setores da sociedade. No caso da ditadura, isso foi perceptível tanto no papel desempenhado pela hierarquia episcopal brasileira como parte do arranjo político que dava legitimidade à estrutura governamental nos primeiros anos do regime autoritário - e, assim, assegurava prestígio e influência junto à ditadura -, quanto nas posições contestadoras da autoridade política vigente e das violações de direitos humanos cometidas, a partir de meados da década de 1970. Por meio da apresentação do debate historiográfico e da análise de fontes, este minicurso almeja contemplar os principais eventos associados às relações entre a Igreja Católica e a ditadura militar brasileira, tais como a Marcha da Família com Deus pela Liberdade, às vésperas e logo após o golpe civil-militar de 1964; as torturas cometidas contra os frades dominicanos acusados de militarem na Ação Libertadora Nacional, no contexto do assassinato do guerrilheiro Carlos Marighella, no final de 1969; as repercussões no interior da Igreja Católica dos brutais assassinatos de Alexandre Vanucchi Leme, em 1973, e Vladimir Herzog, em 1976; e a participação da Igreja Católica no apoio às greves do ABC, entre 1978 e 1980, apenas para citar alguns casos. A análise das fontes é atravessada pela discussão do arsenal teórico-metodológico oportuno a cada tipo documental.

18h30 - Greg A. Malaquias Minicurso: Por dentro da Cultura Ballroom Minicurso
Local: Sala 204

Com Greg A. Malaquias (PPGAS - UFSC)

EMENTA:
Contexto de surgimento da cultura ballroom. Os sistemas (balls, casas, gênero e sexualidade) na cultura ballroom. Balls. Corporeidades e performance. Cultura ballroom em Florianópolis.
O minicurso tem o objetivo geral de apresentar a cultura ballroom de seu contexto de surgimento a fim de ressaltar os principais aspectos deste contexto cultural - conceitos, dinâmicas, sistemas, relações - e parte da trajetória transnacional, enfatizando seus desdobramentos enquanto cultura afrodiaspórica no contexto local de Florianópolis em Santa Catarina.

09h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local: Salas de aula FAED

ST 1 - Perspectivas sobre o Patrimônio Cultural: abordagens contemporâneas (Sala 225)

ST 2 - História nas Telas (Sala 008)

13h30 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local: Salas de aula FAED

ST 3 - História, Literatura e Cultura Literária (Sala 107)

ST 4 - Escutar, ver e sentir: Diálogos entre Arte e História (Sala 108)

ST 5 - Educação, Ensino e Cultura Escolar (Sala 109)

ST 6 - Mundo Contemporâneo em Vertigem: História, Política e Sociedade (Sala 203)

18h00 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local: Salas de aula FAED

ST 7 (I) - Ditaduras e Regimes Autoritários: Memórias, Trajetórias e Lutas políticas (Sala 207)

ST 8 (I) - Olhares Interseccionais para a História (Sala 104)

ST 9 (I) - Teoria da História e História da Historiografia (Sala 108)

ST 10 - História de Santa Catarina: Identidades, Cultura política e Sociabilidades (Sala 202)

ST 11 - Cultura, Sociedade e Política no Brasil dos Séculos XX e XXI (Sala 204)

ST 12 - Passados difíceis e Direitos Humanos (Sala 225)

13h30 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
Local: Salas de aula FAED

ST 7 (II) - Ditaduras e Regimes Autoritários: Memórias, Trajetórias e Lutas políticas (Sala 107)

ST 8 (II) - Olhares Interseccionais para a História (Sala 117)

ST 9 (II) - Teoria da História e História da Historiografia (Sala 008)

18h30 - Adriana Kaingang Minky Kókoj, Carina Santos de Almeida, Danilo Braga Mesa redonda: Experiências e Resistências Kaingangs no sul do Brasil: um debate sobre a Ditadura Militar Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena

.

Carregando área de inscrição

Local

Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, 88034-257, Servidão Caminho do Porto, n° 1, Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina
Ver no mapa

Organizador

XIV Semana Acadêmica de História

Fabiana Powarczuk Silva
Geovane Wille Kovalski
Iasmim Eger Sasso
Leandro Antonio Batista
Sara Borin Junho de Souza
Thayssa Rodrigues de Almeida