XIV Semana de Arquitetura e Urbanismo

XIV Semana de Arquitetura e Urbanismo

Faça sua inscrição
De 25 setembro a 4 de outubro Todos os dias das 13h às 17h
Maceió, AL Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas

Sobre o Evento

A XIV SEMAU - Semana de Arquitetura e Urbanismo traz em 2019 o tema:

(IN)VISIBILIDADES URBANAS: POLÍTICA, DEMOCRACIA E RESISTÊNCIA

O intuito é discutir e refletir sobre a relação da conjuntura social e políticacom as dinâmicas das cidades no Brasil. Da mesma forma, objetiva mostrar e compartilhar experiências positivas frente ao desafio urbano de superar as desigualdades socioespaciais, ressaltando o papel político da Arquitetura e Urbanismo e áreas afins como meio de resistência.

O evento acontecerá no Auditório Nabuco Lopes, na Reitoria da Universidade Federal de Alagoas, nos dias 01, 02, 03 e 04 de outubro de 2019. Destaca-se também que a XIV SEMAU será um evento preparatório de levantamentos de problemáticas da cidade de Maceió do UIA2020RIO - 27º Congresso Internacional de Arquitetos que terá como tema “Todos os Mundos, Um Só Mundo, Arquitetura 21”.


A Semana contará com Palestras, visitas guiadas na cidade de Maceió, mesas redondas, exibição de filme, oficinas e o lançamentoda Revista Ímpeto n. 09.

Programação

06h30 Desafio Intermodal 2019 Vivência
Local: Ibama

Uma corrida/pesquisa para avaliar qual o meio de transporte mais eficiente em Maceió. Utilizando diferentes formas de deslocamento, serão avaliados o tempo gasto para chegar ao destino final, o custo gerado e a emissão de gás carbônico. Ou seja, a vivência é pensada para além de um único modal - venha a pé, correndo, de bicicleta, patinete, skate, patins, moto, carro, táxi, uber, ônibus, VLT, etc.

Largada: Sede do IBAMA na Gruta
Chegada: Praça dos Martírios no Centro

Obs.: Também se inscreva no link <https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfXuYrh0z6sm49l0vecaHZInebJV8xoroypFn77YWYkV7dZ1A/viewform?urp=gmail_link>

 

14h00 CineSemau Exposição de Cinema
Local: Auditório do LCCV - Laboratório de Computação Científica e Visualização

A cidade debatida a partir da perspectiva do cinema. A partir da exposição de um filme serão discutidos e fomentados assuntos sobre a cidade e seus diferentes cenários e histórias.

09h00 Oficina 01: (In)Visibilizadas - Stencil, Lambe-lambes e Stickers Oficina
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Alagoas

O quanto você se sente representadx na esfera pública? A partir dessa indagação, a oficina tratará de questões de gênero no contexto da arquitetura e urbanismo, particularmente nos atos de planejar, desenhar, gerir e ocupar os espaços livres públicos das cidades alagoanas. Tendo como mote o que foi abordado em uma roda de conversa inicial, propõe-se criar e confeccionar coletivamente uma série de lambe-lambes (pôsteres artesanais) e stickers (adesivos). Para muitos, essas artes, assim como as mulheres, tornam-se (in)visibilizadas ao ocuparem as ruas.

13h30 Credenciamento Credenciamento
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas

Para a entrada no evento é necessário fazer o credenciamento. Nele o(a) participante receberá seu crachá de identificação e o kit do evento. Solicitamos que os(as) inscritos(as) estejam portando apenas um documento com foto para fins de comprovação. Se por acaso o(a) participante não chegar no horário para o credenciamento, esse(a) deve procurar alguém da comissão organizadora para realizá-la. 

 

14h00 Abertura - XIV SEMAU Abertura
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas
14h30 Palestra 01: Lutas e a Produção do Espaço Urbano em Maceió - Profa. Dra. Verônica Robalinho e Eliane Silva (MTST) Palestra
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas
17h00 Encerramento 1º Dia Encerramento
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas
14h00 Palestra 02: Gênero e Urbanidade Palestra
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas
17h00 Encerramento 2º Dia Encerramento
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas
09h00 Oficina 02: Aureliano Oficina
Local: Faculdade de Arquitetura e Urbanismo

Partindo da reflexão acerca da invisibilidade  da arte urbana na cidade, o grupo Cidade e Signos levanta a dinâmica "Aureliano" abrangendo questões sociais e culturais. Propõe-se uma oficina com as técnicas de lambe-lambe e estêncil onde os participantes passarão seus desenhos, frases ou símbolos desenvolvidos a partir de uma dinâmica e em seguida, serão aplicadas em um local, formando assim, o grande “Sentimentos Aureliano”.

09h00 Oficina 03: Escada abaixo - Elaboração participativa de circuito de Mountain Bike em uma grota em Maceió com a ONU Habitat Alagoas Oficina
Local: Chã da Jaqueira

Promovendo uma atividade esportiva dentro de um contexto de desenvolvimento urbano, social e econômico, a oficina tem como objetivo elaborar uma proposta de um circuito de mountain bike a ser realizado na Grota do Alto da Boa Vista, localizada no bairro da Chã da Jaqueira. Pretende-se que como seguimento da oficina, que as informações levantadas e mapeadas possam ser sistematizadas em um caderno de propostas, contendo mapeamentos e elementos gráficos, a ser entregue aos moradores da grota para que possam buscar apoios institucionais e financeiros para a execução da proposta.

14h00 Discutindo à Cidade Mesa-redonda
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas
14h00 Palestra 03: Prosperidade urbana sustentável e inclusiva e a atuação do ONU-Habitat em Alagoas - Paula Zacarias. Palestra
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas
17h00 Coquetel de Encerramento Coquetel
Local: Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas

Lançamento da Revista Ímpeto nº 09

Às 17h00 - Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas

Local

Auditório Nabuco Lopes, Reitoria da Universidade Federal de Alagoas - 57072-900, Avenida Lourival Melo Mota, s/n , Tabuleiro do Martins , Maceió, Alagoas,

Organizador

PET Arquitetura e Urbanismo - Universidade Federal de Alagoas

O PET Arquitetura da Universidade Federal de Alagoas teve início em 1995 e realiza atividades com base na indissociabilidade do ensino, pesquisa, extensão e gestão, propondo-se a tarefas de cunho social, à reflexão e exercício do fazer coletivo e ao crescimento pessoal e compartilhado.