Informações

Este evento possui transmissão ao vivo.

Vem aí o novo evento da Semana do Cérebro! Este ano, Ciências e Cognição e o Espaço Ciência Viva (ECV) apresentam a 14º edição do evento com o tema Neurodiversidade e Inclusão, trazendo visões interdisciplinares sobre aspectos relacionados com o Cérebro. O evento traz uma visão plural sobre o Cérebro e o Sistema Nervoso, contando com abordagens neurocientíficas, médicas, educacionais e muito mais.

A XIV Semana do Cérebro: neurodiversidade e inclusão irá ocorrer entre 13/03/2023 a 25/03/2023, com atividades presenciais e online.

  • 13/03 (segunda-feira) - 19:00 – Mesa-redonda (online) sobre GLAUCOMA E A TERAPIA GÊNICA COMO ESTRATÉGIA NEUROPROTETORA- Integrantes da mesa: Hilda Petrs (UFRJ), Rafael Lani (IORJ) e Ursula Matte (UFRGS). Mediação: Mariana Tavares (UFRJ).

  • 14/03 (terça-feira) - 14:00 - Mesa-redonda (presencial): O PAPEL DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DO AUTISMO - Participantes da mesa: Diana Negrão (UFF), Anna Carolina Miguel (Grupo Desperta) e Rosana Silva dos Santos (UFRJ). Mediação: Isabela Goldstein (UFRJ).

    • Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Auditório Hertha Meyer, Bloco G, Sala 22, Instituto de Biofísica, Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, RJ.

  • 15/03 (quarta-feira) - 19:00 – Mesa-redonda (online) sobre ARTE-CIÊNCIA E NEUROEDUCAÇÃO: O SENTIR E OS SENTIDOS NA APRENDIZAGEM - Integrantes da mesa: Glaucio Aranha (UFRJ), Alfred Sholl-Franco (UFRJ), Elisabete Castelon Konkiewitz (UFGD) e Andrea Lana (SME-RJ).

  • 16/03 (quinta-feira) - 09:00 às 11:00 - VISILAB - VISITAÇÃO A LABORATÓRIOS DE NEUROCIÊNCIAS DO IBCCF (Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho/UFRJ) e LABORATÓRIO ABERTO DE PRÁTICAS do Museu de Neurociências, nas quais os participantes terão a oportunidade de experimentar vivências práticas relacionadas com conteúdos de neurociências.

    • Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Auditório do bloco N, Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, RJ.

  • 16/03 (quinta-feira) - 11:00 – Roda de conversa (presencial) do NEUROCINE, debatendo o tema paralisia cerebral a partir do filme "Cordas" (Cuerdas), de Pedro Solís García. O filme foi o vencedor do Goya® 2014, na categoria de "Melhor curta-metragem de animação espanhola" e abrda tema relacionado com neurodesenvolvimento e inclusão. - Debatedores: Alfred Sholl Franco (UFRJ), Valéria de Oliveira (UERJ) e Julia Froes (Designer Gráfica). Mediadora: Ana Beatriz Siqueira (UFRJ).

    • Local: Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)Auditório do bloco N, Centro de Ciências da Saúde, Rio de Janeiro, RJ.

  • 25/03 (sábado) - 13:00 às 18:00 - SÁBADO DO CÉREBRO - LABORATÓRIO ABERTO DE PRÁTICAS - Várias oficinas práticas, através das quais crianças e adultos poderão colocar as “mãos na massa” e descobrir por si sós vários conceitos estudados em neurociências.

    • Espaço Ciência Viva (ECV), Av. Heitor Beltrão, 321 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

  • 25/03 (sábado) - 13:00 às 18:00 - Roda de Conversa sobre NEURODIVERSIDADE E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA).

    • Local: Sala de reuniões, do Espaço Ciência Viva (ECV), Av. Heitor Beltrão, 321 - Tijuca, Rio de Janeiro - RJ

Inscrição gratuita para certificado: clique aqui

CERTIFICADO

  • Serão concedidos certificados de participação.
  • Para obtenção de certificado é necessário inscrição antecipada e o registro da presença no evento. Para evento presencial, na lista de presença física; para evento online, o link e password da lista de presença de cada atividade será informado ao final dela.

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Palestrantes

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Alfred Sholl Franco

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Andrea Lana

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Anna Carolina Miguel

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Diana Negrão Cavalcanti

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Glaucio Aranha Barros

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Rosana Silva dos Santos

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Ursula da Silveira Matte

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Valéria de Oliveira

Programação:

GLAUCOMA E A TERAPIA GÊNICA COMO ESTRATÉGIA NEUROPROTETORA - Mesa-redonda (online) Mesa-redonda · Hilda Petrs, Rafael Lani, Ursula da Silveira Matte

O PAPEL DA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR NO TRATAMENTO DO AUTISMO - Mesa-redonda (presencial) Mesa-redonda · Anna Carolina Miguel, Diana Negrão Cavalcanti, Rosana Silva dos Santos

ARTE-CIÊNCIA E NEUROEDUCAÇÃO: O SENTIR E OS SENTIDOS NA APRENDIZAGEM - Mesa-redonda (online) Mesa-redonda · Alfred Sholl Franco, Andrea Lana, Elisabete Castelon Konkiewitz, Glaucio Aranha Barros

VISILAB - Visita a Laboratórios de Neurociências do Centro de Ciências da Saúde, da UFRJ Vivência

LABORATÓRIO ABERTO DE PRÁTICAS Oficina

NEUROCINE - Roda de conversa sobre paralisia cerebral Roda de Conversa · Alfred Sholl Franco, Glaucio Aranha Barros, Julia Froes, Valéria de Oliveira

SÁBADO DO CÉREBRO: LABORATÓRIO ABERTO DE PRÁTICAS Oficina

NEURODIVERSIDADE E TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) Palestra · Alfred Sholl Franco

Credenciamento

CERTIFICADO

  • Para obtenção do certificado é necessário inscrição antecipada e assinatura da lista de presença. Para os eventos online, o link e password para a lista de presença de cada dia será informado ao final de cada atividade diária.

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Espaço Ciência Viva (ECV).

Centro de Ciências da Saúde (CCS), Av. Carlos Chagas Filho XXX

, Rio de Janeiro - RJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e Espaço Ciência Viva (ECV).

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Centro de Ciências da Saúde (CCS), Av. Carlos Chagas Filho XXX

, Rio de Janeiro - RJ

Ciências e Cognição

O evento é promovido pela Organização Ciências e Cognição (OCC), Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCC/UFRJ), Instituto NUTES de Educação em Saúde (NUTES/UFRJ) e CENSUPEG. A "XIV Semana do Cérebro: neurodiversidade e inclusão" é uma proposta alinhada com a iniciativa internacional Brain Awareness Week, de conscientização sobre o cérebro promovido pela Dana Foundation.

Alfred Sholl Franco

Universidade Federal do Rio de Janeiro


 Biólogo, Neurocientista, Mestre e Doutor em Ciências Biológicas (Modalidade Biofísica). Professor Associado I (UFRJ, IBCCF, Programa de Neurobiologia), Coordenador do Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (NuDCEN/IBCCF - www.cienciasecognicao.org / http://nudcen.ufrj.br) e Pesquisador Associado ao Laboratório de Neurogênese (IBCCF, UFRJ). Dedica-se à Pesquisa Básica em desenvolvimento do sistema nervoso e Pesquisa Aplicada Translacional em Processos de Ensino e Aprendizagem e em Neuropsicopedagogia/Neuroeducação, nas áreas de corporeidade, aprendizado, distúrbios da aprendizagem, narrativa, alfabetização, artes e inclusão. Tem experiência nas áreas de Neurociências, Neuropsicopedagogia/Neuroeducação, Divulgação Científica e Editoração Eletrônica. Coordeno o Grupo de Pesquisa em Neurociências Aplicadas á Educação (NEUROEDUC, CNPq) e o Grupo de Pesquisa em Neuroimunologia (CNPq). É membro permanente da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento (SBNeC), da Society for Neuroscience (SfN), da International Mind, Brain and Education Society (IMBES) e da Rede Nacional de Ciência para a Educação (CpE). Fundador e Editor-Chefe da revista científica "Ciências e Cognição? (CAPES Qualis B1. Membro permanente dos Programas de Pós-Graduações da UFRJ em Ciências Biológicas (Biofísica - conceito Capes 7), PROFICIÊNCIAS (conceito Capes 4) e MP-EGeD (conceito Capes 5) e da Pós-Graduação da UFF em Diversidade e Inclusão (CMPDI - Conceito Capes 3). Full-time father of 5-year-old twins (Klaus and Miguel), Biologist, Neuroscientist, Master and Doctor in Biological Sciences (Biophysics Modality). Associate Professor I (UFRJ, IBCCF, Neurobiology Program), Coordinator of the Center for Scientific Dissemination and Teaching of Neurosciences (NuDCEN/IBCCF - www.cienciasecognicao.org / http://nudcen.ufrj.br) and Associate Researcher at the Laboratory of Neurogenesis (IBCCF, UFRJ). He is dedicated to Basic Research in the development of the nervous system and Applied Translational Research in Teaching and Learning Processes and in Neuropsychopedagogy/Neuroeducation, in the areas of embodiment, learning, learning disorders, narrative, literacy, arts and inclusion. He has experience in the areas of Neuroscience, Neuropsychopedagogy / Neuroeducation, Scientific Dissemination and Electronic Publishing. He coordinates the Research Group on Neurosciences Applied to Education (NEUROEDUC, CNPq) and the Research Group on Neuroimmunology (CNPq). He is a permanent member of the Brazilian Society of Neurosciences and Behavior (SBNeC), the Society for Neuroscience (SfN), the International Mind, Brain and Education Society (IMBES) and the National Network of Science for Education (CpE). Founder and Editor-in-Chief of the scientific journal "Ciências e Cognição" (CAPES Qualis B1. Permanent member of the UFRJ Graduate Programs in Biological Sciences (Biophysics - Capes 7 concept), PROFICIENCIES (Capes 4 concept) and MP-EGeD ( Capes Concept 5) and the UFF Graduate Program in Diversity and Inclusion (CMPDI - Capes Concept 3).

Andrea Lana

Secretaria Municipal de Educação do Rio de JAneiro


Possui graduação pelo Centro Universitário Bennett do Rio de Janeiro (2006), pós-graduação em Neurociência da Aprendizagem no Instituto de Psiquiatria da UFRJ (2013). Já atua há vinte anos como professora de Artes Plásticas no ensino fundamental e médio, na educação de jovens e adultos. Já atuou no ensino do sistema prisional onde teve os primeiros contatos com cursos na área de Neurosciências. Na área do ensino fundamental e médio, foi classificada em 12 concursos públicos e atualmente é professora de Artes Plásticas concursada da Secretaria Municipal e Estadual do Rio de Janeiro. Atua lecionando aulas de desenho para alunos particulares e também realiza palestras, workshops e oficinas de desenho, história da Arte dentro e fora do ambiente do trabalho. Domina técnicas de desenho, pintura, escultura, gravura, criação de personagens para desenho animado. A partir dos conhecimentos adquiridos na experiência e nos cursos, vem desenvolvendo métodos que facilitam o ensino e a aprendizagem das artes plásticas. Além disso, atua como ilustradora e autora de livros infanto-juvenis.

Anna Carolina Miguel

Grupo Desperta


Anna Carolina Miguel , Fonoaudióloga formada pela UFRJ desde 2006, Mestre em Diversidade e Inclusão - UFF (2017); Especialista em Saúde Mental e Desenvolvimento Infanto Juvenil - Santa Casa de Misericórdia RJ, Especialista em Neurociências Aplicadas a Aprendizagem - IPUB/UFRJ. É diretora técnica responsável pelo serviço de fonoaudiologia do DESPERTA (Núcleo Transdisciplinar para Saúde do Aprendiz), onde supervisiona os atendimentos de crianças com Autismo, Síndromes Genéticas, Transtornos Mentais, Distúrbios de Aprendizagem, Linguagem e Fala, Alterações no Neurodesenvolvimento e outros quadros. Realiza consultoria educacional na área de Inclusão e Acessibilidade. Pesquisa assuntos referentes à Linguagem e à Cognição a fim de maiores aprofundamentos no entendimento dos Transtornos da Aprendizagem e do Neurodesenvolvimento Atípico em prol de intervenções inclusivas mais eficazes. Realiza atividades multidisciplinares de divulgação científica em Neurociências. É parecerista da revista científica Ciências e Cognição. Docente dos cursos de pós graduação lato sensu em: Psicopedagogia Clínica e Educacional, Neuropsicopedagogia, Educação Especial e Inclusiva,Transtornos Mentais , Transtorno do Espectro, Autismo, e Neuroeducação.

Diana Negrão Cavalcanti

Universidade Federal Fluminense


Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense e Coordenadora de Pós-graduação do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI/UFF). Licenciada em Ciências Biológicas (UFRRJ/1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica (UFF/1998) e doutorado em Química Orgânica (UFRJ/2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz), bolsista PNPD (UFF) e Professora Adjunto A no Instituto do Mar da UNIFESP, campus Baixada Santista (2013). Desde 2014 é Professora da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inclusão (PGCTIn) e Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde foi coordenadora (2018-2022). Tem experiencia na formação de recursos humanos, orientando alunos de graduação e pós-graduação nas áreas de Biologia Marinha, biotecnologia marinha (com enfase em Química dos Produtos Naturais de algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação e biossintese) e em Ensino (com enfase em inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais, principalmente autismo). Participa de projetos de pesquisa na área de Biodiversidade e na área do Autismo. Tem projetos de extensão com o tema Algas Marinhas e coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Autismo (NEPA). É membro fundador da Associação Caminho Azul, instituição civil sem fins lucrativos que atua nas vertentes da assistencia, desenvolvimento científico e clinico do Autismo, onde exerce a função de vice-presidente.

Elisabete Castelon Konkiewitz

Universidade Federal de Grande Dourados (UFGD)


Graduada em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1993 e doutora em Neurologia pela Technische Universität München (Alemanha) em 2002. Possui título de Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria e título de especialista em Neurologia pela Academia Brasileira de Neurologia. Desde 2008 é professora associada da Faculdade de Ciências da Saúde na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), onde também é parte do programa de pós-graduação. Sua pesquisa é voltada para os efeitos do vírus HIV no sistema nervoso central e as relações entre trauma na infância, memória traumática, depressão, neuroinflamação e infecção pelo HIV. Publicou alguns livros na área de neurodesenvolvimento e aprendizado, dentre eles Altas Habilidades/Superdotação, Inteligência e Criatividade - Uma Visão Multidisciplinar, laureado com o prêmio Jabuti em 2015; Autism Spectrum, Creativity and Emotions: A New Point of View Through Camila Falchi?s Work e Neuroadventure: Autism, Art and the Brain.

Glaucio Aranha Barros

Universidade Federal do Rio de Janeiro


É professor adjunto no Instituto NUTES de Educação em Ciências e Saúde (NUTES), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), atuando no Laboratório de Vídeo Educativo (LVE). É doutor em Letras (área: Literatura Comparada), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); mestre em Comunicação, Imagem e Informação (área: Novas Tecnologias da Comunicação e da Informação), pela Universidade Federal Fluminense (UFF); e especialista em Gestão de Comunicação integrada (UNILEYA), graduado em Direito, pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e graduando em Letras/Italiano, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Possui pós-doutorado em Biofísica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como pesquisador-líder do grupo de pesquisa *Narrativas, produção de sentido e representações da realidade*, interessando temas como: Narrativas, cognição e imaginários tecnocientíficos em textos audiovisuais na educação em saúde (ES) e na divulgação científica (DC); Tecnologias digitais e audiovisuais disruptivas no processo de ensino-aprendizagem e na DC; Questões sociocientíficas, com ênfase em espiritualidade e aspectos étnico-raciais judaicos na ES e na DC; Novas tecnologias, artes e aprendizagem no ensino de neurociências. É Colíder, em parceria com o Prof. Dr. Alfred Sholl-Franco (IBCCF/UFRJ), do grupo de Pesquisa *Neuroeduc ? Centro de Estudos em Neurociências e Educação* (OCC/UFRJ). É pesquisador associado do programa *Ciências e Cognição ? Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências*, da UFRJ (CeC-NuDCEN/IBCCF/UFRJ), onde desenvolve estudos sobre tecnologias digitais, semiótica cognitiva e linguística. Atuou na Escola de Administração Judiciária (DIEPE/ESAJ), do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (2001 a 2020). Tem experiência nas áreas de: teoria literária e da narrativa, linguística, semiótica, estética de massa e divulgação científica. Membro da Organização Ciências e Cognição (OCC), da Associação Brasileira de Literatura Comparada (ABRALIC), da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), e da Brazilian Studies Association (BRASA).

Hilda Petrs

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Graduada em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-1999). Ingressou direto no doutorado no Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) em Ciências Biológicas-Biofísica, pela UFRJ (2004). Durante o doutorado recebeu bolsa da CAPES permanecendo 1 ano na Universidade da Flórida (UF), em um dos maiores centros de produção de vetores de adenovírus associado. Os dois anos que se seguiram ao término do doutorado permitiram a implementação de toda a tecnologia de produção de vetores de vírus adeno-associado (rAAV) no núcleo de terapia gênica do IBCCF. Em seguida ingressou no pós-doutorado de 2 anos na UF, com enfoque clínico da aplicação da terapia gênica para doenças neurodegenerativas da retina. Foi convidada como pesquisadora visitante na Universidade de Goettingen (Alemanhã) e Cornell (New York). Hoje, professora associada do IBCCF na UFRJ e bolsista de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora 2 pelo CNPq, é especialista em terapia gênica, com ênfase em vetores de rAAV, sabendo construir, produzir em larga escala e manipular. Sua expertise se estende também nas áreas de biologia celular, biologia molecular e biotecnologia, atuando principalmente nos seguintes temas: neurodegeneração, retina, e manipulação genética. Seus principais projetos estão relacionados com terapia gênica para doença degenerativas, com ênfase em glaucoma, com uso de vetores de rAAV e tecnologia para melhoramento da transdução viral.

Julia Froes

Sem vínculo


Júlia Fróis, nascida em 1998 com paralisia cerebral e cadeirante. Formada em Design Gráfico.

Rafael Lani

Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro


Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e doutorado em Ciências (Biofísica/ Neurociências) pelo programa MD PhD vinculado ao Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF - UFRJ). Sua tese de doutorado consistiu no estudo de uma nova abordagem terapêutica para o glaucoma, principal causa de cegueira irreversível no mundo, utilizando estratégia de neuroproteção retiniana baseada em terapia gênica. Concluiu sua especialização (residência médica) em Oftalmologia pelo Hospital da Gamboa/ Santa Casa do Rio de Janeiro em 2022, e atualmente faz subespecialização (fellowship) em Neuro-Oftalmologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Além disso, é o atual coordenador da especialização em oftalmologia do Hospital da Gamboa/ Santa Casa do Rio de Janeiro, e chefia o setor de Neuro-Oftalmologia deste serviço. Compõem ainda o staff médico do Instituto de Oftalmologia do Rio de Janeiro (IORJ) e da clínica de oftalmologia Barra Eye Clinic - RJ.

Rosana Silva dos Santos

Universidade Federal do Rio de Janeiro


Professora Adjunta da Faculdade de Fisioterapia Universidade Federal do Rio de Janeiro, Diretora Adjunta da Direção Administrativa da Faculdade de Fisioterapia, Docente do Corpo Permanente do Mestrado Profissional em Saúde Perinatal (Maternidade Escola) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Pesquisadora integrante do Grupo de Estudos em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica - GENEP (Maternidade Escola - UFRJ), onde desenvolve atividades de pesquisa e extensão. Graduou-se em Fisioterapia pela Faculdade de Reabilitação da Asce (1990). Possui Mestrado (2008) e Doutorado em Ciências (2020), ambos realizados na área de concentração de Saúde da Criança, na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Fisioterapia Pediátrica, com ênfase em Fisioterapia em Neuropediátrica, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento motor normal, prematuridade, atraso no desenvolvimento, diagnóstico e prevenção de anormalidades no desenvolvimento, paralisia cerebral e microcefalia associada ao Zika Vírus.

Ursula da Silveira Matte

Universidade Federal do Rio Grande do Sul


Possui graduação em Ciências Biológicas - Bacharelado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1995), mestrado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2001). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Genética da UFRGS e desenvolve suas atividades de pesquisa no Centro de Pesquisa Experimental do Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Suas linhas de pesquisa envolvem terapia celular para doenças hepáticas, terapia gênica para mucopolissacaridoses e diagnóstico molecular de erros inatos do metabolismo envolvendo sequenciamento de nova geração. Em 2008 foi eleita Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências.

Valéria de Oliveira

Universidade Estadual do Rio de Janeiro


Professora, pesquisadora, mulher negra, mãe e avó. É coordenadora da Coordenadoria do Programa Rompendo Barreiras / DASPB / PR4 / UERJ. Mestre em educação pelo ProPEd-Uerj, doutoranda em História Social pelo PPGHS / FFP / Uerj, com pesquisa em Políticas Públicas de inclusão Acadêmica e Professora Assistente do CAp-UERJ. Suas atividades de ensino, pesquisa e extensão situam-se no campo da educação com inclusão e educação especial.