X SEMANA DE INTEGRAÇÃO

Faça sua inscrição
De 21 a 24 de novembro Todos os dias das 00h00 às 23h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

A SEMANA DE INTEGRAÇÃO consiste em um evento científico de abrangência regional, nacional e internacional, cuja finalidade é integrar e promover o intercâmbio entre a produção científica de acadêmicos, egressos, professores dos cursos de Letras, Pedagogia e Psicologia, e do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), e da comunidade em geral, em uma perspectiva integradora e interdisciplinar, objetivando a formação profissional diante dos desafios educacionais.

Essa preocupação se deve ao fato de que cada vez mais o profissional docente deve ser capaz de analisar situações complexas, refletir sobre estratégias a serem utilizadas, escolher técnicas e instrumentos adequados para as diversas formas de se ensinar, pois o processo temporal pelo qual o acadêmico, em sua singularidade, constitui sua própria identidade, alcançando a sua própria formação profissional, exige muito mais que resultados prontos e acabados. É necessário ter mais do que consciência do caminho a ser seguido, compartilhar e analisar reflexivamente suas práticas na busca pelo equilíbrio nas distintas formas de se ensinar. Desse modo, o profissional/docente deverá ser capaz de articular entre as diversas formas de produção e gestão de conhecimentos, as condições necessárias para estimular a capacidade criativa, incentiva e o desenvolvimento de aprendizagem permanente e significativa dos discentes nas mais variadas situações educacionais.

Diante dos desafios e perspectivas na atual conjuntura econômica, política, social e educacional, que demandam profundas reflexões acerca da universidade, dos direitos sociais e a formação humana, o tema de discussão do evento desta edição é CONHECIMENTO E DEMOCRACIA PARA A HUMANIZAÇÃO DA SOCIEDADE.

Palestrantes

  • Carlos Rodrigues Brandão
  • Roger Chartier

Programação

14h00 'Cultura escrita, conhecimento e democracia no mundo digital' Conferência

No mundo sem livrarias ou bibliotecas da pandemia se estabeleceram novas pra?ticas de leitura tanto para o conhecimento o como para o entretenimento. Nessa palestra gostaria de localizar essas transformac?o?es nas temporalidades que depois de Fernand Braudel os historiadores distinguem: o tempo breve do evento, a conjuntura e a larga durac?a?o. Fundado sobre as pesquisas francesas e brasileiras dedicadas ao mercado do livro, a? frequentac?a?o das bibliotecas e aos ha?bitos dos leitores, este ana?lise intentara? de avaliar os efeitos e os riscos da mutac?a?o digital das leituras. Enfatizar as diferenc?as entre a lo?gica da comunicac?a?o e da publicac?a?o digital e a lo?gica pro?pria das instituic?o?es e das produc?o?es da cultura impressa me parece indispensa?vel para preservar as pra?ticas da leitura dos perigos que acompanham sua digitalizac?a?o e que ameaçam tanto o conhecimento verdadeiro quanto as condições de funcionamento da democracia.

16h00 Sala de Auxílio Comissão Organizadora

Sala no goolge meet de auxílio aos inscritos no evento https://meet.google.com/fhj-wqtx-wcw

Horários

21/11 das 16:00 às 18:30

22/11 das 19:00 às 21:00

23/11 das 14:00 às 17:00

19h00 01 SIMPEX - Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Apresentação de Trabalhos

Sala: https://www.youtube.com/watch?v=0-vbLMqdSFc

19h – Momento Cultural

19h20min – Abertura oficial

19h30min – CANTA GOYÁZ / HISTÓRIA, CULTURA E POESIA EM GOIÁS (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Alessandra Carlos Costa Grangeiro e da Acadêmica Fernanda Rodrigues Carrijo)

19h45min – MULTILETRAMENTOS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS: PRAXIOLOGIAS DOS PROFESSORES DE LÍNGUAS NO SISTEMA REMOTO (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Carla Conti de Freitas)

20h – CULTURA DIGITAL E SISTEMA REMOTO NA EDUCAÇÃO SUPERIOR (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Carla Conti de Freitas)

20h15min – A GEOGRAFIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE PEDAGOGIA: CONCEPÇÕES TEÓRICAS, CURRICULARES E DIDÁTICO-PEDAGÓGICAS PARA ATUAÇÃO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Cláudia do Carmo Rosa)

20h30min – INTENCIONALIDADE DA CONSCIÊNCIA E ALFABETIZAÇÃO: AS CONTRIBUIÇÕES DA ONTOLOGIA FENOMENOLÓGICA EXISTENCIAL PARA A TEORIA DA AQUISIÇÃO E DESENVOLVIMENTO DA LÍNGUA ESCRITA (PROJETO DE PESQUISA – Prof. Dr. Cláudio Pires Viana)

20h45min – PADAUAN – PRÁTICAS DISCURSIVAS EM OFICINAS DE MULTILETRAMENTOS EM LÍNGUA PORTUGUESA E LÍNGUA INGLESA NA ESCOLA PÚBLICA: UM DIÁLOGO COM O 6° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Fernanda Fernandes Pimenta de Almeida Lima e Profa. Dra. Giuliana Castro Brossi)

21h – PRAXIOLOGIAS COLABORATIVAS NA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA (EM LÍNGUAS ADICIONAIS) COM CRIANÇAS (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Giuliana Castro Brossi) / REDE EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA NA INFÂNCIA (ELI) – ENGLISH FOR KIDS (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Giuliana Castro Brossi)

21h15min – CORPO, DISCURSO E CONSTRUÇÕES DE GÊNERO E DE SEXUALIDADE EM LIVROS DIDÁTICOS DE PORTUGUÊS" (PROJETO DE PESQUISA – Prof. Dr. Guilherme Filgueira Borges)

Das 21h30min às 21h45min – Debate

14h00 02 SIMPEX - Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Apresentação de Trabalhos

Sala: https://www.youtube.com/watch?v=GfYhIN-5z4U

14h – Momento Cultural

14h20min – Abertura oficial

14h30min – "É SÓ UMA GRIPEZINHA”: VIOLÊNCIA FÍSICA, SIMBÓLICA E INSTITUCIONAL AOS CORPOS FEMININOS DURANTE A PANDEMIA DE COVID 19 EM GOIÁS (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Keides Batista Vicente) / CURSO DE FORMAÇÃO DE PROMOTORAS LEGAIS POPULARES (PLPS) (CURSO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Keides Batista Vicente)

14h45min – ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL: A CONSTRUÇÃO DE UM NOVO CAMINHO (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Ma. Lílian Barbosa de Morais)

15h – GESTÃO PSICOLÓGICA PARA ESPAÇO ESPORTIVO (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Ma. Lílian Barbosa de Morais)

15h15min – ESCOLAS, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E/OU PROJETOS CRIATIVOS E INOVADORES: A FORMAÇÃO DE UMA CIDADANIA CRÍTICA E AUTOCRÍTICA (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Ma. Lindalva Pessoni)

15h30min – PRÁTICAS DE ENSINO/APRENDIZAGEM DE LÍNGUAS NO ENSINO MÉDIO E/OU NOS DOCUMENTOS OFICIAIS (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Luana Alves Luterman)

15h45min – EDUCAÇÃO E CULTURA DE PESSOAS SURDAS: UM DIÁLOGO SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO E DA DIVERSIDADE (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Marlene de Freitas Reis) / CICLO DE FORMAÇÃO DOCENTE EM PERSPECTIVAS INCLUSIVAS (CURSO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Marlene de Freitas Reis)

16h – CICLO DE ESTUDOS E DEBATES SOBRE POLÍTICAS E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Renata Ramos da Silva Carvalho)

16h15min – PLANO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE GOIÁS – PEE/GO (2015 – 2025): DESAFIOS E CONTRADIÇÕES PARA O ÊXITO DAS METAS DE EXPANSÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR (PROJETO DE PESQUISA - Profa. Dra. Renata Ramos da Silva Carvalho)

Das 16h30min às 16h45min – Debate

19h00 03 SIMPEX - Projetos de Ensino, Pesquisa e Extensão Apresentação de Trabalhos

Sala: https://www.youtube.com/watch?v=St39GV86Iow

19h – Momento Cultural

19h20min – Abertura oficial

19h30min – DETERMINAÇÕES INTERNACIONAIS NAS POLÍTICAS PÚBLICAS BRASILEIRAS PARA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES A PARTIR DE 2016: UM ESTUDO DAS ORIENTAÇÕES DA ORGANIZAÇÃO PARA COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO – OCDE (PROJETO DE PESQUISA – Prof. Dr. Renato Barros de Almeida)

19h45min – SENSIBILIZAÇÃO E PREVENÇÃO: UMA PERSPECTIVA PREVENTIVA PARA O BULLYING (PROJETO DE EXTENSÃO – Prof. Me. Robson Luis de Araújo)

20h – PROJETO DE AÇÕES EDUCATIVAS: PALESTRA DE CONSCIENTIZAÇÃO E PREVENÇÃO AO SUICÍDIO (PROJETO DE EXTENSÃO – Prof. Me. Robson Luis de Araújo)

20h15min – LEVANTAMENTO E ESTUDO DA PRODUÇÃO DE PIERRE BOURDIEU A PARTIR DAS CATEGORIAS ESTADO, POLÍTICA E EDUCAÇÃO (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Sylvana Bernardi Noleto)

20h30min – AS POLÍTICAS EDUCACIONAIS NAS PESQUISAS DESENVOLVIDAS NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO DA REGIÃO-CENTRO OESTE, COM CONCEITO 5, NO PERÍODO DE 2011 A 2020 (PROJETO DE PESQUISA – Profa. Dra. Valdirene Alves de Oliveira)

20h45min – COLETIVO ESCOLAUNIVERSIDADE (CEU): POR UMA EDUCAÇÃO LINGUÍSTICA OTHERWISE (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Valéria Rosa da Silva) / OFICINAS TEMÁTICAS DE INGLÊS PARA PROFESSORAS(ES) (CURSO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Giuliana Castro Brossi e Profa. Dra. Valéria Rosa da Silva)

21h – BIBLIOTECA HUMANA: "LENDO" MEMÓRIAS, LEMOS VIDAS (PROJETO DE EXTENSÃO – Profa. Dra. Vera Lucia Alves Mendes Paganini)

21h15min – LINGUAGEM, DIALOGISMO E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA (PROJETO DE PESQUISA – Prof. Dr. Wesley Luis Carvalhaes)

Das 21h30min às 21h45min – Debate

19h00 Sala de Auxílio Comissão Organizadora

Sala no goolge meet de auxílio aos inscritos no evento https://meet.google.com/fhj-wqtx-wcw

Horários

21/11 das 16:00 às 18:30

22/11 das 19:00 às 21:00

23/11 das 14:00 às 17:00

14h00 GT 01 – Trabalho, Estado e Políticas Educacionais - Prof.ª Dr.ª Renata Ramos da Silva Carvalho (UEG), Prof.ª Dr.ª Valdirene Alves de Oliveira (UEG) Apresentação de Trabalhos

Com esse GT objetivamos ampliar o espaço de diálogo na Universidade Estadual de Goiás, Unidade Universitária de Inhumas, acerca das seguintes temáticas: Trabalho, Estado e Políticas Educacionais, bem como, suas inter-relações no contexto do processo de produção social capitalista, especialmente, a partir de sua mais recente reestruturação produtiva que culmina com a acumulação flexível. Pretendemos refletir, por meio da análise e debates de produções acadêmicas das áreas da Educação e das Ciências Sociais, problemáticas referentes às relações entre o Mundo do Trabalho e a Educação com foco em: Reestruturação Produtiva, organização e gestão do trabalho pedagógico, Educação Básica, Educação Profissional, precarização do trabalho e movimentos sociais.

14h00 GT 02 – Universidade, Escola, Formação de Professores e Currículo - Prof. Dr. Cláudio Pires Viana (UEG/SME-Goiânia); Prof.ª Dr.ª Simone de Magalhães Vieira Barcelos (UEG) Apresentação de Trabalhos

O Grupo de Trabalho Universidade, Escola, Formação de Professores e Currículo tem como proposta a discussão e a reflexão sobre temas relacionados à diferentes concepções de Educação, à Formação Inicial e Continuada de professores nas diferentes áreas do conhecimento. O objetivo central é refletir sobre as políticas públicas, projetos e programas destinados ao campo da formação de professores e do currículo no contexto atual. Busca-se ainda, discutir sobre as implicações e desdobramentos de tais iniciativas no ensino, na pesquisa, na extensão, enfim, seus desdobramentos na práxis educativa nas diversas etapas, níveis, modalidades de ensino, valorização e profissionalização docente.

14h00 GT 03 – Educação Infantil - Prof.ª Paula Cinthya Silva Cintra (mestranda – UEG); Prof.ª Priscilla Jéssica Santiago Santos (mestranda – UEG); Prof.ª Me. Maria Erilande Ferreira de Souza (SEDUCE-Inhumas) Apresentação de Trabalhos

Os trabalhos serão recebidos na categoria resultados de pesquisa, projetos e relatos de experiência desenvolvidos por pesquisadores e/ou profissionais que atuam na educação infantil. Poderão se inscrever trabalhos sobre fundamentos e princípios da educação infantil; a função sociopolítica e pedagógica da Educação Infantil; a organização do tempo e do espaço na educação infantil; a infância, cultura e diversidade; infância e sexualidade; espaço da literatura infantil na formação da criança; planejamento e avaliação na educação infantil; registros; propostas e práticas curriculares na educação infantil; profissionalização docente para a educação infantil; processos de desenvolvimento e aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos; desenvolvimento histórico das práticas de atendimento à infância no Brasil e sua legitimação através da construção de leis e da formulação de políticas públicas; corpo em movimento na educação infantil; a corporeidade e a criatividade na educação infantil; elaboração de propostas de jogos e atividades lúdicas para infância, o papel da educação infantil e o do educador infantil em relação às práticas de leitura e de escrita, concebidas como práticas sociais discursivas que devem ser desenvolvidas na escola em situações reais de uso da língua materna; a construção da autonomia e identidade da criança; as múltiplas linguagens e a organização do trabalho na educação infantil.

14h00 GT 04 – Estágio Supervisionado - Prof.ª Dr.ª Kênia Abbadia de Melo (UEG), Prof. Dr. Renato Barros de Almeida, Profa. Dra. Keides Batista Vicente Apresentação de Trabalhos

O Grupo de Trabalho de Estágio Supervisionado (GT6) tem por objetivo a divulgação de trabalhos acadêmicos vinculados a resultados parciais ou finais de pesquisas de iniciação científica, TCC, pró-licenciatura, projetos de pesquisa, ou trabalhos de outras naturezas, bem como relatos de experiência que tratem de questões vinculadas ao planejamento, execução e reflexão da prática pedagógica realizada no estágio supervisionado. Essas produções estabelecem a relação entre teoria e prática, por meio da problematização, pesquisa e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo a compreensão da dinâmica da sala de aula, da escola e da comunidade escolar em suas múltiplas dimensões e especificidades, além das relações desses com os processos educativos e de formação de professores, de modo a contribuir para a construção de conhecimentos, percepções, valores, atitudes e perspectivas sobre a profissão docente, contribuindo para uma compreensão da escola como espaço de construção de conhecimento.

14h00 GT 11 – Ensino-aprendizagem de Línguas - Prof.ª Me. Valdilene Elisa da Silva (UEG); Prof.ª Me. Luciana de Paula Rosa (UEG) Apresentação de Trabalhos

O GT11 acolherá pesquisas em desenvolvimento ou já concluídas, que estejam relacionadas à Linguística Aplicada ou à Linguística Aplicada Crítica, com destaque para os estudos de ensino-aprendizagem de línguas. O objetivo deste GT é discutir estudos que focalizem a prática docente de línguas em contextos diversos, envolvendo, sobretudo, questões como: as diferentes concepções de ensinar e aprender línguas; as relações entre ensino-aprendizagem de línguas e questões identitárias, sociais, culturais e políticas; (multi)letramentos(críticos) e educação linguística e decolonialidade; dentre outras questões que permeiam o processo de ensinar e aprender na atualidade.

14h00 GT 12 – Estudos Literários - Prof.ª Dr.ª Hilda Rodrigues da Costa (SME-Goiânia); Prof.ª Dr.ª Vera Lúcia Paganini (UEG) Apresentação de Trabalhos

A proposta do GT é apresentar os vários aspectos que envolvem a Literatura, levando-se em conta a produção de textos nas diversas modalidades dos gêneros literários. Além disso, propõe-se a observação do desenvolvimento de uma visão crítica sobre a produção literária e a história da literatura, respaldado pela teoria literária, estudo da literatura brasileira, de língua portuguesa e língua inglesa, bem como a literatura comparada. Nesse ensejo, as várias correntes teóricas dos Estudos da Tradução apresentam um olhar apurado sobre a produção literária de outros idiomas, da literatura e cinema, como também das artes plásticas. Dessa forma, a história literária e crítica, teorias e crítica da poesia, teorias e crítica da narrativa, teorias e crítica do drama e relações intersemióticas fazem parte dos trabalhos do presente GT.

14h00 GT 14 – Discurso e Representações das Práticas de Ensino/Aprendizagem de Línguas - Prof. Dr. Guilherme Figueira-Borges (UEG); Prof.ª Dr.ª Luana Alves Luterman (UEG) Apresentação de Trabalhos

Nosso grupo de trabalho pretende acolher apresentações de pesquisas que operacionalizem demandas didático-pedagógicas capazes de fomentar/determinar/incidir/legislar e redistribuir saberes nas representações das práticas de ensino/aprendizagem da língua portuguesa e/ou das línguas estrangeiras. Nesse sentido, visamos congregar investigações que descrevam, interpretem e analisem a relação constitutiva entre ensino/aprendizagem de língua portuguesa e/ou línguas estrangeiras e documentos oficiais norteadores da educação, como a LDBen, os PCNs, as OCEMs, a BNCC, os currículos referência dos estados brasileiros/estrangeiros, os livros didáticos e os manuais dos professores. Para tanto, esperamos pesquisas que se inscrevam no campo da Análise Crítica do Discurso (ACD) e da Análise do Discurso Francesa (ADF) em diálogo com outros campos do saber, como da Linguística Aplicada, da História, da Filosofia, da Educação, dentre outros. Nesse ínterim, mostramos que analisar discursivamente a relação entre documentos oficiais e representações de práticas de ensino/aprendizagem de línguas pode mobilizar mecanismos de vigilância e adestramentos singulares no processo de ensino-aprendizagem e no funcionamento da(s) língua(s) no contexto escolar.

14h00 Sala de Auxílio Comissão Organizadora

Sala no goolge meet de auxílio aos inscritos no evento https://meet.google.com/fhj-wqtx-wcw

Horários

21/11 das 16:00 às 18:30

22/11 das 19:00 às 21:00

23/11 das 14:00 às 17:00

19h00 GT 05 – Relatos de Experiência de Docência e de Gestão na Educação Básica - Prof.ª Me. Lindalva Pessoni (UEG); Prof.ª Dr.ª Cláudia do Carmo Rosa (UEG) Apresentação de Trabalhos

O GT propõe fomentar espaços de discussão, de análise e de reflexão de relatos de experiências que contemplem ações, projetos, práticas docentes e de gestão no âmbito da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio. Pretende-se focar o debate em processos inovadores e criativos que promovam a ressignificação da função social da escola e do conhecimento por ela trabalhado. Este GT objetiva compartilhar potenciais de professores e de gestores que têm uma visão transformadora da educação, da escola e da sociedade, ou seja, o caráter transformador deve ser fruto de novas concepções e de práticas advindas de uma cultura de mudanças. Cultura essa que vise transformar o modo de ser, de pensar e de agir dos sujeitos em prol de uma educação solidária, humanizada e sensível que integre conhecimentos e valores humanos. Esses relatos devem possuir características superadoras das práticas instituídas e naturalizadas na maioria das escolas. Essas ações, projetos e práticas devem apresentar outras concepções sobre o que é o conhecimento, o ensino, a aprendizagem, a gestão, os espaços de aprendizagem, as relações com a comunidade e os problemas emergentes da sociedade. Devem, ainda, refletir sobre concepções e práticas que estabeleçam relações entre os conhecimentos e a vida, associações entre os saberes da escola e a realidade vivenciada na sociedade.

19h00 GT 06 – Educação, Linguagens e Tecnologias - Prof.ª Michely Gomes Avelar (doutoranda/USP/UEG); Prof.ª Simone Yunkie Kawashima (mestranda/USP); Prof.ª Tamara De Farias Cervera (mestranda/USP) Apresentação de Trabalhos

Este GT tem como objetivo compartilhar experiências e discutir sobre questões relacionadas à educação, linguagens e tecnologias, especialmente as digitais, em contextos educacionais. Interessam-nos trabalhos que considerem as perspectivas dos letramentos, multiletramentos e novos letramentos, pesquisas relacionadas ao ensino remoto, cibercultura, educação, linguagem e multimodalidades.

19h00 GT 07 – Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Tecnologias da Informação e Comunicação - Profa. Marlene Barbosa de Freitas Reis (UEG); Profa. Elisângela Celita Gualberto (UEG) Apresentação de Trabalhos

Este Grupo de Trabalho (GT) se vincula ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação, Diversidade e Inclusão – GEPEDI/UEG e tem como objetivo propor reflexões acerca das experiências em Diversidade, Inclusão, Educação Especial e Libras associadas aos usos das Tecnologias Assistivas e Tecnologias da Informação e Comunicação para democratizar o acesso, permanência e desenvolvimento nos ambientes promotores de Educação. Discussões sobre o tema da diversidade e da inclusão em suas múltiplas dimensões, sobretudo nos processos educativos. O GT se justifica ao conceber relevância às questões sociais emergentes, no campo dos direitos humanos, bem como evidenciar aspectos emblemáticos sobre a educação inclusiva no cenário educacional contemporâneo, sobretudo na formação de professores. Propõe discutir também sobre como as novas tecnologias da informação modificaram significativamente a construção de conhecimentos nos sistemas de ensino (níveis fundamental, médio e superior); e refletir acerca da circulação planetária de culturas, por intermédio das mídias digitais, acessibilidade e universalização de espaços, tempos, cenários, contextos, políticas educacionais, e alterações na sociedade e nas relações com o conhecimento produzido e sua reelaboração em cada área específica.

19h00 GT 08 – Educação e Cultura Popular - Prof. Me. Cleumar de Oliveira Moreira (UEG); Prof. Dr. Gleidson de Oliveira Moreira (PPGAS-UFG) Apresentação de Trabalhos

Estudos de teorias e práticas relativas à educação e às culturas populares, tendo como eixos de análise questões epistemológicas e ontológicas; significados e sentidos históricos e contemporâneos da educação popular; vínculos entre educação e culturas populares; formação docente na perspectiva da educação popular; compreensão da realidade concreta do ensino e da aprendizagem no cotidiano das instituições de ensino; a escolarização de grupos historicamente excluídos; a cultura popular enquanto movimento social de aprendizagem; contribuições da educação e das culturas populares para os sistemas de ensino; aplicações e usos de cultura popular em pesquisas nas ciências humanas.

19h00 GT 09 – Psicologia e processos psicossociais: possibilidades de reflexão e intervenção - Profa. Ma. Ana Carolina Borges de Lacerda (UEG); Profa. Ma. Lílian Barbosa de Morais (UEG) Apresentação de Trabalhos

O GT promove um espaço de debate sobre múltiplas práticas psicológicas e seu entendimento acerca dos processos psicossociais, visando a promoção da saúde mental. Isso reafirma o papel da Psicologia e seu compromisso ético-social, que considera as categorias de gênero, classe, raça e território. O grupo assegura as discussões acerca da subjetividade, práticas psicológicas em seus diversos contextos, a concepção humanizante da Psicologia como contribuição ao conhecimento e exercício democrático.

19h00 GT 10 – Arte e Educação - Prof.ª Dr.ª Lilian de Castro Junqueira (UEG); Prof.ª Dr.ª Luciany Oliveira Osório Borges (SEE/DF e UNB/DF) Apresentação de Trabalhos

A proposta desse GT é promover diálogos que envolvam interações artísticas na proposta Triangular de Ana Mae Barbosa: experiência estética-reflexão crítica-recriação criativa, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior. Artes cênicas (dança, dramatizações, contação de histórias etc.). Artes plásticas (desenho, pintura, escultura, pintura, bricolagem etc.). Artes visuais /audiovisuais. Experiência ético-estética de rua. A importância da Arte como formação humana omnilateral. Fundamentos e propostas de educação em espaços de educação formal e não formal enfatizando seus desdobramentos em pesquisa e produção artística nos perspectiva da a/r/tografia: um campo metodológico propício para o diálogo entre o professor artista pesquisador. Relatos de Pesquisa-Ensino-Extensão que comportem o potencial da Arte como instrumento de interpretação/ressignificação crítica da realidade.

19h00 GT 13 – Linguagem e Discurso - Prof.ª Dr.ª Fernanda Fernandes P. De Almeida Lima (UEG); Prof.ª Dr.ª Silvone Fernandes Melchior Silva (UEG) Apresentação de Trabalhos

O GT Linguagem e Discurso objetiva apresentar estudos desenvolvidos na perspectiva da Linguística em geral e da Análise do Discurso, com a finalidade de fomentar a troca de experiências entre professores e alunos da Graduação e Pós-Graduação em Letras ou em áreas afins, que realizam pesquisas fundamentais à compreensão da articulação entre língua, discurso, práticas sociais e identitárias. Possibilitam-se, assim, análises e discussões sobre diferentes corpora que dialoguem com a formação e o funcionamento dos enunciados mobilizados, política e institucionalmente, nos mais diversos campos da atuação humana, como os campos midiático, político, jurídico, pedagógico, artístico-literário, entre outros. Com a perspectiva de que a linguagem deve ser pensada em sua relação com a história, concebida como parte constitutiva do sujeito simbolicamente situado, buscamos ratificar o diálogo entre universidade e sociedade, enquanto lugares de discursos, e convocamos os sujeitos envolvidos a refletirem sobre o conhecimento que constroem, a ciência que produzem e os instrumentos com os quais trabalham na produção do saber.

Programação Detalhada GTs

A programação detalhada pode ser acessada no link a serguir:  PROGRAMAÇÃO GTs


 

Às13h00
14h00 - Carlos Rodrigues Brandão 'Educar em Nome de um Conhecimento Crítico e Criativo' Conferência

Link: https://www.youtube.com/watch?v=L8gjhHGpJXA

Conferência de Encerramento "Educar em Nome de um Conhecimento Crítico e Criativo" com Prof. Dr. Carlos Rodrigues Brandão

Carregando área de inscrição

Organizador

Universidade Estadual de Goiás - UnU Inhumas

a) Comissão geral – Inscrição, certificação, comunicação, planejamento e logística.
• Prof. Cleumar de Oliveira Moreira
• Prof.ª Giuliana Brosi
• Prof.ª Lílian Barbosa de Moraes
• Prof.ª Luana Luterman.
• Prof.ª Sylvana Bernardi Noleto
• Prof. Wesley Carvalhaes

b) Comissão de divulgação – confecção de flyers, alimentação do site, gerenciamento das redes sociais (whatsapp, instagran, facebook e youtube).
• Prof. Guilherme Figueira Borges.
• Profª Valdilene Elisa da Silva
• Michelle Iucatan

c) Comissão geral dos GT’s – revisão das ementas dos GT’s; dar suporte para os coordenadores de Gt’s; encaminhar os resumos expandidos para a Comissão responsável pela publicação dos Anais.
• Prof. Cláudio Pires Viana.
• Prof.ª Luana Luterman.
• Prof.ª Sylvana Bernardi Noleto

d) Comissão organizadora dos anais – publicar na plataforma os resumos expandidos.
• Prof. Guilherme Figueira Borges
• Prof.ª Silvone Fernandes Melchior
• Prof. Wesley Carvalhaes.

e) Comissão organizadora do ebook – seleção de textos e produção do ebook;
• Prof. Guilherme Figueira Borges
• Prof.ª Luana Luterman.
• Prof. Simone Barcelos
• Profª Valdilene Elisa da Silva

f) Comissão de gestão de monitores
• Prof.ª Ana
• Prof.ª Lilian Barbosa de Moraes
• Prof.ª Lilian Junqueira

g) Comissão Científica: seguindo o rito anterior, esta Comissão será composta por todos os nossos docentes.

h) Comissão organizadora do SIMPEX
• Prof.ª Fernanda Fernandes
• Prof.ª Marlene Reis