X International Congress on Information Technology and Organization TOI 2024

Faça sua inscrição
De 4 a 8 de novembro Todos os dias das 14h00 às 17h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

The X International Congress on Information Technology and Organization TOI 2024 has as its central axis to discuss Digital Transformation and Artificial Intelligence, bringing Contributions to Information Science. The main objective of the event is to bring together researchers, students and professionals in the field of Information Science: Librarianship, Archivology and Museology, and related areas, with the aim of promoting reflection and dialog around issues that are relevant to contemporary society, such as:

  1. Digital Humanities
  2. Digital Transformation
  3. Data Science and Artificial Intelligence
  4. Information Ethics
  5. Digital Curation
  6. Computational Culture
  7. Internet of Things and Smart Cities
  8. Information Retrieval on the Data Web
  9. Digital Information Preservation Policies and Strategies
  10. Knowledge Management and Competitive Intelligence
  11. Organization and Representation of Information and Knowledge
  12. Computer Resources applied to Information Units
  13. Competences and Skills of Information Professionals in the Digital Age

The X International Congress on Information Technology and Organization collaborates academically and scientifically with the Observatory on the Information Professional´s Job Market in the Digital Age CIC.DIGITAL - Center of Research in Communication, Information and Digital Culture; CITCEM - Center for Transdiscipolinary Research on Cuture, Space and Memory an R&D unit based at the Faculty of Letters of the University of Porto; and the Laboratory of Intellectual Technologies LTi at UFPB.

Prof. Francisco Carlos Paletta - Conference Chair X TOI 2024

CALL FOR PAPERS

We invite the submission of research papers related to the thematic axes of the Congress, to be presented at the X TOI. Submissions will be peer-reviewed.

Publications:

Book of Abstracts: ISSN: 2965-4130
Proceedings: ISBN

IMPORTANT DATES:
The papers must be sent by October 15th, 2024, for the reviewers' consideration.
Authors will be notified of the results of the evaluation by October 23th, 2024.
Author registration (online) begins on September 15th, 2024.
The final submission of papers must be made by November 4th, 2024.
The papers will be presented online on November 6th and 7th, 2024 – 7pm to 9pm.

Palestrantes

  • Francisco Carlos Paletta
  • Armando Malheiro
  • Audilio Gonzales
  • Lise Verlaet
  • Tomàs Baiget
  • José Antonio Moreiro Gonzales
  • Isa Freire
  • Ednéia S. S. Rocha
  • Gabriel Cirino
  • Rodrigo Lemes
  • Daniel Furtado
  • Tereza Alux
  • Líndice Thiengo
  • Roxana Dinu
  • André Jun

Programação

09h00 - Francisco Carlos Paletta Information Science Research Group Meeting Encontro
Local: Lupe Cotrim

INFORMATION SCIENCE RESEARCH GROUP MEETING

November 4th 2024, 09:00 to 17:00 - Auditório Lupe Cotrim ECA I USP

09:00 Welcome and Opening Remarks

Francisco Carlos Paletta, Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo

09:15 Library and Information Science Research

Invited Talk: Prof. Dr. Armando Malheiro, University of Porto – CITCEM

Invited Talk: Profa. Dra. Isa Freire, Universidade Federal da Paraíba UFPB I USP

Armando Malheiro da Silva, Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Licenciado em Filosofia e em História e diplomado com o antigo curso de bibliotecário-arquivista da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e é doutorado em História Contemporânea de Portugal na Universidade do Minho. É docente no Departamento de Ciências da Comunicação e da Informação da FLUP, lecionando disciplinas no Curso da Licenciatura em Ciência da Informação e no Programa Doutoral em Informação e Comunicação em Plataformas Digitais. É investigador integrado Centro de Investigações Transdisciplinares Espaço, Território e Memoria - CITCEM. Tem produção cientifica publicada nomeadamente em Epistemologia das Ciências da Informação e Comunicação, Gestão da Informação, Literacia da Informação e História.

Isa Maria Freire, Doutora e mestre em Ciência da Informação pelo convênio entre o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em pós-doutoramento na Escola de Comunicações e Artes da Universidade Federal de São Paulo. Professora aposentada do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, onde coordenou o Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Presidiu o Conselho Municipal de Transparência Pública e Combate à Corrupção da Cidade de João Pessoa. Foi editora do periódico Informação & Sociedade: Estudos. Atualmente, coordena o Laboratório de Tecnologias Intelectuais - LTi, que criou em 2009 com apoio do CNPq. Editora Científica do periódico Pesquisa Brasileira em Ciência da Informação e Biblioteconomia. Coordenadora da Rede de Comunicação Virtual do Laboratório de Tecnologias Intelectuais (Facebook, Twitter e Instagram). Líder do Grupo de Pesquisa Informação e Inclusão Social, certificado pela UFPB no CNPq.

10:15 Observatory on Labor Market for Information Professionals in the Digital Age Challenges& Trends

Francisco Carlos Paletta, Research Group Leader

11:00 Coffee Break

11:30 Research Panel – High Impact Publications

Francisco Carlos Paletta, Research Group Leader

12:30 Research Lunch

AN OVERVIEW OF THE CURRENT STATE OF THE ART OF RESEARCH

14:00 Gestão do Conhecimento para a Gestão da Inovação em Ambientes de Inovação do PR

Thiago Spiri

14:20 Usos públicos do passado e as representações de gênero em jogos digitais

Victória Siqueira Pereira

14:40 Curadoria de tendências e a responsabilidade informacional das plataformas de mídia digital

Sergio Mari Junior

15:00 Design da experiência do usuário "ux": criação participativa de frameworks mediando interações entre dispositivos e usuários 60+

Mariane Alves

15:20 Plataformas de Streaming e seu significado na sociedade pós-moderna - o sistema exploratório da informação audiovisual como elemento cultural

Jader Lago

15:40 O Centro histórico de João Pessoa como Experiência no Ciberespaço

Pablo Bandeira

16:00 Preservação de coleções de obras raras e especiais a partir das suas conexões com registros de autobiografias e outros gêneros confessionais

Júlio César Silveira Tauil

16:20 IA em Seguros: Ética, Inovação e Sustentabilidade - Como a TecnologiaTransforma a Gestão de Riscos e a Experiência do Cliente

Gabriel Cirino

16;40 A nova fronteira da arquivologia: UX writing e Inteligência Artificial (IA) na gestão e preservação de documentos digitais

Charlley Luz

17:00 Wrap-UP

Organizer

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

09h00 - Audilio Gonzales, Francisco Carlos Paletta, Lise Verlaet, Tomàs Baiget Artificial Intelligence and Chat GPT in Libraries Simpósio
Local: Auditório István Jancsó Complexo Brasiliana USP

INTERNATIONAL SYMPOSIUM

ARTIFICIAL INTELLIGENCE AND CHAT GPT IN LIBRARIES

November 5th 2024, 09:00 to 12:00 - Auditório István Jancsó Complexo Brasiliana USP

Registration: https://doity.com.br/xtoi2

Keynote Speaker: Audilio Gonzalez Aguilar

Audilio Gonzalez Aguilar est professeur titulaire à l'Université Paul Valéry Montpellier III et membre du Laboratoire Paragraphe à l'Université de Paris 8. Expert en droit informatique et documentation, il a été pionnier de l'informatique juridique en Amérique latine. Ses recherches actuelles se concentrent sur la visualisation des données, notamment dans des projets comme VICO et MétroViz. Il est également auteur de nombreuses publications et impliqué dans la création de diplômes spécialisés en gestion de l'information et documentation numérique.

Moderator: Tomàs Baiget

Moderator: Lise Verlaet, Université Paul-Valéry Montpellier III

Moderator: Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo

Symposium Agenda

Introducción a ChatGPT y a la Inteligencia Artificial en las Bibliotecas

Se presenta ChatGPT, desarrollado por OpenAI, como un modelo avanzado de inteligencia artificial (IA) basado en procesamiento de lenguaje natural (NLP). Se explica su capacidad para generar, comprender y mejorar interacciones de texto en múltiples contextos. Se analiza el papel creciente de la IA en el ámbito bibliotecario, destacando cómo las bibliotecas pueden utilizar herramientas como ChatGPT para mejorar el acceso a la información, automatizar tareas y apoyar a los usuarios en la búsqueda de recursos

Automatización y Mejora de los Servicios al Usuario

Se examina cómo ChatGPT puede transformar la interacción con los usuarios a través de chatbots inteligentes, que brindan asistencia 24/7 en la búsqueda de libros, respuestas a preguntas frecuentes y orientación sobre servicios bibliotecarios. Ejemplos de aplicaciones: recomendaciones automáticas de lectura basadas en intereses previos, apoyo a la gestión de citas y recordatorios de préstamos de libros.

Apoyo en la Gestión de Información y Procesos Bibliotecarios

ChatGPT como herramienta para ayudar a bibliotecarios en tareas de catalogación, clasificación y descripción de materiales. Se explora cómo el procesamiento automatizado puede mejorar la eficiencia en la organización y actualización de colecciones. Se discuten las posibilidades de la IA para crear resúmenes, análisis de textos, y ayudar a la curaduría de colecciones digitales, lo que permite a los profesionales centrarse en tareas más complejas.

Desafíos Éticos y Futuro de la IA en las Bibliotecas

Se abordan las preocupaciones éticas sobre el uso de ChatGPT, incluyendo la privacidad de los usuarios, la precisión de la información generada y el potencial sesgo en las respuestas de la IA. Finalmente, se reflexiona sobre el futuro de la IA en las bibliotecas, donde se podría integrar más profundamente en la personalización de servicios, la creación de experiencias educativas y el acceso a la información en diversas plataformas.

Organizers

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Rodrigo M. Garcia, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Universidade de São Paulo

14h00 - Audilio Gonzales, José Antonio Moreiro Gonzales, Lise Verlaet, Roxana Dinu, Tomàs Baiget How to publish in high-impact scientific journals Seminário
Local: Auditório Lupe Cotrim ECA USP

INTERNATIONAL SEMINAR

HOW TO PUBLISH IN HIGH-IMPACT SCIENTIFIC JOURNALS

November 5th 2024, 14:00 to 17:00 - Auditório Lupe Cotrim ECA I USP

Registration: https://doity.com.br/xtoi2

Keynote Speakers: Tomàs Baiget y Roxana Dinu

Tomàs Baiget is an industrial engineer, information specialist and journal editor. He was a pioneer in Europe in online access to NASA and the European Space Agency databases from the National Institute of Aerospace Technology (INTA), Torrejón, Madrid. All along his life he has practiced scientific networking. He is founder and director of the journal Profesional de la información (indexed in WoS, Scopus). He is the creator of several email lists hosted on RedIRIS, the Spanish academic network, with more than 9,000 members. Founder of the Think tank Analysis Group on Information Strategy and Foresight (ThinkEPI). Founder of the International Conference of Scientific Journals (Crecs) with 13 editions in Spain, Colombia, Mexico and Peru. Global content manager for the e-LIS (ePrints in Library & Information Science) repository, hosted at the University of Naples, Italy. Professor of the Online Master in Digital Information (UPF-BSM), at the Pompeu Fabra University, Barcelona.

Nicoleta-Roxana Dinu, Doctor in Library and Information Science at the University of Bucharest, Romania. She works at the National Library of Romania, in the Institutional Development Department. She has been responsible for international relations for the Profesional de la información Journal and webmaster of the mentioned journal, and of Anuario ThinkEPI, Spain. She is currently editor of the Infonomy Journal, Spain, advisor of the Journal of Creative Industries and Cultural Studies (JOCIS), Portugal, and member of the Advisory Board of the magazine Central European Library and Information Science Review (CeLISR), Hungary. She is editor of e-LIS repository for Romania and Moldova. She has published articles on digital information, metadata, trends in scientific journals, use of repositories and social networks.

Moderator: Audilio Gonzalez, Université Paul-Valéry Montpellier III

Moderator: Lise Verlaet, Université Paul-Valéry Montpellier III

Moderator: José Antonio Moreiro Gonzales, Universidad Carlos III de Madrid

Seminar Agenda:

  • Publication process in journals: types of articles. Metadata: title, abstract, keywords, doi, signature, orcid. Content: tables, graphs, images, bibliography. Important recommendations.
  • Databases used to evaluate: Web of Science and Scopus. Journal quality, rankings and quartiles, indices (Impact factor-JIF, SCImago Journal Rank-SJR, CiteScore, h-index). Databases derived from Crossref.
  • Open access, golden and green routes, publication costs (APCs), thematic and institutional repositories. Megajournals, predatory publishers, journal cloning, paper mills.
  • Achieving visibility and citations: article promotion strategies: repositories, social networks, blogs, directories.

Organizers

Francisco Carlos Paletta, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Rodrigo M. Garcia, Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, Universidade de São Paulo

09h00 Agenda Cultural - São Paulo Vivência
Local: Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin e Instituto Butantan

Visita a pontos turisticos da cidade de São Paulo

14h00 - Audilio Gonzales, Francisco Carlos Paletta, Tomàs Baiget Data Visualization Workshop: Gephi Workshop
Local: Laboratorio CBD

WORKSHOP VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Visualização e Análise de Redes: Introdução ao Gephi

Objetivos: O Workshop tem como objetivo fornecer aos participantes uma introdução ao Gephi - um pacote de software de código aberto e gratuito para visualização, análise e manipulação de redes. Ao longo do Workshop, os participantes serão capazes de:

Compreender os componentes básicos de uma rede social: nós ou atores, vínculos e fluxos de informação: nós, arestas e grafos.

Aprender a utilizar o Gephi: conhecer a interface do Gephi e como utilizar suas ferramentas para importar, manipular e visualizar dados de redes.

Desenvolver habilidades práticas na análise de redes: aplicar algoritmos de layout, analisar redes utilizando métricas básicas e identificar comunidades dentro de uma rede.

Adquirir a capacidade de apresentar resultados visualmente: exportar visualizações de redes e criar relatórios visualmente objetivos.

Competências a Adquirir: Ao final do Workshop, os participantes terão desenvolvido as seguintes competências:

Manuseio básico do Gephi: ser capaz de navegar pela interface do Gephi e utilizar suas principais funcionalidades.

Importação e preparação de dados: como importar conjuntos de dados (como CSV ou GEXF) no Gephi e realizar manipulações básicas dos mesmos.

Aplicação de algoritmos de visualização: ser capaz de aplicar e ajustar algoritmos de layout para melhorar a visualização de redes.

Análise de redes: adquirir a capacidade de aplicar métricas de redes como centralidade de grau e modularidade, e interpretar os resultados obtidos.

Exportação e apresentação de visualizações: como exportar visualizações de redes em diferentes formatos e criar relatórios para a apresentação de suas análises.

Essas competências permitirão que os participantes utilizem o Gephi para realizar análises básicas de redes em seus próprios contextos profissionais ou acadêmicos.

Duração Total: 3 horas (com 15 minutos de intervalo)

Parte 1: Introdução Teórica

1.1. Boas-vindas e objetivos do Workshop

  • Apresentação do Workshop e do Instrutor
  • Breve introdução ao que será abordado
  • Objetivos de aprendizagem

1.2. Conceitos básicos de redes

  • Definições-chave: nós, arestas, grafos.
  • Tipos de redes: dirigidas vs. não dirigidas, ponderadas vs. não ponderadas
  • Propriedades básicas: centralidade, densidade, modularidade

1.3. Introdução ao Gephi

  • O que é o Gephi? Casos de uso em pesquisa e análise de dados
  • Instalação e requisitos do sistema
  • Visão geral da interface do Gephi:
    • Barra de ferramentas
    • Painel de dados
    • Painel de visualização
    • Painel de visão geral

Parte 2: Sessão Prática I - Primeiros Passos com Gephi

2.1. Importação e manipulação de dados

  • Importar um conjunto de dados no Gephi (ex.: CSV ou GEXF)
  • Configuração inicial: gerenciamento de nós e arestas
  • Filtragem básica de dados e manipulação de atributos

2.2. Algoritmos de layout (disposição) e visualização

  • Introdução aos algoritmos de layout: ForceAtlas2, Fruchterman-Reingold
  • Ajuste de parâmetros para melhorar a visualização
  • Personalização de nós e arestas (cores, tamanhos, etiquetas)

Intervalo

Parte 3: Sessão Prática II - Análise e Exportação

3.1. Análise de Redes

  • Aplicação de métricas de redes: centralidade de grau, modularidade
  • Identificação de comunidades dentro da rede
  • Interpretação dos resultados e sua relevância para a análise

3.2. Exportação e apresentação de resultados

  • Exportação de visualizações e dados (PDF, PNG, SVG,)
  • Criação de relatórios e apresentação de resultados
  • Dicas para melhorar a clareza e a estética das visualizações

Parte 4: Conclusão, Perguntas e Respostas

4.1. Revisão dos conceitos-chave

  • Resumo e Revisão das etapas-chave no uso do Gephi

4.2. Sessão de perguntas e respostas

  • Discussão de aplicações específicas conforme o interesse dos participantes
  • Proposta de atividade Avaliativa
18h00 - Ednéia S. S. Rocha, Gabriel Cirino, Líndice Thiengo I Information and Health Meeting: Neurodiversity Encontro
Local:

I Information and Health Meeting: Neurodiversity

10h30 Agenda Cultural: Visitação ao Instituto Butantan Vivência
Local: Av. Prof. Lineu Prestes, 13 - Butantã, São Paulo - SP, 05508-000

9h - Visitação do Instituto Butantan

  • Viveiros: Serpentário, Macacário e Reptário;
  • Horto Oswaldo Cruz;
  • Biblioteca Científica;
  • Construções históricas: Edifício Vital Brazil, Casa Afrânio do Amaral, Prédio Novo, Pavilhão Lemos Monteiro, Centro de Difusão Científica e Paiol;
  • Centro de Difusão Científica e o Centro de Memória.
10h30 Agenda Cultural: Visitação à Biblioteca Brasiliana Guita e josé Mindlin - Universidade de São Paulo Vivência
Local: Biblioteca Brasiliana: Rua da Biblioteca, 21 Cidade Universitária São Paulo - SP 05508-065

10h30 - Visita monitorada à Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin

14h00 - Audilio Gonzales, Francisco Carlos Paletta, Lise Verlaet Data Visualization Workshop: Bibliometrix Workshop
Local: Laboratorio CBD

WORKSHOP VISUALIZAÇÃO DE DADOS

Introdução ao Bibliometrix: Análise Bibliométrica

Objetivos : O Workshop tem como objetivo introduzir os participantes ao uso do Bibliometrix, uma ferramenta poderosa para a análise bibliométrica. Ao longo do Workshop, os participantes serão capazes de:

Compreender os conceitos básicos da análise bibliométrica: manipular os principais indicadores bibliométricos e suas aplicações em pesquisa e gestão do conhecimento.

Aprender a utilizar o Bibliometrix: conhecer a interface do Bibliometrix, suas principais funcionalidades e como utilizá-las para realizar análises bibliométricas.

Desenvolver habilidades práticas na análise bibliométrica: aplicar técnicas básicas e avançadas para explorar e analisar dados bibliográficos.

Adquirir a capacidade de visualizar e apresentar resultados: criar visualizações bibliométricas e relatórios de alta qualidade para comunicar seus resultados de pesquisa de forma eficaz.

Competências: ao final do Workshop, os participantes terão desenvolvido as seguintes competências:

Domínio básico do Bibliometrix: ser capaz de instalar e utilizar o Bibliometrix no RStudio, navegando por suas principais funcionalidades.

Importação e preparação de dados bibliográficos: como importar e preparar conjuntos de dados bibliográficos (ex.: BibTeX, RIS, Scopus, Web of Science) para análise no Bibliometrix.

Realização de análises bibliométricas: ser capaz de executar análises básicas e avançadas, como redes de coautoria, co-citações e palavras-chave, além de interpretar os resultados obtidos.

Criação e personalização de visualizações bibliométricas: como gerar e personalizar gráficos e mapas bibliométricos, e exportá-los para relatórios e apresentações.

Essas competências permitirão que os participantes utilizem o Bibliometrix para realizar análises bibliométricas em seus contextos de pesquisa, melhorando sua capacidade de explorar e comunicar tendências e padrões em grandes volumes de dados bibliográficos.

Duração Total: 3 horas (com 15 minutos de intervalo)

PROGRAMA

Parte 1: Introdução Teórica

1.1. Boas-vindas e objetivos do curso

  • Apresentação do curso e do instrutor
  • Introdução à análise bibliométrica
  • Objetivos de aprendizagem

1.2. Fundamentos da análise bibliométrica

  • O que é análise bibliométrica? Definição e propósito
  • Principais indicadores bibliométricos: citações, impacto, índice H
  • Aplicações da análise bibliométrica na pesquisa e na gestão do conhecimento

1.3. Introdução ao Bibliometrix

  • O que é o Bibliometrix? Visão geral da ferramenta
  • Instalação e requisitos prévios (R e RStudio)
  • Principais funções e capacidades do Bibliometrix
  • Explicação dos tipos de análise que podem ser realizados (análise de co-citações, redes de coautoria)

Parte 2: Sessão Prática 1 - Primeiros Passos com Bibliometrix

2.1. Preparação do ambiente de trabalho

  • Instalação do Bibliometrix no RStudio
  • Importação de um conjunto de dados bibliográficos (ex.: arquivos em formato BibTeX, RIS, Scopus, Web of Science)

2.2. Análise básica com Bibliometrix

  • Exploração inicial dos dados: resumo descritivo e limpeza de dados
  • Geração de indicadores bibliométricos básicos (número de documentos, citações, autores mais citados)
  • Criação de redes de co-citações, coautoria e palavras-chave

Intervalo

Parte 3: Sessão Prática 2 - Análise Avançada e Visualização

3.1. Análise avançada

  • Realização de análises de redes mais complexas (análise de co-ocorrências, análise de clusters)
  • Interpretação dos resultados obtidos
  • Identificação de tendências de pesquisa e temas emergentes

3.2. Visualização de dados

  • Criação de gráficos e mapas bibliométricos utilizando o Bibliometrix.
  • Personalização das visualizações (cores, etiquetas, tamanho dos nós).
  • Exportação de gráficos e preparação de relatórios visuais.

Parte 4: Conclusão e Perguntas e Respostas

4.1. Revisão dos conceitos-chave

  • Resumo das etapas-chave no uso do Bibliometrix para a análise bibliométrica.

4.2. Sessão de perguntas e respostas

  • Espaço para tirar dúvidas e responder às perguntas dos participantes
  • Discussão de aplicações específicas conforme o interesse dos participantes
  • Proposta de atividade Avaliativa

09h00 - Daniel Furtado, Gabriel Cirino, Rodrigo Lemes, Tereza Alux III Seminar uX & Design Thinking Seminário
Local: Auditório Lupe Cotrim ECA USP

Keynote Speaker:
Keynote Speaker: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, University of São Paulo
Moderator: Audilio Gonzales, Université Paul-Valéry Montpellier III
Moderator: Lise Verlaet, Université Paul-Valéry Montpellier III

14h00 - Audilio Gonzales, Francisco Carlos Paletta, Lise Verlaet II Symposium on Digital Humanities – Presentation of Papers Simpósio
Local: Auditório Lupe Cotrim ECA USP

II Symposium on Digital Humanities – Presentation of Papers
Keynote Speaker: Prof. Dr. Francisco Carlos Paletta, University of São Paulo
Moderator: Audilio Gonzales, Université Paul-Valéry Montpellier III
Moderator: Lise Verlaet, Université Paul-Valéry Montpellier III

19h00 - Audilio Gonzales, Francisco Carlos Paletta Wrap-up Meeting Encontro
Local:

Keynote Speaker: Audilio Gonzales, Université Paul-Valéry Montpellier III
Moderator: Francisco Carlos Paletta, University of São Paulo

Carregando área de inscrição

Local

ECA - Universidade de São Paulo, 05508-020, Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, Butantã, São Paulo, São Paulo
Ver no mapa

Organização

Fomento

Colaboração Universitária: Ensino, Pesquisa e Extensão

Colaboração Científica

Parceiros Institucionais

Bibliotecas em Colaboração

Organizador

Prof. Francisco Carlos Paletta, PhD

Escola de Comunicações e Artes: Promover o ensino e a pesquisa nas áreas de comunicação, informação e artes, visando à formação de pessoas capacitadas ao exercício da investigação, do magistério e da carreira profissional, em consonância com as exigências do tempo e as necessidades de desenvolvimento humano. Estender à sociedade serviços indissociáveis das atividades de ensino, pesquisa, extensão, e crítica e produção artística e cultural. Promover e desenvolver, por meio das pesquisas, os instrumentos para a reflexão e compreensão de questões e conflitos em suas áreas de atuação, bem como buscar novas formas de expressão, ampliando as fronteiras do conhecimento e da invenção, e tornando-as úteis ao meio social.