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No aniversário de seus 15 anos, o Laboratório de Pesquisa Histórica (LAPEDUH) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), com sede em Curitiba, receberá e organizará dois eventos internacionais em conjunto com o próprio encontro anual com a seguinte pauta: Temas Sociais Controversos e os Desafios da Educação Histórica.

O III Congresso Ibero-americano de Educação Histórica, o XI Seminário Internacional de Educação Histórica e o XV Encontro do Laboratório de Pesquisa Histórica (LAPEDUH - UFPR) promovem esse tema voltando-se para as abordagens de estudiosos nacionais e internacionais, do campo da Educação Histórica e destina-se a investigadores de todos os níveis, bem como a alunos do pós-graduação e graduação e professores de História, em geral.

O evento está sendo proposto, de modo específico, no âmbito de atividades relacionadas ao projeto "Metodologia de Ensino-Aprendizagem e Avaliação em Temas Sociais Controversos das Ciências Humanas e sua Contribuição para o Desenvolvimento Social", que reúne pesquisadores de 14 instituições nacionais e internacionais e teve seu mérito aprovado nos resultados da chamada CNPq/CHSSA-2016, considerado inovador e de grande relevância para o desenvolvimento científico e social do País. Está circunscrito, também, às atividades desenvolvidas no projeto “Indígenas, quilombolas e napalm: uma história da guerrilha do Vale do Ribeira”, aprovado pela CAPES no edital “Memória de Conflitos”, 2015-2019.

Todos os projetos em desenvolvimento e outros já desenvolvidos, sempre com o apoio da CAPES e/ou CNPq, estão circunscritos às atividades que vem sendo realizadas, desde 2003, pelo Laboratório de Pesquisa em Educação Histórica, do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPR-LAPEDUH/UFPR, coordenado pela Profa. Dra. Maria Auxiliadora Schmidt.

Propostas a partir de relações constituídas pela coordenadora, durante pós-doutorado em Portugal (Bolsa CAPES-2001), as atividades do LAPEDUH, de caráter eminentemente investigativo, foram se consolidando nacional e internacionalmente. Em 2014 o evento "Seminário Brasileiro de Educação Histórica" foi transformado em evento Internacional, também sendo criada a Associação Iberoamericana de Educação Histórica - AIPEHD (www.aipedhwordpress.com). Entre as atividades estão vários eventos de natureza internacional, apoiados pelo CNPq e pela CAPES, dentre os quais bolsas de mestrado, doutorado sanduíche e pós-doutorado da coordenadora, muitos deles hoje desenvolvendo atividades como docentes e investigadores em Universidades onde criaram grupos de investigação na área da Educação Histórica.

Ademais, a CAPES e, particularmente o CNPq aprovaram a vinda de professores visitantes do exterior, seja de curta ou de longa duração, como do prof. Dr. Arthur Chapman/Universidade de Londres; Ivo Mattozzi/Universidade de Bolonha; Joaquim Prats/Universidade de Barcelona; Terrie Epstein/Universidade da cidade de Nova Iorque; Isabel Barca/Universidade do Porto; Olga Magalhães/Universidade de Évora; Ramón Facal/Universidade de Santiago de Compostela; Rafael Valls/Universidade de Valência; Sebastian Molina e Pedro Miralles/Universidade de Murcia; Bodo von Borries/Universidade de Bielefield. Cabe destacar ainda que, com apoio do CNPq, em 2015, o LAPEDUH propôs e o Conselho Universitário da UFPR aprovou, a concessão do título de professor doutor Honoris Causa, ao historiador e filósofo Jörn Rüsen – Un. de Bielefield, cujas obras são referências para as investigações no campo da Educação Histórica. Trata-se de um campo de investigação que se desenvolveu a partir da segunda metade do século XX e cujo espectro teórico e metodológico tem como foco a análise das ideias históricas presentes nos sujeitos do universo escolar, na cultura escolar e na cultura da escola, buscando um diálogo entre estes e a cultura histórica e tomando como referência a teoria e filosofia da História.

O recorte temático do evento está circunscrito às abordagens que vem sendo desenvolvidas pelos investigadores do campo da Educação Histórica, no Brasil e em diferentes países, face aos desafios da sociedade contemporânea, impostos pelas demandas advindas da problemática das identidades múltiplas, da alteridade, dos conflitos étnicos, raciais e outros, que podem ser lidos por diferentes óticas, como da “burdening history” (do alemão Bodo von Borries) e da história difícil (da historiadora americana Terrie Epstein), acolhidos pelo conceito de temas controversos da História.

Data do evento

14 de novembro de 2018, 08h00 até 17 de novembro de 2018, 13h00

LOCAL DO EVENTO

UFPR Campus Teixeira Soares - Acesso a Rua Rockefeller, 11, Rebouças, Curitiba - Paraná