XV Encontro Nacional de Controle Interno

25 de setembro de 2019, 08h00 até 26 de setembro de 2019, 18h00
Auditório João Frederico Ferreira Gomes - Assembléia Legislativa do Estado do Ceará - Fortaleza, CE

Informações

O Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI, em parceria com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza,irá realizar o XV Encontro Nacional de Controle Interno – O Controle Interno como Instrumento de Aperfeiçoamento da Governança Pública, maior evento técnico de controle interno do país, onde serão apresentados e debatidos assuntos relacionados à prevenção e combate à corrupção, transparência na administração pública, acesso à informação, auditoria e gestão pública, dentre outros temas pertinentes ao controle interno, externo e social.

Aberto ao público ecom inscrições gratuitas, o Encontro tem por objetivo aprofundar os estudos nas áreas acima citadas, proporcionando integração e atualização aos profissionais e estudantes que atuam nesta seara.

PROGRAMAÇÃO

25 de Setembro de 2019

8h00 CREDENCIAMENTO

9h00 SOLENIDADE DE ABERTURA

  • Composição da Mesa Oficial;
  • Execução do Hino Nacional;
  • Composição de Mesa de Abertura;
  • Entrega da Comenda Honra ao Mérito

11h00 CONFERÊNCIA MAGNA DE ABERTURA – DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOBRE O CONTROLE INTERNO

WAGNER DE CAMPOS ROSÁRIO – Ministro da Controladoria-Geral da União – CGU.

12h00 Intervalo para o Almoço

14h00 PAINEL 01 – GOVERNANÇA DIGITAL COMO INSTRUMENTO DE APRIMORAMENTO DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

JUAREZ FREITAS -Pós-doutor em Direito pela Università degli Studi di Milano. É Doutor em Direito e Mestre em Filosofia. Presidente do Conselho Editorial da Revista Interesse Público e membro de outros conselhos editoriais. Autor de várias obras.

15h00 PAINEL 02 – BOAS PRÁTICAS INTERNACIONAIS DE AUDITORIA INTERNA

PALESTRANTE INTERNACIONAL BANCO MUNDIAL1

16h00 PAINEL 03 – PANORAMA DA INTEGRIDADE PÚBLICA NA AMÉRICA LATINA– UMA VISÃO DA OCDE

PALESTRANTE INTERNACIONAL OCDE

17h00 TÉRMINO DAS ATIVIDADES DO PRIMEIRO DIA

1 TRADUÇÃO SIMULTÂNEA DISPONÍVEL

26 de Setembro de 2019

09h00 PAINEL 01 - GESTÃO E GOVERNANÇA PÚBLICA PARA RESULTADOS: UMA VISÃO MAIS PRÁTICA

CLÁUDIO SARIAN -Dirigente do Tribunal de Contas da União há 18 anos. Atuou como titular da Secretaria de Fiscalização de Obras e Patrimônio da União – Secob por oito anos. Engenheiro e Advogado. Palestrante. Autor de livros na área de licitações e de governança pública

RODRIGO FONTENELLE -Doutorando em Administração Pública (UnB). Mestre em Contabilidade pela Universidade de Brasília. Controlador-Geral do estado de Minas Gerais.

Moderador: LEONARDO FERRAZ -Pós-doutor em Direito pela Universidade Nova de Lisboa (2016). Doutor (2012), com distinção Magna Cum Laudae, e Mestre (2007) em Direito Público pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Presidente do Conselho Nacional de Controle lnterno e Controlador-Geral do município de Belo Horizonte.

10h30 PAINEL 02 – REDE DE CONTROLE INTERNO DA GESTÃO DO ESTADO DO CEARÁ – ESTUDO DE CASO

DIANA SANTOS PONTES -Mestre em Administração pela UECE. Graduada em Administração de Empresas e em Administração Pública pela UECE. Auditora Chefe de Controle Interno do TJCE.

MARCONI LEMOS -Mestre em Gestão e Modernização Pública pela Universidade Internacional (Lisboa- Portugal) e Universidade Estadual Vale do Acaraú. Secretário adjunto da Controladoria- Geral do Estado do Ceará.

SILVIA HELENA CORREIA VIDAL -Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade de Fortaleza (1983) e especialista em Economia de Empresas pela Universidade Federal do Ceará (2001). Auditora Interna da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

Moderador: GIOVANNI PACELLI -Doutor (2016) e mestre (2011) em Ciências Contábeis pela UnB. Superintendente Regional da Controladoria Geral da União no Estado do Ceará.

12h00 Intervalo para o Almoço

14h00 PAINEL 03 – NOVA LINDB E SEUS REFLEXOS NAS INSTITUIÇÕES DE CONTROLE

CLÁUDIA FERNANDA DE OLIVEIRA PEREIRA -Doutoranda em Bioética pela Universidade do Porto. Mestre em Direito pela Universidade de Brasília. Procuradora do Tribunal de Contas do Distrito Federal.

EDILBERTO CARLOS PONTES LIMA -Pós-doutor em Democracia e Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Doutor em Economia pela Universidade de Brasília (UnB) e Mestre na mesma área pela UFC (CAEN). Especialista em Políticas Públicas pela George Washington University (EUA).

LUCIANO FERRAZ -Pós Doutor pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2016). Doutor em Direito pela UFMG (2003). Mestre em Direito pela UFMG (1999). Professor Associado de Direito Administrativo na Universidade Federal de Minas Gerais; Professor Adjunto de Direito Financeiro da PUC/MG (licenciado).

Moderadora: LUCIANA MENDES LOBO -Advogada, especialista em Direito e Processo Administrativo e mestre em Direito e Gestão de Conflitos, tendo desenvolvido pesquisa na área de Governança Digital e soluções consensuais de conflitos na gestão pública. Secretária-Chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral do Município de Fortaleza.

15h30 PALESTRA DE ENCERRAMENTO - SISTEMA DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

MARLOS MOREIRA DOS SANTOS -Coordenador- Geral de Auditoria da Área de Cidades da Controladoria-Geral da União. Graduado e Mestre em Química pela Universidade de Brasília (UnB) e Especialista em Auditoria Financeira pelo Instituto Serzedello Correa do Tribunal de Contas da União e UnB (ISC/TCU/UnB).

17h00 ENCERRAMENTO

Carregando área de inscrição

Credenciamento

O Credenciamento acontecerá a partir das 08:00 horas do dia 25 de Setembro de 2019 no hall de entrada do Auditório. 

Auditório João Frederico Ferreira Gomes - Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Rua Barbosa de Freitas, 2674

Dionísio Torres, Fortaleza - CE

60130041

Auditório João Frederico Ferreira Gomes - Assembléia Legislativa do Estado do Ceará

Rua Barbosa de Freitas, 2674

Dionísio Torres, Fortaleza - CE

60130041

Conselho Nacional de Controle Interno - CONACI

O Conselho Nacional de Controle Interno é instituição que exerce um papel mobilizador fundamental ao criar e promover sistemas de controle para a construção de gestões públicas mais eficientes e assertivas, promovendo a necessária integração entre todos os órgãos de controle interno atuantes no Brasil.