XV Semana de Matemática da UESC

XV Semana de Matemática da UESC

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De 17 a 21 de October Todos os dias das 09h00 às 21h00

Sobre o Evento

Este evento possui transmissão ao vivo.

A Matemática está em todos os lugares. Com o passar dos anos, a Matemática sempre esteve em evolução e presente no cotidiano dos seres humanos. Por conta deste desenvolvimento, a matemática, atualmente, está presente em diversas áreas de estudos apaixonando diversos profissionais, sejam de dentro ou fora da Matemática, todos têm uma história para contar a experiência de sua relação com esta ciência. A XV Semana de Matemática da UESC objetiva contribuir para o conhecimento dos participantes explorando atividades que os façam sentir encantados, empolgados e motivados para o estudo da Matemática.


A equipe organizadora acredita na importância de celebrarmos as conquistas e os avanços da Matemática e comemorarmos as 15 edições do nosso evento. Neste sentido, teremos o tema “SEMAT debutante: estudar Matemática é uma festa”, com o objetivo de explorar a motivação, empolgação e admiração que a Matemática nos proporciona por meio de palestras, mesa redonda, minicursos, entre outras modalidades. Neste ano, o evento será híbrido, sendo as atividades presenciais realizadas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e as atividades on-line através de plataformas de transmissão, e será realizado no período de 17 a 21 de outubro de 2022.

Programação

18h30 Palestra Festa, Pesquisa e Festival de Vídeos e Educação Matemática Palestra
Local: Auditório Paulo Souto

Mesa de Abertura + Palestra 1

09h00 Minicurso Maschke hero: as diversas máscaras de uma Álgebra Minicurso
Local: Sala 9246 e 9245 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Propõe-se para este minicurso, a apresentação de algumas ideias da Álgebra Abstrata de forma descontraída, utilizando como ferramenta as regras regentes de um Card Game (em tradução livre Jogo de Cartas), para tratar temas como: Grupos, Anéis, Espaços Vetoriais, Corpos, Ação e Homomorfismo de Grupos. A razão de apresentar conceitos de Álgebra contextualizado por um jogo de cartas, é a semelhança existente entre as ideias presentes no estudo de Álgebra e as regras do jogo. Tendo em vista que o estudo da Álgebra, assim como em um jogo, não se limita a entender apenas as regras, mas ser capaz de compreender suas estruturas e resultados.

09h00 Minicurso Uma aplicação de Grafos na PI-Teoria Minicurso
Local: Sala 9248 e 9247 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Um importante resultado da teoria de álgebras com identidades polinomiais, provado na decada de 50, é o Teorema de Amitsur-Levitzki que determina o grau mínimo de identidades standard das algebras matriciais de ordem n. Essa descrição feita por Amitsur e Levitzki foi de tamanha relevancia pois, deu-se início a uma nova abordagem no estudo da PI-Teoria, onde buscam relacionar o efeito das identidades polinomiais satisfeitas por uma determinada álgebra. Esse resultado proporcionou diversos estudos, pesquisas e trabalhos. Dentre estes, em 1963, o matematico estadunidense Swan demonstrou o Teorema de Amitsur-Levitzki usando ferramentas provenientes da teoria de grafos, através de associações apontadas pelo mesmo entre a substituição de matrizes elementares em polinômios standard e grafos direcionados. Posto isso, neste minicurso apresentaremos as noções preliminares tais como Grafos direcionados finitos (vértices, arestas e fluxo), Caminhos Unicursais e o sinal de uma permutação, Grafos direcionados canceladores e o Teorema de Swan, com o intuito de fornecer todas as ferramentas necessarias para facilitar o desenvolvimento do trabalho e em seguida, associaremos as matrizes elementares a grafos. Posteriormente, enunciaremos um Lema auxiliador e definiremos o polinomio alternado, ou standard, de grau n, alem de exemplifica-lo. Por fim, apresentaremos o celebre Teorema de Amitsur-Levitzki e finalizaremos com alguns exemplos desse importante resultado da area de PI-Teoria.

14h00 Comunicações Científicas e Relatos de Experiência 01 Comunicação científica
Local: Auditório Jorge Amado
  • Novo Ensino Médio: Uma proposta de itinerário formativo usando otimização Matemática - Natália Catarina Santos Alencar e Geizane Lima da Silva
  • Uma proposta de sequência didática para o ensino de equações diferenciais aplicadas - Laís Danielle dos Santos Silva e Geizane Lima da Silva
  • Uma introdução às álgebras Max-Plus - Rebeca Marjorie Souza dos Santos e Karina Kfouri Sartori
19h00 Minicurso Como vou usar isso? Aplicações da Estatística e Probabilidade Minicurso
Local: Sala 9245 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Desde o Ensino Básico, os estudantes questionam ao professor de matemática “quando vou usar isso?”. Nada se pode inferir sobre o momento em que o conhecimento matemático será utilizado, todavia é imprescindível a compreensão de aplicações de conceitos e teorias matemáticas, portanto a indagação apropriada seria “como vou usar isso?”. A área da Estatística e o estudo da Probabilidade apresentam diversas situações em que é possível estabelecer relações entre o conhecimento teórico e prático, e a aplicação adequada desses conhecimentos podem influenciar diretamente em tomadas de decisões. Neste minicurso, objetivamos apresentar, a partir de referenciais teóricos consistentes, a teoria e as aplicações de conhecimentos estatísticos e probabilísticos no cotidiano.

19h00 Minicurso Sólidos de Platão Minicurso
Local: Sala 9246 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Neste minicurso iremos abordar o estudo dos sólidos de Platão por meio de uma breve apresentação através de slide e, em seguida, uma atividade lúdica por intermédio da construção de alguns poliedros regulares utilizando materiais manipuláveis. O objetivo é tornar a aprendizagem mais atrativa afim de despertar o interesse pelo conteúdo estudado bem como motivar a participação no processo de construção do conhecimento do objeto de estudo mediado pela utilização de tecnologias. Assim, para fundamentar esse trabalho consideramos a Abordagem Instrumental proposta por Rabardel (1995). Temos como público-alvo estudantes, professores do ensino básico e demais interessados no ensino da Matemática através da utilização de recursos didáticos. Espera-se que mediante a participação do público, percebam a importância da atividade didática para o aluno, dando a ele a oportunidade de construir e manipular os materiais concretos e consequêntemente a apropriação dos conceitos abordados.

09h00 Minicurso Maschke hero: as diversas máscaras de uma Álgebra Minicurso
Local: Sala 9246 e 9245 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Propõe-se para este minicurso, a apresentação de algumas ideias da Álgebra Abstrata de forma descontraída, utilizando como ferramenta as regras regentes de um Card Game (em tradução livre Jogo de Cartas), para tratar temas como: Grupos, Anéis, Espaços Vetoriais, Corpos, Ação e Homomorfismo de Grupos. A razão de apresentar conceitos de Álgebra contextualizado por um jogo de cartas, é a semelhança existente entre as ideias presentes no estudo de Álgebra e as regras do jogo. Tendo em vista que o estudo da Álgebra, assim como em um jogo, não se limita a entender apenas as regras, mas ser capaz de compreender suas estruturas e resultados.

09h00 Minicurso Uma aplicação de Grafos na PI-Teoria Minicurso
Local: Sala 9248 e 9247 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Um importante resultado da teoria de álgebras com identidades polinomiais, provado na decada de 50, é o Teorema de Amitsur-Levitzki que determina o grau mínimo de identidades standard das algebras matriciais de ordem n. Essa descrição feita por Amitsur e Levitzki foi de tamanha relevancia pois, deu-se início a uma nova abordagem no estudo da PI-Teoria, onde buscam relacionar o efeito das identidades polinomiais satisfeitas por uma determinada álgebra. Esse resultado proporcionou diversos estudos, pesquisas e trabalhos. Dentre estes, em 1963, o matematico estadunidense Swan demonstrou o Teorema de Amitsur-Levitzki usando ferramentas provenientes da teoria de grafos, através de associações apontadas pelo mesmo entre a substituição de matrizes elementares em polinômios standard e grafos direcionados. Posto isso, neste minicurso apresentaremos as noções preliminares tais como Grafos direcionados finitos (vértices, arestas e fluxo), Caminhos Unicursais e o sinal de uma permutação, Grafos direcionados canceladores e o Teorema de Swan, com o intuito de fornecer todas as ferramentas necessarias para facilitar o desenvolvimento do trabalho e em seguida, associaremos as matrizes elementares a grafos. Posteriormente, enunciaremos um Lema auxiliador e definiremos o polinomio alternado, ou standard, de grau n, alem de exemplifica-lo. Por fim, apresentaremos o celebre Teorema de Amitsur-Levitzki e finalizaremos com alguns exemplos desse importante resultado da area de PI-Teoria.

13h30 Palestra Um trote, o pós-guerra e a cadela Laika: contextualizando a Matemática Moderna Palestra
Local: Auditório Jorge Amado

Palestra 2

16h30 Comunicações Científicas e Relatos de Experiência 02 Comunicação científica
Local: Auditório Jorge Amado
  • Problemas sobre funções e a produção de vídeos com conteúdo matemático - Deivid Irineu de Oliveira Santos e Liliane Xavier Neves
  • Representações e Produção de Vídeos na Educação Matemática - Victor Daniel Santos de Oliveira e Liliane Xavier Neves
  • Programa Residência Pedagógica: um olhar acerca do processo - Alexandre da Silva Souza e Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
  • Produção de videoaulas: Uma perspectiva baseada nas representações semióticas - Ester Maria Sousa Santos da Cruz, Tailane de Melo Santos e Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana
19h00 Minicurso Como vou usar isso? Aplicações da Estatística e Probabilidade Minicurso
Local: Sala 9245 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Desde o Ensino Básico, os estudantes questionam ao professor de matemática “quando vou usar isso?”. Nada se pode inferir sobre o momento em que o conhecimento matemático será utilizado, todavia é imprescindível a compreensão de aplicações de conceitos e teorias matemáticas, portanto a indagação apropriada seria “como vou usar isso?”. A área da Estatística e o estudo da Probabilidade apresentam diversas situações em que é possível estabelecer relações entre o conhecimento teórico e prático, e a aplicação adequada desses conhecimentos podem influenciar diretamente em tomadas de decisões. Neste minicurso, objetivamos apresentar, a partir de referenciais teóricos consistentes, a teoria e as aplicações de conhecimentos estatísticos e probabilísticos no cotidiano.

19h00 Minicurso Sólidos de Platão Minicurso
Local: Sala 9246 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Neste minicurso iremos abordar o estudo dos sólidos de Platão por meio de uma breve apresentação através de slide e, em seguida, uma atividade lúdica por intermédio da construção de alguns poliedros regulares utilizando materiais manipuláveis. O objetivo é tornar a aprendizagem mais atrativa afim de despertar o interesse pelo conteúdo estudado bem como motivar a participação no processo de construção do conhecimento do objeto de estudo mediado pela utilização de tecnologias. Assim, para fundamentar esse trabalho consideramos a Abordagem Instrumental proposta por Rabardel (1995). Temos como público-alvo estudantes, professores do ensino básico e demais interessados no ensino da Matemática através da utilização de recursos didáticos. Espera-se que mediante a participação do público, percebam a importância da atividade didática para o aluno, dando a ele a oportunidade de construir e manipular os materiais concretos e consequêntemente a apropriação dos conceitos abordados.

09h00 Comunicações Científicas e Relatos de Experiência 03 Comunicação científica
Local: Canal do YouTube da XV Semat UESC
  • O uso de jogos no ensino de Matemática: uma perspectiva piagetiana - Josiane Marques Duarte Almeida e Francisco Odécio Sales
  • OBMEP e SPAECE: um comparativo a partir de resultados nos Sertões de Crateús-CE de 2015 a 2019 - Carlos Ruan Sampaio Soares e Francisco Odécio Sales
  • Relação entre Matemática e Música: uma proposta metodológica - Antonia Alana Claudino Sousa e Francisco Odécio Sales
  • Proposta didática sobre o ensino dos poliedros regulares sob uma perspectiva lúdica utilizando o jogo Trilha Geométrica como estratégia de aprendizagem - Camila Naiara Silva Santana, Rivay Adeildo Menezes de Santana e Vânia de Moura Barbosa Duarte
  • Descomplicando a matemática: possibilidades para o ensino e aprendizado - Tauan Lucas Amaral Brandão e Victor Mielly Oliveira Batista
14h00 Comunicações Científicas e Relatos de Experiência 04 Comunicação científica
Local: Canal do YouTube da XV Semat UESC
  • Um convite à Teoria Ergódica: rotações, progressões geométricas e a lei de Benford - Heric Corrêa da Silva
  • Desigualdades Geométricas e problemas de Otimização - Francisco Odécio Sales
  • Análise Epidemiológica de Arboviroses na Bahia - Carina Santos de Jesus e Francisco Bruno Souza Oliveira
  • Os teoremas de incompletude de Gödel e a conjectura de Goldbach - Carlos Daniel Paiva e Francisco Odécio Sales
  • Um estudo comparativo entre as sequências de Lucas e a de Fibonacci - Christiana Granja do Nascimento e Thamires Santos Cruz
  • Efeito da temperatura do resistor cerâmico no SARS-COV-2 - Diego Ramos do Nascimento e Jorge Henrique Sales
18h30 Mesa Redonda Conquistas na Matemática: perspectivas pessoais e históricas Mesa-redonda
Local: Canal do YouTube da XV Semat UESC

Mesa Redonda

09h00 Nanocurso Introdução às Álgebras com Identidades Polinomiais Oficina
Local: Sala 9248 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

Este trabalho insere-se na teoria de álgebras que satisfazem identidades polinomiais, também conhecida como PI-Teoria. O estudo sobre essas identidades iniciaram na década de 40 por meio de N.Jacobson e I.Kaplansky com o intuito de relacionar a estrutura das álgebras com a existencia das identidades polinomiais de uma algebra. A partir daí as pesquisas nesta área se impulsionaram, o que tornou a PI-Teoria bastante relevante na Álgebra. Em torno de 1950, iniciaram o estudo da estutura do ideal das identidades polinomiais de uma determinada álgebra, que é um T-ideal e é chamado de T-ideal da álgebra. Em 1950, Specht conjecturou que, sobre um corpo K de característica zero, todo T-ideal é infinitamente gerado e essa conjectura passou a ser uma das questões centrais da PI-Teoria. Para tanto, neste nanocurso revisitaremos algumas noções preliminares tais como Grupos, Anéis e Corpos, Espaços Vetoriais, com o intuito de estabelecer uma base suficientemente sólida para definirmos uma Álgebra e em seguida, abordaremos os conceitos e resultados principais desta estrutura. Posteriormente, apresentaremos o conceito de identidades polinomiais para definirmos uma PI-Álgebra (ou uma Álgebra com Identidades Polinomiais). Desse jeito, trabalharemos com os T-ideais de uma álgebra e enunciaremos alguns resultados essenciais da teoria. Por fim, apresentaremos o problema de Specht.

14h00 Nanocurso Lógica matemática e algumas aplicações Oficina
Local: Sala 9248 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

A lógica matemática é de extrema importância não apenas para a graduação como para a vida em geral, pois é a formalização do estudo de formas de raciocínio, sendo uma das principais formas de desenvolver o raciocínio lógico nos alunos. Por meio dela podemos extinguir as ambiguidades existentes em linguagens naturais, o que nos garante a definição do cálculo proposicional, sendo ele um conjunto de regras que possibilitam a realização de inferência e deduções válidas acerca de um conjunto inicial de premissas. Essa ciência procura determinar em quais cenários as proposições dadas são consequências, ou não, de outros, ou seja, são os princípios de inferência.

14h00 Nanocurso O ensino de potenciação com o objeto matemático Torre de Hanói Oficina
Local: Sala 9245 (Departamento de Ciências Exatas e Tecnológicas)

A utilização do jogo Torre de Hanói para o ensino de conceitos matemáticos é possível devido as suas características e propriedades. Dessa forma, o uso do material manipulável pode contribuir significativamente no Ensino da Matemática, ampliando a compreensão no processo de aprendizagem de conteúdos veiculados no Ensino Médio e Fundamental. O jogo é um importante recurso desde que seja utilizado dentro do planejamento do ensino do conteúdo vigente e com objetivos específicos. Além disso, promove a participação do estudante de forma efetiva nas aulas mesmo sem o domínio do conteúdo. Este nanocurso tem como objetivo apresentar possíveis formas de utilizar o Jogo Torre de Hanói para o ensino do conteúdo matemático: Potenciação.

19h00 - Maria do Socorro Nogueira Rangel Palestra Viagens, fábricas e a matemática: um passeio pela otimização Palestra
Local: Auditório Jorge Amado

Palestra 3

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Local

Universidade Estadual de Santa Cruz, 45662-900, Rodovia Jorge Amado, Salobrinho, Ilhéus, Bahia
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Organizador

XV SEMAT UESC