XVI Semana de Estudos Históricos "Ensino de História e formação de professores"

17 de outubro de 2019, 13h30 até 18 de outubro de 2019, 22h00
Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, Sala 105) - Criciúma, SC

Informações

O Curso de História da Unesc em parceria com o Centro Acadêmico de História Edson Luís (CAHEL), convidam para a XVI Semana de Estudos Históricos, cujo tema "Ensino de História e formação de professores" visa discutir as possibilidades para a disciplina e a docência em História na contemporaneidade.

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Palestrantes

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Carmem Zeli de Vargas Gil

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Cristiani Bereta da Silva

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Icles Rodrigues

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Luanna Jales

Programação:

Saberes e práticas pedagógicas do ensino de História para Educação Básica Abertura · Carmem Zeli de Vargas Gil

Desafios e práticas pedagógicas na atualidade Palestra · Cristiani Bereta da Silva

Ensino de História e espaços virtuais Encerramento · Icles Rodrigues, Luanna Jales

Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, Sala 105)

Avenida Universitária, 1105

Universitário, Criciúma - SC

88806-000

Auditório Edson Rodrigues (Bloco P, Sala 105)

Avenida Universitária, 1105

Universitário, Criciúma - SC

88806-000

Curso de História

Centro Acadêmico de História Edson Luís (CAHEL)

Carmem Zeli de Vargas Gil

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS


Possui graduação em História pela Faculdade Cenecista de Osório (1988), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Doutorado em Educação pela UFRGS (2009). Estágio pós-doutoral na UBA/Argentina, com auxílio CAPES (2015). Atualmente é professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de Ensino de História. Membro da COMEX-FACED 2011-2012. Membro da Comissão de Graduação da História 2011-2012. Participa do Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS. Integrante dos Grupos de Pesquisa: Estudos em Memória, Museus e Patrimônio - GEMMUS e Grupo de pesquisa do LHISTE UFRGS. Professora no Mestrado Profissional em Ensino de História. Tem experiência na área de História, com ênfase em Ensino de História, atuando principalmente nos seguintes temas: jovens, Educação, Patrimônio e ensino de História.

Cristiani Bereta da Silva

Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC


Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998) com doutorado em História pela mesma Universidade (2003). Realizou estágio pós-doutoral na Unicamp, em 2011, e na Universidade de Alcalá (Espanha), em 2015. Professora Titular do Departamento de História, atuando como docente permanente no Programa de Pós-Graduação em História e no Mestrado Profissional em Ensino de História - ProfHistória, na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Ensino de História, memória e culturas (CNPq/UDESC), vinculado ao Laboratório de Ensino de História (LEH/UDESC) e do Grupo de Pesquisa Oficinas de História (CNPq/UERJ). Desenvolve pesquisas na área de História e Ensino de História com ênfase em História e interfaces com a Educação, privilegiando os seguintes temas: ensino de história, historiografia, história regional, história do Brasil, mobilizando categorias/conceitos relativos as culturas política e histórica, narrativas e memórias, no âmbito da História do Tempo Presente. Foi editora da Revista História Hoje - ANPUH-Brasil (Biênio 2015-2017). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em História da UDESC (2015-2018). No presente é Coordenadora Adjunta de Área da CAPES dos Programas Profissionais de História (Quadriênio 2018-2022). 

Icles Rodrigues

Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC


Bacharel, licenciado e mestre em História pela Universidade Federal de Santa Catarina, atualmente é doutorando em História pela mesma instituição. Possui grande interesse na história dos nacionalismos e identidades (regionais e nacionais), as memórias a respeito da Segunda Guerra Mundial e os conflitos de identidades na Europa após o fim da Guerra Fria. Pesquisa também na área de História e Música, focando no impacto de conflitos identitários e memórias na indústria cultural, mais especialmente nos diversos subgêneros do Heavy Metal. Atua na área de História Pública e divulgação científica, sendo responsável pelo canal Leitura ObrigaHISTÓRIA no YouTube desde agosto de 2015. 

Luanna Jales

Universidade Federal de Santa Catarina


Bacharel e licenciada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina e apresenta no canal Leitura ObrigaHISTÓRIA o quadro “Mulheres na História”.