XVI Semana de Matemática da UESC

XVI Semana de Matemática da UESC

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De 16 a 19 de outubro Todos os dias das 08h00 às 22h00

Sobre o Evento

A XVI Semana da Matemática da UESC visa contribuir na formação matemática como uma ferramenta polivalente, que está inserida dentro de vários contextos. As ações que propomos realizar neste evento estão dirigidas a: estreitar as relações entre universidade e comunidade, sobretudo as que envolvem estudantes e docentes de Matemática e Ciências na Educação Básica; fomentar o envolvimento de alunos de graduação dos cursos de Matemática das universidades baianas em cursos de pós-graduação; contribuir na integração entre as áreas de Matemática das universidades e instituições de ensino superior do estado da Bahia; e trazer aos alunos uma reflexão e o conhecimento das diversas conexões construídas através da matemática, além de proporcionar uma possibilidade de atividades complementares que ampliem o universo científico, técnico, profissional e cultural dos alunos dos cursos de graduação. Portanto, a realização deste evento se torna relevante uma vez que já é esperado pelos discentes e docentes nos diversos níveis de ensino em que atuam e por profissionais da Matemática da região.

A programação do evento encontra-se em https://drive.google.com/file/d/1Cbp43q7u0x6DHP7T6Z9RVP3KJiS3wfsw/view?usp=sharing

Programação

08h00 Sessão On-line 1 de Relatos de Experiência e Comunicação Científica Comunicação científica
Local:

Link: meet.google.com/vsn-ajvk-ikq

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Jogo das operações: uma proposta diferenciada nas aulas de Matemática

Autor(es) : Thiago Santos Mendes

Modalidade: Relato de experiência

Área Temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-d4a24b2eaffbdf479cfafeed7eafd816fd7ee3a8-arquivo.pdf

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Desenvolvimento do pensamento computacional nos anos iniciais, com o auxílio do Software Scratch: Uma análise do processo de ensino e aprendizagem dos alunos de uma escola da rede municipal de Jequié-BA.

Autor(es): Carlos Henrique Souza da Silva, Eliana Maria de Jesus

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em Carlos.docx (doity.com.br)

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Abordagem de matrizes no Ensino Médio: uma sequência didática com o uso de materiais concretos

Autor(es): Higislane de Araujo Santos, Fernanda Gonçalves de Paula.

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em artigo-bb5518f435be01630e2e8ff7b7aea0f3bbf22663-arquivo.docx (doity.com.br)

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As contribuições da Matemática na formação integral dos estudantes em turmas de 6º ano do ensino fundamental: um diálogo com o tratamento da informação

Autor(es) : Erica Torquato Dias e Fernanda Gonçalves de Paula

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f91ad0-0110-42f9-a9f5-118f0a883292-ccericafernandadocx-resumo-atalizadopdf.pdf

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Propriedades específicas de raízes quadradas exatas de nove quadrados perfeitos formados por três algarismos.

Autor(es): Rildo Alves do Nascimento

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em artigo-767b1cef212d684d53d892d401320dadb0724837-arquivo.pdf (doity.com.br)

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Grupos Topológicos

Autor(es): Gleberson Gregorio da Silva Antunes

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática Pura

Mais informações em CC Gleberson Antunes - Documentos Google (doity.com.br)

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O ajuste de curvas através do método dos mínimos quadrados: uma contextualização da matemática na pandemia de covid-19

Autor(es): Jéssica Scheidegger Ferreira Novaes, Karina Kfouri Sartori, Mirela Vanina de Mello

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática aplicada

Mais informações em artigo-4d9b92894d3d23e4e4d70dcf7b2725f03b0250ce-arquivo.pdf (doity.com.br)

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Modelagem, construção e implementação de controlador lqr aplicado a um pêndulo invertido

Autor(es): Jair Alves Lima Júnior, Ciro Campos Chaves, Tarcila Oliveira Matos Muniz

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática Aplicada

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64fb78ec-781c-4d21-a5ff-5ac10a883292-ccjair-ciro-tarciladocx.docx

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08h00 Sessão On-line 2 de Relatos de Experiência e Comunicação Científica Comunicação científica
Local:

Link: meet.google.com/tnc-swbm-qtw

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Explorando novos horizontes na Educação Matemática: Utilizando a plataforma Wordwall em sala de Aula

Autor(es): Lizandra Santos Fernandes

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f64b4a-81e4-4028-a82f-57010a883292-rexplizandra-fernandespdf.pdf

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Formação de professores que ensinam matemática nos anos iniciais.

Autor(es): Mirelle Pereira da Silva, Josué Antunes de Macêdo

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f8c63a-1dbc-46e9-a9c1-4cd80a883292-64efc797-dc20-481d-81df-5b560a883292-artigo-8abbbe495192480b5ce5e0969cb624187615f8fa-arquivodocxdocx.docx

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Mapeamento de Softwares Livres e Gratuitos no Ensino da Estatística

Autor(es): Iago Marcelino De Oliveira, Josué Antunes De Macêdo

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f8ec07-83d4-40c8-8b79-232b0a883292-cciago-josuedocx.docx

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A interpretação de gráficos estatísticos vinculados às redes sociais com o olhar da Educação de Jovens e Adultos

Autor(es): Lizandra Monteiro de Souza, Fernanda Gonçalves de Paula

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f90423-7e58-42b2-979b-25690a883292-cclizandrafernanda-2docx.docx

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Otimização linear inteira como possibilidades no ensino da Matemática no Novo Ensino Médio

Autor(es): Luciano Franco da Silva, Eduardo Delcides Bernardes

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f883de-a3a4-4d13-adc1-7e3b0a883292-resumoemelaboracaolucianopdf.pdf

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Materiais curriculares formativos para professores de Matemática: uma análise documental de obras do PNLD 2021

Autor(es): Ana Paula Perovano, Gilberto Januario

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f67dc2-c664-401c-aa09-6fb80a883292-artigo-bc607df317bdbadc0d34c204579dff63297e8a0b-arquivodocx.docx

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Possíveis usos pedagógicos do jogo digital Duelo das Retas nas aulas de Matemática

Autor(es): Thiago Santos Mendes e Júlio César dos Reis

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f27fd5-9bd0-4c7c-a68b-31e30a883292-ccthiago-juliopdf.pdf

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Literatura Infantil e matemática: “Gabriel tem 99 centímetros”

Autor(es) : Sarah Monik Santos Souza e Silvana Carvalho de Almeida

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f8eef2-c0bc-4dc8-b64f-32d60a883292-rexpsarah-silvanapdf.pdf

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10h00 Palestra Da academia ao mercado: Uma Jornada de Aprendizado e Inovação Palestra
Local:

Link: https://meet.google.com/wnm-adqr-seg

Luiz Henrique Cherri é sócio e pesquisador em um fundo de investimentos quantitativo, onde utiliza sua expertise acadêmica combinada com conceitos financeiros na construção de algoritmos que atuam na gestão de investimentos. No evento, ele vai compartilhar um pouco de sua trajetória profissional, marcada pelo desejo de aprendizado e crescimento constante. Sua jornada será abordada desde a graduação em Matemática Aplicada à Computação Científica, passando pelo mestrado e doutorado na área de Otimização. Também serão abordados os desafios enfrentados ao sair do ambiente acadêmico para empreender e a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na vida acadêmica.

14h00 Minicurso Como conseguir um diploma com um quebra-cabeça algébrico: Uma introdução às álgebras graduadas Minicurso
Local: L@VIM, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Rodrigo Santos Monteiro

Em um curso de Álgebra Linear estudamos os espaços vetoriais e vemos que nesta estrutura algébrica temos uma soma e uma multiplicação por escalares de um corpo. Mas não podemos fazer o produto de vetores. Ou podemos? Utilizando o conceito de bilinearidade, podemos introduzir um produto bilinear em um espaço vetorial qualquer. Assim, temos uma nova estrutura algébrica, que chamamos de álgebra. Exemplos importantes de álgebra são a álgebra dos polinômios, álgebra de matrizes e álgebra de Grassmann. Dada uma álgebra qualquer, quando podemos decompô-la como soma direta de subespaços, que tem certa relação entre si, indexados por um grupo, dizemos que esta álgebra é graduada.

Mais informações veja em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-73125be3959891241bba8681ef661e4e4e15b09a-arquivo.pdf

14h00 Minicurso T-ideal: Que estrutura é essa? Qual é a sua importância na PI-Teoria? Minicurso
Local: Sala 1208, 2º andar do Pavilhão Pedro Calmon

Autor(es): Gabriel Santana Monteiro

Este trabalho está inserido na teoria de ágebras que satisfazem identidades polinomiais, também conhecida como PI-Teoria. O estudo dessas identidades surgiu na década de 40 através de pesquisadores como N.Jacobson e I.Kaplansky que tiveram a intenção de relacionar a estrutura das ágebras com a existência de identidades polinomiais que as satisfaçam. Com isso, as pesquisas nesta área foram impulsionadas tornando a PI-Teoria bastante relevante na Álgebra. Por volta de 1950, começaram os estudos sobre uma estrutura: o ideal das identidades polinomiais de uma determinada álgebra, que é invariante via endomorfismos e é denominado T-ideal da álgebra. Ainda em torno de 1950, Specht conjecturou que, sobre um corpo K de característica nula, todo T-ideal é infinitamente gerado e isto passou a ser uma das questões principais da PI-Teoria. Neste minicurso pretendemos estabelecer conceitos e resultados que, em geral, não são abordados nos cursos de graduação em Matemática da UESC. Posto isto, iniciaremos definindo uma Álgebra, examinando alguns exemplos e propriedades. Em seguida, apresentaremos o conceito de identidades polinomiais para definirmos uma PI-Álgebra (ou uma Álgebra com Identidade Polinomial). Posteriormente, trabalharemos com os T-ideais e enunciaremos alguns resultados essenciais desta teoria. Por fim, apresentaremos o problema de Specht.

Mais informações em artigo-735c7c20642d1605d88b36cbc6db518b3dfc1440-arquivo.pdf (doity.com.br)

14h00 Minicurso Um caso especial da fórmula integral de Cauchy via funções núcleos de reprodução sobre o espaço de Hardy Minicurso
Local: Sala 1 (PPGCEM), 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): João Mateus Souza Santos, Marcos dos Santos Ferreira

Mais informações em artigo-bd7b016b7126d1d997411bbf98468e943ded6b41-arquivo.pdf (doity.com.br)

16h00 Minicurso Equações de recorrência e funções geradoras Minicurso
Local: Sala 9246, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Geraldo de Assis Junior

Neste minicurso vamos abordar as equações de recorrências. Apresentaremos problemas clássicos como progressões aritméticas de ordem qualquer, sequência de Fibonacci, números poligonais e a pizza de Steiner usando a técnica das funções geradoras. Finalizamos com um exemplo de uma equação de recorrência de várias variáveis.

Mais informações em artigo-caac343e9996121286c590bc2c44b8c5de761d19-arquivo.pdf (doity.com.br)

14h00 Minicurso Como conseguir um diploma com um quebra-cabeça algébrico: Uma introdução às álgebras graduadas Minicurso
Local: L@VIM, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Rodrigo Santos Monteiro

Em um curso de Álgebra Linear estudamos os espaços vetoriais e vemos que nesta estrutura algébrica temos uma soma e uma multiplicação por escalares de um corpo. Mas não podemos fazer o produto de vetores. Ou podemos? Utilizando o conceito de bilinearidade, podemos introduzir um produto bilinear em um espaço vetorial qualquer. Assim, temos uma nova estrutura algébrica, que chamamos de álgebra. Exemplos importantes de álgebra são a álgebra dos polinômios, álgebra de matrizes e álgebra de Grassmann. Dada uma álgebra qualquer, quando podemos decompô-la como soma direta de subespaços, que tem certa relação entre si, indexados por um grupo, dizemos que esta álgebra é graduada.

Mais informações veja em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-73125be3959891241bba8681ef661e4e4e15b09a-arquivo.pdf

14h00 Minicurso T-ideal: Que estrutura é essa? Qual é a sua importância na PI-Teoria? Minicurso
Local: Sala 1208, 2º andar do Pavilhão Pedro Calmon

Autor(es): Gabriel Santana Monteiro

Este trabalho está inserido na teoria de ágebras que satisfazem identidades polinomiais, também conhecida como PI-Teoria. O estudo dessas identidades surgiu na década de 40 através de pesquisadores como N.Jacobson e I.Kaplansky que tiveram a intenção de relacionar a estrutura das ágebras com a existência de identidades polinomiais que as satisfaçam. Com isso, as pesquisas nesta área foram impulsionadas tornando a PI-Teoria bastante relevante na Álgebra. Por volta de 1950, começaram os estudos sobre uma estrutura: o ideal das identidades polinomiais de uma determinada álgebra, que é invariante via endomorfismos e é denominado T-ideal da álgebra. Ainda em torno de 1950, Specht conjecturou que, sobre um corpo K de característica nula, todo T-ideal é infinitamente gerado e isto passou a ser uma das questões principais da PI-Teoria. Neste minicurso pretendemos estabelecer conceitos e resultados que, em geral, não são abordados nos cursos de graduação em Matemática da UESC. Posto isto, iniciaremos definindo uma Álgebra, examinando alguns exemplos e propriedades. Em seguida, apresentaremos o conceito de identidades polinomiais para definirmos uma PI-Álgebra (ou uma Álgebra com Identidade Polinomial). Posteriormente, trabalharemos com os T-ideais e enunciaremos alguns resultados essenciais desta teoria. Por fim, apresentaremos o problema de Specht.

Mais informações em artigo-735c7c20642d1605d88b36cbc6db518b3dfc1440-arquivo.pdf (doity.com.br)

14h00 Minicurso Um caso especial da fórmula integral de Cauchy via funções núcleos de reprodução sobre o espaço de Hardy Minicurso
Local: Sala 1 (PPGCEM), 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): João Mateus Souza Santos, Marcos dos Santos Ferreira

Mais informações em artigo-bd7b016b7126d1d997411bbf98468e943ded6b41-arquivo.pdf (doity.com.br)

14h00 Minicurso Equações de recorrência e funções geradoras Minicurso
Local: Sala 9246, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Geraldo de Assis Junior

Neste minicurso vamos abordar as equações de recorrências. Apresentaremos problemas clássicos como progressões aritméticas de ordem qualquer, sequência de Fibonacci, números poligonais e a pizza de Steiner usando a técnica das funções geradoras. Finalizamos com um exemplo de uma equação de recorrência de várias variáveis.

Mais informações em artigo-caac343e9996121286c590bc2c44b8c5de761d19-arquivo.pdf (doity.com.br)

15h00 Nanocurso A mitose matemática: O Paradoxo de Banach-Tarski Nanocurso
Local: Sala 9244, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): João Mateus Souza Santos, Rodrigo Santos Monteiro, Gérman Ignacio Gomero Ferrer

Com o desenvolvimento da Teoria da Medida por volta do início do século XX, surgiram alguns paradoxos de decomposição, como por exemplo a existência de conjuntos mensuráveis não-Lebesgue. Em 1924, Stefan Banach e Alfred Tarski publicaram “O Paradoxo de Banach-Tarski”, que afirma que podemos fazer uma partição finita de uma bola e com algumas rotações obter duas bolas disjuntas com o mesmo tamanho. Tal resultado é surpreendente e contra-intuitivo, além de que foi provado que este paradoxo é equivalente ao Axioma da Escolha, o que tornou esse axioma ainda mais controverso para alguns matemáticos. Não há uma versão deste teorema para o disco, mas foi demonstrado que podemos particionar o círculo em um número infinito de pedaços disjuntos e formar um número finito, ou infinito enumerável, de círculos.

Mais informações em: NC_Rodrigo-João-German (doity.com.br)

15h00 Nanocurso Um breve tour pela Teoria de Módulos Nanocurso
Local: Sala 9246, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Gabriel Santa Monteiro

Neste nanocurso pretendemos fazer um estudo introdutório à teoria de Módulos, uma estrutura algébrica definida de maneira análoga ao espaço vetorial. O objetivo principal deste trabalho é não só apresentar a estrutura em si mas comparar com os conceitos e os resultados da Álgebra Linear. Inicialmente, faremos uma revisão de alguns tópicos de anéis comutativos com unidade para facilitar a compreensão do ouvinte nos assuntos que serão abordados. Em seguida, apresentaremos a estrutura de Módulos, examinando alguns exemplos e propriedades, além de compará-las com os de Espaços Vetoriais. Por fim, apresentaremos brevemente as sequências exatas, exemplificando-as e discutindo algumas condições

Mais informações em artigo-126698a97ce7bce580a2d925985faae530a4afd8-arquivo.pdf (doity.com.br)

15h00 Nanocurso Análise do conjunto gerador da Álgebra de matrizes de ordem 2 e 3 Nanocurso
Local: Sala 9247, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Lucas Venâncio da Silva Santos, Viviane Luz Dias

Seja K um corpo algebricamente fechado, considere o conjunto de matrizes de ordem 2 e 3 sobre o corpo K. Na teoria de espaços vetoriais de dimensão finita o conjunto de matrizes representa um importante exemplo, inseridos nesse contexto podemos definir e explorar o conceito de conjunto gerador de um espaço vetorial. Um espaço vetorial (sobre o conjunto K de escalares) é um conjunto equipado com as operações de soma de vetores e de multiplicação por escalar e que atendem as propriedades usuais dos espaços n-dimensionais. Uma Álgebra, por sua vez, é um espaço vetorial munido de mais uma operação conhecida como multiplicação de vetores e é um interessante conceito da teoria de anéis com um diversificado campo de aplicações, como por exemplo, o estudo das Álgebras de Lie, Álgebras de Hopf, Álgebras de Jordan, Álgebras associativas e outras estruturas. Neste nanocurso temos como objetivo analisar o conjunto gerador das matrizes e sua natureza quando inserimos mais uma operação, ou seja, queremos apresentar alterações no conjunto gerador de matrizes olhando-as como uma Álgebra.

Mais informações em artigo-494dd616e3254470131a5b711c6f94fa3849208c-arquivo.pdf (doity.com.br)

14h00 Minicurso Introdução a Sistemas Inteligentes: Inteligência Artificial, Redes Neurais, Lógica Fuzzy e Aplicações Minicurso
Local: (17/10) LAB 6A, térreo do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas - (18/10) Sala 9245, 2º andar

Autor(es): Geizane Lima da Silva e Ana Clara Leal Bastos

Não é de hoje que o ser humano carrega consigo o desejo de criar seres autômatos que executam tarefas. Isso vêm desde à antiguidade. Na mitologia grega já apareciam narrativas sobre objetos mecânicos com movimento autônomo, semelhantes aos seres vivos e com habilidades que desafiavam as leis da natureza, como voar ou realizar tarefas complexas. Atualmente, estamos enredados e rodeados de tecnologias, que nos oferecem conhecimento, melhoram e reduzem custos de serviços, nos dão agilidade em algumas tarefas e até mesmo direcionam algumas das nossas decisões. Sem dúvida, as tecnologias baseadas em sistemas inteligentes têm trazido inovações e impactos profundos na sociedade em geral. Diversas áreas como indústrias, saúde, “e-commerce”, finanças, transporte e educação têm sofrido transformações significativas. Por outro lado, têm aberto espaço para danos sociais como desemprego, marginalização das classes baixas, manutenção de privilégios e outros mecanismos que fomentam a desigualdade. E traz à tona desafios éticos como: privacidade, segurança de dados, vieses algorítmicos que exigem cuidadosa atenção. Neste minicurso pretendemos introduzir conceitos fundamentais dos sistemas inteligentes, bem como apresentar as abordagens mais exploradas na literatura, relembrando o caminho que tem nos trazido grandes maravilhas, mas que, ao mesmo tempo, apresenta grandes desafios a sociedade contemporânea. O foco principal do minicurso será o estudo de duas técnicas: Redes Neurais e Lógica Fuzzy. Também apresentaremos algumas aplicações práticas do uso da Inteligência Artificial no cotidiano. Finalizaremos refletindo sobre os impactos da Inteligência Artificial na nossa vida acadêmica e sobre questões éticas relacionadas ao uso de algumas ferramentas de IA, a exemplo do ChatGPT.

Mais Informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f4bbef-dc9c-450a-9def-76990a883292-mcana-claraegeizane-r5pdf.pdf

16h00 Oficina Explorando Caminhos Eficientes: Otimização por Colônia de Formigas Oficina
Local: L@VIM, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autores: Natália Catarina Santos Alencar e Geizane Lima da Silva

Mais informações :https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f90d25-3a8c-4990-8f29-48bc0a883292-ofcnatalia-alencardocx.docx

14h00 Minicurso Introdução a Sistemas Inteligentes: Inteligência Artificial, Redes Neurais, Lógica Fuzzy e Aplicações Minicurso
Local: (17/10) LAB 6A, térreo do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas - (18/10) Sala 9245, 2º andar

Autor(es): Geizane Lima da Silva e Ana Clara Leal Bastos

Não é de hoje que o ser humano carrega consigo o desejo de criar seres autômatos que executam tarefas. Isso vêm desde à antiguidade. Na mitologia grega já apareciam narrativas sobre objetos mecânicos com movimento autônomo, semelhantes aos seres vivos e com habilidades que desafiavam as leis da natureza, como voar ou realizar tarefas complexas. Atualmente, estamos enredados e rodeados de tecnologias, que nos oferecem conhecimento, melhoram e reduzem custos de serviços, nos dão agilidade em algumas tarefas e até mesmo direcionam algumas das nossas decisões. Sem dúvida, as tecnologias baseadas em sistemas inteligentes têm trazido inovações e impactos profundos na sociedade em geral. Diversas áreas como indústrias, saúde, “e-commerce”, finanças, transporte e educação têm sofrido transformações significativas. Por outro lado, têm aberto espaço para danos sociais como desemprego, marginalização das classes baixas, manutenção de privilégios e outros mecanismos que fomentam a desigualdade. E traz à tona desafios éticos como: privacidade, segurança de dados, vieses algorítmicos que exigem cuidadosa atenção. Neste minicurso pretendemos introduzir conceitos fundamentais dos sistemas inteligentes, bem como apresentar as abordagens mais exploradas na literatura, relembrando o caminho que tem nos trazido grandes maravilhas, mas que, ao mesmo tempo, apresenta grandes desafios a sociedade contemporânea. O foco principal do minicurso será o estudo de duas técnicas: Redes Neurais e Lógica Fuzzy. Também apresentaremos algumas aplicações práticas do uso da Inteligência Artificial no cotidiano. Finalizaremos refletindo sobre os impactos da Inteligência Artificial na nossa vida acadêmica e sobre questões éticas relacionadas ao uso de algumas ferramentas de IA, a exemplo do ChatGPT.

Mais Informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f4bbef-dc9c-450a-9def-76990a883292-mcana-claraegeizane-r5pdf.pdf

14h00 Minicurso Math Mastery Minicurso
Local: Sala 2 (PPGCEM), 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): Thiago Almeida Castro, Roger Alan Aquino Santos, Vanessa Sena Gomes da Silva

Propõe-se para este minicurso, a apresentação de algumas ideias da Álgebra Abstrata de forma descontraída, utilizando como ferramenta as regras regentes de um Card Game (em tradução livre Jogo de Cartas), para tratar temas como: Grupos, Anéis, Espaços Vetoriais, Corpos, Ação e Homomorfismo de Grupos. A razão de apresentar conceitos de Álgebra no contexto gamificado, é a semelhança existente entre as ideias presentes no estudo de Álgebra e as regras do jogo. Tendo em vista que o estudo da Álgebra, assim como em um jogo, não se limita a entender apenas as regras, mas ser capaz de compreender suas estruturas e resultados.

Mais informações em MC 2023 (doity.com.br)

14h00 Minicurso Metodologias Ativas no Ensino de Geometria com o Tinkercad Minicurso
Local: (17/10) Sala 9245, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas - (18/10) Sala 9245, 2º

Autor(es): Antoniel Neves Cruz, Flaviana dos Santos Silva

A geometria é um dos campos da matemática para auxiliar na resolução de problemas da vida real. No entanto, a associação das formas geométricas com as experiências dos estudantes do ensino fundamental ainda é um desafio, seja pela falta de tecnologias digitais na sala de aula para projetar a realidade por meio da simulação virtual ou pela falta de formação dos professores quanto ao uso de dessas tecnologias digitais associadas a geometria. Neste sentido, esse minicurso tem como objetivo contribuir com a formação de licenciados e licenciandos dos cursos de pedagogia e matemática por meio da utilização do ambiente virtual de simulação Tinkercad para construir maquetes integradas às metodologias ativas e assim, ensinar a geometria. A proposta está relacionada à educação matemática e inclui aulas teóricas e práticas, que serão realizadas durante dois dias do evento, totalizando quatro horas de minicurso, tendo como base teórica as considerações de José Moran sobre o uso de metodologias ativas associadas às tecnologias digitais em sala de aula e o ensino de Geometria proposto na BNCC . Com isso, a partir de uma abordagem qualitativa, espera-se que o curso contribua para a formação do público-alvo da proposta.

Mais informações em artigo-e67e34cf73d857bffd062e166199316e62ef209e-arquivo.pdf (doity.com.br)

16h00 Oficina Fractais & Caleidoscópicos: o espetáculo da Geometria Oficina
Local: Sala 9130, 1º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autores: Kaíque Gama da Silva, Ana Clara Leal Bastos e Larissa Pinca Sarros Gomes

Mais informações: 64f75600-9b74-4fe3-bb52-28fe0a883292-ofckaique-ana-larissapdf.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Aprendendo Produtos Notáveis Com Materiais Manipuláveis Minicurso
Local: Sala 9127, 1º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Kaio César de Santana Ferreira, Tailane de Melo Santos, Açucena Araujo Martins

Este minicurso refere-se ao estudo dos produtos notáveis por intermédio de tabuleiros à luz da Abordagem Instrumental proposta por Rabardel (1995), também, a Teoria de Registro de Representação Semiótica de Duval. Nesse contexto, tem-se como objetivo facilitar a compreensão desse conteúdo por meio dos tabuleiros como tecnologia na aquisição de conceitos matemáticos. Em concordância com o objetivo, buscamos compreender e interpretar os fenômenos do processo de ensino e aprendizagem a partir do auxílio da tecnologia em destaque. Pretendemos, assim, proporcionar ao discente uma nova vista em relação aos produtos notáveis através de sua representação geométrica capaz de fornecer alternativas para estudar e assim desenvolver seu raciocínio geométrico.

Mais informações em artigo-7115123a0409835aef64af6e007016b0c72c1501-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Estudo do Cálculo utilizando applets do GeoGebra Minicurso
Local: L@VIM, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Samuel Oliveira dos Santos Nascimento, Liliane Xavier Neves

Com o minicurso "Estudo do Cálculo utilizando applets do GeoGebra" busca-se proporcionar a exploração de conceitos do Cálculo Diferencial e Integral por meio de applets interativos construídos no software de geometria dinâmica GeoGebra. Destinado a estudantes de graduação da área de exatas, professores e entusiastas da Matemática, o minicurso une teoria e prática, a fim de aprofundar a compreensão dos conceitos trabalhados nas disciplinas de Cálculo, aproveitando as ferramentas visuais do software. A visualização é um fator relevante na aprendizagem matemática e a combinação adequada de representações gráficas e algébricas amplia as possibilidades de compreensão de conceitos matemáticos, a partir das relações que podem ser estabelecidas entre esses recursos semióticos. Esse tipo de combinação é característico do software GeoGebra. O quadro teórico no qual se baseia este trabalho é composto pelo constructo teórico Seres-Humanos-com-Mídias e a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Conduzido em um ambiente de aprendizagem com tecnologias, esse minicurso envolverá dois momentos, cada um dos quais se alternará entre discussão teórica e prática com a construção de applets para visualizar resultados relacionados aos conceitos de limites, derivadas e integrais. O minicurso está dividido entre um momento para a instrumentação, em que os participantes terão oportunidade de se familiarizar com as potencialidades do software e, em seguida, a instrumentação, quando esses serão apresentados aos conceitos trabalhados no Cálculo Diferencial e Integral a partir da visualização, com a construção de applets. Com esse minicurso espera-se viabilizar uma postura ativa dos participantes sobre a construção de conhecimento matemático, assim como um novo olhar sobre tópicos do Cálculo Diferencial e Integral, a partir de uma abordagem visual e dinâmica em que as relações matemáticas fiquem mais compreensíveis.

Mais informações em artigo-a4484d298476bf53333a2b34faaa4f70f9578a92-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Uso da ferramenta Scratch para o ensino de matemática Minicurso
Local:

Autor(es): Ciro Campos Chaves, Tarcila Oliveira Matos Muniz

Neste minicurso, exploraremos a aplicação inovadora do ambiente de programação Scratch como uma ferramenta poderosa para o ensino de conceitos matemáticos de forma interativa e envolvente. Abordaremos a integração de conceitos matemáticos fundamentais, como geometria, álgebra e probabilidade, na criação de projetos práticos e jogos usando o Scratch. Aprenderemos a projetar atividades que estimulem o raciocínio lógico, resolução de problemas e colaboração entre os alunos. Temas a serem abordados: Introdução ao Scratch e sua relevância no ensino de Matemática; exploração de ferramentas do Scratch para modelar conceitos geométricos e matemáticos; criação de simulações interativas para visualizar equações e funções e compartilhamento de recursos e estratégias para implementar o Scratch em sala de aula. Ao final deste minicurso, os participantes estarão aptos a alavancar as potencialidades do Scratch como uma abordagem inovadora para tornar o ensino da Matemática mais cativante e compreensível, preparando os estudantes para enfrentar desafios matemáticos com confiança e criatividade.

Mais informações em artigo-f8f1e9647f32537a3f2b4775663e962d2ba0db20-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Uma proposta didática para o ensino dos números irracionais Minicurso
Local: Sala 3114 (PPGCEM), 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): Cícero Alfredo da Silva Filho

Neste minicurso apresentaremos uma proposta didática para o estudo e o ensino dos números irracionais em nível básico para professores, estudantes de matemática e curiosos. Primeiramente abordaremos aspectos históricos dos números irracionais como o seu surgimento na Grécia antiga, os pitagóricos e sua descoberta mais famosa que foi a de que a raiz quadrada de 2 não era um número racional. Também discutiremos tópicos da base nacional comum curricular, a BNCC, relacionados ao ensino de tais números na educação básica. Em seguida, trataremos sobre aspectos teóricos importantes para a formação do professor de matemática, como a existência e algumas propriedades dos conjuntos dos números irracionais.

Mais informações em artigo-187eaa80e4e082f7585d333b4a04ace38837b162-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Desvendando a arte por trás da resolução de problemas: inspirado por Pólya e Tao Minicurso
Local: Sala 9132, 1º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Rafael Pitanga Costa, Maria Vitória Santos da Silva

A capacidade de resolver problemas é uma habilidade fundamental na matemática, contudo, muitas vezes os estudantes enfrentam desafios ao abordar questões mais complexas. Nesse diapasão, este minicurso tem como objetivo fornecer aos participantes ferramentas e técnicas avançadas para a resolução de problemas, inspiradas nas abordagens apresentadas nos livros "A Arte de Resolver Problemas" de George Pólya e "Como Resolver Problemas Matemáticos" de Terence Tao. Desse modo, os cursistas poderão aprender a pensar de forma criativa, além de desenvolver habilidades ligadas ao raciocínio lógico e investigativo. Sendo assim, nossos objetivos contemplam: 1) apresentar aos participantes às estratégias para resolução de problemas inspiradas por George Pólya e Terence Tao; 2) explorar métodos de pensamento crítico e investigativo para solucionar problemas matemáticos; 3) desenvolver a capacidade dos estudantes de analisar problemas complexos, identificar padrões e construir intuições matemáticas; 4) capacitar os cursistas a aplicar as estratégias aprendidas em problemas reais e desafiadores.

Mais informações em artigo-e79dced7a154fcce3f5da05effe3c55e19d78592-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Cacau: sequência interdisciplinar envolvendo Estatística e Biologia Minicurso
Local: Sala 9246, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Reilan Bomfim da Silva, José Erliton Santos Santana, Vanessa de Jesus da Silva

O objetivo deste minicurso é proporcionar, aos presentes, discussões a partir do desenvolvimento de uma sequência de ensino interdisciplinar utilizando o cacau para abordar objetos do conhecimento que envolvem a Estatística e a Biologia sob uma perspectiva social. Essa proposta de ação se configura em um recorte de um projeto de pesquisa que aborda a sequência de ensino interdisciplinar que será utilizada nesta atividade. No primeiro momento, será realizada uma contextualização da situação problema que direciona a sequência de ensino. Em seguida, serão realizadas atividades práticas, pelos cursistas, que envolvem o paquímetro e o cacau, para a coleta de dados, e o preenchimento de formulários para a resolução da situação problema. As ações envolvidas neste minicurso serão realizadas por meio de exploração, exposição, diálogo e reflexão. Espera-se que os participantes da atividade vislumbrem a potencialidade de uma sequência de ensino interdisciplinar e reflitam sobre a importância de práticas pedagógicas que valorizem o protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem.

Mais informações em artigo-8c6d4419e1f7ac03c6105e5fee387e801cdda631-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Conectando atividades, Equidade e o poder das Mentalidades Matemáticas Minicurso
Local: Auditório, 1º andar do Pavilhão Max de Menezes

Autor(es): Patrick Ribeiro Bonina Costa Souza, Alexadre da Silva Souza e John Leon de Almeida Moura

A proposta atual de minicurso tem como sua intenção principal o desenvolvimento de atividades relacionadas às Mentalidades Matemáticas, com o propósito de promover a equidade na aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, o minicurso se baseia nas atividades e discussões abordadas no livro "Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes através da matemática criativa", escrito por Jo Boaler, além de estudos que abordam a questão da equidade no processo de aprendizagem. A abordagem inicial envolve a execução de algumas atividades propostas no livro, permitindo que os participantes enfrentem e resolvam diferentes situações. Num segundo momento, os participantes terão a oportunidade de compartilhar as suas soluções com os seus colegas do minicurso, promovendo uma abordagem crítica e reflexiva sobre as situações apresentadas. Finalmente, será feita uma breve análise sobre a importância das Mentalidades Matemáticas e como elas se relacionam com a equidade na aprendizagem.

Mais informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f5ffd0-78d8-4c50-bb88-09640a883292-mcpatrick-alexandre-john1pdf.pdf

19h30 Minicurso Mãos à Dobradura: a magia nas formas geométricas Minicurso
Local: Sala 9245, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Nadja Guimarães de Souza e João Felipe Nascimento Dias

A técnica de dobradura pode ser um excelente recurso para utilizar na sala de aula, sendo possível através dessa técnica construir diversos materiais manipuláveis, pois a sua principal característica é a manipulação tátil, além de ser um instrumento de baixo custo, já que o seu principal material é o papel. Através da dobradura é possível explorar diversos conceitos geométricos, além disso, a dobradura permite desenvolver diversos aspectos, tais como, concentração, coordenação motora, criatividade, organização de ideias, interpretação de diagramas, identificar as características de figuras planas e espaciais. A proposta desse minicurso é a construção de objetos manipuláveis através da técnica de dobradura, no decorrer do minicurso serão construídos o hexaflexágono e o cubo infinito. Enquanto o hexaflexágono pode ser associado a estudos de geometria plana, o cubo infinito pode ser utilizado para estudos relacionados a geometria espacial.

Mais Informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f7b9fa-2ca8-450b-99a8-53c70a883292-mcnadja-joaopdf.pdf

14h00 Minicurso Math Mastery Minicurso
Local: Sala 2 (PPGCEM), 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): Thiago Almeida Castro, Roger Alan Aquino Santos, Vanessa Sena Gomes da Silva

Propõe-se para este minicurso, a apresentação de algumas ideias da Álgebra Abstrata de forma descontraída, utilizando como ferramenta as regras regentes de um Card Game (em tradução livre Jogo de Cartas), para tratar temas como: Grupos, Anéis, Espaços Vetoriais, Corpos, Ação e Homomorfismo de Grupos. A razão de apresentar conceitos de Álgebra no contexto gamificado, é a semelhança existente entre as ideias presentes no estudo de Álgebra e as regras do jogo. Tendo em vista que o estudo da Álgebra, assim como em um jogo, não se limita a entender apenas as regras, mas ser capaz de compreender suas estruturas e resultados.

Mais informações em MC 2023 (doity.com.br)

14h00 Minicurso Metodologias Ativas no Ensino de Geometria com o Tinkercad Minicurso
Local: (17/10) Sala 9245, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas - (18/10) Sala 9245, 2º

Autor(es): Antoniel Neves Cruz, Flaviana dos Santos Silva

A geometria é um dos campos da matemática para auxiliar na resolução de problemas da vida real. No entanto, a associação das formas geométricas com as experiências dos estudantes do ensino fundamental ainda é um desafio, seja pela falta de tecnologias digitais na sala de aula para projetar a realidade por meio da simulação virtual ou pela falta de formação dos professores quanto ao uso de dessas tecnologias digitais associadas a geometria. Neste sentido, esse minicurso tem como objetivo contribuir com a formação de licenciados e licenciandos dos cursos de pedagogia e matemática por meio da utilização do ambiente virtual de simulação Tinkercad para construir maquetes integradas às metodologias ativas e assim, ensinar a geometria. A proposta está relacionada à educação matemática e inclui aulas teóricas e práticas, que serão realizadas durante dois dias do evento, totalizando quatro horas de minicurso, tendo como base teórica as considerações de José Moran sobre o uso de metodologias ativas associadas às tecnologias digitais em sala de aula e o ensino de Geometria proposto na BNCC . Com isso, a partir de uma abordagem qualitativa, espera-se que o curso contribua para a formação do público-alvo da proposta.

Mais informações em artigo-e67e34cf73d857bffd062e166199316e62ef209e-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Aprendendo Produtos Notáveis Com Materiais Manipuláveis Minicurso
Local: Sala 9127, 1º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Kaio César de Santana Ferreira, Tailane de Melo Santos, Açucena Araujo Martins

Este minicurso refere-se ao estudo dos produtos notáveis por intermédio de tabuleiros à luz da Abordagem Instrumental proposta por Rabardel (1995), também, a Teoria de Registro de Representação Semiótica de Duval. Nesse contexto, tem-se como objetivo facilitar a compreensão desse conteúdo por meio dos tabuleiros como tecnologia na aquisição de conceitos matemáticos. Em concordância com o objetivo, buscamos compreender e interpretar os fenômenos do processo de ensino e aprendizagem a partir do auxílio da tecnologia em destaque. Pretendemos, assim, proporcionar ao discente uma nova vista em relação aos produtos notáveis através de sua representação geométrica capaz de fornecer alternativas para estudar e assim desenvolver seu raciocínio geométrico.

Mais informações em artigo-7115123a0409835aef64af6e007016b0c72c1501-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Estudo do Cálculo utilizando applets do GeoGebra Minicurso
Local: L@VIM, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Samuel Oliveira dos Santos Nascimento, Liliane Xavier Neves

Com o minicurso "Estudo do Cálculo utilizando applets do GeoGebra" busca-se proporcionar a exploração de conceitos do Cálculo Diferencial e Integral por meio de applets interativos construídos no software de geometria dinâmica GeoGebra. Destinado a estudantes de graduação da área de exatas, professores e entusiastas da Matemática, o minicurso une teoria e prática, a fim de aprofundar a compreensão dos conceitos trabalhados nas disciplinas de Cálculo, aproveitando as ferramentas visuais do software. A visualização é um fator relevante na aprendizagem matemática e a combinação adequada de representações gráficas e algébricas amplia as possibilidades de compreensão de conceitos matemáticos, a partir das relações que podem ser estabelecidas entre esses recursos semióticos. Esse tipo de combinação é característico do software GeoGebra. O quadro teórico no qual se baseia este trabalho é composto pelo constructo teórico Seres-Humanos-com-Mídias e a teoria dos Registros de Representação Semiótica. Conduzido em um ambiente de aprendizagem com tecnologias, esse minicurso envolverá dois momentos, cada um dos quais se alternará entre discussão teórica e prática com a construção de applets para visualizar resultados relacionados aos conceitos de limites, derivadas e integrais. O minicurso está dividido entre um momento para a instrumentação, em que os participantes terão oportunidade de se familiarizar com as potencialidades do software e, em seguida, a instrumentação, quando esses serão apresentados aos conceitos trabalhados no Cálculo Diferencial e Integral a partir da visualização, com a construção de applets. Com esse minicurso espera-se viabilizar uma postura ativa dos participantes sobre a construção de conhecimento matemático, assim como um novo olhar sobre tópicos do Cálculo Diferencial e Integral, a partir de uma abordagem visual e dinâmica em que as relações matemáticas fiquem mais compreensíveis.

Mais informações em artigo-a4484d298476bf53333a2b34faaa4f70f9578a92-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Uso da ferramenta Scratch para o ensino de matemática Minicurso
Local:

Autor(es): Ciro Campos Chaves, Tarcila Oliveira Matos Muniz

Neste minicurso, exploraremos a aplicação inovadora do ambiente de programação Scratch como uma ferramenta poderosa para o ensino de conceitos matemáticos de forma interativa e envolvente. Abordaremos a integração de conceitos matemáticos fundamentais, como geometria, álgebra e probabilidade, na criação de projetos práticos e jogos usando o Scratch. Aprenderemos a projetar atividades que estimulem o raciocínio lógico, resolução de problemas e colaboração entre os alunos. Temas a serem abordados: Introdução ao Scratch e sua relevância no ensino de Matemática; exploração de ferramentas do Scratch para modelar conceitos geométricos e matemáticos; criação de simulações interativas para visualizar equações e funções e compartilhamento de recursos e estratégias para implementar o Scratch em sala de aula. Ao final deste minicurso, os participantes estarão aptos a alavancar as potencialidades do Scratch como uma abordagem inovadora para tornar o ensino da Matemática mais cativante e compreensível, preparando os estudantes para enfrentar desafios matemáticos com confiança e criatividade.

Mais informações em artigo-f8f1e9647f32537a3f2b4775663e962d2ba0db20-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Uma proposta didática para o ensino dos números irracionais Minicurso
Local: Sala 3114 (PPGCEM), 1º andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): Cícero Alfredo da Silva Filho

Neste minicurso apresentaremos uma proposta didática para o estudo e o ensino dos números irracionais em nível básico para professores, estudantes de matemática e curiosos. Primeiramente abordaremos aspectos históricos dos números irracionais como o seu surgimento na Grécia antiga, os pitagóricos e sua descoberta mais famosa que foi a de que a raiz quadrada de 2 não era um número racional. Também discutiremos tópicos da base nacional comum curricular, a BNCC, relacionados ao ensino de tais números na educação básica. Em seguida, trataremos sobre aspectos teóricos importantes para a formação do professor de matemática, como a existência e algumas propriedades dos conjuntos dos números irracionais.

Mais informações em artigo-187eaa80e4e082f7585d333b4a04ace38837b162-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Desvendando a arte por trás da resolução de problemas: inspirado por Pólya e Tao Minicurso
Local: Sala 9132, 1º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Rafael Pitanga Costa, Maria Vitória Santos da Silva

A capacidade de resolver problemas é uma habilidade fundamental na matemática, contudo, muitas vezes os estudantes enfrentam desafios ao abordar questões mais complexas. Nesse diapasão, este minicurso tem como objetivo fornecer aos participantes ferramentas e técnicas avançadas para a resolução de problemas, inspiradas nas abordagens apresentadas nos livros "A Arte de Resolver Problemas" de George Pólya e "Como Resolver Problemas Matemáticos" de Terence Tao. Desse modo, os cursistas poderão aprender a pensar de forma criativa, além de desenvolver habilidades ligadas ao raciocínio lógico e investigativo. Sendo assim, nossos objetivos contemplam: 1) apresentar aos participantes às estratégias para resolução de problemas inspiradas por George Pólya e Terence Tao; 2) explorar métodos de pensamento crítico e investigativo para solucionar problemas matemáticos; 3) desenvolver a capacidade dos estudantes de analisar problemas complexos, identificar padrões e construir intuições matemáticas; 4) capacitar os cursistas a aplicar as estratégias aprendidas em problemas reais e desafiadores.

Mais informações em artigo-e79dced7a154fcce3f5da05effe3c55e19d78592-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Cacau: sequência interdisciplinar envolvendo Estatística e Biologia Minicurso
Local: Sala 9246, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Reilan Bomfim da Silva, José Erliton Santos Santana, Vanessa de Jesus da Silva

O objetivo deste minicurso é proporcionar, aos presentes, discussões a partir do desenvolvimento de uma sequência de ensino interdisciplinar utilizando o cacau para abordar objetos do conhecimento que envolvem a Estatística e a Biologia sob uma perspectiva social. Essa proposta de ação se configura em um recorte de um projeto de pesquisa que aborda a sequência de ensino interdisciplinar que será utilizada nesta atividade. No primeiro momento, será realizada uma contextualização da situação problema que direciona a sequência de ensino. Em seguida, serão realizadas atividades práticas, pelos cursistas, que envolvem o paquímetro e o cacau, para a coleta de dados, e o preenchimento de formulários para a resolução da situação problema. As ações envolvidas neste minicurso serão realizadas por meio de exploração, exposição, diálogo e reflexão. Espera-se que os participantes da atividade vislumbrem a potencialidade de uma sequência de ensino interdisciplinar e reflitam sobre a importância de práticas pedagógicas que valorizem o protagonismo do estudante no processo de ensino e aprendizagem.

Mais informações em artigo-8c6d4419e1f7ac03c6105e5fee387e801cdda631-arquivo.pdf (doity.com.br)

19h30 Minicurso Conectando atividades, Equidade e o poder das Mentalidades Matemáticas Minicurso
Local: Auditório, 1º andar do Pavilhão Max de Menezes

Autor(es): Patrick Ribeiro Bonina Costa Souza, Alexadre da Silva Souza e John Leon de Almeida Moura

A proposta atual de minicurso tem como sua intenção principal o desenvolvimento de atividades relacionadas às Mentalidades Matemáticas, com o propósito de promover a equidade na aprendizagem. Para alcançar esse objetivo, o minicurso se baseia nas atividades e discussões abordadas no livro "Mentalidades Matemáticas: estimulando o potencial dos estudantes através da matemática criativa", escrito por Jo Boaler, além de estudos que abordam a questão da equidade no processo de aprendizagem. A abordagem inicial envolve a execução de algumas atividades propostas no livro, permitindo que os participantes enfrentem e resolvam diferentes situações. Num segundo momento, os participantes terão a oportunidade de compartilhar as suas soluções com os seus colegas do minicurso, promovendo uma abordagem crítica e reflexiva sobre as situações apresentadas. Finalmente, será feita uma breve análise sobre a importância das Mentalidades Matemáticas e como elas se relacionam com a equidade na aprendizagem.

Mais informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f5ffd0-78d8-4c50-bb88-09640a883292-mcpatrick-alexandre-john1pdf.pdf

19h30 Minicurso Mãos à Dobradura: a magia nas formas geométricas Minicurso
Local: Sala 9245, 2º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Nadja Guimarães de Souza e João Felipe Nascimento Dias

A técnica de dobradura pode ser um excelente recurso para utilizar na sala de aula, sendo possível através dessa técnica construir diversos materiais manipuláveis, pois a sua principal característica é a manipulação tátil, além de ser um instrumento de baixo custo, já que o seu principal material é o papel. Através da dobradura é possível explorar diversos conceitos geométricos, além disso, a dobradura permite desenvolver diversos aspectos, tais como, concentração, coordenação motora, criatividade, organização de ideias, interpretação de diagramas, identificar as características de figuras planas e espaciais. A proposta desse minicurso é a construção de objetos manipuláveis através da técnica de dobradura, no decorrer do minicurso serão construídos o hexaflexágono e o cubo infinito. Enquanto o hexaflexágono pode ser associado a estudos de geometria plana, o cubo infinito pode ser utilizado para estudos relacionados a geometria espacial.

Mais Informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f7b9fa-2ca8-450b-99a8-53c70a883292-mcnadja-joaopdf.pdf

14h00 Oficina Origametria: o conhecimento está nas dobras Oficina
Local: Sala 1 (PPGCEM), 1o andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): João Pedro Nascimento Santos, Felipe Gabriel Cardoso Santos, Ingridy Lemos Patriota

Mais informações em artigo-29bfdc84891e11a6b55324b8ec4a26deff119b9b-arquivo.pdf (doity.com.br)

14h00 Oficina Batalha naval na matemática através do plano cartesiano Oficina
Local: Sala 2 (PPGCEM), 1o andar do Pavilhão Jorge Amado

Autor(es): Tainara Almeida Nascimento, Paula Eduarda Rocha Passos, Jullya Eduarda Pereira da Silva

Mais informações em OF_Tainara-Paula-Jullya.pdf (doity.com.br)

14h00 Oficina Trigonomed: um instrumento para calcular distâncias Oficina
Local: Sala 2101, 1o andar do Pavilhão Adonias Filho

Trigonomed: um instrumento para calcular distâncias

Autor(es): Mariana de Oliveira Santana, Samuel Coutinho Silva e Daniel Coutinho Silva

Mais informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f7e421-2d2c-49fa-9cc1-4dc70a883292-ofmariana-samuel-danielpdf.pdf

14h00 Oficina A visualização geométrica através do Tangram Oficina
Local: Sala 1211, 2o andar do Pavilhão Pedro Calmon

Autores: Yasmin Santos Lima e João Vittor Bispo dos Santos

Mais Informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-67d9b481decb2c2af73970410a1f636122e4f692-arquivo.pdf

14h00 Oficina Soroban: Uma Ferramenta Pedagógica para o Ensino das operações básicas (adição, subtração, divisão e multiplicação) Oficina
Local: Sala 1213, 2o andar do Pavilhão Pedro Calmon

Autor(es): José Guilherme Dantas Silva e Juan Cerqueira Santos

Mais informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-df7340face98f1f5f3016cb75f82369920d12cdb-arquivo.pdf

14h00 Oficina Desvendando os segredos da Torre de Hanói Oficina
Local: Sala 1106, 1o andar do Pavilhão Pedro Calmon

Autores: John Emanuel Dantas Marcelino, Rafael Pitanga Costa e Kamille Oliveira Campos Araújo

Mais informações:https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f92c8b-fd4c-4a55-8a2a-577e0a883292-ofcjohn-rafael-kamillepdf.pdf

15h00 Nanocurso Desenho Geométrico: Construindo Tangram Nanocurso
Local: Sala 9132, 1º andar do Pavilhão de Ciências Exatas e Tecnológicas

Autor(es): Açucena Araújo Martins e Kaio César de Santana Ferreira

Este nanocurso refere-se ao estudo das convenções, traçados, algumas características de polígonos e manuseio de instrumentos referentes a geometria descritiva por intermédio da construção do quebra cabeça japonês intitulado tangram, à luz da abordagem teórica proposta por Sampaio (2005). Nesse contexto, objetiva-se revisar e compreender conteúdos próprios da parte geométrica no processo de ensino e aprendizagem a partir, da elaboração do tangram. Em concordância com o objetivo, pretendemos proporcionar aos discentes uma nova visão em relação ao segmento da matemática supracitado e abordar uma forma mais dinâmica e atrativa de estudo no qual, possam manipular e produzir suas ferramentas para nortear o processo de aprender.

Mais informações: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f9019c-a0e4-429d-8939-185e0a883292-ncacucena-kaio-rosanepdf.pdf

08h00 Sessão 1 de Relatos e Comunicações Científicas Comunicação científica
Local: AUDITÓRIO CENTRO DE INOVAÇÃO DO CACAU - 2° ANDAR DO JORGE AMADO

Polinômios standard e simétrico vistos como identidades polinomiais para a álgebra Mn(E)

Autor(es) : Gabriel Santana Monteiro

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática Pura

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-60b2e08cd98298fb6bf899febdcfad9c34aac136-arquivo.pdf

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Sobre os racionais do conjunto ternário de Cantor

Autor(es) : Ismar de Jesus Santos

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática Pura

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-9d0dffa0bf108b26f3ce4f60da690ede2c29ede8-arquivo.pdf

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A identidade standard no quadrado tensorial da álgebra de Grassmann

Autor(es) : Geraldo de Assis Junior

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática Pura

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-95605deeffddc99dcf0c25e17a84c279363c9f2b-arquivo.pdf

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Uma breve apresentação dos sistemas semidinâmicos impulsivos.

Autor(es) : Lucas Venâncio da Silva Santos

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática Pura

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-676ce77fa68e48eef310bd3b6f76f6369a973c4f-arquivo.pdf

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Problema de roteamento de veículo: um estudo comparativo de modelos e solvers para resolução.

Autor(es) : Beatriz Brito Tavares e Eduardo Delcides Bernardes

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Matemática Aplicada

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-e86b3afa3d9cdb2ffb84ba4cb610b2741de8a545-arquivo.pdf

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A criação de um repositório digital de PI-Álgebra

Autor(es) : Viviane Luz Dias, Júlio César dos Reis e Lucas Venâncio da Silva Santos

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Matemática Pura

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/artigo-e3a54b6c86be9660fef85073667925a1a6dbf8ef-arquivo.pdf

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Reflexões acerca da avaliação da aprendizagem do aluno

Autor(es) : Luana Silva de Jesus

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f9101a-1cf8-4004-b84d-466c0a883292-rexpluana-jesuspdf.pdf

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Resolva para Vencer – Jogo de Tabuleiro Matemático aplicado em sala de aula

Autor(es) : Mauricio Silva Souza e Alanna Helenita Lima Santos

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f92411-ecc0-4abd-9227-36d00a883292-rexpmauricio-alannapdf.pdf

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18h30 Sessão 5 de Relatos e Comunicações Científicas Comunicação científica
Local:

Adivinhação da carta - Scratch

Autor(es) : Adson Oliveira Albano e Luana Cerqueira de Almeida

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: artigo-56fadda3210fbcdf29092dad226387db5ba84250-arquivo.pdf (doity.com.br)

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Sequência de Ensino Interdisciplinar: uma visão fundamentada no Ciclo Investigativo PPDAC

Autor(es) : Maria Vitória Santos da Silva, UriásJonas França Soares e Eurivalda Ribeiro dos Santos Santana

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: Sequência de Ensino Interdisciplinar: uma visão fundamentada no Ciclo Investigativo PPDAC.pdf

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Matemática sobre a ótica de modelagem

Autor(es) : Ericson Yamina Agostinho, Daniel Ferreira Cruz e José Nilton Kawatá

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: artigo-d2918a653010f2d123d94258ec6048868ec25f71-arquivo.pdf (doity.com.br)

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Teoria de Bilhares aplicada para o ensino de cônicas no Ensino Básico

Autor(es) : Vinicius Augusto Takahashi Arakawa e Flávio de Oliveira Ribeiro

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: Teoria de Bilhares aplicada para o ensino de cônicas no Ensino Básico.pdf

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18h30 Sessão 2 de Relatos e Comunicações Científicas Comunicação científica
Local: 3114, DO PPGECM, 1º ANDAR DO PAVILHÃO JORGE AMADO

Sequência de ensino interdisciplinar: relato de experiência no XX EBEM

Autor(es) :José Erliton Santos Santana, Reilan Bomfim da Silva e Vanessa de Jesus da Silva

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f614a9-7dbc-4e5c-a29a-7fe40a883292-rexpjose-reilan-vanessadocx.docx

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Roleta do pix: uma dinâmica realizada através do programa de residência pedagógica

Autor(es) :Amanda dos Santos Santiago e Roque da Silva Lyrio

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f30a87-0a50-46f4-891b-5f2e0a883292-07801656598pdf.pdf

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Um olhar reflexivo sobre o processo de elaboração de uma atividade matemática diagnóstica.

Autor(es) : Luana Silva de Jesus

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: Um olhar reflexivo sobre o processo de elaboração de uma atividade matemática diagnóstica.pdf

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Utilização do bingo como ferramenta de ensino da Função Afim

Autor(es) : Luana Silva de Jesus

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: Utilização do bingo como ferramenta de ensino da Função Afim.pdf

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18h30 Sessão 4 de Relatos e Comunicações Científicas Comunicação científica
Local: SALA DE MULTIMEIOS DA ENFERMAGEM

A lei dos números anômalos e sua aplicação em sala de aula: analisando dados exoplanetários

Autor(es) : Ana Carla Santos Cesar e Adriano Silva de Jesus

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: A lei dos números anômalos e sua aplicação em sala de aula: analisando dados exoplanetários.pdf

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CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: uma proposta de ensino utilizando a música Aquarela

Autor(es) : Bruna Batista Costa e Rosane Leite Funato

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: CONSTRUÇÕES GEOMÉTRICAS: uma proposta de ensino utilizando a música Aquarela.pdf

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Concepções acadêmicas dos últimos cinco anos acerca da Educação Financeira

Autor(es) : Vinícius Correia Charilli e Flaviana dos Santos Silva

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: Concepções acadêmicas dos últimos cinco anos acerca da Educação Financeira.pdf

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Problemas que envolvem Trigonometria e a produção de vídeos com conteúdo matemático

Autor(es) : Natália dos Anjos Sena Silva e Liliane Xavier Neves

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: Problemas que envolvem Trigonometria e a produção de vídeos com conteúdo matemático.pdf

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18h30 Sessão 3 de Relatos e Comunicações Científicas Comunicação científica
Local: AUDITÓRIO CENTRO DE INOVAÇÃO DO CACAU - 2° ANDAR DO JORGE AMADO

Uma Sequência de Ensino Durante o Estágio Supervisionado em Matemática

Autor(es) : Kaio César de Santana Ferreira e Patrick Ribeiro Bonina Costa Souza

Modalidade: Relato de Experiência

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f693a3-9d18-4860-ba92-70650a883292-rekaio-patrickpdf.pdf

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Produção de E-book baseado em atividades orientadoras de ensino de Matemática em um contexto inclusivo

Autor(es) : Patrick Ribeiro Bonina Costa Souza e Flaviana dos Santos Silva

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f6002d-b120-4d9c-b331-08060a883292-ccpatrick-souza1pdf.pdf

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COMPETÊNCIA TECNOLÓGICA DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMÁTICA EM CAMAMU

Autor(es) : Karen Marinho de Oliveira Cerqueira e Liliane Xavier Neves

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f501c9-0c48-493d-864a-23280a883292-cckaren-lilianepdf.pdf

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Desenvolvendo o Futuro : Pensamento Computacional no Ensino Médio e Fundamental

Autor(es) : Afonso Henrique Oliveira de Souza e Geizane Lima da Silva

Modalidade: Comunicação científica

Área temática: Educação Matemática

Mais informações em: https://doity.com.br/media/doity/submissoes/64f8ba20-cb74-4c21-b76d-7e4e0a883292-ccafonso-henriquepdfpdf.pdf

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19h30 Palestra de Abertura: Matemática Humanista em tempos de propagação de Ódio Palestra
Local: Auditório Jorge Amado

Palestrante: Dr. Carlos Carlos Mathias Motta

O palestrante fará uma abordagem histórica às mudanças ocorridas nas perspectivas do fazer matemático entre os séculos XVIII e XX, a fim de contextualizar a importância da educação e das práticas matemáticas na contemporaneidade na construção de consensos acerca de uma ética para a Paz.

16h00 Mesa Redonda: Novo Projeto Pedagógico Curricular (PPC) Mesa Temática
Local: Auditório Centro de Inovação do Cacau - 2º andar do Jorge Amado

Membros da mesa: Dra. Pryscilla dos Santos Ferreira Silva, Dra. Mirela Vanina de Mello e Dra. Diná da Silva Correia

O Projeto Pedagógico Curricular (PPC) é um documento essencial para as Instituições de Ensino Superior, no qual são definidas as diretrizes, estrutura e formas de realização das diversas atividades que englobam a formação científica e profissional dos indivíduos. Porém é importante olhar para o PPC, para além das questões técnicas. Desta forma, o objetivo desta mesa-redonda é olharmos todos para o Projeto Pedagógico Curricular dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Matemática desta instituição com a lente voltada para o profissional que buscamos formar. Ou seja, um profissional que seja capaz de contribuir para uma sociedade mais humana, justa, igualitária e ética.

17h00 Mesa Redonda: Formação profissional no Bacharelado e Licenciatura em Matemática da UESC Mesa-redonda
Local: Auditório Jorge Amado

Membros da mesa: Ma. Luana Cerqueira de Almeida , Me. Caio Fabio dos Santos de Oliveira, Dr. Rodrigo Silva dos Santos e Ma. Poliane Alves Santos

Os convidados falarão sobre as conquistas em suas carreiras na matemática, assim como sobre suas experiências, as perspectivas futuras. O que te impulsiona, o que te faz ficar feliz em estar trabalhando com a Matemática.

19h30 Palestra de Encerramento Caracterização variacional de uma superfície mínima Palestra
Local: Auditório Jorge Amado

Palestrante: Dr. Darlan Ferreira de Oliveira

Nesta apresentação faremos uma breve introdução do conceito de superfície mínima e mostrarmos que a sua caracterização geometricamente através da curvatura média nula se equivale a condição desses objetos serem pontos críticos de um certo funcional que mede, num certo sentido, as áreas de suas variações. A ideia é apresentar tal conceito de forma bem intuitiva e utilizar películas de sabão para dar exemplos de como esses objetos podem ser realizados fisicamente.

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Local

Universidade Estadual de Santa Cruz, 45662-900, Rodovia Jorge Amado, Salobrinho, Ilhéus, Bahia
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Organizador

XVI SEMAT UESC