XX Semana Pedagógica das Fipar

6 de maio de 2019, 18h30 até 10 de maio de 2019, 22h00

Faculdades Integradas de Paranaíba FIPAR, Paranaíba, MS

Sobre

XX SEMANA DE PEDAGOGIA DA FIPAR:

EDUCAÇÃO E SOFRIMENTO OU SOFRIMENTO DA EDUCAÇÃO??

I ENCONTRO REGIONAL DA EDUCAÇÃO MEDICALIZADA

DE MATO GROSSO DO SUL

De 06 A 10 maio de 2019 – PARANAÍBA - MS

INSCRIÇÕES

Valor da inscrição:

R$ 40,00 – 30 horas (com ou sem apresentação de trabalho, noturno)

Certificado 10 horas (oficinas e mesa redonda, periodo vespertino)

Carga horária do evento: 30 horas evento completo [tarde e noite]

10 horas oficinas e mesa redonda. [tarde]

Com apresentação de trabalho: até 26/04/2019

Sem apresentação de trabalho: até 02/05/2019

Programação:

• 06/05/2019

18:00 às 19:00 – Credenciamento

19:00 às 21:30 – Cine-debate

Tema 1: Filme “A onda”

Debatedor: Prof. Dr. Isael José Santana (UEMS)

Tema 2: Filme “Orquestra dos meninos”

Debatedora: Profª. Me. Tânya Marques Cardoso (UFMS/UNESP)

Tema 3: Filme “Pro dia nascer feliz”

Debatedora: Profª. Dra. Ana Cláudia dos Santos (UFMS)

Tema 4: Filme “Tarja branca”

Debatedora: Profª. Me. Maria Cristina Leal de Freitas (FIPAR)

• 07/05/2019

18:00 às 19:00 – Credenciamento

19:00 às 19:20 – Abertura oficial do evento

19:20 às 19:30 – Apresentação cultual

19:30 às 22:00 – Mesa redonda:

Medicalização e sofrimento ou sofrimento da educação?

Tema 1: Educação medicalizada, vida medicalizada

Profª. Me. Valéria Campinas Braunstein (UNIFESP - UNIP – NEM-CRP-SP - GIQE)

Tema 2: Educação medicalizada e “queixa escolar”

Profª. Esp. Lilian Suzuki (FACULDADES OSWALDO CRUZ/NEM-CRP-SP)

Mediador: Prof. Me. Cledione Jacinto de Freitas (FIPAR/UNESP)

• 08/05/2019

13:30 às 16:30 – Oficinas

Tema 1: Pensando o espaço escolar e a vida sem medicamentos

Psicóloga. Me. Beatriz de Souza Paula (USP - GIQE)

Tema 2: Medicalização; educação; escolarização e preconceito

Profª. Me. Valéria Campinas Braunstein (UNIFESP - UNIP – NEM-CRP-SP - GIQUE)

Tema 3: Apoio a queixa escolar – TDAH e supostos transtornos

Profª. Esp. Lilian Suzuki (FACULDADES OSWALDO CRUZ/NEM-CRP-SP)

18:45 às 20:00 – Apresentação de Trabalhos

20:00 às 22:00 – Palestra:

Medicalização, desemparedamento; a escola e o encontro da natureza

Psicóloga. Me. Beatriz de Souza Paula (USP - GIQE)

Mediador: Prof. Dr. Hélio Roberto Braunstein (UFMS – Nipea- Psicom)

• 09/05/2019

13:00 às 16:00 – Mesa redonda: Queixa e fracasso escolar: a culpa é de quem?

Tema 1: Intervenção em queixa escolar.

Psicóloga. Me. Beatriz de Souza Paula (USP - GIQUE)

Tema 2: Fracasso escolar

Profª. Esp. Valderly Maria dos Santos Rodrigues de Paula: Possíveis causas do fracasso escolar. (SED-MS)

Mediador:

Prof. Dr. Hélio Roberto Braunstein (UFMS – Nipea - Psicom)

19:00 às 19:15 – Atividade cultural: teatro em Libras

19:15 às 21:30 – Mesa redonda: A prática profissional e o enfrentamento ao sofrimento no contexto educacional e socio educacional

Tema 1: Saúde do trabalhador no contexto educacional e socio educacional

Profª. Dra. Ana Cláudia dos Santos (UFMS)

Tema 2:Identidade Profissional Docente e Cultura escolar

Profª. Dra. Milka Helena Carrilho Slavez (UEMS)

Mediadora: Profª. Me. Christine Lacerda Bejas (FIPAR)

• 10/05/2019

19:00 às 20:30 – Palestra:

Sofrimento psíquico na educação superior: compartilhando experiências na atenção psicológica ao universitário.

Psicóloga. Me. Mayara Karolina Alvarenga R. Gomes Coutinho (UFMS)

20:30 às 21:30 – Musical Disney Para Todo Sempre

21:30 – Coquetel de encerramento.

Trabalhos

• Resumo simples – de 200 a 300 palavras.

• Permitido até 02 (dois) trabalhos por inscrito, conforme critérios estabelecidos nas normas para submissão de trabalhos na XX Semana de Pedagogia.

• Permitido até 03 (três) autores: 02 (dois) alunos (as) e o (a) professor (a) orientador (a).

Grupo de Trabalhos:

1. Educação e Sociedade;

2. Educação e Transdisciplinaridade;

3. Educação e Formação de professores;

4. A educação e Processos Lúdicos.

Data limite para envio dos resumos: dia 26/04/2019.

Relação dos resumos aprovados: dia 03/05/2019.

Normas para submissão de trabalhos na XX Semana de Pedagogia das FIPAR intitulada: “Educação e Sofrimento ou Sofrimento da Educação??” e o I Encontro Regional da Educação Medicalizada de Mato Grosso Do Sul.

Instruções gerais

1) O participante poderá ser autor (a) ou coautor (a) em dois (2) resumos;

Obs: O (a) orientador (a) poderá constar como coautor em vários trabalhos.

2) Os/as autores (as) na confecção dos trabalhos científicos deverão seguir as normas do Evento e as da ABNT, NBR 6028 para resumo.

a) Não serão aceitas notas de rodapé nos resumos;

b) Não serão aceitas citações diretas nos resumos;

c) Recomenda-se evitar fazer referência no resumo. Exemplo Silva (2018); (SILVA, 2018).

d) No campo nome dos autores e filiação institucional é permitido apenas colocar o nome de cada autor, a instituição a qual pertence. Não será aceita a inclusão das palavras aluno(a)/acadêmico(a)/orientador(a) antecedendo o nome dos autores. Trabalhos nesse formato não serão avaliados pela comissão científica.

3) Não serão aceitos trabalhos que não contemplem as normas do Evento e da ABNT.

4) O/a (s) autor/a (es/as) dos resumos (exceto os (as) orientadores (as)) não receberão certificados caso:

a) Se ausentarem da Grupo de Trabalho durante a comunicação do seu trabalho;

b) Faltarem ao Grupo de Trabalho na data de apresentação;

c) Somente o/a (s) autor/a (es/as) presente (s) no Grupo de Trabalho e que assinarem a lista de presença de apresentador terá/terão direito ao (s) certificado (s) de comunicação oral.

5) Após a confecção do resumo seguindo as normas estabelecidas, o autor principal do trabalho deverá submetê-lo no Google Formulário (link abaixo), copiando e colando os itens do resumo e anexando nos campos do formulário.

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd48BS2hEXwgR25q_dpaqFAmur3Q19gOkp8NzwpgsQbvB_pMw/viewform

NORMAS PARA RESUMO (COMUNICAÇÃO ORAL)


1) Título e subtítulo: Título em português, centralizado, negrito e em caixa alta; subtítulo negrito e minúsculo, separado do título por dois pontos (:);

2) Autor (es) e filiação institucional: nome(s) do(s) autor(es), sigla da instituição e e-mail alinhados à direita.

3) corpo do texto: em português, em parágrafo único justificado, contendo entre 200 e 300 palavras, com extensão DOC “padrão Word 2003”, explicitando: introdução, objetivo(s), aporte teórico-metodológico, resultados e conclusões.

4) Palavras-chave: mínimo três (03), máximo cinco (05).

Modelo de Resumo Para os Trabalhos

TÍTULO MAIÚSCULO E NEGRITO: subtítulo minúsculo e negrito

Nome Completo do (a) Autor (a) 1 (G-FIPAR)

Email.

Nome Completo do (a) Autor (a) 2 (G-FIPAR)

Email.

Nome Completo do (a) Orientador (a) (FIPAR)

Email.

RESUMO

As Faculdades Integradas de Paranaíba – FIPAR em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, campus de Paranaíba - CPAR realiza entre os dias 06 e 10 de maio de 2019, XX Semana de Pedagogia das FIPAR intitulada: “Educação e Sofrimento ou Sofrimento da Educação??” e o I Encontro Regional da Educação Medicalizada de Mato Grosso Do Sul. O objetivo do evento é discutir e problematizar a relação sofrimento e educação, com ênfase no questionamento sobre o sofrimento da educação. A perspectiva metodológica adotada prima pela pluralidade, devido à complexidade do fenômeno em suas mais variadas facetas. A medicalização na sociedade contemporânea ganha, cada vez mais, contornos dramáticos. Todas as demandas da vida e modos subjetivos de se organizar de maneira direta ou indireta é passível de ser medicalizados. Esse processo é extensivo à educação em que processos tipicamente pedagógicos são convertidos em queixas e encaminhamentos para diagnósticos de algum transtorno, dificuldade, disfunção. A medicalização se torna um subterfúgio para as questões educativas. A medicalização é tida como o dispositivo para dar conta dos sofrimentos, tal processo pode escamotear o sofrimento da educação. Medicalizar para evitar o sofrimento pode produzir sofrimento, eis o paradoxo ao qual estamos convidados a pensar e problematizar. Por fim, acreditamos que o evento poderá trazer à luz uma discussão profícua sobre os arranjos teóricos-conceituais, atitudinais, ético-políticos de exercício acadêmico e profissional relativos ao posicionamento frente as questões educacionais, em especial, no que tange ao sofrimento e a medicalização.

Palavras-chave: Educação e Sofrimento. Sofrimento da educação. Medicalização. Medicalização da Educação. Queixa escolar.

Curriculo dos Palestrantes

ORGANIZAÇÃO: NIPEA-PSICOM (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS) – FIPAR

ATIVIDADE VINCULADA À

SEMANA DE PEDAGOGIA 2019 DA FIPAR (FACULDADES INTEGRADAS DE PARANAÍBA – PARANAIBA – MS.

CURRÍCULO DOS COLABORADORES – PALESTRANTES, DEBATEDORES E MEDIADORES.

ANA CLÁUDIA DOS SANTOS

Graduação em Psicologia, Doutorado em Ciências Sociais, área de concentração em Sociologia (2008) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Atualmente Professora Adjunta na Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, Câmpus de Paranaíba. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Núcleo de Estudos em Gestão, Inovação e Sustentabilidade, NIPEA-PSICOM- NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS E ESTUDOS APLICADOS EM PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA, Grupo de Estudos em Políticas Públicas e Desenvolvimento Sociocultural – GEPeDES. Principais temas de pesquisa: trabalho, emprego, desemprego e juventude

BEATRIZ DE PAULA SOUZA

Psicóloga e Mestre em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo IPUSP, onde coordena o serviço Orientação à Queixa Escolar, do Laboratório Interinstitucional de Estudos e Pesquisas em Psicologia Escolar LIEPPE. Organizadora dos livros: “Orientação à Queixa Escolar, Saúde e Educação: muito prazer! ”; “Medicalização de Crianças e Adolescentes”, este último como representante do Grupo Interinstitucional Queixa Escolar GIQE, publicados pela Casa do Psicólogo. Autora de artigos e capítulos de livros de Psicologia na interface com a Educação. Membro do Fórum sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, do GIQE e da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional -ABRAPEE. Homenageada na Câmara Municipal de São Paulo com Voto de Júbilo e Congratulações, por profissionalismo, dedicação, empenho e sensibilidade pela causa pública. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: queixa escolar, Psicologia, Educação e medicalização.

CHRISTIANE LACERDA BEJAS

Possui graduação em Direito pela Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) e em CIÊNCIAS SOCIAIS pela Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul (UEMS), pós-graduada (Mestre), no curso de Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS). Docente nos cursos de Direito e Pedagogia nas Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR). Atua como advogada há mais de 20 (vinte) anos, na comarca de Paranaíba-MS e região.

CLEDIONE JACINTO DE FREITAS

Possui graduação em psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2006). Especialização em Saúde da Família na Fundação Educacional de Fernandópolis - FEF - (2008), especialista em Direitos Humanos pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS (2011), mestrado em Psicologia pela UNESP-Assis (2014); doutorado Psicologia em curso; bolsista CAPES; professor das Faculdades Integradas de Paranaíba (FIPAR); membro dos grupos de pesquisa: Figuras e modos de subjetivação no contemporâneo, Criminologia: Diálogos críticos, NIPEA-PSICOM- NÚCLEO INTERDISCIPLINAR DE PESQUISAS E ESTUDOS APLICADOS EM PSICOLOGIA INSTITUCIONAL E COMUNITÁRIA; atuando principalmente nos seguintes temas: subjetividade e contemporaneidade, mobilidades e itinerâncias, agentes públicos, violência, psicologia, psicologia social, direitos humanos.

HELIO ROBERTO BRAUNSTEIN

Prof. adjunto da Universidade federal de Mato Grosso do Sul - UFMS - campus Paranaíba - psicologia. Doutor pelo Instituto de psicologia da universidade de são Paulo - IPUSP, na linha de pesquisa desenvolvimento e aprendizagem do programa de pós-graduação de psicologia escolar e desenvolvimento humano. Mestre em educação pela faculdade de educação da universidade de são Paulo - FEUSP. Graduação (licenciatura e bacharelado e formação de psicólogo) em psicologia Universidade Paulista- UNIP. Área de intervenções comunitárias, institucional, educacional. Experiência acadêmica e profissional em: psicologia social e educação; sócio educação, saúde mental e saúde coletiva, psicologia jurídica, grupos e comunidades; psicologia institucional, comunitária e metodologia de pesquisa qualitativa. Coordenador do núcleo interdisciplinar de pesquisas aplicadas em psicologia institucional e comunitária – NIPEA- PSICOM – UFMS - CNPQ. Prof. vinculado ao curso de pós-graduação lato sensu "MBA" em Gestão estratégica das organizações CPAR - UFMS. Membro dos Grupos de pesquisa GEPÊ-PRIVAÇÂO – FEUSP; LIEPPE – IPUSP.

ISAEL JOSÉ SANTANA

Doutor em filosofia do Direito pela Pontifícia Universidade Católica- PUC - SP, mestre em Direito do Estado pela Faculdade de Direito de Marília -UNIVEM. Graduado em Filosofia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP- e, graduação em Direito pela Faculdade de Direito de Marília -UNIVEM- SP. Já atuou como docente de Filosofia nos Ensinos Fundamental e Médio. Atualmente é professor efetivo da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul -UEMS curso de Direito e Ciências Sociais e professor do curso de especialização em Educação-UEMS e em Direitos Humanos- UEMS. Tem experiência prática como advogado e experiência acadêmica na área de Direito e de Filosofia, atuando principalmente nas seguintes áreas: Direitos Fundamentais e Ciência Política e criminologia, eleito por seus pares para coordenador do curso de direito da UEMS no biênio 2009/2011 e reeleito para o biênio 2011/2013( março).Editor da revista Status libertatis da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul(2016/2018), membro do conselho de ensino pesquisa e extensão 2015/2018) Membro do Comitê interno de pesquisa. Líder do grupo de estudos Criminologia diálogos críticos.

LILIAN SUZUKI

Possui graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1987) e Especialização em Psicanálise pela USP (2002). Concluiu em 2015 o curso de aperfeiçoamento Orientação à Queixa Escolar do IPUSP. Especialista em Psicologia Organizacional/Trabalho e Psicologia Escolar/Educacional pelo Conselho Federal de Psicologia. Foi professora especialista convidada no Curso de Especialização de Cultura e Extensão “Teoria, Técnica e Estratégias Especiais em Psicanálise” da USP. Foi professora em cursos de graduação em Psicologia, Ciências Biológicas, Letras, Pedagogia e Serviço Social e de cursos de pós-graduação em Psicologia e Psicopedagogia. Estudou Problemas de Aprendizagem com as autoras Sara Pain e Alícia Fernandez. Elaborou o glossário do livro “Subjetividade e Objetividade: relação entre desejo e conhecimento” (Ed. CEVEC, 1996 e Ed. Cortez, 2009) de Sara Pain. Psicóloga do Serviço de Apoio ao Discente da Faculdade de Tecnologia e das Faculdades Oswaldo Cruz. Professora de graduação em Licenciaturas. Psicóloga colaboradora da Universidade de Brasília. Psicóloga clínica atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, psicologia, desenvolvimento, queixa escolar e educação. Integra o “Fórum Sobre Medicalização da Educação e da Sociedade” e o “Grupo Interinstitucional Queixa Escolar” – GIQE, onde atualmente, participa da Comissão Editorial e faz representação no Núcleo de Educação do Conselho Regional de Psicologia de São Paulo. Colaborou na organização da Cartilha CRP SP “Construindo Caminhos” da série Comunicação Popular, volume VII – A psicologia e sua relação com a Educação (2016).

MARIA CRISTINA LEAL DE FREITAS

Psicóloga Especialista em Psicologia Escolar/Educacional e Psicologia Clínica. Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - Unidade Universitária Paranaíba; graduada em Direito e Ciências Sociais (Licenciatura- Bacharelado) pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Membro fundador da Associação dos Psicólogos da Região do Bolsão do Estado de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Educação (Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação Especial) atuando como orientadora em creches e escolas, e como professora no Ensino Superior (Curso de Psicologia). Atualmente, atua na área de Saúde Mental. Participou do Observatório da Educação (OBEDUC), financiado pela CAPES; e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Práxis Educacional - GEPPE da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, 2014-2016, nas linhas de pesquisa Educação e Violência, Educação Inclusiva e Teoria e Práticas Educacionais.

MAYARA KAROLINA ALVARENGA RECALDES GOMES COUTINHO

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2011) e mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2016). Atualmente é psicóloga da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campus de Paranaíba e psicóloga clínica (Interclínica). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise, adolescência, ensino superior, medicalização.

MILKA HELENA CARRILHO SLAVEZ

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Toledo de Ensino; Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista e Doutorado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP, no Programa Educação: História, Política, Sociedade. Atualmente é professor adjunto do curso de Pedagogia, Especialização em Educação e Mestrado em Educação na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Unidade Universitária de Paranaíba. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino na Educação Brasileira, com os temas: prática pedagógica para a educação básica, leitura do jornal nas séries iniciais, jornal na sala de aula, formação de professores inicial e continuada. Atualmente desenvolve estudos sobre identidade profissional docente, identidade de professores alfabetizadores, pesquisas sobre formação de professores e cultura escolar.

TÂNYA MARQUES CARDOSO

Psicóloga - licenciatura, bacharelado e formação de psicólogos (2009), Mestra (2014) e Doutoranda em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Assis, SP. Musicoterapeuta (2017) pelo Conservatório Brasileiro de Música - Especialização da UNICBE, Rio de Janeiro, RJ. Fez Aprimoramento (2011) em Planejamento e Administração de Serviços de Saúde, na área de Saúde Mental e Coletiva, pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Tem experiências de trabalho como psicóloga em diversas modalidades de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) e outras políticas públicas, além de docência no ensino superior público e privado, em curso de graduação em Psicologia e em Tecnologia em Gestão Empresarial. Áreas de interesse: Interface Música-Subjetividade, Musicoterapia, Grupos nas instituições, Saúde Mental Coletiva.

VALDERLY MARIA DOS SANTOS RODRIGUES DE PAULA

Possui graduação em LETRAS pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2004) e graduação em Pedagogia pela Faculdade Reunida de Ilha Solteira (2011). Especialista em Educação escolar e diversidade pela Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (2008). Servidora efetiva da rede municipal de ensino de Paranaíba MS e servidora efetiva da rede estadual de Mato Grosso do Sul com atuação em Paranaíba MS.

VALÉRIA CAMPINAS BRAUNSTEIN

Graduada em Psicologia pela Universidade Paulista (1988), Pedagogia pela Universidade Nove de Julho, Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Nove de Julho, cursou aperfeiçoamento em "Queixa Escolar" na Universidade de São Paulo, é Mestre em Educação, pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo na área de psicologia e educação Doutoranda na UNIFESP no programa de educação e saúde na infância e adolescência. Tem experiência de aproximadamente duas décadas na área de Educação, com ênfase em Psicologia Escolar e Educação Especial, com atividades na área Clínica, educacional e Psicopedagógica, aborda principalmente os seguintes temas: deficiência, transtornos do desenvolvimento, inclusão, desenvolvimento, aprendizagem, psicologia, queixa escolar e educação. É docente da UNIP, nos cursos de graduação em psicologia e pedagogia, colaboradora de grupos de pesquisa com os temas educação, psicologia escolar e social e deficiência, dirige e coordena o Núcleo de Desenvolvimento Mosaicos, prestou consultoria educacional, participando de equipe de avaliação externa e formação de professores no município de Barueri durante 4 anos. Assessora de NAAPA por 12 meses.

Lista de Trabalhos Aprovados

XX Semana de Pedagogia das FIPAR: Educação e Sofrimento ou Sofrimento da

Educação??

I Encontro Regional da Educação Medicalizada de Mato Grosso Do Sul

GT 1 – Educação e Sociedade

1. ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO ESPECIAL: abordagens sobre alfabetização
em revistas acadêmicas digitais (1992 – 2018)
Thauane Cristine Branquinho Pereira (G-UEMS)
Estela Natalina Mantovani Bertoletti (G-UEMS)
2. EJA - Educação de Jovens e Adultos
Vania Ramos Noronha(G-FIPAR)
Eloiza Helena Fratari(FIPAR)

GT 3 – Educação e Formação de Professores

1. EVASÃO ESCOLAR
Franciele Arazine (G-FIPAR)
Sara Santos (G-FIPAR)
2. OS BENEFÍCIOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA NO DESENVOLVIMENTO DA
CRIANÇA AUTISTA
Adriana Lopes Marques Carvalho (G-FIPAR)
3. A PEDAGOGIA APLICADA NA INCLUSÃO DAS PESSOAS COM DISTÚRBIOS
DE APRENDIZAGEM
Luciana Lopes Marques Carvalho (G-FIPAR)
3. INCLUSÃO: leis que firmam sua proposta e seus desafios
Lilian Guedes(G-FIPAR)
Eloiza Helena Fratari(FIPAR)

GT 4 Educação e Processos Lúdicos

1. A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
NATALIA SOUZA (G-FIPAR)
2. O PAPEL DA ARTE NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA
Graciele Sales Silva (G-FIPAR)
Cledione Jacinto de Freitas (FIPAR)
3. A EDUCAÇÃO MUSICAL E SUA ORIGEM
Siméia José dos Santos (G-FIPAR)
Cledione Jacinto de Freitas (FIPAR)
4. BRINCAR E APRENDER: A importância do Lúdico para crianças de 0 a 3 anos
Andressa Caetano de Oliveira (G-FIPAR)

XX Semana de Pedagogia das FIPAR: Educação e Sofrimento ou Sofrimento da

Educação??

I Encontro Regional da Educação Medicalizada de Mato Grosso Do Sul
5. BRINQUEDO E INFÂNCIA: uma leitura benjaminiana
Jocilene Martins de Almeida (G-FIPAR)
Cledione Jacinto de Freitas (FIPAR)

Local do evento

Faculdades Integradas de Paranaíba FIPAR - 79500-000, Rua Maclino Queiros, 270, Paranaíba MS, Jardim Redentora, Paranaíba, Mato Grosso do Sul

Palestrante

Não há palestrantes cadastrados

Programação

Não há atividades cadastradas

Inscrições