A Semana da Economia, promovida pela Coordenação do curso de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), Programa de Educação Tutorial - PET Economia e Centro Acadêmico de Economia (CAECO), celebra sua 20ª edição em 2023.
Destinado à comunidade acadêmica e interessados em economia e sociedade, o evento estará promovendo discussões contemporâneas e a abordagem multidisciplinar através de palestras, roda de conversa e minicursos.
Agendada para os dias 27 a 29 de novembro de 2023, a Semana da Economia ocorrerá presencial na Universidade Federal de Alagoas, no auditório da Reitoria e na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC).
#SEMECOUFAL
Abertura Oficial Abertura · Prof. Dr. Anderson Aristides, Prof. Dr. Fábio Guedes, Prof. Dr. Keuler Hissa Teixeira, Profª. Dra. Camila Hermida, Profª. Dra. Sarah Pessoa
Censo Demográfico 2022 em Alagoas: qualidade técnica Palestra · Me. Alcides Jerônimo
Como ler os clássicos? História da Economia e Realismo Fantástico Minicurso · Prof. Dr, Roberto Simiqueli
Cálculo Aplicado à Matemática Financeira e à Perícia Bancária Minicurso · Prof. Dr. Rafael Lucena
Alagoas em Dados: uso da informação para política pública Palestra · Me.Juliana Carla, Me.Robson Brandão
A performance biofísica da economia brasileira (1970-2019) Palestra · Prof. Dr, Sylvio Kappes
Cálculo Aplicado à Matemática Financeira e à Perícia Bancária Minicurso · Prof. Dr. Rafael Lucena
Leitura e fichamento para escrita científica Minicurso · Prof. Dr Anderson Santos
Economia criativa: possibilidades, desafios e oportunidades Minicurso · Prof.Elder Maia
SEFAZ e SEPLAG e a economia do sertor público Roda de Conversa · Karine Silva, Monique Assis, Renata dos Santos
Campus A. C. Simões - UFAL - Av. Lourival Melo Mota - Cidade Universitária, Maceió - AL
Cidade Universitária, Maceió - AL
57052-970
Campus A. C. Simões - UFAL - Av. Lourival Melo Mota - Cidade Universitária, Maceió - AL
Cidade Universitária, Maceió - AL
57052-970
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Numa perspectiva geral, o Curso de Ciências Econômicas foi um dos primeiros cursos vinculados à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1954. Seu principal objetivo é preparar profissionais da economia dotados de duas características fundamentais: flexibilidade intelectual e capacidade de intervenção prática na realidade.
Além da diversidade teórica, o curso de graduação em economia da UFAL, dentro das atuais possibilidades de flexibilização, busca oferecer aos alunos uma ampla gama de opções ao se formarem. Isso os capacita a atuar tanto no âmbito das empresas públicas ou privadas quanto a prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação. O Curso de Economia está diretamente vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC).
O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) possui uma área de concentração em Desenvolvimento Econômico e três linhas de pesquisa: 1) Economia Aplicada; 2) Economia do Desenvolvimento; e 3) Inovação, Instituições e Competitividade. Atualmente, o programa conta com um corpo docente composto por 10 professores permanentes, que desenvolvem diversos projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento econômico, com interesse especial na Região Nordeste e no estado de Alagoas.
O Programa de Educação Tutorial é composto por grupos tutorados de aprendizagem, visando o desenvolvimento das habilidades acadêmicas dos alunos. O PET Economia, um dos primeiros PETs da UFAL, foi criado em 10 de outubro de 1991 sob a tutoria do professor Vladimir Micheletti. Com décadas de história, o PET Economia promove atividades de ensino, pesquisa e extensão, procurando envolver os alunos do curso para estimulá-los e melhorar a graduação. Atualmente, conta com a participação de 12 bolsistas sob a tutoria do professor Dr. Keuler Hissa Teixeira.
Possui mestrado em Economia Aplicada e graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de especialização em Gestão Organizacional pela Universidade de Pernambuco (UPE). Ex professor dos cursos de Administração e Gestão Imobiliária da Universidade de Pernambuco, e ex professor e pesquisador/orientador dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Gestão Comercial da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Caruaru (FAFICA). Atualmente é analista do IBGE onde trabalhou como coordenador de subárea no Censo demográfico de 2010, foi supervisor estadual das Pesquisas Econômicas Industriais, e agora trabalha na área administrativa onde,dentre outros, exerce a função de Pregoeiro na Unidade Estadual de Alagoas. Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Acordos Climáticos e Análises de Insumo-Produto.Criou um modelo de simulação de geração de créditos de carbono florestais baseado na metodologia consolidada AM-AR 0007. Apresentado em Dissertação que rendeu o 2º lugar do prêmio Sober/CNA e a publicação de livro pelo Banco do Nordeste do Brasil. Atualmente é interessado em estudar a aplicação do Modelo de Insumo-Produto de Leontief, para a obtenção de indicadores gerenciais derivados das relações intersetoriais diretas e indiretas em organizações públicas e privadas.
Possui graduação em Ciências Econômicas, mestrado em Economia Aplicada, ambos pela Universidade Federal de Alagoas, e, doutorado em Economia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Associado I no curso de Ciências Econômicas, no Mestrado em Economia Aplicada e no PROFIAP da UFAL. Atua principalmente nas seguintes áreas: economia da saúde; pobreza e desigualdade de renda e avaliação de políticas públicas.
Professor adjunto-C da unidade Santana do Ipanema/Campus Sertão da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Professor colaborador do Mestrado em Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Diretor de Relações Internacionais da Federação Brasileira de Associações Científicas e Académicas de Comunicação (Socicom). Coordenador do Grupo Temático de Economia Política das Comunicações da Associação Latino-Americana de Investigadores em Comunicação (ALAIC). Doutor em Comunicação pela Universidade de Brasília (UnB). Autor do livro "Os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro de Futebol" (Editora Appris, 2019). Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). Graduado em Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Pesquisador do Grupo de Pesquisa Crítica da Economia Política da Comunicação (Cepcom/UFAL/CNPq) e da Rede Nordestina de Estudos em Mídia e Esporte (ReNEme). Tem experiência nas áreas de Comunicação Social e Filosofia, com ênfase na Economia Política da Informação, da Comunicação e da Cultura. Atua principalmente nos seguintes temas: economia política da comunicação, futebol, televisão, transmissões esportivas e políticas públicas de comunicação.
Atualmente é vice-Diretoria da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, professora do Programa de Pós-graduação em Economia Aplicada e integrante do grupo de pesquisa Laboratório de Economia Aplicada (LEAP) da Universidade Federal de Alagoas. Graduada em Economia pela UFU (2008), mestre em Desenvolvimento Econômico pela UFPR (2011) e doutora em Economia pelo Programa de Pós-graduação em Economia da UFU, com período sanduíche, atuando como visiting scholar na Duke University. Ganhadora do 36 Prêmio BNDES de Economia (1 lugar na categoria tese de Doutorado). Especialista em Data Science e Analytics pela USP/Esalq (2022).
Possui graduação em Ciências Sociais (licenciatura e bacharelado) pela Universidade Federal da Bahia (2002), mestrado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2004), doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília (2009) e pós-doutorado em sociologia (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Atualmente é professor Associado III do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e professor do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS-UFAL). Atualmente exerce o cargo de Secretário de Educação do Município de Maceió, e também coordena o Observatório Educacional do Município de Maceió - OBEM. Tem experiência na área de sociologia dos mercados culturais.
Formado em Ciências Econômicas (UFPB, 1997) com Mestrado em Economia Regional (UFPB,1999). Doutor
em Administração (NPGA/UFBA, 2007), com área de concentração em Gestão Pública e Instituições. Professor de
Economia da FEAC/UFAL (desde 2008). Leciona nos Programas de Pós-Graduação em Economia Aplicada
(PGEA/FEAC/UFAL) e Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação (PROFNIT/UFAL).
Tutor do PET-Economia (UFAL, 2009-2015). Possui experiências nas áreas de: Economia Política e História
Econômica; Formação e Economia Brasileira; Desenvolvimento Econômico; Relações e Economia Política
Internacional; Administração Política e Políticas Públicas; Ciência, Tecnologia e Inovação. Membro do Centro
Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento (CICEF). Membro do Conselho Administrativo do
Centro de Gestão e Estudos Estratégicos (CGEE, 2020). Membro do Conselho Nacional de Ciência, Tecnologia e
Inovação (CNCTI, 2019-2020). Membro do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (CONSECTI/AL,
desde 2015). Membro do Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (CMCTI/Maceió, desde 2019).
Membro do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Educação (CONSED, 2020-2021). Secretário de
Estado da Educação de Alagoas (SEDUC, 2020-2021). Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais
de Amparo à Pesquisa (CONFAP, 2020). Diretor Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de
Alagoas (FAPEAL, 2015-2020 e desde 2021).
Graduada em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL), concluído em 2019. Obteve seu Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Economia CMEA/UFAL, concluído no ano de 2023. Possui experiência na área de Economia, com ênfase em análise macroeconômica, especialmente relacionada à economia monetária, e também na elaboração de notas técnicas com estimativas do Produto Interno Bruto (PIB) do estado de Alagoas.
Economista pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL e Mestra em Economia Aplicada pela mesma instituição. Funcionária de Carreira da Caixa Econômica Federal. Desde 2017 trabalha na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, atuou como pesquisadora (2017) na Superintendência Especial de Política Fiscal, onde ganhou em duas categorias no Prêmio de Finanças Públicas Graciliano em 2017. Foi promovida a Assessora Especial do Tesouro Estadual (2018) e a Assessora Especial de Política Fiscal (2019). Em maio de 2019 foi promovida ao cargo de Superintendente Especial do Tesouro Estadual. Suas atribuições nesses cargos estiveram ligadas diretamente a Gestão de Tesouraria, Fluxo de Caixa, Gestão da Conta Única do Estado de Alagoas, Aplicações Financeiras das disponibilidades do Tesouro Estadual, subsidio a formação da política financeira e na gestão das finanças do Estado de Alagoas, sobretudo com análises econômicas e financeiras. No cargo de Superintendente recebeu menção honrosa em razão da coordenação da gestão financeira e fiscal do Estado de Alagoas. Em 2023 assumiu o cargo de Secretária Especial de Gestão e Patrimônio na SEPLAG - AL cargo em que ocupa no momento
Possui graduação em Ciências Econômica pela Universidade Federal do Ceará (2001) e Mestrado em Economia Rural pela Universidade Federal do Ceará (2004) e Doutorado em Economia pela Universidade Federal de Pernambuco - PIMES/UFPE (2010). Atualmente, é professor associado I da Universidade Federal de Alagoas - UFAL e professor do Curso de Mestrado em Economia da Aplicada - CMEA/UFAL. Os trabalhos e pesquisas concentram-se nas áreas de Economia Regional e Urbana, com interesse específico no papel do espaço no crescimento econômico das cidades e avaliação de políticas públicas, na compreensão dos determinantes da renda; pobreza; educação; saúde e nos condicionantes da distribuição dos agentes produtivos.
Economista pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente Secretária Especial do Tesouro Estadual de Alagoas. Atuei como Consultora na Elogroup, com foco na Área Fiscal Pública. Entre 2017 e 2021 estive na Secretaria de Estado da Fazenda de Alagoas, como Superintendente Especial de Política Fiscal, diretamente vinculada à gestão da qualidade do gasto público, análise orçamentária-fiscal e captação de recursos por meio de operações de crédito. Atuei como Consultora do Instituto Áquila na área de gestão de negócios, soluções com foco em gestão de processos e eficiência operacional. Estagiei na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), Fórum Popular do Orçamento (Corecon/RJ) e Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Possui bacharelado em Matemática (2009) e em Economia (2006), ambos pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Possui mestrado em Matemática pela UFAL (2011), doutorado em Matemática pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e pela Università di Pisa (UNIPI-IT) (2015) em Teoria Ergódica e Sistemas Dinâmicos. Tem também Pós Doutorado em Matemática. Atualmente, é professor Adjunto do Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas. É Professor Permanente do Programa de Pós Graduação do Instituto de Matemática-PPGMAT onde realiza suas pesquisas em Teoria Ergódica que buscam compreender propriedades de longo prazo de sistemas que evoluem com o tempo. Atualmente, sou referee do journal Nonlinearity.
Economista pela UFRJ, possui MBA na FGV em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria, além de MBA em Políticas Públicas, Finanças e Estratégias de Investimento pela Harris School of Public Policy at the University of Chicago e mestrado em Administração Pública pela FUCAPE.
Atualmente é Secretária de Fazenda do Estado de Alagoas, já atuou como Assessora Parlamentar do Planejamento e Orçamento da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, Analista de Programação Financeira na SEFAZ-RJ, Economista e Gerente da Divisão de Acompanhamento em Empreendimentos Financeiros na Eletrobrás, ja foi Conselheira Fiscal no Banco do Estado de Alagoas S.A. - Produban, na Alagoas Ativos e na Agência de Fomento de Alagoas - Desenvolve AL, Além de ter sido Superintendente de Política Fiscal e posteriormente Secretária Especial do Tesouro Estadual da SEFAZ-AL.
Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE (2017). Geógrafo formado pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2010). Atualmente é Superintendente de Produção da Informação e do Conhecimento da Secretaria de Estado do Planejamento de Alagoas. Geógrafo da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste - SUDENE. Foi coordenador Técnico do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste - PRDNE e da agenda de Organização do Espaço Regional no Acordo de Cooperação Técnica entre a SUDENE e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD. Foi Coordenador Geral de Estudos e Pesquisas da SUDENE. Foi membro titular da Comissão Nacional de Cartografia. Foi Gerente e Diretor da Secretaria de Estado do Planejamento e do Desenvolvimento Econômico de Alagoas. Participou da concepção e implantação do núcleo de geoinformação e do desenvolvimento tecnológico do portal Alagoas em Dados e Informações. Tem interesse em atividades de Planejamento e Organização do Espaço Regional, em análise ambiental por geoprocessamento, governança da geoinformação e processos decisórios baseado em evidências.
Professor Adjunto na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC) da Universidade Federal
de Alagoas (UFAL). Responsável pelas disciplinas de História Econômica Geral, Formação Econômica do Brasil e
História do Pensamento Econômico. Doutor em Desenvolvimento Econômico (com concentração em História
Econômica) pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp) (2016). Mestre em
Ciência Política (com concentração em Relações Internacionais) pelo Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da
Universidade Estadual de Campinas (IFCH-Unicamp) (2012). Bacharel em Ciências Econômicas pelo Instituto de
Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE-Unicamp). Atua principalmente nas seguintes áreas:
história econômica, história do pensamento econômico, economia política, economia institucional.
Possui graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Alagoas (2012), mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Alagoas (2015) e doutorado em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2020). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Alagoas, coordenadora do curso de Ciências Econômicas e vice coordenadora da Incubadora de Tecnologia Social da FEAC/UFAL. Tem experiência na área de Economia, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Econômico, História Econômica, Interpretações do Brasil e História do Pensamento Econômico.
Professor Adjunto do departamento de Teoria Econômica da Universidade Federal do Ceará. Doutor em Economia do Desenvolvimento pelo PPGE/UFRGS. Mestre em Economia do Desenvolvimento pela mesma instituição. Bacharel em Ciências Econômicas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Foco de pesquisa em modelos macroeconômicos Pós-Keynesianos, em especial modelos Stock-Flow Consistent, bem como Política Monetária e Distribuição de Renda. Possui interesse também nas áreas de Economia Institucional e História do Pensamento Econômico. É coordenador do Keynesian Economics Working Group, do Young Scholars Initiative. É co-editor da "The Elgar Series on Central Banking and Monetary Theory", junto com Louis-Philippe Rochon e Guillaume Vallet. O primeiro livro da série, intitulado "The Future of Central Banking", será lançado em 2021.