Informações

A Semana da Economia, promovida pela Coordenação do curso de Economia, Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE), Programa de Educação Tutorial - PET Economia e Centro Acadêmico de Economia (CAECO), celebra sua 21ª edição em 2024.

Destinado à comunidade acadêmica e a todos que têm interesse em economia e sociedade, o evento proporcionará um espaço para discussões contemporâneas e uma abordagem multidisciplinar. A programação inclui palestras, rodas de conversa e minicursos, todos projetados para fomentar o diálogo e a reflexão sobre temas relevantes e atuais.

Marcada para os dias 28 a 30 de agosto de 2024, a Semana da Economia será realizada presencialmente na Universidade Federal de Alagoas, no auditório da Reitoria e na Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC).

Carregando área de inscrição

Programação:

Abertura Oficial: Celebração dos 70 anos do curso de Economia e Homenagem aos 50 anos de UFAL do Prof. Dr. Márcio Porangaba. Abertura · Anderson Moreira Aristides dos Santos, Camila do Carmo Hermida, Fábio Guedes Gomes, Josealdo Tonholo, Márcio Jorge Porangaba Costa, Sarah Regina Nascimento Pessoa

Economia do Mercado Financeiro Minicurso

Orçamento e Despesas Públicas: interpretando e analisando dados Minicurso · Messias Ritir

Sistema IBGE de Recuperação Automática (SIDRA). Minicurso · Neison Cabral Ferreira Freire

Perspectivas da Bioeconomia em Alagoas Palestra · Peter Herman May

O papel do economista nas políticas públicas do Estado de Alagoas. Palestra · Marcos Vinícius Fernandes de Freitas

Economia do Mercado Financeiro Minicurso

Orçamento e Despesas Públicas: interpretando e analisando dados Minicurso · Messias Ritir

Pequenos Negócios no Brasil: oportunidades e desafios Palestra · Vinícius Nobre Lages

Uma curta passagem pela China: economia e tecnologia no dragão asiático Palestra · Fábio Guedes Gomes

A Política Nacional da Cultura Exportadora Palestra · Raul Costa Cavalcanti Manso

Auditório da Reitoria UFAL

Campus A. C. Simões - UFAL - Av. Lourival Melo Mota - Cidade Universitária, Maceió - AL

Cidade Universitária, Maceió - AL

57072-970

Auditório da Reitoria UFAL

Ver no mapa

Campus A. C. Simões - UFAL - Av. Lourival Melo Mota - Cidade Universitária, Maceió - AL

Cidade Universitária, Maceió - AL

57072-970

Comissão Organizadora

Numa perspectiva geral, o Curso de Ciências Econômicas foi um dos primeiros cursos vinculados à Universidade Federal de Alagoas (UFAL) em 1954. Seu principal objetivo é preparar profissionais da economia dotados de duas características fundamentais: flexibilidade intelectual e capacidade de intervenção prática na realidade.

Além da diversidade teórica, o curso de graduação em economia da UFAL, dentro das atuais possibilidades de flexibilização, busca oferecer aos alunos uma ampla gama de opções ao se formarem. Isso os capacita a atuar tanto no âmbito das empresas públicas ou privadas quanto a prosseguir seus estudos em cursos de pós-graduação. O Curso de Economia está diretamente vinculado à Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEAC).

O Programa de Educação Tutorial é composto por grupos tutorados de aprendizagem, visando o desenvolvimento das habilidades acadêmicas dos alunos. O PET Economia, um dos primeiros PETs da UFAL, foi criado em 10 de outubro de 1991 sob a tutoria do professor Vladimir Micheletti. Com décadas de história, o PET Economia promove atividades de ensino, pesquisa e extensão, procurando envolver os alunos do curso para estimulá-los e melhorar a graduação. Atualmente, conta com a participação de 12 bolsista sob a tutoria do professor Dr. Keuler Hissa Teixeira.

O Programa de Pós-Graduação em Economia (PPGE) possui uma área de concentração em Desenvolvimento Econômico e três linhas de pesquisa: 1) Economia Aplicada; 2) Economia do Desenvolvimento; e 3) Inovação, Instituições e Competitividade. Atualmente, o programa conta com um corpo docente composto por 10 professores permanentes, que desenvolvem diversos projetos de pesquisa voltados para o desenvolvimento econômico, com interesse especial na Região Nordeste e no estado de Alagoas.