XXI Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI/Nordeste)
A pintura de Peter Brueger "Torre de Babel", do século XVI, remete à alegoria bíblica sobre a incompreensão entre homens e mulheres que passaram a se comunicar de formas diferentes. Esta linguagem metafórica pode ser remetida ao presente, feitos os devidos reparos temporais e espaciais, no sentido que vivemos tempos de incertezas em diferentes níveis, verdades fulgazes e imprecisas e, por fim, projetos políticos fluídos. Este clima compromete um diálogo aberto, fraterno e dificulta as trocas humanas de benefício mútuo, notadamente, aquelas relacionadas a projetos estratégicos de desenvolvimento humano e evolução científica.
Amparada num espírito de solidariedade e cooperação, a temática da internacionalização tem sido um importante ponto de encontro de grandes idéias e ações nas instituições de ensino superior no Brasil. No mundo, a internacionalização também é tratada com especial interesse pelos reformadores dos sistemas educacionais e por gestores das instituições de ensino superior. O ritmo lento e gradual com que as fronteiras nacionais foram diluídas ao longo do século passado tornou possível a construção de um sonho de uma grande universidade interligada e conectada solidariamente em projetos de cooperação internacional, mobilidade e outras formas de troca de experiências e saberes entre tradições acadêmicas de diferentes partes do mundo.
No entanto, o século XXI trouxe surpresas e contra-marchas. A caminhada que nos trouxe ao sonho de uma diplomacia acadêmica solidária e conectada com os desígnios mais sinceros de abertura e conhecimentos mútuos, agora, parece dificultada por um sentimento de que o mundo pode estar prestes a entrar numa nova onda de restrições e fechamentos. Das tensões internacionais às redefinições de políticas educacionais e de governo que afetam profundamente o que tem sido construído nas instituições de ensino superior: temos um desafio à frente.
O XXI Encontro da Associação Brasileira de Educação Internacional (FAUBAI/NE), portanto, nasce deste desafio. A Universidade Federal de Alagoas (UFAL), atenta e sensível à imprevisibilidade do momento, se propôs a sediar este evento da FAUBAI/NE a partir desta premissa desafiadora. A programação reflete nossas incertezas ao incorporar as avaliações de gestores máximos de universidades que compõem a regional nordeste. Mas, também, o espírito que concebeu este evento busca saídas e, desta maneira, a programação tentou privilegiar atores internacionais e organismos multilaterais que, tradicionalmente, caminham paralelamente às IES, exemplos do IICA e FIDA que, pela primeira vez, participarão de evento dessa natureza na UFAL. O evento conta também com a presença de convidados e parceiros tradicionais como a Universidade do Porto, o Santander Universidades, diferentes representantes de esferas governamentais e, desta maneira, ao reunir tantos atores sociais, reafirmamos o compromisso de manter a agenda da internacionalização como condição para uma educação superior de qualidade.
1 de outubro de 2017, 18h30 até 3 de outubro de 2017, 20h30
Maceió - Rua Celso Piatti, Jaraguá, Maceió - Alagoas
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.