XXII Encontro Nacional da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação - ENANFOPE

39 anos da carta de Goiânia: momento de celebrar conquistas e enfrentar desafios

Faça sua inscrição
De 12 a 14 de maio Todos os dias das 08h00 às 22h00

Sobre o Evento

O ENANFOPE é um evento de modalidade nacional, a ser realizado nos dias 12 a 14 de maio, integrando as ações da ANFOPE - Associação Nacional Pela Formação de Profissionais da Educação.

O momento atual brasileiro, marcado por crises ambiental, política e econômica, apresenta momentos de disputa de narrativas que, embora a sociedade esteja com um governo progressista, ainda persistem sérios impactos na educação básica e superior, bem como na formação de professores.

A conjuntura atual exige vigilância, discussão e mobilização das entidades e fóruns em defesa da educação pública, laica, de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada. Desde sua criação, em 1980, a Anfope tem pautado sua luta pela defesa de políticas de formação e valorização profissional que buscam assegurar o reconhecimento social do magistério, assim como a garantia da profissionalização, tendo em vista a incansável defesa pela profissão e seus direitos.

A Anfope posiciona-se com as demais entidades científicas do campo educacional, os movimentos sociais organizados, os trabalhadores e estudantes assim como com os setores progressistas da população, em defesa da democracia, na busca de reaver as conquistas hoje ameaçadas por inúmeros ataques que visam os cortes de gastos, que comprometem sobremaneira o atingimento das Metas e Estratégias do Plano Nacional de Educação, da sua implementação para o próximo decênio (2024-2034), e do resgate das Resoluções suprimidas, que visam esvaziar a formação de professores, prejudicando-a. Importante salientar a importância da CONAE 2024, que desempenhou um grandioso papel nas discussões prementes dos profissionais da educação, nas esferas municipais, intermunicipais, estaduais e federal, resultando no documento-base que defende a educação e eixos de discussão urgentes para a sociedade brasileira, lembrando que o documento final da CONAE configura-se como a base da construção do novo PNE, no qual a ANFOPE atuou diretamente, por meio de vários de seus membros, bem como de sua diretoria.

Neste momento em que se encontram importantes embates no que tange as reformas educacionais, por meio de um governo progressista, que não leva em consideração o clamor da sociedade, em que é colocado um projeto em disputa sobre a visão de escola pública e formação de professores, a Anfope conclama os estudiosos e os pesquisadores do campo da formação de professores, os coordenadores institucionais, os estudantes de licenciaturas e os professores da educação básica a participarem do evento.

O objetivo é ampliar a mobilização e a participação da área educacional, no que diz respeito aos professores, formadores, estudantes de licenciaturas e profissionais da educação básica reafirmar a defesa da escola pública, laica, estatal, gratuita em todos os níveis e modalidades de ensino, de qualidade socialmente referenciada e da educação como direito de todos os cidadãos e de todas as cidadãs brasileiras.

SUGESTÕES DE HOTEIS

LISTA DE HOTÉIS NO ENTORNO DA PUC GO E FE/UFG PARA OS PARTICIPANTES DO ENANFOPE

Programação

14h00 Credenciamento Credenciamento
Local: Secretaria do Evento - Escola de Formação de Professores e Humanidades - PUC Goiás

O credenciamento é o processo de registro e reconhecimento de uma pessoa para que ela tenha acesso as atividades do evento.

Nos encontramos hall da Escola de Formação de Professores e Humanidades - EFPH da PUC Goiás para lhe entregarmos o material do evento!

Te esperamos de braços abretos em Goiânia.

Turismo em Goiânia | Conexão123

14h00 Reunião da Diretoria da ANFOPE Reunião
Local: Mini Auditório (Sala 406) da Escola de Formação de Professores e Humanidades - PUC Goiás
  • Presidente - Suzane da Rocha Vieira Gonçalves
  • Secretária Geral - Kátia Augusta Curado Pinheiro Cordeiro da Silva
  • Diretor de Comunicação - Fábio Luiz Alves de Amorim
  • Diretora Financeira - Maria Renata Alonso Mota
  • Diretora de Articulação Institucional - Malvina Tania Tuttman
  • Região Norte - Ana Rosa Peixoto de Brito
  • Região Nordeste - Nilson de Souza Cardoso
  • Região Centro-Oeste - Renato Barros de Almeida
  • Região Sudeste - Camila Lima Coimbra
  • Região Sul - Susana Soares Tozetto
  • Titulares do Coselho Fiscal - Denise Silva Araújo; Lucília Augusta Lino; Maria de Fátima Barbosa Abdalla
  • Suplentes do Coselho Fiscal - Celi Nelza Zulke Taffarel; Rita De Cassia Cavalcanti Porto; Helena Costa Lopes de Freitas
  • Secretária da Região Norte - Alessandra Peternella
  • Secretária da Região Nordeste - Silvana Aparecida Bretas
  • Secretária da Região Centro-Oeste - Geniana dos Santos
  • Secretária da Região Sudeste - Miriam Morelli Lima de Mello
  • Secretário da Região Sul - Henri Luiz Fuchs
17h30 Apresentação Cultural Apresentação Artística
Local: Auditório da Faculdade de Educação - UFG

Momento especial do evento que visa celebrar expressões culturais como formas de arte e tradição de um grupo e de uma comunidade. Não percam!!!!

18h00 - Profa. Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves Mesa de Abetura: Representantes Regionais - Posse da nova diretoria da ANFOPE Mesa Temática
Local: Auditório da Faculdade de Educação - UFG

Com a preseça dos Representantes Regionais

  • Região Norte - Ana Rosa Peixoto de Brito
  • Região Nordeste - Nilson de Souza Cardoso
  • Região Centro-Oeste - Renato Barros de Almeida
  • Região Sudeste - Camila Lima Coimbra
  • Região Sul - Susana Soares Tozetto

Coordenação da Profa Dra. Suzane da Rocha Vieira Gonçalves (atual presidente da ANFOPE)

19h00 Documentário: 39 anos da carta de Goiânia Sessão de Cinema
Local: Auditório da Faculdade de Educação - UFG

Um documentário é uma obra audiovisual que busca retratar a realidade de forma objetiva e informativa, abordando temas reais, como pessoas, eventos, questões sociais, culturais, históricas ou ambientais. Ao contrário de filmes ou ficções, que são baseados em roteiros e personagens imaginários, o documentário tem como foco a realidade e visa educar, informar, sensibilizar ou provocar reflexão no público sobre o assunto tratado.

Carta de Goiânia IV CBE – 2 a 5 / 09 / 1986

Arquivo Histórico - Carta de Goiânia - Paulo Sena Martins

Os educadores presentes em Goiânia na IV Conferência Brasileira de Educação, no período de 2 a 5 de setembro de 1986, vêm a público divulgar as resoluções votadas no encerramento dos trabalhos. Atendendo ao convite das entidades organizadoras - ANDE (Associação Nacional de Educação), ANPEd (Associação Nacional de Pesquisa e PósGraduação em Educação) e CEDES (Centro de Estudos Educação e Sociedade) - cinco mil participantes, vindos de todos os Estados do país, debateram temas da problemática educacional brasileira, tendo em vista a indicação de propostas para a nova Carta Constitucional.

A IV Conferência Brasileira de Educação, ao propor princípios básicos a serem inscritos na Constituição, tem presente que o país enfrenta graves problemas sociais e econômicos, de natureza estrutural, que entravam a efetiva democratização do conjunto da sociedade. Tem presente, também, que o não enfrentamento urgente de tais problemas acarretará o comprometimento da viabilização das políticas sociais, especialmente da política educacional.

No âmbito da Educação, o país continua convivendo com problemas crônicos referentes à universalização e qualidade do ensino, à gratuidade escolar, às condições de trabalho do magistério e à escassez e má distribuição das verbas públicas.

19h30 - Prof. Dr. Ildeu Moreira Coêlho, Prof. Dr. Renato Barros de Almeida Conferência de abertura: 39 anos da carta de Goiânia: momento de celebrar as conquistas para enfrentar os desafios Conferência
Local: Auditório da Faculdade de Educação - UFG

A conferência de abertura é um evento importante realizado para dar início ao evento acadêmico.

Título: "39 anos da carta de Goiânia: momento de celebrar as conquistas para enfrentar os desafios"

Ildeu Moreira Coelho | Portal de Eventos da Universidade Federal de Uberlândia

Conferencista: Prof. Dr. Ildeu Moreira Coêlho

Bacharel e licenciado em Filosofia pela UFMG [1968], doutor em Filosofia pela USP [1978]. Coordenador do curso de Pedagogia, UFG [out. 1980 a out. 1984], Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Goiás [jan. 1986 a jan. 1990]. Primeiro Presidente do Comitê Nacional Pró-Formação do Educador [abr. 1980 a jul. 1982], atual Associação Nacional pela Formação dos Profissionais da Educação, ANFOPE. Professor Titular aposentado. Professor Emérito, UFG; Professor Voluntário no Programa de Pós-Graduação em Educação, oferecendo disciplinas e orientando dissertações e teses. Experiência em Filosofia e Educação, Cultura, Escola, Universidade e Formação; Formação de Professores; Filosofia e Educação em Platão, Aristóteles e Tomás de Aquino; Fenomenologia e Educação

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência ENTREVISTA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência

Mediação: Prof. Dr. Renato Barros de Almeida

Doutor em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UNB, na linha de pesquisa de Profissão Docente, Currículo e Avaliação - PDCA, possui Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Goiás. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação de Professores e Currículo - CNPQ. Atualmente é professor efetivo da Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC/Goiás - na Escola de Formação de Professores e Humanidades, vice coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação - PPGE e no curso de Pedagogia; também é professor efetivo da Universidade Estadual de Goiás - UEG - Campus Metropolitano - Unidade de Inhumas, ministrando aulas no curso de Pedagogia e professor do Programa de Pós-graduação em Educação. É membro da Diretoria Nacional da ANFOPE, como vice-presidente do Centro Oeste, gestão 2023-2025, e coordenador do GT8 - Formação de Professores da ANPED Centro Oeste, gestão 2025-2026. Representante pelo estado de Goiás no Movimento Nacional em Defesa do Curso de Pedagogia. Compõe a coordenação colegiada do Fórum de Mobilização e Defesa do Curso de Pedagogia de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em políticas educacionais, principalmente nos seguintes temas: formação de professores e currículo.

09h00 - Prof. Dr. Luiz Fernandes Dourado, Profa. Dra. Miriam Fábia Alves, Profa. Dra. Lueli Nogueira Duarte e Silva Mesa Redonda: Diálogos sobre a formação de professores com as entidades acadêmico-científicas - análises e perspectivas Mesa-redonda
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades - PUC Goiás

Título da Mesa: Diálogos sobre a formação de professores com as entidades acadêmico-científicas - análises e perspectivas

Debatedores

Profa. Dra. Lueli Nogueira Duarte e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Goiás (1987) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Goiás (2011). Atualmente é professor associado nível 4 da Universidade Federal de Goiás. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Escola, Conhecimento, Processo Ensino Aprendizagem e formação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia e educação, formação de professores.e gestão democrática, avaliação e qualidade da educação. Desenvolveu também estudos sobre as parcerias públicas privadas na educação e recentemente sobre gestão e avaliação da educação do estado de Goiás. Desde 2018 é Diretora da Faculdade de Educação da UFG. Atualmente é presidente do Fórum Nacional de Diretores e Diretoras de Faculdades, Centros e Departamentos de Educação ou equivalentes das Universidades Públicas Brasileiras (2022 - 2026). É também presidente do Fórum Estadual de Educação de Goiás (2024 - 2026), membro titular do Conselho Estadual de Educação de Goiás (2025 - 2029) e membro titular do Fórum Nacional de Educação (2023 - 2026)

Luiz Fernandes Dourado | 76ª RA SBPCProf. Dr. Luiz Fernandes Dourado

Professor Titular Emérito da UFG,Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), pós-doutorado em Paris/França na École des Hautes Études en Siences Sociales (EHESS,2010), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (1990),graduação e Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Goiás (1983). Atualmente é Presidente da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE), membro do Fórum Nacional de Educação (FNE), membro do Conselho Superior da Capes e do Conselho Técnico Científico da Educação Básica (CTC EB) da Capes. Membro do FNPE.Associdado da Anpae, Anped e Anfope. Foi Membro do Conselho Superior da CAPES (2014/2018), Membro do Conselho Técnico Científico da Capes - ed. Básica (2013/2017), membro do Conselho editorial da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce, membro do conselho editorial da Revista Educação e Sociedade (cedes), Revista Horizonte Latino Americano do Mercosul e da Revista Brasileira de Política e Administração da Educação. Membro do Grupo Estratégico de Análise da Educação Superior no Brasil (GEA/FLACSO). Entre 2012-2016 foi Membro da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação, entre 2014/2016 foi membro do Fórum Nacional de Educação. Foi Diretor da Secretaria de Educação Básica do MEC, Foi Coordenador Geral de Estatísticas Especiais do INEP, Foi Secretário Adjunto da ANPEd e Diretor de Pesquisa da ANPAE. Entre 2007-2014 foi Editor da da Revista Retratos da Escola/CNTE/Esforce (2007/2014). Tem experiência na área de Educação e sociologia da educação com ênfase em política educacional, envolvendo estudos sobre avaliação, gestão, formação e regulação da educação básica e educação superior.

Miriam Fábia Alves | FE - PPGEProfa. Dra. Miriam Fábia Alves

Doutora em Educação pela UFMG- Universidade Federal de Minas Gerais (2007), mestre em Educação pela UFG- Universidade Federal de Goiás (2000), Licenciada em História pela UEG - Universidade Estadual de Goiás (1992). Realizou Estágio Pós-Doutoral na Universidade de Sevilha, na Espanha, no ano de 2018, e na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no ano de 2023. Professora Titular na Faculdade de Educação/UFG. Coordenadora do Grupo de Estudos e pesquisas em Políticas Educacionais e Juventude (GEPEJ) e da Rede Nacional de Pesquisa sobre Militarização da Educação (RePME). É Presidenta da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd). Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: Militarização de Escolas Públicas, Ensino Médio e Juventudes, Políticas Educacionais.

Mediação: Representante da ANFOPE

14h00 Apresentação de Trabalhos nos GT's Apresentação de Trabalhos
Local: Salas de Aula da Escola de Formação de Professores e Humanidades - PUC Goiás

A apresentação de trabalhos é uma atividade comum em eventos acadêmicos, em que indivíduos ou grupos compartilham os resultados de suas pesquisas. Esse momento permite que o apresentador explique sua metodologia, suas descobertas e as implicações de seu trabalho, além de possibilitar a interação com o público por meio de perguntas e discussões.

Ainda será diculgado a relação de trabalhos por sala.

Será uma experiência inperdível. Te esperamos!!!

09h00 - Profa. Dra. Malvina Tania Tuttman Mesa Redonda: Desafios atuais das políticas de formação de professores e valorização dos profissionais da educação Mesa-redonda
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades - PUC Goiás

Título da Mesa: Desafios atuais das políticas de formação de professores e valorização dos profissionais da educação

Com representantes das entidadas:

  • Conselho Nacional de Educação - CNE
  • Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES
  • Ministério da Educação - MEC

Planejamento Curricular e Avaliação Educacional – Revista

Mediação: Profa. Dra. Malvina Tania Tuttman

Professora TITULAR da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), instituição da qual foi REITORA, eleita por dois mandatos consecutivos, nos períodos de 2004-2008 e 2008-2011; Na mesma Universidade, foi Chefe do Departamento de Didática do Centro de Ciências Humanas e Sociais (CCH); Diretora da Escola de Educação, Pró-Reitora de Extensão. Em janeiro de 2011, assumiu a PRESIDÊNCIA do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Entre 2012 e 2018, foi membro do Conselho Nacional de Educação - CNE, da Câmara de Educação Básica. Atuou como membro do Conselho Estadual de Educação do Estado do Rio de Janeiro - CEE/RJ, também na Câmara de Educação Básica. Foi PRESIDENTE do Conselho de Estadual de Educação do Rio de Janeiro (CEE-RJ), eleita, por dois mandatos: 2017-2019 / 2019-2020. Foi eleita Coordenadora do Fórum Estadual de Educação (FEERJ) para os biênios 2021-2023 e 2023-2025. Atua desde 2020 como Assessora do Núcleo de Políticas Públicas do Grupo Técnico Especializado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (GATE/MPRJ). Foi Vice-Presidente / Regional Sudeste da Associação Nacional pela Formação dos Profissionais de Educação (Anfope) no biênio 2021-2023 e, atualmente, eleita como Diretora de Articulação Institucional, biênio 2023-2025. . Possui ampla experiência na docência e na gestão, desenvolvendo pesquisas, trabalh)s de extensão e demais produções acadêmicas nas áreas de currículo, extensão universitária, cotidiano na educação, metodologias participativas, planejamento, avaliação e formação docente. Exerceu outros cargos de assessoramento, coordenação e direção junto a entidades representativas da educação básica e superior, nos âmbitos nacional e internacional. Graduada em Pedagogia pela Universidade Santa Úrsula (1976), MESTRE em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1981) e DOUTORA em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2004). Iniciou sua carreira como professora do ensino fundamental da rede pública do município do Rio de Janeiro, em 1969

14h00 Plenária da ANFOPE Comissão Organizadora
Local: Auditório da Escola de Formação de Professores e Humanidades - PUC Goiás

A plenária é a reunião onde todos os participantes de um evento se reúnem para discutir o documento final e tomar decisões coletivas.

Não percam esse momento!!!

Carregando área de inscrição

Local

Universidade Federal de Goiás e Pontifícia Universidade Católica de Goiás, 74610-155, Rua 227-A, Setor Leste Universitário, Goiânia, Goiás
Ver no mapa

Organizador

XXII Enanfope

XXII Encontro Nacional da Anfope - Enanfope visa reunir os associados para a discussão, análise e proposição de princípios e orientações na elaboração, apeamento e levantamento de aspectos do campo científico-político das pesquisas, das lutas que já avançaram e no que é preciso avançar no que tange à educação, contribuindo com a definição de Políticas Educacionais bem como um plano de lutas para a associação.