Informações

XXI SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

XXII SIMPÓSIO DO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO PROFISSIONAL EM CIÊNCIAS DAS RELIGIÕES DA FACULDADE UNIDA DE VITÓRIA

O XXII Simpósio do PPGPCR-FUV será um evento online com certificado de participação e com espaço para apresentação de comunicações.

No dia 27/01/2025, a partir das 9 horas da manhã, ao vivo no canal do YouTube da Faculdade Unida e em suas redes sociais oficiais, a professora Réia Sílvia Gonçalves, Doutora em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora, docente da Universidade Vila Velha. , proferirá a conferência "Religião e Periferias". A transmissão da palestra será ao vivo pelo canal do YouTube da Unida: https://youtube.com/FaculdadeUnidadeVitoria

No mesmo dia 27/01, das 13 às 17 horas, o evento abrigará as Sessões Temáticas (STs), onde, por meio de inscrição, poderão ser apresentadas comunicações orais. Os ST 4 e 8 serão ofertados excepcionalmente no dia 23/01 das 18 às 22h. Assim, orientandos/as dos professores David Mesquiati de Oliveira e Graham Gerald McGeoch, atenção para o dia e horário específico de suas comunicações (23/01 das 18h às 22h).

Os links das salas do Google Meet, para comunicação serão disponibilizados no dia 22/01/25 aos inscritos.

As Sessões Temáticas do evento consistirão na instalação de mesas temáticas para apresentação interna e por escrito de resumos de parciais e conclusões de pesquisas realizadas no âmbito das Ciências das Religiões. Para mestrando(a)s e doutorando(a)s da Faculdade Unida, as comunicações estão necessariamente vinculadas à Sessão Temática do(a) respectivo(a) orientador(a).

CALENDÁRIO

12/12/2024

Início das inscrições

12/01/2025

Último dia para envio do resumo da comunicação

17/01/2025

Último dia para aceite os resumos recebidos

21/01/2025

Último dia para inscrições de ouvintes

27/01/2025

Palestra e Sessões Temáticas – apresentação das comunicações*

(*)23/01/2025 Comunicações exclusivamente do ST 4 e ST 8, das 18 às 22h.


Orientação para envio do resumo:

Texto em parágrafo único (150 palavras), apresentando brevemente o tema da comunicação. Não pode ser o projeto de mestrado/doutorado, mas um assunto específico que será objeto da comunicação. Indicar os elementos específicos da comunicação: problema, os objetivos, a hipótese, o referencial teórico, a metodologia, os resultados esperados. Apontar de três a cinco palavras-chave. Para os inscritos/as que são estudantes do PPGPCR-FUV, enviar o resumo exclusivamente para o ST do/a orientador/a.

Orientação para apresentação no dia do simpósio:

No caso de leitura, o texto deve ter no máximo 4 laudas em espaço 1,5. Textos com dimensões maiores não devem ser lidos: devem ser convertidos em esboço e apresentados de memória. O uso de projeção de texto deve restringir-se a ilustrações e citações, não devendo ser usado como plataforma de projeção, para leitura, do texto da comunicação. Apresentando sua comunicação oralmente, de memória, ou lendo um texto escrito, o tempo não deve ultrapassar 10 minutos. O tempo restante após a série de comunicações pode ser utilizado para debate em torno dos conteúdos apresentados.

AVISO AOS COMUNICADORES!
Para receber o certificado de participação e/ou comunicação, a inscrição e a aprovação e comunicação oral é obrigatória.


Certificados de participação e de comunicação ficarão disponíveis a partir do dia 05/03 no site: certificado.fuv.edu.br


SESSÕES TEMÁTICAS

Abdruschin Schaeffer Rocha - Religião e Espiritualidades Contemporâneas (ST 1)
Esta Sessão Temática acolhe trabalhos que se proponham a pensar o fenômeno religioso em suas várias vertentes e interfaces e a partir de seu atual ambiente, a Contemporaneidade. Destaca, assim, as muitas modalidades de manifestação do sentimento religioso, que se manifestam em meio à tensa relação entre secularidade e religião, sobretudo aquelas que se colocam como alternativas em face do processo de desinstitucionalização da experiência religiosa. Nesse sentido, acolhe tanto releituras da religião e do fenômeno religioso em ambientes tradicionalmente institucionais, quanto aquelas que se apresentam sob o signo de religiões ou espiritualidades laicas.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Arlete Maria Pinheiro Schubert – Aproximações entre antropologias, religiosidades e educações (ST 2)

A metáfora da pesquisa "a várias mãos" utilizada por Carlos Rodrigues Brandão é indicativa de um trabalho coletivo que desafia a comunidade acadêmica a buscar trilhar caminhos interativos para responder questões que desafiam a convivência na sociedade contemporânea. Esta sessão temática envolve pesquisas de diferentes áreas que buscam identificar, analisar e formular perguntas fundamentais para os desafios e caminhos para os dilemas da educação e da convivência respeitosa em sociedade na “Terra dos mil povos”.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Claudete Beise Ulrich e Gedeon Freire de Alencar - Religião, Educação e Diversidades: desafios à cidadania e à democracia multifacetada (ST 3)
O respeito às diversidades é base para a construção da cidadania e de uma sociedade democrática multifacetada. A Sessão Temática acolherá pesquisas que remetam a questões históricas, epistemológicas, metodológicas que inter-relacionem religião, educação e diversidades, apontando para a construção da cidadania e da democracia, considerando a área das Ciências da Religião.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


David Mesquiati de Oliveira - Religião e Sociedade na América Latina (ST 4)
Estuda, a partir das Ciências das Religiões, a relação entre religião e sociedade na América Latina. As principais linhas de pesquisa atuam sobre os pentecostalismos na América Latina, as Religiões Indígenas e Afro-brasileiras e a relação entre Religião, Educação e Ética.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Elcio Sant’Anna - Ciências das Religiões Aplicadas (ST 5)
A Sessão Temática se propõe a trabalhar questões relacionadas às espectro dos estudos das Ciências das Religiões em sua interface profissional (enfoques e abordagens), sempre na direção de compreender as implicações da presença da religião nas fissuras da sociedade, em face do exercício de profissões que tangenciem o fenômeno religioso.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Eliane Maura Littig Milhomem de Freitas - Educação e diversidade na escola (ST 6)
A diversidade diferencia os indivíduos, assim como também é um direito assegurado pela Constituição Federal; portanto os sistemas de ensino devem garantir que docentes e discentes convivam com respeito mútuo e harmonicamente com a variedade de gênero, cor, religião entre outros. O conhecimento plural supera intolerâncias, fortalece a democracia e reduz a violência. O sentimento de pertença torna a escola um espaço mais lúdico, interessante e acolhedor. A presente ST visa fomentar reflexões sobre as questões que permeiam a diversidade no seio da escola e assim contribuir com os agentes educativos nesse processo de aprendizagem e formação.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Francisco de Assis Souza dos Santos - Religião e Saúde (ST 7)
Questões religiosas continuam afetando a saúde mental dos brasileiros? O Brasil é um país que apresenta uma diversidade religiosa significativa se comparado às outras nações. Partindo desse ponto de vista como a religião pode contribuir ou não para o equiílibrio e saúde mental do indivíduo. Esta Sessão Temática tem como foco as questões que envolvam a discussão sobre religião, saúde mental e aspectos afins.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Graham Gerald McGeoch – Religião, Fé e Globalização (ST 8)
A Sessão Temática convida reflexões sobre teologia e política, com foco (mas não exclusivamente) nas experiências ecumênicas e inter-religiosas. A ST propõe um diálogo com tematicas tais como direitos humanos, liberdade religiosa, populismos neoliberais e contra-hegemônicos, e promove um diálogo entre Teologia e Estudos Críticos.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


José Adriano Filho - Religião, discurso religioso e educação (ST 9)
A ST 9 tem por objetivo receber trabalhos sobre estudos de religião, discurso religioso e relações entre educação e religião no Brasil. Propõe também discutir aspectos da educação intercultural, como perspectiva e como possibilidade de diálogo para trabalhar com a intolerância religiosa no contexto escolar, bem como questões que envolvem a laicidade, diversidade e religiões afro-brasileiras.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


José Mário Gonçalves - Religião e Esfera Pública (ST 10)
A Sessão Temática visa apresentar trabalhos que discutam as múltiplas relações entre Religião e espaço público, com ênfase nas suas implicações para a democracia e a laicidade do Estado. A ST acolhe comunicações que tratem dessa temática na interface entre Ciências das Religiões e as diversas áreas profissionais onde a questão religiosa pode ser problematizada.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Nathália Ferreira de Sousa Martins - Educação, Religião e Ciências da Religião Aplicada (ST 11)
Esta ST acolhe trabalhos que compreendam os múltiplos caminhos e descaminhos no entrecruzamento da religião com a educação, com ênfase nas tramas evidenciadas no cotidiano escolar. Abarca, portanto, aspectos da vivência religiosa de discentes e docentes e as práticas de ensino que envolvem o fenômeno religioso. Dentre as questões proeminentes, depreende-se o Ensino Religioso e seus aspectos legais, políticos, históricos, epistemológicos e pedagógicos atentando à diversidade de aplicações nos sistemas de ensino brasileiros. Para tanto, discute também a Ciências da Religião enquanto área de referência do Ensino Religioso e sua aplicação em outros âmbitos da vida humana..
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Nelson Lellis Ramos Rodrigues – Religião, Política e Ciências das Religiões (ST 12)
A ST tem por objetivo receber trabalhos sobre a interface religião e política, contemplando pesquisas que articulem o papel da religião e de atores religiosos com as esferas pública/privada tendo como questões centrais: secularização, educação, correntes ideológicas, coletivos e movimentos sociais etc. Outras questões que poderão integrar essa ST: campo teórico para pesquisa qualitativa, valorizando o aspecto multidisciplinar, bem como trabalhos que ofereçam perspectivas sociológicas ou de outras áreas das ciências humanas.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Sérgio Luiz Marlow - Religião, Profissão e Educação (ST 13)
O fenômeno religioso, em seus diversos segmentos, é notável no Brasil e no mundo, especialmente no que diz respeito à constituição das identidades socioculturais. A Sessão temática acolherá comunicações que reflitam sobre o fenômeno religioso a partir do entrelaçamento e da interação entre os campos da religião, educação e profissão.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Wanderley Pereira da Rosa - Campo Religioso Brasileiro (ST 14)
A Sessão Temática estará aberta para receber propostas de Comunicações que abordem o tema do Campo Religioso Brasileiro, especialmente com ênfase na pluralidade que se verifica atualmente nos discursos e práticas religiosas no país. Novas identidades, memórias religiosas, sincretismos, espiritualidades contemporâneas são temas bem vindos para alcançarmos os objetivos da ST.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Silas Klein Cardoso - Tradições e práticas religiosas (ST 15)
A sessão temática acolhe pesquisas que exploram as múltiplas e multifacetadas formas pelas quais tradições religiosas se manifestam na tecitura social. Tradições, por operarem entre o simbólico e o prático, podem conter desde complexas construções simbólicas (p.ex., pedagogias, literaturas e teologias), até artefatos físicos (p.ex., edifícios, obras de arte, monumentos e utensílios) e outras manifestações sócio-culturais (p.ex., legislações, linguagens, ideias em prática e modos de autoridade). Nesse sentido, as comunicações desta sessão observam como tradições religiosas se manifestam ou materializam na sociedade contemporânea a partir do estudo de diferentes conjuntos de dados.
ENVIAR COMUNICAÇÃO


Carregando área de inscrição

Credenciamento

Não haverá credenciamento. Participação será computada pela presença em sala de comunicação, a comunicação será computada pela comunicação oral.

Faculdade Unida

A Faculdade Unida é a pioneira no estado do Espírito Santo com o Bacharelado em Teologia reconhecido pelo MEC, recebendo nota máxima em todos os quesitos.