XXIII SiCEM

XXIII SiCEM

Faça sua inscrição
De 13 a 15 de dezembro Todos os dias das 00h00 às 00h00

Sobre o Evento

Realizado pela primeira vez em 1998 pelo PGrCEM (EESC-USP), o Simpósio em Ciência e Engenharia de Materiais (SICEM) tem como objetivo promover o diálogo científico entre pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação no que diz respeito aos avanços realizados em pesquisas.

Em sua 23ª edição, o evento ocorre em formato on-line e abordará Perspectivas para Pesquisa Científica no Mundo Globalizado.

O evento será limitado para 200 participantes devido a limitações técnicas.

Os certificados de participação e apresentação de trabalho serão enviados após o evento!

Link Youtube - Primeiro dia

Link Youtube - Segundo dia


Programação

09h00 Abertura do 23° SICEM - Palestra 'Da escolinha no quintal para laboratórios e anfiteatros mundo afora: Uma trajetória de vida acadêmico-científica' - Profa. Andréa Camargo (IFSC) Palestra
Abertura do 23° SICEM - Palestra "Da escolinha no quintal para laboratórios e anfiteatros mundo afora: Uma trajetória de vida acadêmico-científica" - Profa. Andréa Camargo (IFSC)
Local: online

Primeiro as damas!

A abertura do 23º SICEM vai ser por conta da Dra. Andréa, assessora ad hoc do CNPq, FAPESP, FUNDECT e CAPES e revisora de vários periódicos indexados. Em 2007 foi contemplada com o Prêmio L´ORÉAL for Women in Science Brazil e nomeada Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2008-2013). No ano de 2016 passou a integrar o Grupo de Trabalho sobre Questões do Gênero atuando na promoção das Mulheres nas Ciências, ligado à Sociedade Brasileira de Física. Em 2020 tornou-se diretora científica da SBPMat, e foi nomeada Ambassador Scientist da Fundação Alexander von Humboldt no Brasil.

A Andrea é bacharel em Química (1996), mestra na área de Química Inorgânica (1999), pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e doutora em Ciências: Física Aplicada (2003) pela Universidade de São Paulo. Foi pós-doc na Westfälisches Wilhelms Universität Münster na Alemanha (2008-2010). Atua como professora associada do Instituto de Física de São Carlos, IFSC/USP.

Possui experiência nas áreas de Ciências de Materiais e Física com ênfase em Propriedades Óticas e Espectroscópicas da Matéria Condensada. Sua área de atuação é o desenvolvimento e caracterização estrutural e funcional de materiais ópticos e luminescentes dopados com metais do grupo f e/ou grupo d, meios ativos para lasers (vidros, vitrocerâmicas), e materiais híbridos luminescentes com estrutura de meso e micro poros, incorporados com complexos metálicos e corantes orgânicos, para aplicações em dispositivos luminescentes, bioensaios, células solares e sensores.

10h30 Palestra  'Ciência de vanguarda na América Latina: células solares de perovskita' - Dra. Ana Flávia Nogueira (Unicamp) Palestra
Palestra  "Ciência de vanguarda na América Latina: células solares de perovskita" - Dra. Ana Flávia Nogueira (Unicamp)
Local: online

A Ana Flávia é bacharel em química pela USP (1996), mestra em química pela Unicamp (1998), doutora em ciências também pela Unicamp (2001). Atualmente é professora do Instituto de Química da Unicamp. Possui experiência na área de Química, com ênfase na aplicação de nanomateriais para a conversão de energia solar, atuando principalmente nos seguintes temas: Nanopartículas inorgânicas de calcogenetos e perovskita (quantum dots) em diodos emissores de luz (LED); nanocompósitos semicondutores/grafeno em fotocatálise para a geração de hidrogênio e conversão direta de CO2 em solar fuels; células solares emergentes (em especial, células solares de perovskita).
Em 2020, recebeu o Prêmio Mulheres Brasileiras em Química e Ciências Relacionadas, oferecido pela Sociedade Americana de Química (ACS), pela sua contribuição no impacto global e social da pesquisa. O prêmio tem como principal objetivo fomentar a igualdade de gênero na ciência, além de colaborar para que os impactos da diversidade sejam amplamente reconhecidos pelo meio científico.

14h00 Minicurso LaTeX - Dr. Joaquim Brasil de Lima Filho (Universidade Paulista) Minicurso
Minicurso LaTeX - Dr. Joaquim Brasil de Lima Filho (Universidade Paulista)
Local: online

Sabe aquela formatação impecável que deixa qualquer resultado mais bonito? A gente te mostra como faz!

Minicurso com as ferramentas básicas de LaTeX, para impulsionar a escrita de textos de alta qualidade!

O Joaquim tem graduação (UFPI), Mestrado (UFPI) e Doutorado (IFSC/USP) em Física, na área de Caracterização Optoeletrônica, com ênfase em Ótica Linear e Ótica Não-Linear, e destaque para Elipsometria, Absorção Fotoinduzida (PIA), Bombeio-e-Prova (pump-probe) e Geração de Segundo Harmônico (SHG), bem como análise de dados por modelagem e simulação em Python. Atualmente é professor nos cursos de engenharia da Universidade Paulista nas áreas de Física Básica, Mecânica dos Fluidos, Termodinâmica Aplicada, Eletromagnetismo e Química Industrial.

09h00 Mesa-redonda: 'Perspectivas para o futuro da ciência brasileira: como a nova geração de cientistas pode enfrentar os desafios atuais?' - Dra. Yvonne Mascarenhas (IFSC); Dra. Elisabete Frollini (IQSC); e Dra. Bluma Soares (UFRJ). Mesa-redonda
Mesa-redonda: "Perspectivas para o futuro da ciência brasileira: como a nova geração de cientistas pode enfrentar os desafios atuais?" - Dra. Yvonne Mascarenhas (IFSC); Dra. Elisabete Frollini (IQSC); e Dra. Bluma Soares (UFRJ).
Local: online

As vozes da experiência!

A Elisabete é graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 1976), mestra em Físico Química pela Universidade de São Paulo (USP, 1980), doutora em Físico Química também pela USP (1986). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade de São Paulo (Instituto de Química de São Carlos, IQSC), sendo líder do Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas. Tem experiência na área de Materiais Poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e aplicações de derivados de celulose e de outros polímeros naturais; compósitos de matriz polimérica reforçados com fibras lignocelulósicas; utilização de matéria-prima oriunda de fontes renováveis na preparação de polímeros, eletrofiação (electrospinning). É Editor-in-Chief da revista Industrial Crops and Products (Elsevier), faz parte do Corpo Editorial da revista Cellulose (Springer), foi Editora da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia até 2015. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Química de São Carlos (USP) até fevereiro de 2017, é Coordenadora Científica do Núcleo de Ciência e Tecnologia de Biorecursos (IQSC-USP). Foi indicada, a partir de outubro de 2020, embaixadora da European Polysaccharide Network of Excellence (EPNOE) no Brasil, por sua contribuição significativa para promover a pesquisa, inovação e colaborações em ciência e tecnologia de polissacarídeos.

A Bluma é graduada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1973), mestra em Química Orgânica pela mesma universidade (UFRJ, 1978), doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ (1987) e pós-doutorado em compósitos condutores pela Universidade de Liege-Bélgica (1993). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Conselho Editorial das revistas: Journal of Applied Polymer Science, Polímeros, e The Chemistry :An Indian Journal. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: polianilina, mistura polimérica, compatibilização, compósitos condutores e compatibilização reativa, compósitos e nanocompósitos, tenacificação de termorrígidos com ênfase em adesão. Possui importantes colaborações internacionais envolvendo líquidos iônicos com INSA-Lyon (França), fluidos eletroreológicos com a Universidade de Nice (França) e compósitos envolvendo resina epoxídica e nanotubos de carbono com a Universidade de Hamburgo (Alemanha).

A Yvonne é graduada em química e em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1954), possui doutorado em físico-química pela Universidade de São Paulo (USP, 1963), professora Yvonne é um dos mais importantes nomes na área de cristalografia. Seus estudos pioneiros culminaram na fundação da Sociedade Brasileira de Cristalografia em 1971, que hoje chama-se Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr). Sua principal linha de pesquisa é “cristalografia estrutural por difração de raio x”. Em 1998, recebeu a condecoração Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Engajada na difusão científica, a Acadêmica coordena um projeto que visa complementar a educação de ciências em escolas públicas e divulgar a produção universitária. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (USP – Polo São Carlos) e tem o Portal Ciência Web como seu principal veículo de comunicação. Conquistou recentemente o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro – 2021, outorgado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), “por suas atividades de pesquisa pioneiras em cristalografia de raios X e por iniciar uma sólida comunidade científica nesta área no Brasil”. Se tornando a primeira mulher a conquistar este prêmio que, anualmente e desde 2019, tem o intuito de reconhecer o trabalho de um pesquisador e pela contribuição, ao longo de sua carreira, para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.

10h30 Palestra 'Como gerir melhor ainda sua carreira' - Martha Magalhães (ECar) Premiação
Palestra "Como gerir melhor ainda sua carreira" - Martha Magalhães (ECar)
Local:

Já não sabe mais se está vivendo ou só escrevendo artigos?
Está meio perdido em meio aos experimentos e as broncas dx orientadxr?

O Sicem vai te ajudar a dar um gás na sua carreira!

A Martha atua há anos na área de Desenvolvimento Organizacional. Por 9 anos trabalhou no Grupo Cia de Talentos, contribuindo com sua experiência em gestão de negócios, pessoas e processos, para que as empresas pudessem obter o melhor de seus profissionais.
É coach certificada pelo ICI Institute e Sociedade Brasileira de Coaching.
Construiu sua primeira trajetória em Marketing durante 25 anos, apoiando as estratégias de diferentes segmentos nas seguintes organizações: O Estado de S.Paulo, Nielsen, AGF Seguros (atual Allianz), Citibank, Liberty Mutual e Ibmec (atual Insper).

Um agradecimento especial ao @carreirasusp, que faz um trabalho incrível

14h00 Mesa-redonda: 'Pós-graduação na gringa' - Roberta Polez (química, doutorado, Aalto University, Finlândia), Yanka Reis ( eng. materiais, mestrado,University of Limerick, Irlanda), Helton Medeiros (nanotecnólogo, mestrado, ETH Zurich, Suíça) Mesa-redonda
Mesa-redonda: "Pós-graduação na gringa" - Roberta Polez (química, doutorado, Aalto University, Finlândia), Yanka Reis ( eng. materiais, mestrado,University of Limerick, Irlanda), Helton Medeiros (nanotecnólogo, mestrado, ETH Zurich, Suíça)
Local: online

Convocamos uma galera DE PESO pra bater um papo com a gente!

A Yanka é engenheira de materiais (UNIFEI), e está cursando mestrado em Biomedical Device Materials, na University of Limerick (Irlanda). Enfrentou uns perrengues e conta tudo na websérie Intercâmbio do Zero. É co-fundadora da Amazonia Natural, uma empresa de cosméticos naturais veganos.

O Helton é bacharel em Nanotecnologia (UFRJ) e está cursando mestrado em Engenharia Elétrica na ETH Zürich (Suíça), e é Research and Development Intern no ABB Corporate Research Center. É mentor voluntário na Brazilian Student Association (BRASA), um programa que ajuda brasileiros a estudar nas melhores universidades do mundo.

A Roberta é mestre e bacharel em Química (USP). Atualmente é estudante de doutorado em engenharia química na Aalto University (Finlândia). Seu tema de pesquisa no Bioproduct Chemistry Research Group é materiais lignocelulósicos para aplicações biomédicas.

Vem saber como é que eles fizeram para desvendar as faculdades europeias!

15h30 Palestra 'Leading the light: alavancando a pesquisa científica em uma linha de luz do Sirius' - Dra. Ana Carolina de Mattos Zeri (CNPEM) Palestra
Palestra "Leading the light: alavancando a pesquisa científica em uma linha de luz do Sirius" - Dra. Ana Carolina de Mattos Zeri (CNPEM)
Local: online

Dá licença, que a gente vai ser privilegiado com a presença DA mulher à frente da primeira linha de luz do Sirius.

A Ana Carolina é graduada em Fisica Básica pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (1994), com mestrado em Fisica pelo Instituto de Física e Química de São Carlos (1997), mestrado em Quimica e Bioquimica - University of Pennsylvania (2000), doutorado em Quimica - University of California, San Diego (2003) e pós-doutorado em Biofísica na University of California, Berkeley (2003-2006).

Tem experiência na área de Biofísica, com ênfase em Biologia Estrutural e especialização em Ressonância Magnética Nuclear, Cristalografia por Raios X e Pinças Óticas.

Atualmente é pesquisadora do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron/ Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas, SP.
Atua no planejamento e construção de uma das linhas de luz e estações experimentais para o novo acelerador de elétrons, Sirius. A linha de luz Manaca é dedicada a estudos estruturais de proteínas, e foi inaugurada oficialmente em 21 de outubro de 2020, apesar de estar em uso desde julho para apoiar pesquisas relacionadas ao Covid-19.

17h00 Apresentações de trabalhos - Sessão 1 Apresentação Oral
09h00 Palestra 'From Germany to Brazil: building a scientific career in Brazil based on international experiences.' - Dr. Florian Steffen Günther (IFSC) Palestra Sessão Internacional
Palestra "From Germany to Brazil: building a scientific career in Brazil based on international experiences." - Dr. Florian Steffen Günther (IFSC)
Local: online

Atualmente, o Florian é pesquisador pós-doc no IFSC/USP, mas sua jornada na ciência começou bem longe de São Carlos. Ele é bacharel (2011) e mestre (2013) em Physics pela Technische Universität Chemnitz, e doutor pela Technische Universität Dresden (2018). Foi um scientific co-worker na Technische Universität Dresden e na Helmholtz-Zentrum Dresden-Rossendorf (2013 - 2018).

Tem experiência na área de Química e de Física, com ênfase em Semicondutores Orgânicos, atuando principalmente com síntese e processamento de polímeros semicondutores, caracterização elétrica e ótica de dispositivos orgânicos, modelagem e simulação de química quântica.

Vem conhecer essa história com a gente!

10h30 Mesa-redonda 'Como enfrentar a crise de financiamento?' - Dr. Adilson de Oliveira (Ufscar), Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. (IFSC), Dr. Glaucius Oliva (IFSC). Mesa-redonda
Mesa-redonda "Como enfrentar a crise de financiamento?" - Dr. Adilson de Oliveira (Ufscar), Dr. Osvaldo Novais de Oliveira Jr. (IFSC), Dr. Glaucius Oliva (IFSC).
Local: online

Essa é a mesa-redonda mais pesada que vocês vão ver hoje!

O Adilson é físico (1991), Mestre (1993) e Doutor (1996) pela UFSCar, é professor do Departamento de Física da UFSCar desde 1992, sendo hoje Professor Titular. Atua na área de magnetismo e materiais magnéticos e em divulgação científica, em parceira com grupos no Brasil, EUA e França, liderando diversos projetos de cooperação internacional. Atua no Grupo de Supercondutividade e Magnetismo (GSM), no Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais (CDMF) e no Centro de Inovação em Novas Energias (CINE), nos quais é também Coordenador de Difusão do Conhecimento. Foi membro do CA de Divulgação Científica do CNPq entre 2017 e 2020. É fundador e coordenador do Laboratório Aberto de Interatividade (LAbI) da UFSCar, voltado ao desenvolvimento de metodologias para divulgação científica. Publicou mais de 200 textos de divulgação científica e é colunista da Ciência-Hoje, desde 2006, e das rádios CBN Araraquara e São Carlos. Laureado com o Prêmio Ernesto Hamburger de Divulgação das Ciências Físicas em 2019, concedido pela Sociedade Brasileira de Física.
Na UFSCar, foi coordenador de atividades de extensão e Pró-Reitor Adjunto na Pró-Reitoria de Extensão no período de 2009 a 2011. Foi coordenador e vice-coordenador dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Física e membro do Conselho Universitário, do Conselho do Departamento de Física e da Comissão da Pós-Graduação em Física. Foi Vice-Reitor da UFSCar na gestão 2012-2016, quando coordenou diretamente a criação e implantação do Instituto de Estudos Avançados e Estratégicos (IEAE/UFSCar) e a realização da 67ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência SBPC na UFSCar.

O Osvaldo é bacharel em Física (1982) e mestre em Física Aplicada (1984) pela Universidade de São Paulo (USP), possui doutorado em Engenharia Eletrônica (1990) pela Universidade de Bangor, País de Gales (Reino Unido). Professor titular do Instituto de Física de São Carlos, trabalha com ciência dos materiais, nanotecnologia e processamento de línguas naturais. Recebeu muitas premiações: VI Prêmio Peão da Tecnologia em 1998, concedido pela Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos e Sebrae, pela produção do software ReGra, um revisor gramatical para o português do Brasil; II Prêmio Alcatel de Inovação Tecnológica, 1999, concedido pela Alcatel, em âmbito nacional, pela produção do software ReGra, um revisor gramatical para o português do Brasil; Prêmio Scopus 2006, outorgado pela Elsevier do Brasil, em conjunto com a Capes. É Doutor Honoris Causa outorgado pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul, junho de 2019. É membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo e da Academia de Ciências da América Latina.

O Glaucius graduou-se como engenheiro eletricista e eletrônico (1981) pela Universidade de São Paulo (USP), tornou-se mestre em física (1983) também pela USP, possui doutorado em cristalografia de proteínas pela Universidade de Londres (1988). Foi Diretor (2010) e presidente (2011-2015) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e fundou o Conselho Administrativo do Conselho Global de Pesquisas (GRC, na sigla em inglês). É professor do instituto de física de São Carlos da USP (IFSC-USP). Atua na área de biologia estrutural e química medicinal aplicadas ao planejamento e desenvolvimento de novos fármacos, com ênfase em doenças infecciosas endêmicas brasileiras. Além de membro titular da ABC também é membro da Academia de Ciências do Estado de São Paulo (Aciesp), da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês), e do Birkbeck College, da Universidade de Londres. Dentre os prêmios recebidos, destacam-se o Prêmio USP Trajetória pela Inovação (2018) e a Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico (2018).

14h00 Palestra 'Science around the world: Experiences from the USA' - Dr. Kai Trepte (Stanford University) Palestra Sessão Internacional
Palestra "Science around the world: Experiences from the USA" - Dr. Kai Trepte (Stanford University)
Local: online

Diretamente de STANFORD, gente..

Diesen Vortrag über Kooperationen und deren Bedeutung in der Wissenschaft, insbesondere für jüngere Forscher, solltest du nicht verpassen.

Diz o tradutor que é isso aqui: "You don't want to miss this talk about collaborations and their importance in science, especially for younger researchers".

O Kai é de Dresden (Alemanha), bacharel em Experimental Physics (TU Bergakademie Freiberg, 2011), mestre em Theoretical Physics (TU Bergakademie Freiberg, 2011), Dr. rer. nat em Theoretical Chemistry e PhD (TU Dresden, 2017).

Atualmente, é postdoc na Stanford University (EUA), com foco em teoria da estrutura eletrônica, teoria funcional da densidade e afins.

15h30 Apresentações de trabalhos - Sessão 2 Apresentação Oral
18h30 Encerramento do 23° SICEM Encerramento
Local: online

Com a figurinha carimbada do Prof. Rafael Salomão, e a premiação dos melhores trabalhos!

Organizador

Comissão Organizadora do 23º SICEM