Local: online
As vozes da experiência!
A Elisabete é graduada em Licenciatura em Química pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar, 1976), mestra em Físico Química pela Universidade de São Paulo (USP, 1980), doutora em Físico Química também pela USP (1986). Atualmente é Professor Associado 3 da Universidade de São Paulo (Instituto de Química de São Carlos, IQSC), sendo líder do Grupo de Materiais Macromoleculares e Fibras Lignocelulósicas. Tem experiência na área de Materiais Poliméricos, atuando principalmente nos seguintes temas: síntese e aplicações de derivados de celulose e de outros polímeros naturais; compósitos de matriz polimérica reforçados com fibras lignocelulósicas; utilização de matéria-prima oriunda de fontes renováveis na preparação de polímeros, eletrofiação (electrospinning). É Editor-in-Chief da revista Industrial Crops and Products (Elsevier), faz parte do Corpo Editorial da revista Cellulose (Springer), foi Editora da revista Polímeros: Ciência e Tecnologia até 2015. Foi Presidente da Comissão de Pesquisa do Instituto de Química de São Carlos (USP) até fevereiro de 2017, é Coordenadora Científica do Núcleo de Ciência e Tecnologia de Biorecursos (IQSC-USP). Foi indicada, a partir de outubro de 2020, embaixadora da European Polysaccharide Network of Excellence (EPNOE) no Brasil, por sua contribuição significativa para promover a pesquisa, inovação e colaborações em ciência e tecnologia de polissacarídeos.
A Bluma é graduada em Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1973), mestra em Química Orgânica pela mesma universidade (UFRJ, 1978), doutora em Ciência e Tecnologia de Polímeros pela UFRJ (1987) e pós-doutorado em compósitos condutores pela Universidade de Liege-Bélgica (1993). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro do Conselho Editorial das revistas: Journal of Applied Polymer Science, Polímeros, e The Chemistry :An Indian Journal. Tem experiência na área de Engenharia de Materiais e Metalúrgica, com ênfase em Polímeros, Aplicações, atuando principalmente nos seguintes temas: polianilina, mistura polimérica, compatibilização, compósitos condutores e compatibilização reativa, compósitos e nanocompósitos, tenacificação de termorrígidos com ênfase em adesão. Possui importantes colaborações internacionais envolvendo líquidos iônicos com INSA-Lyon (França), fluidos eletroreológicos com a Universidade de Nice (França) e compósitos envolvendo resina epoxídica e nanotubos de carbono com a Universidade de Hamburgo (Alemanha).
A Yvonne é graduada em química e em física pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ, 1954), possui doutorado em físico-química pela Universidade de São Paulo (USP, 1963), professora Yvonne é um dos mais importantes nomes na área de cristalografia. Seus estudos pioneiros culminaram na fundação da Sociedade Brasileira de Cristalografia em 1971, que hoje chama-se Associação Brasileira de Cristalografia (ABCr). Sua principal linha de pesquisa é “cristalografia estrutural por difração de raio x”. Em 1998, recebeu a condecoração Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico. Engajada na difusão científica, a Acadêmica coordena um projeto que visa complementar a educação de ciências em escolas públicas e divulgar a produção universitária. O projeto é desenvolvido pelo Instituto de Estudos Avançados (USP – Polo São Carlos) e tem o Portal Ciência Web como seu principal veículo de comunicação. Conquistou recentemente o Prêmio Joaquim da Costa Ribeiro – 2021, outorgado pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), “por suas atividades de pesquisa pioneiras em cristalografia de raios X e por iniciar uma sólida comunidade científica nesta área no Brasil”. Se tornando a primeira mulher a conquistar este prêmio que, anualmente e desde 2019, tem o intuito de reconhecer o trabalho de um pesquisador e pela contribuição, ao longo de sua carreira, para a Física da Matéria Condensada e de Materiais no Brasil.