XXV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTEGRADOR DA REDE PRODEMA

XXV SEMINÁRIO INTERNACIONAL INTEGRADOR DA REDE PRODEMA

Desafios e estratégias das pesquisas nas ciências ambientais no contexto do Antropoceno

Faça sua inscrição
De 22 a 26 de novembro Todos os dias das 08h00 às 18h00
Evento online Transmissão via Doity Play Você receberá o link de transmissão próximo ao evento.

Sobre o Evento

O XXV Seminário Internacional Integrador do PRODEMA é um evento de caráter científico e pedagógico que congrega docentes, mestrandos e doutorandos de Programa de Pós-graduação Interdisciplinar na Área das Ciências Ambientais, que funciona em Rede composta por 9 Universidades Públicas Nordestinas: Universidade Federal do Piauí (UFPI); Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFRSA); Universidade Federal da Paraiba (UFPB); Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); Universidade Federal de Sergipe (UFS); Universidade Estadual de Santa-Cruz (UESC) e Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Têm como um dos objetivos integrar saberes e competências para a avaliação dos Projetos de Dissertação e de Tese.

O XXV Seminário Internacional Integrador do PRODEMA, com o tema norteador “Desafios e estratégias das pesquisas nas ciências ambientais no contexto do Antropoceno”, buscar-se-á discutir rumos e alternativas para superar a crise no âmbito socioambiental no espaço geopolítico do nordeste brasileiro, frente a crise pandêmica. O evento será on line e ocorrerá nos dias 22 a 26 de novembro de 2021 sob a organização do DDMA, PRODEMA -UFC.

O Seminário reunirá, mestrandos, doutorandos do PRODEMA e profissionais de todo o país, além de pesquisadores estrangeiros que se dedicam à pesquisa nas questões ambientais, respaldada no Desenvolvimento Sustentável. Possibilitará, dessa forma a discussão, difusão do conhecimento em uma perspectiva de integração natureza e sociedade, estimulando a articulação e a troca de ideias, informações, experiências e conhecimentos entre os participantes do Seminário, no enfoque mutiinterdisicplinar.

A realização do evento de modo remoto, em tempos de Pandemia, Covid-19, encravada no ambiente semiárido e em meio as instituições que desenvolvem tecnologias sociais voltadas ao semiárido é, também, uma oportunidade para divulgação das pesquisas e ações relacionadas às técnicas e a conservação da natureza e da cultura desse ambiente, com foco em suas potencialidades, limitações e fragilidades, fortalecendo o contexto das boas práticas sustentáveis que emerge na dinâmica da realidade da região Nordeste.

Dentro da temática central, as discussões ocorrerão seguindo diferentes eixos temáticos desenvolvidos em atividades como palestras, apresentações, minicursos e sessões de pôsteres.

MISSÃO

Promover a melhoria e a qualificação das dissertações e teses multi/interdisciplinares em andamento nos Programas de Pós-graduação que constituem a Rede PRODEMA, por meio da realização anual dos Seminários Integradores e de Tese, os quais constituem disciplinas obrigatórias do Mestrado e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Associação ampla de IES - 9 Universidades Públicas Nordestinas), possibilitando assim a avaliação conjunta e integrada dos projetos de dissertação e de tese dos discentes da Rede PRODEMA. Promove ainda o intercâmbio científico entre os docentes orientadores na missão de orientar/co-orientar e estabelecer parcerias de pesquisas em prol do equacionamento dos problemas socioambientais do nordeste brasileiro.

OBJETIVO GERAL

Congregar os docentes, mestrandos e doutorandos dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Mestrado), e do Doutorado em Desenvolvimento e Meio Ambiente, compostos pelas nove IES públicas nordestinas que constituem a Rede PRODEMA (UFPI, UFC, UFRN, UFERSA, UFPB, UFPE, UFS, UESC e UFMA), para avaliar os projetos interdisciplinares das dissertações e teses em andamento, visando à melhoria da qualidade e consolidação destes Programas em Rede. Promover, ao mesmo tempo, o intercâmbio acadêmico-científico e a inserção internacional para a consolidação dos Programas envolvidos e evolução do debate em prol do Desenvolvimento Sustentável do nordeste brasileiro.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

(i) Avaliar, por meio de bancas examinadoras interdisciplinares e interinstitucionais, os projetos de dissertação e de tese dos mestrandos e doutorandos em Desenvolvimento e Meio Ambiente (Rede PRODEMA), para aperfeiçoá-los e assim contribuir com a redução do tempo de titulação, incremento da produção científica qualificada e consequente consolidação destes Programas em Rede;

(ii) Promover conferências e palestras relacionadas ao Tema do Evento "Desafios e estratégias das pesquisas nas ciências ambientais no contexto do Antropoceno", para atualizar e fortalecer o conhecimento indispensável ao equacionamento dos problemas socioambientais do Nordeste brasileiro e à consolidação da Rede PRODEMA;

(ii) Possibilitar intercâmbios, parcerias científicas e inserção internacional em prol da consolidação dos temas/projetos debatidos e deste Programa de Pos-graduação em Rede.

EIXOS TEMÁTICOS

1. Agroecologia, Aquicultura, Agricultura Familiar e Agronegócios
2. Análise Geoambiental, Zoneamento e Ecologia da Paisagem
3. Educação e Epistemologia Ambiental
4. Etnobiologia, etnopedologia e etnoecologia
5. Gestão, Meio Ambiente, Indicadores e Políticas Públicas
6. Conflitos Socioambientais
7. Tecnologias Sociais, Desenvolvimento Sustentável e/ ou Turismo
8. Recursos Hídricos e Limnologia
9. Saneamento Básico (Resíduos Sólidos), Química Ambiental e Tecnologias Ambientais.

Acesse a Programação Completa do Evento

Palestrantes

  • Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro
  • Edson Vicente da Silva
  • Elaine Aparecida da Silva
  • Eliedir Ribeiro da Cunha Trigueiro
  • Filipe Augusto Xavier Lima
  • Francisco Casimiro Filho
  • Francisco de Assis Mendonça
  • George Emmanuel Cavalcanti de Miranda
  • Inajá Francisco de Sousa
  • Jarcilene Silva de Almeida
  • José Adolfo de Almeida Neto
  • José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque
  • Leonardo Silva Soares
  • Magda Helena de Araújo Maia
  • Maria do Carmo Martins Sobral
  • Maria Elisa Zanella
  • Maria Manuela Queiroz Martins Mantero Morais
  • Marta Celina Linhares Sales
  • Nathalie Barbosa Reis Monteiro
  • Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima
  • Rafael Rodolfo de Melo
  • Regina Célia Monteiro de Paula
  • Rogério César Pereira de Araujo
  • Sandro Luiz da Costa
  • Sónia Silva Victória
  • Vanice Santiago Fragoso Selva
  • Viviane Souza do Amaral
  • Vládia Pinto Vidal de Oliveira
  • Waldir Mantovani
  • José de Jesus Sousa Lemos
  • Artur José Vieira Bruno

Programação

09h00 - Edson Vicente da Silva, Eliedir Ribeiro da Cunha Trigueiro, Francisco Casimiro Filho, Jarcilene Silva de Almeida, José Cândido Lustosa Bittencourt de Albuquerque, Regina Célia Monteiro de Paula, Viviane Souza do Amaral, Vládia Pinto Vidal de Oliveira Cerimônia de Abertura Abertura

10h35 Apresentação com a cantora Ludmila Araujo Apresentação Artística
Apresentação com a cantora Ludmila Araujo

Ludmila é doutoranda no PRODEMA/UESC, mestra em Ciências Ambientais (UESB) e especialista em ODS (ENAP/PNUD). Tem experiência e atua principalmente nos seguintes temas: Agenda 2030 e os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, Governança Ambiental, Educação Ambiental, Licenciamento Ambiental, Gestão Ambiental e Políticas Públicas Ambientais. Tem a música na sua vida como um hobby! Durante os estudos acadêmicos participou de bandas locais, sendo vocalista e guitarrista na banda Ardefeto.

11h00 - Waldir Mantovani Avaliação de Alterações Ambientais no Antropoceno Conferência

Conferência com o Prof. Dr. Waldir Mantovani e moderação do Prof. Dr. Edson Vicente da Silva - Cacau.

14h00 Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese Apresentação Oral

Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese

08h00 - Maria do Carmo Martins Sobral, Maria Manuela Queiroz Martins Mantero Morais, Sónia Silva Victória, Vládia Pinto Vidal de Oliveira Rede de Estudos Ambientais de Países de Língua Portuguesa - REALP Mesa Temática

10h00 - Claudio Urbano Bittencourt Pinheiro, Elaine Aparecida da Silva, Francisco Casimiro Filho, Marta Celina Linhares Sales Relevância das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema: parcerias, contribuições, impactos socioambientais e econômicos Mesa Temática

Com a participação dos coordenadores da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará, Universidade Federal do Piauí e da Universidade Federal do Maranhão. Moderação da Profa. Dra. Marta Celina Linhares Sales (UFC).

14h00 Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese Apresentação Oral

Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese

09h00 - Rogério César Pereira de Araujo Homenagem aos 25 Anos do Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema Sessão de Vídeos

Cerimônia para homenagear os 25 anos do Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema, com a apresentação do Prof. Dr. Rogério César Pereira de Araujo (UFC).

10h00 - Filipe Augusto Xavier Lima, George Emmanuel Cavalcanti de Miranda, Rafael Rodolfo de Melo, Viviane Souza do Amaral Relevância das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema: parcerias, contribuições, impactos socioambientais e econômicos Mesa Temática

Com a participação dos coordenadores da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. Moderação do Prof. Dr. Filipe Augusto Xavier Lima (UFC).

14h00 Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese Apresentação Oral

Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese

09h00 - Francisco de Assis Mendonça, Maria Elisa Zanella Riscos Híbridos: Perspectivas Socioambientais e Desafios Conferência

Conferência com o Prof. Dr. Francisco de Assis Mendonça (UFPR) e moderação da Profa. Dra. Maria Elisa Zanella (UFC).

09h15 - Inajá Francisco de Sousa, José Adolfo de Almeida Neto, José de Jesus Sousa Lemos, Vanice Santiago Fragoso Selva Relevância das pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - Prodema: parcerias, contribuições, impactos socioambientais e econômicos Mesa Temática

Com a participação dos coordenadores da Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Estadual de Santa Cruz, Universidade Federal de Pernambuco e da Universidade Federal de Sergipe. Moderação da Profa. Dra. Patrícia Verônica Pinheiro Sales Lima (UFC).

14h00 Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese Apresentação Oral

Apresentação dos Projetos de Dissertação e Tese

08h00 - Edson Vicente da Silva, Elaine Aparecida da Silva, Leonardo Silva Soares, Magda Helena de Araújo Maia, Nathalie Barbosa Reis Monteiro, Sandro Luiz da Costa Tendências e Possibilidades dos Profissionais em Desenvolvimento e Meio Ambiente Mesa Temática

Mesa temática para discutir os diferentes campos e tendências de atuação dos profissionais em Desenvolvimento e Meio Ambiente. Moderação Prof. Dr. Edson Vicente da Silva - Cacau.

09h30 - Artur José Vieira Bruno Desafios e Estratégias da Gestão Pública Encerramento

Desafios e Estratégias da Gestão Pública com o professor Artur Bruno, secretário do Meio Ambiente do Estado do Ceará (SEMA).

09h50 Lançamento do livro 'Conservação & Sustentabilidade: desafios teóricos' Lançamento de Livro
Lançamento do livro "Conservação & Sustentabilidade: desafios teóricos"

Lançamento do livro "Conservação & Sustentabilidade: desafios teóricos", do Grupo de Pesquisa BIOSE da Universidade Federal de Sergipe.

10h00 - Vládia Pinto Vidal de Oliveira Encerramento do XXV Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema Encerramento

Encerramento Oficial do XXV Seminário Internacional Integrador da Rede Prodema, com a Profa. Dra. Vládia Pinto Vidal De Oliveira.

10h20 Apresentação com o cantor Wanderley Freitas Apresentação Artística
Apresentação com o cantor Wanderley Freitas

Wanderley Freitas é Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2020); Graduado em música pela Universidade Estadual do Ceará (2007) e professor de arte da rede municipal de ensino de Fortaleza. É autor de álbuns de jogos musicais - Dudeco e sua turma (2020) e clipe infantil (audiovisual) - 'O sonzinho do animal' – da série Dudeco e sua turma (2019).

10h30 Plenária Geral dos Estudantes Reunião

Salas reservadas para aos discentes do mestrado e do doutorado da Rede Prodema. Link de Acesso a ser enviado por email.

10h30 Reunião dos Coordenadores do Prodema Reunião

Reunião dos Coordenadores do Prodema

Apoio

Organizador

Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente da Universidade Federal do Ceará

As apresentações dos projetos de dissertação e tese serão AO VIVO, dos dias 22 a 25 de novembro no turno da tarde. Os participantes da sala devem entrar com antecedência mínima de 5 min. Participe!