XXXII ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA (ENIC)

Faça sua inscrição
De 2 a 4 de dezembro Todos os dias das 07h00 às 17h00

Sobre o Evento

O Encontro de Iniciação Científica é um evento voltado à apresentação dos resultados das pesquisas desenvolvidas por estudantes de graduação no âmbito da iniciação científica. Seu principal objetivo é despertar a vocação científica dos discentes, estimular a produção acadêmica e promover a troca de experiências e conhecimentos entre pesquisadores. As atividades apresentadas podem envolver a elaboração de projetos de pesquisa, a realização de experimentações e o desenvolvimento de uma atitude investigativa voltada à inovação.

Palestrantes

  • JOSÉ ETHAM DE LUCENA BARBOSA
  • JOSÉLIO DOS SANTOS SALES

Programação

TEMA: EQUIDADE, INCLUSÃO, SUSTENTABILIDADE E INOVAÇÃO NA PESQUISA CIENTÍFICA

No mundo globalizado, as questões relacionadas à Equidade, Inclusão, Sustentabilidade e Inovação permeiam todos os aspectos da vida e na pesquisa científica não pode ser diferente. A palestra abordará a importância de integrar esses pilares como estrategia essencial para o desenvolvimento da ciência com caráter  de justiça e torná-la mais relevante e eficaz para toda a sociedade.

O evento buscará levantar aspectos que promovam refletir sobre a diversidade da sociedade e a necessidade das pesquisas contemplarem gerar benefícios de ampla abrangência, explorando a integração da equidade, inclusão, sustentabilidade e inovação como fatores que contribuam a transformar a humanidade, principalmente as populações mais vulneráveis e todo seu entorno, perpassando pelo compromisso ético e respeito ao conhecimento científico como fatores essenciais para garantir um futuro mais justo e sustentável.

Às10h00 - https://www.youtube.com/redeuepb

TEMA: CRIAÇÃO E GESTÃO DE GRUPOS NO DIRETÓRIO DE GRUPOS DE PESQUISA NO BRASIL (DGP/CNPq)

O minicurso, com carga horária de quatro horas, destina-se a pesquisadores da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) interessados em criar um Grupo de Pesquisa ou atualizar informações de grupos já registrados no Diretório de Grupos de Pesquisa no Brasil (DGP), mantido pelo CNPq. A capacitação abordará aspectos essenciais, como a definição de grupo de pesquisa segundo os critérios do CNPq, a identificação do grupo e de seus dados institucionais — incluindo endereço, contatos e área de atuação —, além dos procedimentos para cadastramento e atualização de informações na plataforma. Também serão discutidos os processos de inclusão e atualização da liderança, das linhas de pesquisa, dos pesquisadores, discentes, técnicos, colaboradores estrangeiros e instituições parceiras. A proposta é orientar os pesquisadores sobre as diretrizes vigentes, promovendo a regularização e a visibilidade dos grupos de pesquisa da UEPB no cenário nacional. A capacitação será dividida em dois momentos: o primeiro, de caráter teórico, voltado à apresentação dos fundamentos e normativas do DGP; e o segundo, de caráter prático, ajustado ao nível de conhecimento e às demandas dos participantes, permitindo que pesquisadores com grupos já cadastrados atualizem as informações diretamente na plataforma, com o apoio da equipe responsável pela capacitação.

Às14h00 - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/dcp_cnpq

APRESENTAÇÃO DIA 03/12 - SALA 01 - MANHÃ

SALA 01 

08h às 09h - CSA:

1 - Ana Luiza Marques de Lima
2 - Hellen Ludmilla da Silva Torres 
3 - Diogo Marinho de Oliveira

09h às 10h - CS:

1 - Maria Clara Gonçalves Guimarães 
2 - Raissa Gabriella Silva de Oliveira Barros 
3 - Camila Vital de Araújo

10h às 11h - CB:

1 - Emmily Gleyce Araújo da Silva 
2 - Heloísa Almeida Costa 
3 - Tarcísio do Nascimento Dias

11h às 12h - CH:

1 - Gabriella Paulino Gomes 
2 - Ana Vitória Freire de Almeida 
3 - Jader Gabriel Menezes Martins Bezerra Ferraz 

Obs:os alunos precisam estar presentes durante todo o horário estabelecido na sua área de conhecimento.

Às07h00 - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/sala01

APRESENTAÇÃO DIA 03/12 - SALA 02 - MANHÃ

SALA 02

11h00 as 12h00 - PIBIC- EM: 

1 - Carlos Hytalo de Mesquista Sousa
2 - Suyane de Oliveira Gomes
3 - Gabriely Suassuna Fernandes 

Obs:os alunos precisam estar presentes durante todo o horário estabelecido na sua área de conhecimento.

Às07h00 - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/sala02

PRPGP divulga lista de trabalhos selecionados para apresentação no 32º Encontro de Iniciação Científica da UEPB

A Pró-reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) divulgou, nesta quarta-feira (26), a lista de trabalhos selecionados para apresentação no no 32º Encontro de Iniciação Científica (ENIC) da Instituição. O evento será realizado de 2 a 4 de dezembro, de forma remota e em regime especial.

Para ter acesso à listagem, clique neste LINK.

Às08h00 - https://uepb.edu.br/download/prpgp-trabalhos-selecionados-32o-enic/?wpdmdl=103646&refresh=69288103ba

APRESENTAÇÃO 03/12 - SALA 01 - TARDE

SALA 01

14h às 15h - ENG:

1 - Daniel Félix da Silva 
2 - Larissa Dantas Nóbrega 
3 - Robson José de Araújo Oliveira 

15h às 16h - CET:

1 - Alyssandro Dyogo Pereira Ramos 
2 - Leila da Silva Almeida 
3 - Vitor Jesus Mamede Soares

16h às 17h - LLA:

1 - Felipe Dias de Albuquerque 
2 - Dayse Ferreira da Silva 
3 - Sara Karoline de Oliveira da Silva 

Obs:os alunos precisam estar presentes durante todo o horário estabelecido na sua área de conhecimento.

Às12h00 - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/prpgp

APRESENTAÇÃO DIA 03/12 - SALA 02 - TARDE

SALA 02

14h às 15h - CA:

1 - Gabriel Sidharta dos Santos Rêgo
2 - Túlio William da Silva Gonçalves 
3 - Samuel Barbosa Alves 

15h às 16h  - PIBITI: 

1 - Aldo Candeia de Albuquerque Júnior 
2 - João Vitor Vieira da Silva
3 - Rafael Souza Costa 

Obs:os alunos precisam estar presentes durante todo o horário estabelecido na sua área de conhecimento.

Às12h00 - https://conferenciaweb.rnp.br/sala/02tarde

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO DO XXXII ENIC

REUNIÃO DE AVALIAÇÃO

Às09h00 - https://www.youtube.com/redeuepb

SOLENIDADE DE ENCERRAMENTO DO XXXII ENIC

Divulgação dos premiados do XXXII ENIC

Às14h00 - https://www.youtube.com/redeuepb

Carregando área de inscrição

Organizador

PRPGP

prpgp.enic.uepb@gmail.com