O Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, que em 2022 está em sua sexta edição, acontecerá em formato on-line dias 28 a 30 de junho com o tema: Educação 5.0: ensinando e aprendendo com nativos digitais.
Como a área de Educação sempre mereceu um carinho especial por parte da GSC Eventos Especiais, o Congresso exclusivamente de Educação, tem como objetivo unir os acadêmicos, educadores e gestores educacionais, e possibilitar a integração entre eles em um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos da educação, recebendo convidados de renome para discutir variados assuntos de interesse da área da Educação.
O Congresso tem o intuito de refletir sobre as implicações de políticas educacionais nas redes educacionais; reconhecer o educando como sujeito de direitos, protagonistas em diferentes sentidos, experiências e horizontes; e analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, visando uma educação de qualidade.
Segundo a comissão organizadora e técnica do Congresso o objetivo é manter a continuidade do projeto pois se trata de um evento referência no Brasil e inúmeros profissionais aguardam por ele. A partir de 2020, por conta do cenário da pandemia do COVID19, foi transformado em formato virtual, especialmente para atender ao grande número de estudantes (graduação, pós, mestrados e doutorado) que necessitam oportunidade para apresentação de trabalhos científicos e as publicações em anais.
Além das apresentações dos trabalhos científicos, os participantes do Congresso, contarão com mini cursos, palestras master e mesas de debates.
Eixos Temáticos do Congresso
Comissão Técnica Científica:
O Congresso conta com um corpo técnico e acadêmico com dezenas de instituições de todo Brasil e mundo, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos, como também, contribuições de professores, mestres e doutores de importantes entidades acadêmicas. Além da fundamental parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoSolenidade e Conferência de Abertura 'Desafios para educadores do século XXI e os atravessamentos da Pandemia' Conferência · Profa. Dra. Luciana Batista
Educar com Matemática Mesa-redonda · Ana Paula Gladcheff Munhoz, Elaine Sampaio Araujo, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes
Inovação na educação para o agora Webinário · Camila Prado Viti, Débora Rita da Silva, Isabelle Costa de Oliveira Braz, Matheus Haddad, Renata Damasceno Borba, Tiago Morais
A Relação entre Educação e Novas Tecnologias a partir de uma ótica crítica Mesa-redonda · Diogo Henrique Vianna, João Fábio Diniz
Conferência Master - Humanização começa na Educação Conferência · Padre Júlio Lancellotti
Educação sem fronteiras: estudos interdisciplinares Palestra Sessão Internacional · Ana Cecilia Pérez - Argentina, Isabel Cristina Carvalho – Portugal, Profa. Dra. Jocyare Souza, Richard Brunel Matias - DNI 93756165, Teresa Oliveira – Portugal, Wellington Lima Amorim
150 Anos de Educação em Poços de Caldas Mesa Temática · Flávia Camargo, Sônia Maria Sanches, Wander Lúcia Silva de Castro, Yuri de Almeida Gonçalves
A Geração do Quarto Webinário · Bebel (Isabela Soares), Professor Hugo Monteiro Ferreira
A Interiorização da Educação no Brasil Na pandemia de covid 19 Mesa-redonda · Alexandre Túlio Amaral Nascimento, Fabricio Santos Rita, Simone Martins
Aprendendo e Ensinando com Nativos Digitais Mesa-redonda · CRISTIANE PEREIRA COSTA DIAS, Fabiana Costa Dias, Fábio Brazier, Marcelo Gonçalves de Brito, Tomás Reis Barreto Penha
Conferência de Encerramento - A educação na era do negacionismo - com Alexandre Gossn Palestra · Alexandre Gossn
COMO IRÁ FUNCIONAR O CNE2022?
Olá Congressista! Estamos aqui para orientar seu Congresso em 2022!
1. INSCRIÇÃO - escolha o período vigente: Inscrição Sem Submissão ou Com Submissão
2. Opção Sem Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.
3. Opção com Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações e acesso a sua conta.
3.1-Para a Submissão:
3.2 Seu trabalho será encaminhado a um avaliador. Se for aprovado ou reprovado, você receberá um e-mail com a informação até o dia 31 de Maio.
3.3 A lista final dos aprovados estará no SITE OFICIAL no dia 15 de Junho.
3.4 Os trabalhos aprovados devem enviar para a apresentação o banner disponível no SITE OFICIAL pela Área de Submissão até o dia 30 de Junho. Eles serão expostos no site do evento nos meses seguintes ao congresso.
3.5 Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. A plataforma funciona no horário de Brasília, então, o seu dispositivo precisa estar ajustado de acordo, fuso horário (UTC-03:00) Brasília e a opção de horário de verão desativada, para não comprometer o seu acesso ao ambiente de transmissão. O tempo de permanência é registrado durante o horário de transmissão das salas. Caso você assista após a transmissão, o tempo não será computado. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.
PRINCIPAIS PERGUNTAS:
Data: 28/06/2022 - 30/06/2022 às 09:00
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Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Estamos completando em 2022, 33 anos em Poços de Caldas.
Somos profissionais, genuinamente "sufurosos", mas com visão além das montanhas.
Não nos privamos em subir as montanhas e olhar ao longe.
Somos uma empresa focada em realizar e empreender nossos próprios eventos oferecendo benefícios para todos os públicos como a população local e regional, participantes e visitantes de todas as partes do Brasil.
Profa. Dra. Luciana Batista - Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia pela UNESP – Assis/SP. Especialista em Educação Superior pelo IEDA - Assis/SP. Formada pela Escola Nacional de Conselheiros e Políticas Públicas Intersetoriais – UFMG/MG. Especialista em Desenvolvimento Humano pelo SESCOOP/SP Experiência como Conselheira Tutelar, Gestora de projetos e programas de desenvolvimento humano, social e institucional. Atualmente atua como Professora Substituta no curso de Graduação em Psicologia, junto ao Departamento de Psicologia Social da UNESP/Assis, como Professora do Curso de Graduação em Psicologia e Professora Visitante dos cursos de Pós-Graduação da UNIP/Assis e como Diretora de Relacionamento Corporativo do Instituto Social - Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa.
Doutora em Educação junto à linha de pesquisa "Ensino de Ciências e Matemática", pela FE/USP, São Paulo (2015) e pós-doutora pela UFSCar, São Carlos (2019). Mestre em Ciências da Computação pelo IME/USP, São Paulo (2001). Graduada em Matemática (Licenciatura) pelo ICMC/USP, São Carlos (1993). Tem experiência na área de Educação Matemática atuando nos seguintes temas: Formação de Professores dos anos iniciais, Qualidade de Software Educacional, Educação Matemática e Teoria Histórico-Cultural. Participou dos projetos de pesquisa "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino", integrado ao Programa Observatório da Educação e, "Gênese e desenvolvimento da organização do ensino de matemática em um município paulista", no âmbito do programa Melhoria do Ensino Público. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa do Ensino e Aprendizagem da Matemática na Infância (GEPEAMI-USP) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP).
Professora Associada da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-graduação em Educação da FFCLRP. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutora pela Universidade de Aveiro/Portugal (2007). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Graduada em História pela Universidade de São Paulo (1992). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Matemática, Aprendizagem docente e Teoria Histórico-Cultural. Participou, como coordenadora, dos projetos de pesquisa "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino", integrado ao Programa Observatório da Educação e, "Gênese e desenvolvimento da organização do ensino de matemática em um município paulista", no âmbito do programa Melhoria do Ensino Público. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI-USP).
Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da UEM, na área de Prática de Ensino (1994-2019). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática.
CO-FUNDADORA, DIRETORA DA ESCOLA LUMIAR POÇOS DE CALDAS, Graduada em Pedagogia, com Administração e Supervisão Escolar (PUC 2003), Graduada em Letras (2020), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUC 2007) e Neuropsicopedagogia (2016). Atuou em anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente alfabetização (2001 à 2008). Atua na sala de recursos multifuncional da Prefeitura Poços de Caldas/MG (desde 2008). Professora Curso Inclusão Escolar FIC - Formação Inicial e Continuada (IF-2016). Formadora de professores da Prefeitura de Poços de Caldas - PNAIC - MEC (2017). Possui mais de 19 anos de experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado.
Co-fundador da Orgganica e das empresas Webgoal, Ateliê de Software, Granatum e Escola Lumiar Poços de Caldas. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de empresas e facilitação de projetos e equipes, trabalhando sempre com métodos ágeis e modelos orgânicos ou horizontais de gestão. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestre em Engenharia Elétrica pela FEI.
Estudante do ensino médio e estagiária/auxiliar de pedagogia na Escola Lumiar Poços de Caldas. Artista autodidata em fotografia.
Pai da Manu (F2) e Maitê (I3), casado com a Daniele. Graduado em Engenharia de Computação pela PUCCAMP, MBA em Estratégia de Negócio voltado para Tecnologia de Informação pela FGV e especialização em UX Design. Possui 18 anos de experiência trabalhando na Thomson Reuters desenvolvendo produtos para comércio exterior utilizando-se de metodologias ágeis e design thinking na gestão dos projetos e dos times de desenvolvimento.
Graduada em Pedagogia com Administração e Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais(2005), Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica ( 2010) pela Faculdade de Educação São Luís , Pós graduada em Pedagogia Social pelo Instituto Prominas (2020). Pós graduanda em Didática e Metodologias Ativas de Aprendizagem (2021) .
Atuou como professora nos anos iniciais do ensino Fundamental, ênfase nos ciclos de Alfabetização.Pedagoga estimuladora no Grupo Multidisciplinar de Intervenção Pedagógica (Grumip - Desenvolvimento Humano 2001- 2009). Psicopedagoga na Associação Amigos do Aprender (Amap 2009-2016). Formação de Professores nos Cursos Normal Médio. Orientadora no Programa de formação Continuada PNAIC/UFOP/MEC e Secretaria de Educação Poços de Caldas.
Psicopedagoga na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD 2014- 2021)
Atua como supervisora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas desde 2008.
Atendimentos psicopedagógicos.
Tutora da turma do F1 (2019- 2020) e
Mãe da Maitê - estudante do I3 da Escola Lumiar Poços de Caldas.
João Fábio: Sociólogo e Antropólogo pela UNICAMP, é mestre em Energia, Ambiente e Sociedade pela UFABC. Como cientista social, atuou em uma série de estudos e pesquisas sobre temas variados, sempre em conjunto com a prática docente, que exerce desde 2002, ainda na época de graduação. Em 2011 ingressou na Educação Superior, e em 2014 na UNIFEOB: somadas as duas instituições em que trabalhou, já ministrou mais de vinte disciplinas diferentes na educação universitária, nas áreas de Ciências Humanas, Metodologia de Ensino e Metodologia de Pesquisa.
Doutorando e mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, é especialista em História pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas, Trabalhou como analista educacional pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – Superintendência de Poços de Caldas. Graduado em História pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – Unifeob, é professor nesta mesma fundação nos cursos de Direito, Pedagogia e Psicologia.
Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB), Especialista em Psicopedagogia. Trabalhou como professora, coordenadora pedagógica e assistente técnico-pedagógico de Educação Básica na rede pública e privada de ensino. Atualmente atua como gestora de instituição escolar, docente e coordenadora do Curso de Pedagogia (UNIFEOB).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (2005) e pós graduação em Psicologia Analítica pela UNICAMP (2007), em Avaliação Psicológica pela PUC de Minas Gerais (2017) e em Neuropsicologia também pela PUC de Minas Gerais (2020). É psicóloga no Centro de reabilitação multidisciplinar ADEFIP e docente da Unifeob nos cursos de Pedagogia e Psicologia.
É um pedagogo e presbítero católico brasileiro. Exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Além da paróquia, o padre também é responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu, situada na mesma rua.
Ingressou Faculdades Oswaldo Cruz e concluiu o curso de Pedagogia. Em seguida, fez especialização em Orientação Educacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou como professor-assistente do professor Carlos Alberto Andreucci, além de ministrar aulas nas faculdades Oswaldo Cruz, Castro Alves, Piratininga e no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, sendo neste último, voltado para preparação para o magistério. Lancellotti também trabalhou no Serviço Social de Menores, que, mais tarde, se transformou na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e no Centro de Apoio ao Imigrante, no Brás, dando aulas para crianças com dificuldade de aprendizado.
Profa PhD. Joyare Souza é docente do quadro permanente do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino – UninCor; atua na linha de pesquisa Formação de professores e ação docente, coordenando o projeto de pesquisa 'Formação de professores: diagnóstico e perspectivas' - chamando a atenção para o trabalho desenvolvido pelo Grupo ATLAS (ATLAS dos Nomes que contam história das cidades brasileiras: Um estudo semântico-enunciativo do Estado de Minas Gerais), o projeto de extensão Relatos de Experiências Exitosas na Educação Básica e o projeto de ensino 'Formação de leitores e escritores competentes de textos literários e não literários.
Pós-doutor em Filosofia e Desenvolvimento Regional. Dr. em Ciências Humanas. Mestrado em Filosofia. Especialista no Ensino de Filosofia. Licenciado e Bacharel em Filosofia.
É brasileiro e atua na formação de professores no curso do “Profesorado de Portugués” da Faculdade de Línguas, da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade São Francisco (Brasil – Bragança Paulista), Especialização em TIC e Ensino Superior (Ministério da Educação da Argentina) e Mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade Nacional de Córdoba. É doutorando no Doutorado em Ciências da Linguagem na Faculdade de Línguas da Universidade Nacional de Córdoba. É professor-pesquisador no campo da Didática do Plurilinguismo e também do ensino de Línguas Estrangeiras centrado na noção de gêneros textuais, com base nos conceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo bronckartiano. Participou em diferentes ações de formação docente contínua junto a ex-União Latina no campo da intercompreensão em línguas romances assim como em diversos eventos acadêmicos voltados à formação de professores de português. É autor de materiais didáticos para o ensino de PLE (Português Língua Estrangeira), de artigos de revistas científicas e de capítulos de livros. Membro do Observatório de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua (ObsPLE-PL2). Membro do grupo de pesquisa Didática do Plurilinguismo (FL-UNC-Argentina). Representante da UNC - Argentina no Núcleo Disciplinar PELSE (Português e Espanhol Línguas Segundas e Estrangeiras) da AUGM. Coordenador do Curso a distância de PLE - "Pase libre al portugués". Organizador dos Webinários Interculturalidade em foco: material didático, formação docente e avaliação (https://youtube.com/playlist?list=PL33RebZyu4AIzEFZLZwkEnlp5T27yhfSD) e organizador de Aulas Abertas com convidados/as especiais (https://youtube.com/playlist?list=PL33RebZyu4AJbukZvD8CE-A0j1xN-uzeV)
Professora e pesquisadora da Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba.Ministro aulas no Professorado de Português da UNC, nas disciplinas de formacao docente: Didática da Lengua I e Estágios I e Didática da Lengua II e Estágios II e no Professorado de Espanhol Língua Materna e Estrangeira.
É artista, arquiteta e investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC-UAb), Universidade Aberta. O foco da sua investigação e prática artística é a interação entre as pessoas, o espaço urbano e a tecnologia. Explora vários processos de apropriação e de apreensão dos espaços urbanos, parte deles desenvolvidos com a participação colaborativa e intergeracional da comunidade e o caminhar mediado por dispositivos comunicacionais móveis.
Área de formação em História e História de Arte Pós-graduada em História de Arte Medieval, História e Cultura Bíblica e Estudos sobre as Mulheres. Doutorada em Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa/Universidade Aberta) Investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa) Colaboradora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade Aberta)
Flávia Camargo, pedagoga, mestranda em educação. Coordenadora do centro de Referência do professor.
Pedagoga, Mestre Em educação FaE- UFMG
Linha de Pesquisa: Educação em Museus e
Centros de Ciências. Pesquisadora da divisão de patrimônio construído e tombamento.
Yuri de Almeida Gonçalves, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Educação Batista Nacional; Licenciado em História pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado; Especialista em História e Construção Social do Brasil.
Atuação profissional: Professor de História da rede pública municipal de Educação desde 2005 e da rede pública Estadual desde 2017. Atualmente leciona História na E. M. Presidente Washington Luís e na E. E. Francisco Escobar. É autor do livro "Poços de Caldas: uma leitura econômica."
Wander Lúcia Silva de Castro formou-se no Curso de Magistério no Colégio São Domingos de Poços de Caldas em 1975 com 17 anos. Já em 1976 iniciou sua carreira como professora na Escola Estadual “Catanduva 1º Grau 0.2.0.Z”, na Zona Rural de Poços de Caldas. Em 1978 assumiu também uma turma na Escola Estadual Francisco Escobar”.
Em 1980 formou-se em Administração de Empresa pela Faculdade Ciências Administrativas da Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Cadas. Já apaixonada pela Educação, em 1985, iniciou seus estudos no Curso de Pedagogia – Supervisão Escolar - na Fundação Educacional Guaxupé, formando em 1988.
Fez concurso público municipal para professor, permanecendo na função de 1980 à 1988. Após novo concurso público foi efetivada na função de Supervisão Escolar em 1989, iniciando na Educação Infantil no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. Atualmente está na Supervisão Escolar da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Poços de Caldas.
Especializou-se em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus de Poços de Caldas -MG e cursou extensão universitária – PROEPRE para Educação Infantil na Associação Centro de Educação Profissional de São João da Boa Vista -SP.
Hugo Monteiro Ferreira. Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho - Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Departamento de Educação da Universidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor permanente do Programa de pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador do Núcleo do Cuidado Humano da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Líder do GETIJ - Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. Especialista em Neuropsicologia. Acadêmico na área de psicologia. Pesquisador na área de estudos da saúde mental de crianças, adolescentes e jovens. Autor do livro A Geração do Quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar (Editora Record). Em 2014, finalista do prêmio Jabuti na categoria juvenil com o livro Emílio ou quando se nasce com um vulcão ao lado.
Arquiteta Urbanista, Fundadora da Rede Materna Padecendo no Paraíso
Colunista do Estado de Minas e da Canguru News.
Psicanalista em formação. Mãe do Felipe de 13 anos.
Formação: Magistério, Graduação em Letras - pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé-MG (1999). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário da Fundação de Guaxupé- MG(2011). Especialização em Gestão Educacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho-MG(2015).
Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda- Ribeirão Preto- Com a Pesquisa em Artes na Educação Infantil. SP(2018). Atuação Profissional: Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Muzambinho e na Prefeitura Municipal de Guaxupé. Atuou como Coordenadora Pedagógica da E.M.Sagrado Coração de Jesus de 2009 à 2016.Atuou como Secretária Municipal de Educação de Muzambinho de 2017 à 2020. Atualmente é Professora do Curso de Pedagogia do UNIFEG e professora de Educação Infantil nos Municípios de Muzambinho e Guaxupé.
Biólogo (Universidade Federal de Viçosa, 2002), Mestre em Ecologia Aplicada (Universidade de São Paulo, 2008), Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (Universidade Federal de Minas Gerais, 2014). Profissional sênior em coordenação de projetos e pesquisas nas áreas de Ecologia Aplicada, Conservação da Biodiversidade e Políticas Públicas Ambientais. Experiência nas áreas de Biologia da Conservação, Ecologia Aplicada e Programas Integrados de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, além de prática didática e em consultorias na área ambiental. Professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente e orientador permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UEMG.
Graduado em Enfermagem pela FACICA, Pedagogia pela UNINTER, e Ciências Biológicas pela CLARETIANO. Especialista em Gestão Escolar, Educação Ambiental, e Enfermagem do Trabalho. Mestre em Biotecnologia aplicada à Saúde e Doutor em Promoção da Saúde. Atua como docente no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. Desempenha atividades voltadas para educação no ambiente rural, educomunicacao e educação em saúde.
É doutora em Linguística pela Unicamp, mestre em Linguística pela mesma instituição e graduada em Letras pela UFMS. É autora de materiais didáticos para plataformas digitais na Educação Básica, Graduação e Formação de Professores, principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, interpretação, argumentação e autoria. É pesquisadora no Grupo de Estudos Discurso e Memória: Nos Movimentos dos Sujeitos (CNPq), na USP, em Ribeirão Preto.
Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Pós-doutorado na linha de pesquisa Língua, Sujeito e História, do Laboratório Corpus/PPGL-UFSM. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb-Nudecri/Unicamp e professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC - LABJOR/IEL) e da Especialização em Jornalismo Científico (LABJOR/DPCT-IG e DM/IA). É Membro Associado do Laboratório Pléiade - Paris 13 e integra a Rede Franco-Brasileira de Análise do Discurso Digital (A2DI). É coordenadora do NUDECRI - Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente na área do discurso digital e novas tecnologias de linguagem. É autora do livro "Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo" (Pontes), "Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos)" (Hucitec Editora), entre outros; além de ter inúmeros capítulos de livro e artigos publicados em revistas especializadas. Desenvolve pesquisa sobre linguagem no espaço digital, espaço urbano, refletindo sobre a produção e circulação dos sentidos, e sobre as processos de constituição dos sujeitos no mundo contemporâneo.
Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP/SP (2020). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL/MG (2017). Em 2021 iniciou estágio Pós-Doutoral em Educação no PPGE da PUCCAMP/SP, Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, investigando a relação entre a formação continuada de professores, o trabalho docente e a Teoria Histórico-Cultural. É Licenciado em Letras (Português/Inglês) e Especialista em Língua Portuguesa, Produção e Compreensão de textos pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado e pela Faculdade São Luís de Jaboticabal (2005 e 2006 respectivamente). É Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Franca (2013) e Especialista em Gestão Escolar: Supervisão, Orientação e Inspeção, pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (2012), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015), Especialista em Tutoria em Educação a distância e docência no ensino superior. É Licenciado em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília Unisanta (2020), também Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). Também se especializou em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Profissionalmente, atuou por 10 anos como Professor de Língua Portuguesa e Supervisor Pedagógico na Rede Estadual de Minas Gerais. Logo após ingressou como ativo permanente na Rede Federal de Ensino, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, ocupando o cargo de Pedagogo no Campus Inconfidentes. Em 2019 obtém nova aprovação em concurso público e assume o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, no Campus Machado. Atua também como Coordenador Acadêmico e professor de Ensino Superior do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado - CESEP. Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador/Supervisor Pedagógico em diferentes níveis de ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Formação de professores (inicial e continuada); Profissionalização docente; Projetos de extensão; Coordenação pedagógica; Gestão de ambientes e instituições educacionais; Processos didáticos e Psicopedagógicos de ensino e Educação Especial e Inclusiva.
Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (1992). Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade Vale do Rio Verde - UninCor - Três Corações/MG. Tem experiência na área de Educação, atuando como coordenador pedagógico de cursos de graduação.
Tomás Reis Barreto Penha é natural de Elói Mendes, Minas Gerais. Pela Universidade de São Paulo (USP), fez licenciatura em Língua Portuguesa (2011-2015), bacharelado em Língua Portuguesa e Linguística (2011-2015) e mestrado em Filologia e Língua Portuguesa (2016-2018), no qual pesquisou os impactos da doença de Alzheimer sobretudo nos substratos pragmático e sintático da linguagem. Complementou seus estudos de graduação com um intercâmbio acadêmico na Universidade de Évora, em Portugal (2013-2014), e estudou recentemente, na modalidade on-line, Retórica e Argumentação pela Universidade de Harvard (2020-2021). No Ensino Médio da rede particular de São Paulo, lecionou Produção de Texto (2015-2020), e o faz agora em Três Corações e Varginha, onde é também coordenador da área de Linguagens e professor de curso pré-vestibular. Trabalha pontualmente na banca de correção de redações em processos seletivos de nível nacional e interessa-se por Psicolinguística, pela Linguística Cognitiva e pela abordagem funcionalista da linguagem, bem como pela Linguística Textual, especialmente pelos gêneros argumentativos.
Alexandre Gossn, escritor, pesquisador, doutorando e investigador da Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), do Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC) com área de pesquisa em autoritarismos contemporâneos, mestre em Direito e advogado.
Livros publicados:
- Liberdade, Metamoralidade & Progressofobia (2019): Ebook: Brasil, América
Latina, EUA, Canadá, Europa e África do Sul. Cidadelas & Muros: como o ser humano se tornou um animal urbano (2020): foi por cinco meses top 2 da Amazon BR (mais vendidos na categoria História da
Civilização). Fascismo pandémico: como uma ideologia de ódio viraliza? (2020): figurou entre
os 25 livros mais vendidos pela Amazon na categoria politica no Brasil. Chapados de cloroquina: A morte da empatia (2021): foi objeto de matérias em diversos veiculos relevantes como UOL, Revista Fórum, Bienal Rio, Jornal o Tempo, inúmeras lives como do canal Aventuras na História e outros veículos de comunicação e como o livro anterior, foi solicitado pela Library of Congress em Washington/EUA.