6° Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas

28 de junho de 2022, 09h00 até 30 de junho de 2022, 20h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O Congresso Nacional de Educação de Poços de Caldas, que em 2022 está em sua sexta edição, acontecerá em formato on-line dias 28 a 30 de junho com o tema: Educação 5.0: ensinando e aprendendo com nativos digitais.

Como a área de Educação sempre mereceu um carinho especial por parte da GSC Eventos Especiais, o Congresso exclusivamente de Educação, tem como objetivo unir os acadêmicos, educadores e gestores educacionais, e possibilitar a integração entre eles em um processo de reflexão e atualização sobre temas e desafios contemporâneos da educação, recebendo convidados de renome para discutir variados assuntos de interesse da área da Educação.

O Congresso tem o intuito de refletir sobre as implicações de políticas educacionais nas redes educacionais; reconhecer o educando como sujeito de direitos, protagonistas em diferentes sentidos, experiências e horizontes; e analisar as problemáticas, desafios e oportunidades que determinam os cenários da educação da infância e juventude, visando uma educação de qualidade.

Segundo a comissão organizadora e técnica do Congresso o objetivo é manter a continuidade do projeto pois se trata de um evento referência no Brasil e inúmeros profissionais aguardam por ele. A partir de 2020, por conta do cenário da pandemia do COVID19, foi transformado em formato virtual, especialmente para atender ao grande número de estudantes (graduação, pós, mestrados e doutorado) que necessitam oportunidade para apresentação de trabalhos científicos e as publicações em anais.

Além das apresentações dos trabalhos científicos, os participantes do Congresso, contarão com mini cursos, palestras master e mesas de debates.


Eixos Temáticos do Congresso

  • Currículo, Metodologia e Práticas de Ensino Educação e Diversidade
  • Educação em espaços não formais
  • Educação Tecnológica e Profissional
  • Ética, direitos humanos e cidadania
  • Formação inicial, continuada e valorização dos profissionais de Educação
  • Fundamentos da Educação: História, Filosofia e Sociologia da Educação
  • Gestão Educacional democrática e avaliação
  • Integração entre educação e mundo do trabalho
  • Sistemas de educação e políticas públicas
  • Tecnologias de Informação e Comunicação aplicadas à Educação
  • Educação Ambiental
  • Literatura na Educação
  • Linguagem e Educação

Comissão Técnica Científica:

O Congresso conta com um corpo técnico e acadêmico com dezenas de instituições de todo Brasil e mundo, responsável pela avaliação dos trabalhos científicos, como também, contribuições de professores, mestres e doutores de importantes entidades acadêmicas. Além da fundamental parceria com a Secretaria de Educação de Poços de Caldas.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão de trabalhos e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Profa. Dra. Luciana Batista

Saiba mais

Ana Paula Gladcheff Munhoz

Saiba mais

Elaine Sampaio Araujo

Saiba mais

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

Saiba mais

Camila Prado Viti

Saiba mais

Matheus Haddad

Saiba mais

Isabelle Costa de Oliveira Braz

Saiba mais

Tiago Morais

Saiba mais

Débora Rita da Silva

Saiba mais

João Fábio Diniz

Saiba mais

Diogo Henrique Vianna

Saiba mais

Renata Damasceno Borba

Saiba mais

Marcela Duarte Prado

Saiba mais

Padre Júlio Lancellotti

Saiba mais

Profa. Dra. Jocyare Souza

Saiba mais

Wellington Lima Amorim

Saiba mais

Richard Brunel Matias - DNI 93756165

Saiba mais

Ana Cecilia Pérez - Argentina

Saiba mais

Isabel Cristina Carvalho – Portugal

Saiba mais

Teresa Oliveira – Portugal

Saiba mais

Flávia Camargo

Saiba mais

Sônia Maria Sanches

Saiba mais

Yuri de Almeida Gonçalves

Saiba mais

Wander Lúcia Silva de Castro

Saiba mais

Professor Hugo Monteiro Ferreira

Saiba mais

Bebel (Isabela Soares)

Saiba mais

Simone Martins

Saiba mais

Alexandre Túlio Amaral Nascimento

Saiba mais

Fabricio Santos Rita

Saiba mais

Fabiana Costa Dias

Saiba mais

CRISTIANE PEREIRA COSTA DIAS

Saiba mais

Fábio Brazier

Saiba mais

Marcelo Gonçalves de Brito

Saiba mais

Tomás Reis Barreto Penha

Saiba mais

Alexandre Gossn

Programação:

Solenidade e Conferência de Abertura 'Desafios para educadores do século XXI e os atravessamentos da Pandemia' Conferência · Profa. Dra. Luciana Batista

Educar com Matemática Mesa-redonda · Ana Paula Gladcheff Munhoz, Elaine Sampaio Araujo, Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

Inovação na educação para o agora Webinário · Camila Prado Viti, Débora Rita da Silva, Isabelle Costa de Oliveira Braz, Matheus Haddad, Renata Damasceno Borba, Tiago Morais

A Relação entre Educação e Novas Tecnologias a partir de uma ótica crítica Mesa-redonda · Diogo Henrique Vianna, João Fábio Diniz

Conferência Master - Humanização começa na Educação Conferência · Padre Júlio Lancellotti

Educação sem fronteiras: estudos interdisciplinares Palestra Sessão Internacional · Ana Cecilia Pérez - Argentina, Isabel Cristina Carvalho – Portugal, Profa. Dra. Jocyare Souza, Richard Brunel Matias - DNI 93756165, Teresa Oliveira – Portugal, Wellington Lima Amorim

150 Anos de Educação em Poços de Caldas Mesa Temática · Flávia Camargo, Sônia Maria Sanches, Wander Lúcia Silva de Castro, Yuri de Almeida Gonçalves

A Geração do Quarto Webinário · Bebel (Isabela Soares), Professor Hugo Monteiro Ferreira

A Interiorização da Educação no Brasil Na pandemia de covid 19 Mesa-redonda · Alexandre Túlio Amaral Nascimento, Fabricio Santos Rita, Simone Martins

Aprendendo e Ensinando com Nativos Digitais Mesa-redonda · CRISTIANE PEREIRA COSTA DIAS, Fabiana Costa Dias, Fábio Brazier, Marcelo Gonçalves de Brito, Tomás Reis Barreto Penha

Conferência de Encerramento - A educação na era do negacionismo - com Alexandre Gossn Palestra · Alexandre Gossn

Credenciamento

COMO IRÁ FUNCIONAR O CNE2022?

Olá Congressista! Estamos aqui para orientar seu Congresso em 2022!

1. INSCRIÇÃO - escolha o período vigente: Inscrição Sem Submissão ou Com Submissão

2. Opção Sem Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.

3. Opção com Submissão - Insira seu Nome (ESTE NOME IRA PARA O CERTIFICADO, ENTÃO CONFIRA!) e E-mail (ESTE E-MAIL SERÁ SUA IDENTIFICAÇÃO E USADO CONSTANTEMENTE PARA COMUNICAÇÃO! ENTÃO CADASTRE APENAS UM E-MAIL E O QUE TERÁ ACESSO), clique em Continuar. Complete o restante de seu cadastro, escolha a forma de pagamento e pronto, Inscrição realizada com sucesso! Você receberá um e-mail com todas informações e acesso a sua conta.

3.1-Para a Submissão:

  • Após o pagamento da inscrição e confirmação via e-mail, dirija-se a Área de Submissão a partir do dia 17 de janeiro até 31 de maio de 2022. (PRAZO PRORROGADO!)
  • Nesta área você consegue baixar as normas e o template (OBRIGATÓRIO).

  • Coloque a Área Temática,
  • o Título,
  • as Palavras-Chaves.
  • Após isso, anexe os arquivos SEM INDENTIFICAÇÃO e COM IDENTIFICAÇÃO do trabalho em PDF no template exigido, nas áreas identificadas. 
  • Nos dados dos autores fique ligado em marcar quem será o apresentador, colocar os nomes corretos e colocar os e-mails usados na inscrição! Esse nome é o que irá para o certificado depois!
  • Logo após você receberá um e-mail confirmando sua submissão.

3.2 Seu trabalho será encaminhado a um avaliador. Se for aprovado ou reprovado, você receberá um e-mail com a informação até o dia 31 de Maio. 

3.3 A lista final dos aprovados estará no SITE OFICIAL no dia 15 de Junho.

3.4 Os trabalhos aprovados devem enviar para a apresentação o banner disponível no SITE OFICIAL pela Área de Submissão até o dia 30 de Junho. Eles serão expostos no site do evento nos meses seguintes ao congresso.

3.5 Você receberá um e-mail com todas informações. Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar. O link da transmissão, que você receberá por e-mail, é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento. A plataforma funciona no horário de Brasília, então, o seu dispositivo precisa estar ajustado de acordo, fuso horário (UTC-03:00) Brasília e a opção de horário de verão desativada, para não comprometer o seu acesso ao ambiente de transmissão. O tempo de permanência é registrado durante o horário de transmissão das salas. Caso você assista após a transmissão, o tempo não será computado. Até 7 dias após o congresso receberá seu certificado no e-mail cadastrado.

PRINCIPAIS PERGUNTAS: 

  • Quando receberei o aceite do meu trabalho? 
    • A devolutiva do avaliador irá  chegar no e-mail cadastrado na plataforma até dia 15 de maio. Caso aprovado, você receberá a Carta de Aceite. Esta carta também contém as informações necessárias para a apresentação.
  • Como os trabalhos serão apresentados? 
    • Teremos duas formas de apresentação! Serão indicados pela comissão técnico científica 20 trabalhos para apresentação ao vivo. Estes também farão parte de um e-book do congresso. Os demais trabalhos serão apresentados em uma exposição dos banners no site do congresso www.educacaopocos.com.br até 30 dias após o Congresso e ficarão disponíveis até o final do ano de 2022.
  • Como eu ficarei sabendo se fui selecionado para apresentar ao vivo no congresso? 
    • A coordenação do Evento irá entrar em contato com os 20 selecionados por telefone e e-mail no dia 15 de junho. A apresentação dos 20 trabalhos escolhidos será dia 01 de julho a partir das 08 da manhã e cada Congressista terá de 5 a 8 minutos para sua apresentação.
  • Onde esta o template do Banner, e onde faço a submissão dos mesmos? 
    • Quando você receber sua carta de aceite já deixe seu banner pronto. O template esta na "Área de Submissão" na aba "Banners" e o envio  é pelo mesmo local. Apenas Banners, em formato pdf, enviados por esta área serão aceitos. O prazo é até dia 30 de Junho.
  • Como receberei meu certificado de participação e apresentação? 
    • Certificados de participação estarão disponíveis até 30 dias após o Congresso. O certificado é o documento que comprova sua participação no evento. Para recebê-lo em seu e-mail existem algumas condições que precisam ser seguidas: Assim que a organização liberar os certificados você receba no e-mail e/ou conseguirá acessá-lo na área do participante. Fique de olho no Email cadastrado na inscrição: caso você tenha errado na hora de digitar o e-mail, será necessário através do site no qual você se inscreveu, para conseguir o acesso ao certificado. É necessário que você esteja devidamente credenciado no evento, pois apenas os participantes com presença confirmada recebem o certificado. Atenção: não recomendamos o uso de e-mails governamentais ou institucionais. Caso esteja usando em sua inscrição, sugerimos que solicite a alteração para um pessoal conosco da organização. Atendendo essas condições, o e-mail com o certificado será enviado automaticamente. Caso, a mensagem não chegue, você pode acessar nossa área do participante pelo link https://doity.com.br/area-do-participante. Certificados de apresentação estarão disponíveis até 90 dias após o Congresso.
  • Quando estará disponível os Anais do Congresso? 
    • Os anais de 2022 estarão disponíveis até 90 dias após o Congresso em www.educacaopocos.com.br.
  • Como funcionará a participação durante o Congresso? 
    • Você pode acessar a área de transmissão 24h antes do evento começar pela sua área do congressista. O link do ambiente da transmissão será enviado no email de confirmação de inscrição. Além disso, serão enviados dois e-mails automáticos com o link para todos os participantes confirmados, o primeiro é disparado no dia anterior ao evento e o outro 1 hora antes do evento iniciar (apenas no primeiro dia). A plataforma funciona no horário de Brasília, então, o seu dispositivo precisa estar ajustado de acordo, fuso horário (UTC-03:00) Brasília e a opção de horário de verão desativada, para não comprometer o seu acesso ao ambiente de transmissão. O tempo de permanência é registrado durante o horário de transmissão das salas. Caso você assista após a transmissão, o tempo não será computado. O link da transmissão é único e intransferível. Ele te dará acesso ao ambiente de transmissão em todos os dias do evento e você receberá via e-mail.
  • Em caso de dúvida qual e-mail e telefone para contato?
    • Em caso de dúvida você pode enviar um e-mail para coordenacao@gsceventos.com.br ou um whatsapp para (35) 9.9136-0156. Fique ligado no nosso site www.educacaopocos.com.br e nas nossas redes sociais Facebook e Instagram, @educacaopocos para saber todas novidades.
Evento online

Data: 28/06/2022 - 30/06/2022 às 09:00

Patrocínio

Apoio Institucional

Apoio

Quer se tornar um parceiro?

GSC Eventos Especiais

Estamos completando em 2022, 33 anos em Poços de Caldas.
Somos profissionais, genuinamente "sufurosos", mas com visão além das montanhas.
Não nos privamos em subir as montanhas e olhar ao longe.
Somos uma empresa focada em realizar e empreender nossos próprios eventos oferecendo benefícios para todos os públicos como a população local e regional, participantes e visitantes de todas as partes do Brasil.

Profa. Dra. Luciana Batista

UNESP/UNIP Assis


Profa. Dra. Luciana Batista - Psicóloga, Mestra e Doutora em Psicologia pela UNESP – Assis/SP. Especialista em Educação Superior pelo IEDA - Assis/SP. Formada pela Escola Nacional de Conselheiros e Políticas Públicas Intersetoriais – UFMG/MG. Especialista em Desenvolvimento Humano pelo SESCOOP/SP Experiência como Conselheira Tutelar, Gestora de projetos e programas de desenvolvimento humano, social e institucional. Atualmente atua como Professora Substituta no curso de Graduação em Psicologia, junto ao Departamento de Psicologia Social da UNESP/Assis, como Professora do Curso de Graduação em Psicologia e Professora Visitante dos cursos de Pós-Graduação da UNIP/Assis e como Diretora de Relacionamento Corporativo do Instituto Social - Desenvolvimento, Ensino e Pesquisa.

Ana Paula Gladcheff Munhoz

GEPEAMI-USP


Doutora em Educação junto à linha de pesquisa "Ensino de Ciências e Matemática", pela FE/USP, São Paulo (2015) e pós-doutora pela UFSCar, São Carlos (2019). Mestre em Ciências da Computação pelo IME/USP, São Paulo (2001). Graduada em Matemática (Licenciatura) pelo ICMC/USP, São Carlos (1993). Tem experiência na área de Educação Matemática atuando nos seguintes temas: Formação de Professores dos anos iniciais, Qualidade de Software Educacional, Educação Matemática e Teoria Histórico-Cultural. Participou dos projetos de pesquisa "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino", integrado ao Programa Observatório da Educação e, "Gênese e desenvolvimento da organização do ensino de matemática em um município paulista", no âmbito do programa Melhoria do Ensino Público. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa do Ensino e Aprendizagem da Matemática na Infância (GEPEAMI-USP) e membro do Grupo de Estudo e Pesquisas sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP).

Elaine Sampaio Araujo

GEPEAMI-USP


Professora Associada da Universidade de São Paulo, atuando no curso de Pedagogia e de Pós-graduação em Educação da FFCLRP. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2003) e pós-doutora pela Universidade de Aveiro/Portugal (2007). Mestre em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Graduada em História pela Universidade de São Paulo (1992). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática na Infância, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, Formação de Professores, Educação Matemática, Aprendizagem docente e Teoria Histórico-Cultural. Participou, como coordenadora, dos projetos de pesquisa "Educação matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: princípios e práticas da organização do ensino", integrado ao Programa Observatório da Educação e, "Gênese e desenvolvimento da organização do ensino de matemática em um município paulista", no âmbito do programa Melhoria do Ensino Público. É vice-líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP) e líder do Grupo de Estudo e Pesquisa sobre o Ensino e Aprendizagem de Matemática na Infância (GEPEAMI-USP). 

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes

GEPAPe-USP


Professora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduada em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Professora da Educação Básica na rede pública de ensino do Paraná (1986-1996). Professora do Departamento de Teoria e Prática da Educação, da UEM, na área de Prática de Ensino (1994-2019). Líder do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE-UEM) e membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica (GEPAPe-USP). Atua no ensino, pesquisa e extensão com foco na formação de professores e organização do ensino de matemática.

Camila Prado Viti

Escola Lumiar Poços de Caldas


CO-FUNDADORA, DIRETORA DA ESCOLA LUMIAR POÇOS DE CALDAS, Graduada em Pedagogia, com Administração e Supervisão Escolar (PUC 2003), Graduada em Letras (2020), Pós-graduada em Psicopedagogia Clínica e Institucional (PUC 2007) e Neuropsicopedagogia (2016). Atuou em anos iniciais do Ensino Fundamental, principalmente alfabetização (2001 à 2008). Atua na sala de recursos multifuncional da Prefeitura Poços de Caldas/MG (desde 2008). Professora Curso Inclusão Escolar FIC - Formação Inicial e Continuada (IF-2016). Formadora de professores da Prefeitura de Poços de Caldas - PNAIC - MEC (2017). Possui mais de 19 anos de experiência na área de Educação, com ênfase em Alfabetização, Psicopedagogia e Atendimento Educacional Especializado.

Matheus Haddad

Escola Lumiar Poços de Caldas


Co-fundador da Orgganica e das empresas Webgoal, Ateliê de Software, Granatum e Escola Lumiar Poços de Caldas. Possui mais de 15 anos de experiência em gestão de empresas e facilitação de projetos e equipes, trabalhando sempre com métodos ágeis e modelos orgânicos ou horizontais de gestão. MBA em Gestão Empresarial pela FGV e Mestre em Engenharia Elétrica pela FEI.

Isabelle Costa de Oliveira Braz

Escola Lumiar Poços de Caldas


Estudante do ensino médio e estagiária/auxiliar de pedagogia na Escola Lumiar Poços de Caldas. Artista autodidata em fotografia.

Tiago Morais

Escola Lumiar Poços de Caldas


Pai da Manu (F2) e Maitê (I3), casado com a Daniele. Graduado em Engenharia de Computação pela PUCCAMP, MBA em Estratégia de Negócio voltado para Tecnologia de Informação pela FGV e especialização em UX Design. Possui 18 anos de experiência trabalhando na Thomson Reuters desenvolvendo produtos para comércio exterior utilizando-se de metodologias ágeis e design thinking na gestão dos projetos e dos times de desenvolvimento.

Débora Rita da Silva

Escola Lumiar Poços de Caldas


Graduada em Pedagogia com Administração e Supervisão Escolar  pela Pontifícia Universidade Católica  de Minas Gerais(2005), Pós graduada em Psicopedagogia Institucional e Clínica ( 2010) pela Faculdade de Educação São Luís , Pós graduada em Pedagogia Social pelo Instituto Prominas (2020). Pós graduanda em Didática  e Metodologias Ativas de Aprendizagem (2021) .  

Atuou como professora nos anos iniciais do ensino Fundamental, ênfase  nos ciclos de  Alfabetização.Pedagoga  estimuladora no  Grupo Multidisciplinar  de Intervenção Pedagógica (Grumip - Desenvolvimento Humano 2001- 2009). Psicopedagoga na  Associação Amigos do Aprender (Amap 2009-2016).  Formação de Professores nos Cursos Normal Médio.  Orientadora   no Programa de formação Continuada PNAIC/UFOP/MEC e Secretaria de Educação Poços de Caldas.

Psicopedagoga na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD 2014- 2021)

Atua como supervisora Pedagógica na Rede Municipal de Educação de Poços de Caldas desde 2008.

Atendimentos psicopedagógicos.

Tutora da turma do F1 (2019- 2020) e

Mãe da Maitê - estudante do I3 da Escola Lumiar Poços de Caldas.

João Fábio Diniz

UNIFEOB


João Fábio: Sociólogo e Antropólogo pela UNICAMP, é mestre em Energia, Ambiente e Sociedade pela UFABC. Como cientista social, atuou em uma série de estudos e pesquisas sobre temas variados, sempre em conjunto com a prática docente, que exerce desde 2002, ainda na época de graduação. Em 2011 ingressou na Educação Superior, e em 2014 na UNIFEOB: somadas as duas instituições em que trabalhou, já ministrou mais de vinte disciplinas diferentes na educação universitária, nas áreas de Ciências Humanas, Metodologia de Ensino e Metodologia de Pesquisa.

Diogo Henrique Vianna

UNIFEOB


Doutorando e mestre em educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, é especialista em História pela Pontifícia Universidade Católica – PUC Minas, Trabalhou como analista educacional pela Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – Superintendência de Poços de Caldas. Graduado em História pelo Centro Universitário da Fundação de Ensino Octávio Bastos – Unifeob, é professor nesta mesma fundação nos cursos de Direito, Pedagogia e Psicologia.

Renata Damasceno Borba

UNIFEOB


Licenciada em Pedagogia e Bacharel em Direito pelo Centro Universitário Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB), Especialista em Psicopedagogia. Trabalhou como professora, coordenadora pedagógica e assistente técnico-pedagógico de Educação Básica na rede pública e privada de ensino. Atualmente atua como gestora de instituição escolar, docente e coordenadora do Curso de Pedagogia (UNIFEOB).

Marcela Duarte Prado

UNIFEOB


Possui graduação em Psicologia pela Universidade José do Rosário Vellano (2005) e pós graduação em Psicologia Analítica pela UNICAMP (2007), em Avaliação Psicológica pela PUC de Minas Gerais (2017) e em Neuropsicologia também pela PUC de Minas Gerais (2020). É psicóloga no Centro de reabilitação multidisciplinar ADEFIP e docente da Unifeob nos cursos de Pedagogia e Psicologia.

Padre Júlio Lancellotti

Pedagogo e presbítero católico brasileiro


É um pedagogo e presbítero católico brasileiro. Exerce a função de pároco da paróquia de São Miguel Arcanjo no bairro da Mooca, na cidade de São Paulo. Além da paróquia, o padre também é responsável pelas missas realizadas na capela da Universidade São Judas Tadeu, situada na mesma rua.

Ingressou Faculdades Oswaldo Cruz e concluiu o curso de Pedagogia. Em seguida, fez especialização em Orientação Educacional na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde atuou como professor-assistente do professor Carlos Alberto Andreucci, além de ministrar aulas nas faculdades Oswaldo Cruz, Castro Alves, Piratininga e no Instituto Nossa Senhora Auxiliadora, sendo neste último, voltado para preparação para o magistério. Lancellotti também trabalhou no Serviço Social de Menores, que, mais tarde, se transformou na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, e no Centro de Apoio ao Imigrante, no Brás, dando aulas para crianças com dificuldade de aprendizado.

Profa. Dra. Jocyare Souza

UNINCOR


Profa PhD. Joyare Souza é docente do quadro permanente do Mestrado em Gestão, Planejamento e Ensino – UninCor; atua na linha de pesquisa Formação de professores e ação docente, coordenando o projeto de pesquisa 'Formação de professores: diagnóstico e perspectivas' - chamando a atenção para o trabalho desenvolvido pelo Grupo ATLAS (ATLAS dos Nomes que contam história das cidades brasileiras: Um estudo semântico-enunciativo do Estado de Minas Gerais), o projeto de extensão Relatos de Experiências Exitosas na Educação Básica e o projeto de ensino 'Formação de leitores e escritores competentes de textos literários e não literários.

Wellington Lima Amorim

UFRGS


Pós-doutor em Filosofia e Desenvolvimento Regional. Dr. em Ciências Humanas. Mestrado em Filosofia. Especialista no Ensino de Filosofia.  Licenciado e Bacharel em Filosofia.

Richard Brunel Matias - DNI 93756165

Universidad Nacional de Córdoba – Facultad de Lenguas


É brasileiro e atua na formação de professores no curso do “Profesorado de Portugués” da Faculdade de Línguas, da Universidade Nacional de Córdoba, na Argentina. Possui Licenciatura Plena em Filosofia pela Universidade São Francisco (Brasil – Bragança Paulista), Especialização em TIC e Ensino Superior (Ministério da Educação da Argentina) e Mestrado em Ensino de Espanhol como Língua Estrangeira pela Universidade Nacional de Córdoba. É doutorando no Doutorado em Ciências da Linguagem na Faculdade de Línguas da Universidade Nacional de Córdoba. É professor-pesquisador no campo da Didática do Plurilinguismo e também do ensino de Línguas Estrangeiras centrado na noção de gêneros textuais, com base nos conceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo bronckartiano. Participou em diferentes ações de formação docente contínua junto a ex-União Latina no campo da intercompreensão em línguas romances assim como em diversos eventos acadêmicos voltados à formação de professores de português. É autor de materiais didáticos para o ensino de PLE (Português Língua Estrangeira), de artigos de revistas científicas e de capítulos de livros. Membro do Observatório de Português Língua Estrangeira / Segunda Língua (ObsPLE-PL2). Membro do grupo de pesquisa Didática do Plurilinguismo (FL-UNC-Argentina). Representante da UNC - Argentina no Núcleo Disciplinar PELSE (Português e Espanhol Línguas Segundas e Estrangeiras) da AUGM. Coordenador do Curso a distância de PLE - "Pase libre al portugués". Organizador dos Webinários Interculturalidade em foco: material didático, formação docente e avaliação (https://youtube.com/playlist?list=PL33RebZyu4AIzEFZLZwkEnlp5T27yhfSD)  e organizador de Aulas Abertas com convidados/as especiais (https://youtube.com/playlist?list=PL33RebZyu4AJbukZvD8CE-A0j1xN-uzeV)

Ana Cecilia Pérez - Argentina

Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba


Professora e  pesquisadora da Facultad  de  Lenguas da  Universidad  Nacional de Córdoba.Ministro  aulas no  Professorado de Português da UNC, nas disciplinas de  formacao docente:  Didática  da Lengua I e Estágios I e Didática  da Lengua II e Estágios II e no  Professorado de Espanhol Língua Materna e Estrangeira. 

Isabel Cristina Carvalho – Portugal

Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC-UAb), Universidade Aberta


É artista, arquiteta e investigadora no Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC-UAb), Universidade Aberta. O foco da sua investigação e prática artística é a interação entre as pessoas, o espaço urbano e a tecnologia. Explora vários processos de apropriação e de apreensão dos espaços urbanos, parte deles desenvolvidos com a participação colaborativa e intergeracional da comunidade e o caminhar mediado por dispositivos comunicacionais móveis.

Teresa Oliveira – Portugal

Universidade Nova de Lisboa/Universidade Aberta


Área de formação em História e História de Arte Pós-graduada em História de Arte Medieval, História e Cultura Bíblica e Estudos sobre as Mulheres. Doutorada em Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa/Universidade Aberta) Investigadora integrada do Instituto de Estudos Medievais (Universidade Nova de Lisboa) Colaboradora do CIAC (Centro de Investigação em Artes e Comunicação/Universidade Aberta)

 

Flávia Camargo

Coordenadora do centro de Referência do professor Poços de Caldas


Flávia Camargo, pedagoga, mestranda em educação. Coordenadora do centro de Referência do professor.

Sônia Maria Sanches

UFMG


Pedagoga, Mestre Em educação FaE- UFMG
Linha de Pesquisa: Educação em Museus e
Centros de Ciências. Pesquisadora da divisão de patrimônio construído e tombamento.

Yuri de Almeida Gonçalves

Poços de Caldas: uma leitura econômica


Yuri de Almeida Gonçalves, Bacharel em Teologia pela Faculdade de Educação Batista Nacional; Licenciado em História pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado; Especialista em História e Construção Social do Brasil.
Atuação profissional: Professor de História da rede pública municipal de Educação desde 2005 e da rede pública Estadual desde 2017. Atualmente leciona História na E. M. Presidente Washington Luís e na E. E. Francisco Escobar. É autor do livro "Poços de Caldas: uma leitura econômica."

Wander Lúcia Silva de Castro

Supervisão Escolar da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Poços de Caldas


Wander Lúcia Silva de Castro formou-se no Curso de Magistério no Colégio São Domingos de Poços de Caldas em 1975 com 17 anos. Já em 1976 iniciou sua carreira  como professora na Escola Estadual “Catanduva 1º Grau 0.2.0.Z”, na Zona Rural de Poços de Caldas. Em 1978 assumiu também uma turma na Escola Estadual Francisco Escobar”.
Em 1980 formou-se em Administração de Empresa pela Faculdade Ciências Administrativas da Autarquia Municipal de Ensino de Poços de Cadas. Já apaixonada pela Educação, em 1985, iniciou seus estudos no Curso de Pedagogia – Supervisão Escolar - na Fundação Educacional Guaxupé, formando em 1988.
Fez concurso público municipal para professor, permanecendo na função de 1980 à 1988. Após novo concurso público foi efetivada na função de Supervisão Escolar em 1989, iniciando na Educação Infantil no Colégio Municipal Dr. José Vargas de Souza. Atualmente está na Supervisão Escolar da Educação Infantil da Secretaria Municipal da Educação de Poços de Caldas.
Especializou-se em Educação Infantil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Campus de Poços de Caldas -MG e cursou extensão universitária – PROEPRE para Educação Infantil na Associação Centro de Educação Profissional de São João da Boa Vista -SP.

Professor Hugo Monteiro Ferreira

Editora Record


Hugo Monteiro Ferreira. Pós-doutor em Estudos da Criança pela Universidade do Minho - Portugal. Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professor do Departamento de Educação da Universidade da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Professor permanente do Programa de pós-graduação da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Coordenador do Núcleo do Cuidado Humano da Universidade Federal Rural de Pernambuco. Líder do GETIJ - Grupo de Estudos da Transdisciplinaridade, da Infância e da Juventude. Especialista em Neuropsicologia. Acadêmico na área de psicologia. Pesquisador na área de estudos da saúde mental de crianças, adolescentes e jovens. Autor do livro A Geração do Quarto: quando crianças e adolescentes nos ensinam a amar (Editora Record). Em 2014, finalista do prêmio Jabuti na categoria juvenil com o livro Emílio ou quando se nasce com um vulcão ao lado.

Bebel (Isabela Soares)

Colunista do Estado de Minas e da Canguru News


Arquiteta Urbanista, Fundadora da Rede Materna Padecendo no Paraíso

Colunista do Estado de Minas e da Canguru News.

Psicanalista em formação. Mãe do Felipe de 13 anos.

Simone Martins

UNIFEG


Formação: Magistério, Graduação em Letras - pelo Centro Universitário da Fundação Educacional Guaxupé-MG (1999). Especialização em Educação Especial e Inclusiva pelo Centro Universitário da Fundação de Guaxupé- MG(2011). Especialização em Gestão Educacional pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais Campus Muzambinho-MG(2015).

Mestrado em Educação pelo Centro Universitário Moura Lacerda- Ribeirão Preto- Com a Pesquisa em Artes na Educação Infantil. SP(2018). Atuação Profissional: Professora efetiva na Prefeitura Municipal de Muzambinho e na Prefeitura Municipal de Guaxupé. Atuou como Coordenadora Pedagógica da E.M.Sagrado Coração de Jesus de 2009 à 2016.Atuou como Secretária Municipal de Educação de Muzambinho de 2017 à 2020. Atualmente é Professora do Curso de Pedagogia do UNIFEG e professora de Educação Infantil nos Municípios de Muzambinho e Guaxupé.

Alexandre Túlio Amaral Nascimento

UEMG


Biólogo (Universidade Federal de Viçosa, 2002), Mestre em Ecologia Aplicada (Universidade de São Paulo, 2008), Doutor em Ecologia, Conservação e Manejo da Vida Silvestre (Universidade Federal de Minas Gerais, 2014). Profissional sênior em coordenação de projetos e pesquisas nas áreas de Ecologia Aplicada, Conservação da Biodiversidade e Políticas Públicas Ambientais. Experiência nas áreas de Biologia da Conservação, Ecologia Aplicada e Programas Integrados de Conservação da Biodiversidade e Desenvolvimento Sustentável, além de prática didática e em consultorias na área ambiental. Professor e pesquisador da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Docente e orientador permanente do Programa de Mestrado Acadêmico em Ciências Ambientais da UEMG.

Fabricio Santos Rita

IFSULDEMINAS - Campus Muzambinho


Graduado em Enfermagem pela FACICA, Pedagogia pela UNINTER, e Ciências Biológicas pela CLARETIANO. Especialista em Gestão Escolar, Educação Ambiental, e Enfermagem do Trabalho. Mestre em Biotecnologia aplicada à Saúde e Doutor em Promoção da Saúde. Atua como docente no IFSULDEMINAS- Campus Muzambinho. Desempenha atividades voltadas para educação no ambiente rural, educomunicacao e educação em saúde.

 

Fabiana Costa Dias

Kroton Educacional


É doutora em Linguística pela Unicamp, mestre em Linguística pela mesma instituição e graduada em Letras pela UFMS. É autora de materiais didáticos para plataformas digitais na Educação Básica, Graduação e Formação de Professores, principalmente nos seguintes temas: leitura, escrita, interpretação, argumentação e autoria. É pesquisadora no Grupo de Estudos Discurso e Memória: Nos Movimentos dos Sujeitos (CNPq), na USP, em Ribeirão Preto.

CRISTIANE PEREIRA COSTA DIAS

UNICAMP


Possui doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004), Mestrado em Letras, Estudos Linguísticos, pela Universidade Federal de Santa Maria (2000) e Pós-doutorado na linha de pesquisa Língua, Sujeito e História, do Laboratório Corpus/PPGL-UFSM. Atualmente, é pesquisadora do Laboratório de Estudos Urbanos - Labeurb-Nudecri/Unicamp e professora do Mestrado em Divulgação Científica e Cultural (PPG-DCC - LABJOR/IEL) e da Especialização em Jornalismo Científico (LABJOR/DPCT-IG e DM/IA). É Membro Associado do Laboratório Pléiade - Paris 13 e integra a Rede Franco-Brasileira de Análise do Discurso Digital (A2DI). É coordenadora do NUDECRI - Núcleo de Desenvolvimento da Criatividade. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Análise do Discurso, atuando principalmente na área do discurso digital e novas tecnologias de linguagem. É autora do livro "Análise do discurso digital: sujeito, espaço, memória e arquivo" (Pontes), "Sujeito, sociedade e tecnologia: a discursividade da rede (de sentidos)" (Hucitec Editora), entre outros; além de ter inúmeros capítulos de livro e artigos publicados em revistas especializadas. Desenvolve pesquisa sobre linguagem no espaço digital, espaço urbano, refletindo sobre a produção e circulação dos sentidos, e sobre as processos de constituição dos sujeitos no mundo contemporâneo.

Fábio Brazier

IFSuldeminas


Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas - PUCCAMP/SP (2020). É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Alfenas-UNIFAL/MG (2017). Em 2021 iniciou estágio Pós-Doutoral em Educação no PPGE da PUCCAMP/SP, Linha de Pesquisa: Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, investigando a relação entre a formação continuada de professores, o trabalho docente e a Teoria Histórico-Cultural. É Licenciado em Letras (Português/Inglês) e Especialista em Língua Portuguesa, Produção e Compreensão de textos pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado e pela Faculdade São Luís de Jaboticabal (2005 e 2006 respectivamente). É Licenciado em Pedagogia pela Universidade de Franca (2013) e Especialista em Gestão Escolar: Supervisão, Orientação e Inspeção, pelo Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado (2012), Especialista em Gestão Escolar pela Universidade Federal de Minas Gerais (2015), Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Ouro Preto (2015), Especialista em Tutoria em Educação a distância e docência no ensino superior. É Licenciado em Educação Especial pela Universidade Santa Cecília Unisanta (2020), também Especialista em Psicopedagogia Institucional, Clínica e Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (2015). Também se especializou em Mídias na Educação, pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2019). Profissionalmente, atuou por 10 anos como Professor de Língua Portuguesa e Supervisor Pedagógico na Rede Estadual de Minas Gerais. Logo após ingressou como ativo permanente na Rede Federal de Ensino, no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Sul de Minas, ocupando o cargo de Pedagogo no Campus Inconfidentes. Em 2019 obtém nova aprovação em concurso público e assume o cargo de Técnico em Assuntos Educacionais, no Campus Machado. Atua também como Coordenador Acadêmico e professor de Ensino Superior do Centro Superior de Ensino e Pesquisa de Machado - CESEP. Tem experiência na área de Educação como docente e como Coordenador/Supervisor Pedagógico em diferentes níveis de ensino, atuando principalmente com os seguintes temas: Ensino de Língua Portuguesa e Literatura; Formação de professores (inicial e continuada); Profissionalização docente; Projetos de extensão; Coordenação pedagógica; Gestão de ambientes e instituições educacionais; Processos didáticos e Psicopedagógicos de ensino e Educação Especial e Inclusiva.

Marcelo Gonçalves de Brito

UninCor


Possui graduação em Matemática pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Varginha (1992). Mestre em Gestão, Planejamento e Ensino da Universidade Vale do Rio Verde - UninCor - Três Corações/MG. Tem experiência na área de Educação, atuando como coordenador pedagógico de cursos de graduação.

Tomás Reis Barreto Penha

Professor


Tomás Reis Barreto Penha é natural de Elói Mendes, Minas Gerais. Pela Universidade de São Paulo (USP), fez licenciatura em Língua Portuguesa (2011-2015), bacharelado em Língua Portuguesa e Linguística (2011-2015) e mestrado em Filologia e Língua Portuguesa (2016-2018), no qual pesquisou os impactos da doença de Alzheimer sobretudo nos substratos pragmático e sintático da linguagem. Complementou seus estudos de graduação com um intercâmbio acadêmico na Universidade de Évora, em Portugal (2013-2014), e estudou recentemente, na modalidade on-line, Retórica e Argumentação pela Universidade de Harvard (2020-2021). No Ensino Médio da rede particular de São Paulo, lecionou Produção de Texto (2015-2020), e o faz agora em Três Corações e Varginha, onde é também coordenador da área de Linguagens e professor de curso pré-vestibular. Trabalha pontualmente na banca de correção de redações em processos seletivos de nível nacional e interessa-se por Psicolinguística, pela Linguística Cognitiva e pela abordagem funcionalista da linguagem, bem como pela Linguística Textual, especialmente pelos gêneros argumentativos.

Alexandre Gossn

Escritor, pesquisador, doutorando e investigador da Universidade de Coimbra


Alexandre Gossn, escritor, pesquisador, doutorando e investigador da Universidade de Coimbra, no Centro de Estudos Interdisciplinares (CEIS20), do Instituto de Investigação Interdisciplinar (IIIUC) com área de pesquisa em autoritarismos contemporâneos, mestre em Direito e advogado.

 

Livros publicados:

 

- Liberdade, Metamoralidade & Progressofobia (2019): Ebook: Brasil, América

 

Latina, EUA, Canadá, Europa e África do Sul. Cidadelas & Muros: como o ser humano se tornou um animal urbano (2020): foi por cinco meses top 2 da Amazon BR (mais vendidos na categoria História da

 

Civilização). Fascismo pandémico: como uma ideologia de ódio viraliza? (2020): figurou entre

 

os 25 livros mais vendidos pela Amazon na categoria politica no Brasil. Chapados de cloroquina: A morte da empatia (2021): foi objeto de matérias em diversos veiculos relevantes como UOL, Revista Fórum, Bienal Rio, Jornal o Tempo, inúmeras lives como do canal Aventuras na História e outros veículos de comunicação e como o livro anterior, foi solicitado pela Library of Congress em Washington/EUA.