IX Congresso Brasileiro de Autismo
O IX Congresso Brasileiro de Autismo tem por objetivo proporcionar informação acerca de temas relacionados ao autismo, uma síndrome que atinge um a cada cem habitantes. Pretende-se favorecer a aprendizagem quanto ao diagnóstico, técnicas terapêuticas e prognósticas do Transtorno do Espectro do Autismo, cientificamente comprovadas, havendo enfoque na abordagem multidisciplinar como desafio constante no tratamento da pessoa com autismo, bem como fomentar a discussão sobre temas como inclusão, políticas públicas e vivências autísticas.
Tema: O desafio da abordagem multidisciplinar no tratamento da pessoa com autismo
Data: 25 à 27 de outubro de 2013
Local: Hotel Radisson (Praia da Pajuçara)
Público-alvo: pais, profissionais e estudantes das áreas de psicologia, psiquiatria, neurologia, pediatria, genética, gastroenterologia, alergia, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, pedagogia, educação física, música e artes envolvidas com o tratamento e educação da pessoa com autismo, bem como autoridades e lideranças das áreas de educação, saúde e assistência social.
Número de vagas: 600 (LOTADO!)
Palestrantes:
• Dr Salomão Schwartzman (neurologista) – Mackenzie/SP
• Dra Maria Elisa Fonseca (psicóloga) – CEDAP/SP
• Dra Meca Andrade (psicóloga, analista do comportamento) – SP
• Dra Jacy Perissinoto (fonoaudióloga) – USP/SP
• Dra Soraia Vieira (PECS-Brazil) – Belo Horizonte/MG
• Dra Aline Momo (terapeuta ocupacional) – Artevidade/SP
• Dra Zodja Graciani (fisioterapeuta) – Artevidade/SP
• Dr Aderbal Sabrá (médico gastroenterologista e alergista) – RJ
• Dra Georgia Fonseca (pediatra e homeopata) – RJ
• Dra Priscila Bongiovani (nutricionista) – SP
• Profa Dra Daniela Ribeiro (pedagoga /analista do comportamento) – CESMAC/AL
Presença confirmada: Berenice Piana na Mesa Redonda VIVENCIAS AUTISTICAS.
Presença confirmada: Dra Renata Tybiriça, defensora pública do Estado de São Paulo, na mesa redonda POLÍTICAS PÚBLICAS.
CERTIFICADO: O evento terá certificado de 24 horas. Cada apresentador de artigo (apresentação oral ou poster) receberá também um certificado específico. As sessões técnicas de apresentação de artigos acontecerão no dia 26/10/2013. Nos demais dias teremos palestras.
A BookToy estará com stand durante todo o evento para venda de livros sobre autismo da Memnon, Wak e demais editoras, bem como livros infantis e brinquedos educativos, que consistem em materiais muito úteis para as terapias.
Resultado – ARTIGOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO NOS ANAIS DO IX CONGRESSO BRASILEIRO DE AUTISMO
10 artigos aceitos para apresentação ORAL:
• ESTUDO DO COMPORTAMENTO SOCIAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO
• MODO DE ARTICULAÇÃO TOTALMENTE NASAL: RELATO DE UM CASO RARO DE AUTISMO
• TERAPIA DE LINGUAGEM NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO E DESEMPENHO SÓCIO-COGNITIVO: A INTERFERÊNCIA DO AMBIENTE TERAPÊUTICO
• TRABALHO EM EQUIPE COMPLEMENTAR PAMPULHA NO ATENDIMENTO À CRIANÇA E AO ADOLESCENTE COM AUTISMO – RELATO DE EXPERIÊNCIA
• TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO: PERFIL COMUNICATIVO COM DIFERENTES INTERLOCUTORES
• TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UM ESTUDO DA COMPREENSÃO DE PROFESSORES
• PAIS DE ALUNOS AUTISTAS: RELATOS DE EXPECTATIVAS, EXPERIÊNCIAS E CONCEPÇÕES EM INCLUSÃO ESCOLAR
• O BRINCAR COMO INSTRUMENTO DE REABILITAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA COM PAIS DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO
• RELEVÂNCIA DA NATAÇÃO PARA AUTISTAS NA MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA
• EDUCAÇÃO MUSICAL PARA AUTISTAS: REFLEXÕES A PARTIR DE UMA EXPERIÊNCIA EM NATAL-RN
12 artigos aceitos para apresentação em pôster:
• O VALOR DO JIU-JÍTSU PARA PRÉ-ADOLESCENTES ACOMETIDOS PELO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA QUE EXPRESSAM CORPORALMENTE A DIFICULDADE DE RELACIONAMENTO INTRAPESSOAL
• DIAGNÓSTICO PRECOCE EM CRIANÇAS COM ESPECTRO AUTÍSTICO REALIZADO EM UMA INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA: CORRELAÇÃO COM A LINGUAGEM
• ESTUDO DE CASO: ANÁLISE DE ASPECTOS PROSÓDICOS DE FALA DE UM SUJEITO COM SÍNDROME DE ASPERGER
• A CONCEPÇÃO DOS PAIS SOBRE INCLUSÃO EDUCACIONAL DE CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO DO AUTISMO (TEA)
• DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS AUTISTAS MEDIADO PELO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
• INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NO ENSINO REGULAR: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DE PROFESSORES REGENTES
• O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) A PARTIR DE UM OLHAR EDUCACIONAL: A VOZ DAS PROFESSORAS DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
• ALTERAÇÕES DAS FUNÇÕES EXECUTIVAS NO AUTISMO INFANTIL
• AS CONTRIBUIÇÕES DA MUSICOTERAPIA NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES NO INDIVÍDUO AUTISTA: UM ESTUDO DE CASO
• AUTISMO – PESQUISA EM COLABORAÇÃO PARA SUPORTE AO MODELO DE ESCOLA INCLUSIVA
• EDUCAÇÃO E PSICANÁLISE: INTERLOCUÇÕES ACERCA DO SUJEITO COM AUTISMO
• OCUPAÇÃO DO ESPAÇO SOCIAL: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL CIDADÃO DA PESSOA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
Parabenizamos a todos que tiveram seus artigos aceitos para o Congresso. Recomendamos que ajustem os artigos conforme as orientações que estarão recebendo por email ao longo da semana. Todos os artigos precisam ser ajustados ao modelo do evento disponibilizado no link SUBMISSÕES. Para aqueles que tiveram artigos aceitos para apresentação em formato pôster, tanto será necessário o envio da versão escrita para constar nos anais quanto a preparação do banner no formato que será disponibilizado no link SUBMISSÕES.
25 de outubro de 2013, 08h00 até 27 de outubro de 2013, 18h00
Hotel Radisson - Avenida Doutor Antônio Gouveia, 925, Pajuçara, Maceió - Alagoas
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