1º C.B.A.P.D.F
CONGRESSO BRASILEIRO DE ALIENAÇÃO PARENTAL E DIREITO DE FAMÍLIA
A CRIANÇA É A MAIOR VÍTIMA
INSCRIÇÕES ABERTAS – VAGAS LIMITADAS!
CONGRESSO 100% ONLINE COM (TRANSMISSÃO AO VIVO).
No momento da inscrição, preencher o nome completo para emissão do certificado
OBJETIVO:
Dado a um assunto tão importante e os avanços significativos que foram registrados após a criação da Lei 12.318/2010, há muito o que fazer ainda.
Nesse sentido e na busca incessante de conhecimentos e divulgação desses, apresentamos o 1° C.B.A.P.D.F - Congresso Brasileiro de Alienação Parental e Direito de Família. O Congresso reunirá renomados palestrantes do Brasil e de Portugal.
PÚBLICO ALVO:
Profissionais e acadêmicos de Direito, Psicologia, Assistente Social, Medicina, Ciências da Saúde e demais interessados.
DATA:
30 de outubro de 2021
HORÁRIO:
SABÁDO: 8h às 17h (online e ao vivo)
CARGA HORÁRIA:
10 horas (conforme lei vigente no país)
CERTIFICADO:
On-line, liberado no site no final do Congresso.
PROGRAMAÇÃO:
07:50 – ABERTURA – CARMELO JUNIOR
08:00 - MAURO PAULINO
08:30 – ERIKA BECKER
09:30 – ANA KATARINA
10:30 – ANTÔNIO DE PÁDUA SERAFIM
11:30 ALMOÇO
13:00 – MARIA VÁLERIA DE O. C. MAGALHÃES
14:00 – ADRIANA MARTINS SILVA
15:00 – LUÍS HENRIQUE AZEVEDO
16:00 – EDUARDO CRUCHO
17:00 – ENCERAMENTO
PALESTRANTES:
- ADRIANA MARTINS SILVA/PR
TEMA DA PALESTRA: Alienação Parental: uma análise quanto a aplicação da Lei à luz do Melhor Interesse da Criança e do Adolescente.
Doutoranda, Mestre e Professora- orientadora na área cível com ênfase no direito das Famílias e Sucessões há mais de 10 anos; coordenadora do grupo de pesquisa: “Temas Contemporâneos de Família e Sucessões” autora de vários artigos científicos e livros acadêmicos; Advogada na área de Família e Sucessões.
- ANA KATARINA SARAIVA/PE
TEMA DA PALESTRA: Alienação Parental e suas consequências psíquicas no contexto familiar.
Graduada em Psicologia pela Faculdade Boa Viagem- FBV-IMIP- Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Doutoranda em Educação pela Fundação Universitária IBEROAMERICANA (FUNIBER). Pós Graduação em Neuropsicologia - FBV-IMIP. Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda- AESO (2004), Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damas (2009). Docente da Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda ( FACHO) nas disciplinas de Neuropsicologia, Psicologia Jurídica e Avaliação Psicológica. Colaboradora da Pós Graduação de Psicologia da Pós Graduação da FACHO em Intervenção Multiprofissional Jurídica. Atua como Assistente Técnica nas demandas das Varas de Família. Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga em atendimento psicoterapêutico com: Adolescentes, Adulto, Casal, Idoso. Realiza Avaliação Psicológica, Neuropsicológica ,Vocacional e Cirurgia Bariátrica. Atuação em prevenção e Pósvenção do suicídio. Interesse na área de Psicologia da saúde e hospitalar, Jurídica e Neuropsicologia. Interesse nas áreas de Psicologia da Saúde e Hospitalar, Neuropsicologia e Psicologia Jurídica.
- ANTÔNIO DE PÁDUA SERAFIM/SP
TEMA DA PALESTRA: Perícia Neuropsicológica nos casos de interdição.
Psicólogo. Diretor do Serviço de Psicologia e Neuropsicologia do Instituto de Psiquiatria (IPq-HCFMUSP). Coordenador do Núcleo de Psiquiatria e Psicologia Forense (IPq-HCFMUSP). Professor Colaborador do Departamento de Psiquiatria-FMUSP. Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Neurociências e Comportamento-IPUSP. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde-UMESP.
- EDUARDO CRUCHO/PE
TEMA DA PALESTRA: Pandemia mundial Covid19 confinamento e alienação parental.
Advogado e Professor. Presidente da Comissão da Criança e Adolescente OAB Jaboatão dos Guararapes/PE.
ERIKA BECKER FIGUEIRÊDO MADEIRA/PE
TEMA DA PALESTRA: A alienação parental e o divórcio litigioso
Advogada, Sócia do Becker Madeira Advogados, Especialista em Direito das Famílias e Sucessões, Presidente da Comissão de Direito das Famílias e Sucessões da OAB Olinda, Presidente Estadual da Fadesp-PE (Federação Nacional dos Advogados, Bacharéis e Estagiários).
- LUÍS HENRIQUE AZEVEDO/PE
TEMA DA PALESTRA: Alienação Parental: vulnerabilidade e desafios.
Advogado no Brasil e em Portugal, Mestrando em Direito pela Universidade do Minho, Presidente da Comissão de Alienação Parental do IBDFAM/PE.
- MAURO PAULINO/PORTUGAL
TEMA DA PALESTRA: A contribuição da psicologia em direito de família.
Psicólogo Forense. Doutorando em Psicologia Forense na Faculdade de Psicologia e Ciências de Educação na Universidade de Coimbra (FPCE-UC). Mestre em Medicina Legal e Ciências Forenses pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa. Especialista Avançado em Psicologia da Justiça pela Ordem dos Psicólogos Portugueses. Coordenador do Instituto de Psicologia Clínica e Forense-MIND. Consultor do Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses-IP. Coordenador da pós-graduação de Psicologia Forense da Universidade Autónoma de Lisboa. Autor e Coordenador de vários livros. Docente convidado em várias universidades nacionais e internacionais. Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica e Psicometria (PsyAssessmentLab) (FPCE-UC). Membro da Comissão de Ética do Centro de Investigação em Psicologia (CIP) da Universidade Autónoma de Lisboa (UAL). Membro Benemérito da ABPJ.
- MARIA VALÉRIA DE OLIVEIRA CORREIA MAGALHÃES/PE
TEMA DA PALESTRA: Alienação Parental: Reflexões e desafios.
Psicóloga e Advogada, Doutoranda em Saúde Integral – IMIP (2020-2024); Mestre em Perícias Forenses na FOP/UPE com Especialização em Intervenção Psicossocial à Família no Judiciário, pela UFPE (2000) e Formação em Medicação de Conflitos, pelo CEMAPE (2004). É Psicóloga Orientadora e Fiscal do Conselho Regional de Psicologia da 2ª Região desde 1991; Docente do curso da pós graduação de Psicologia da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE), Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO); realiza Medicação nos casos de Alienação Parental encaminhado pelo TJPE e realiza Consultoria na área de Alienação Parental. Autora do livro Alienação Parental e sua Síndrome: Aspectos psicológicos e Jurídicos no Exercício da Guarda após a Separação Judicial publicado pelas Edições Bagaço (2009); Integrou a elaboração da Cartilha – Alienação Parental publicada pela Assembleia de Pernambuco (2017). Autora do capítulo Perícia Psicológica: desafios, reflexões e cuidados, no livro A Perícia Psicológica no Brasil (2019).