1º Circuito Internacional da Pitaia, o maior evento on-line da cadeia produtiva da pitaia em todo o mundo.
Evento criado com a parceria entre quatro nações latinas produtoras de pitaia, sendo um evento do mais alto nível técnico, onde os produtores estarão acompanhando palestras que falarão desde a escolha dos melhores cladódios para plantio, preparo de solo até a colheita da fruta seu preparo e exportação.
Contaremos com a participação dos melhores palestrantes na área, sendo um total de 18 palestrantes entre brasileiros, peruanos, equatorianos, costariquenhos e um convidado especial de Espanha.
Estaremos tratando de temas de extrema importância a todos os produtores de Pitaia, pois falaremos sobre como se projetar um verdadeiro negócio estruturado desde a base para que você possa minimizar ou anular possíveis dificuldades, abordaremos tudo sobre o preparo do solo, adubação orgânica e convencional, manejo Fitossanitário, biofortificação da Pitaia, explanação do mapeamento genético da Pitaia, podas, aplicação de iluminação artificial na cultura da Pitaia, a Pitaia como fruto funcional entre outros temas de extrema relevância.
As inscrições poderão ser feitas até o dia 18/08/2020.
Participem deste mega evento e não percam essa grande oportunidade!!
Abertura e Apresentação do 1º Circuito Internacional de Pitaia/Pitahaya Abertura
Cenário Atual e Projeções Futuras para a Produção de Pitaia Palestra Sessão Nacional
QUERO PLANTAR PITAIA, COMO COMEÇAR Palestra Sessão Nacional
Biofortificação de Pitaia com o Uso de Selênio Palestra Sessão Nacional
Resumo Sobre o Banco de Germoplasma da UFLA e Polinização Palestra Sessão Nacional
Nutrição e Adubação da Cultura da Pitaia Palestra Sessão Nacional
Case de Sucesso COOPERVALESUL / “Comercialização Organizada de Pitaia” Palestra Sessão Nacional
Cultivo de Pitaia Vermelha: Produção Atual, Analise SWOT da Atividade na Costa Rica e Expectativas para o Futuro. Palestra Sessão Internacional
Produtos Processados de Pitaia como Alternativa para Reduzir Perdas na Pós Colheita Palestra Sessão Nacional
ALMOÇO - 22/08 Almoço
ALMOÇO - 23/08 Almoço
Áreas cultivadas e suas Diversas Especies /O Mercado da Pitaia Peruana Palestra Sessão Internacional
Experiência no Cultivo da Pitaia Orgânica na Região Sul do Brasil Palestra Sessão Nacional
Pitaia como Fruto Funcional/Benefícios do Consumo da Pitaia Palestra Sessão Nacional
Cultivo de Pitaia na Espanha, Importância da Pitaia Orgânica e Futuro da Comercialização da Pitaia no Mundo Palestra Sessão Internacional
Poda de Pitaia Palestra Sessão Nacional
A Cultura da Pitaia e seus Múltiplos Propósitos Palestra Sessão Nacional
Desafios na Nutrição Mineral para a Produtividade de Pitaia Palestra Sessão Nacional
Pesquisas de Pitaias e seus Avanços em Portugal Palestra Sessão Internacional
Manejo Fitossanitário na Cultura da Pitaia Palestra Sessão Nacional
Modelo de Produção de Pitaia Vermelha no Equador Palestra Sessão Internacional
Inscreva-se no maior evento da cadeia produtiva de Pitaia em toda América Latina e fique por dentro das mais recentes descobertas e das melhores técnicas de manejo, adubação, irrigação e outras técnicas importantes para a intenção de uma plantação que traga o retorno desejado, dentro de um planejamento eficiente e robusto.
Preencha nosso formulário para que possamos entrar em contato com você, nosso futuro parceiro!
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
Associação Brasileira dos Produtores de Pitaia.
O tema da palestra será "Cenário Atual e Projeções Futuras para a Produção de Pitaia".
Engenheira Agrônoma graduada pela Universidade Federal de Lavras (2008), Mestre (2010), Doutora (2012) e Pós-doutora em Agronomia/Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2014) e pela Universidade Federal de Viçosa (2019) na área de concentração Produção Vegetal. Professora Efetiva desde 2014 da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), Campus de Nova Xavantina, onde ministra as disciplinas de Melhoramento Vegetal, Fruticultura II (Citros, Goiaba, Uva, Caju, Coco e Frutas do Cerrado) e Tecnologia de Produtos Agropecuários. Possui experiência na área de Fruticultura com ênfase em propagação e manejo de espécies frutíferas.
O tema da palestra será "Quero Plantar Pitaia, Como Começar?".
Agrônomo e mestre pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), Doutor em Fitotecnia pala UFLA e o Instituto Valenciano de Ciências Agrarias (IVIA, Moncada – Espanha). Atua como pesquisador na Federal de Lavras com foco em fruticultura tempera, pequenas frutas, abacate, atemoia e pitaia. Tem expertise em sistemas de produção de plantas frutíferas, manejo de solo (conservação e adubação) , poda e propagação de plantas.
A palestrante falará sobre o tema "Biofortificação de Pitaia com o Uso de Selênio".
Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2015), Mestre (2017), doutora em Agronomia/Fitotecnia com ênfase em Fruticultura Tropical. Tem experiência na área de Cultura de tecidos (micropropagação de plantas medicinais e frutíferas) além de vasta experiência com a cultura da pitaia.
A palestrante estará abordando o seguinte tema: "Resumo Sobre o Banco de Germoplasma da UFLA e Polinização".
Engenheira Agrônoma formada no Instituto Federal do Sul de Minas - Campus Muzambinho. Foi bolsista FAPEMIG por dois anos consecutivos, com o projeto voltado para a área de cultura de tecidos no laboratório de biotecnologia onde realizou acompanhamento de outros projetos. Mestre em Produção Vegetal pelo UFLA ( Universidade Federal de Lavras), na área de Fruticultura Tropical, trabalhando com microenxertia de pitaia. Atualmente Doutoranda em Agronomia/Fitotecnia, na área de Fruticultura Tropical - UFLA.
O tema da plestra será "Situação Atual de Cultivo de Pitaia no Peru"
O palestrante é um empresário conhecido em seu país, proprietário da Viveiro Abregu, localizada na Esperança Baixa Seção, Granados, Lote 36, Huaral - Lima - Peru. Especialista em pitaias, com grande experiencia em plantio em escala comercial e vendas de mudas de varias espécies, estará passando aos participantes um FeedBack sobre a atual situação do cultivo da pitaia em seu país.
El tema de la conferencia será "Situación actual del Cultivo de Pitahaya en Peru".
El orador es un conocido empresario de su país, propietario de Viveiro Abregu, ubicado en la sección Esperanza Baja, Granados, Lote 36, Huaral - Lima - Peru. El experto en pitahayas, con gran experiencia en la plantación a escala comercial y en la venta de plántulas de diversas especies, transmitirá a los participantes un FeedBack sobre la situación actual del cultivo de pitahayas en su país.
O tema da palestra será "Experiência no Cultivo da Pitaia Orgânica no Sul".
Possui graduação em Agronomia (2004-2008) e mestrado em Agroecossistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (2011-2013). Atualmente desempenha a função de Extensionista Rural na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina. Tem experiência na área de Extensão Rural, Zootecnia Geral e Fruticultura Tropical com ênfase na cultura da Pitaya. Atualmente é responsável pela cadeia da Pitaya no extremo sul catarinense.
O tema da palestra será " Experiência no Cultivo da Pitaia Orgânica no Sul".
Engenheiro Agrônomo graduado pela Universidade Federal de Santa Catarina. De junho de 2009 a julho de 2012 foi bolsista permanência da mesma Universidade. Durante este período realizou atividades referentes a bioquímica de plantas, realizando a aplicação, desenvolvimento e adaptação de métodos, detecção de compostos de interesse à saúde humana e animal através de técnicas espectrofotométricas, tendo como modelo milho crioulo e própolis, sob orientação do Prof. Dr. Marcelo Maraschin. No primeiro semestre de 2012 realizou seu estágio de conclusão de curso na Universidade Federal de Sergipe sob orientação da Prof. Drª. Rosete Pescador e supervisão do Prof. Dr. Marcelo A. G. Carnelossi na área de pós-colheita (minimamente processados). Foi Trainee e, posteriormente Gerente Administrativo na Empresa Verde Garden Center Com. de Flores e Plantas Ltda-ME. Nesta empresa auxiliou nas atividades administrativas e financeiras, organização da empresa, atendimento ao público, no que concerne a indicação de plantas ornamentais e insumos para sua manutenção. No período de 26/01/2015 a 06/04/2018 trabalhou no município de São João do Sul como Extensionista Rural na Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina - EPAGRI - com fruticultura, mais especificamente maracujá na área de fitotecnia e melhoramento genético; pecuária de leite e corte, na área de pastagens, piqueteamento e nutrição animal; grãos, trabalhando com arroz irrigado e milho e; execução de Políticas Públicas. Possui também experiência em produção orgânica de alimentos, cooperativismo e associativismo. Entre abril de 2018 e maio de 2019, realizou trabalhos no município de Meleiro, com ênfase em grãos (arroz irrigado), bovinocultura de leite e empreendimentos da agricultura familiar. Auxiliou na legalização de agroindústrias de suco de uva junto ao MAPA, massas caseiras junto a vigilância sanitária municipal e de embutidos, o qual resultou na instituição do primeiro SIM de Meleiro. Também assessorou agricultores e legislativo e executivo municipal na instalação da feira da agricultura familiar. Atualmente, faz parte da equipe técnica da Gerência Regional de Criciúma, liderando o projeto fruticultura no Sul de Santa Catarina.
O palestrante abordará o tema "Pitaia como fruto funcional e seus benefícios para a saúde, comprovados cientificamente por pesquisas brasileiras e internacionais"
Doutorado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Agronomia Horticultura na Faculdade de Ciências Agronômicas da Universidade Estadual Paulista 'Júlio de Mesquita Filho' Campus Botucatu-SP, e Mestrado concluído por este mesmo programa. Engenheiro Agrônomo pela Universidade Federal de Minas Gerais - Campus Montes Claros - Instituto de Ciências Agrárias. Foi membro da Empresa Rural Consultoria Junior da UFMG. Foi bolsista de intercambio acadêmico internacional na Universidade Nacional de Asunción-Py. Possui fluência em língua espanhola. Foi presidente do Grupo de estudos em frutíferas exóticas e nativas (GEFEN) durante um ano. Atuou durante dois anos como Bolsista de Iniciação Científica do CNPq e um ano e meio como Bolsista de Extensão-Pbext. Tem experiência nas áreas de propagação de plantas, bioquímica pós-colheita de frutos e cultura da pitaya. Nasceu e cresceu no campo agropecuário.
O tema da palestra será "Cultivo da pitaia na espanha, Importância da Pitaia Orgânica e Futuro da comercialização da Pitaia no Mundo".
Empresário espanhol do ramo das pitaias, presidente da primeira Cooperativa de Produtores de Pitaia da Espanha e toda Europa. Trabalha na produção de piataias diretamente desde 2015 com plantações no Brasil, Equador e Espanha.
Na oportunidade o palestrante falará sobre a pitaia na Europa e os detalhes para quem quer entrar num mercado promissor e que valoriza a fruta de qualidade.
O tema da palestra será "Poda de Pitaia".
Natural de Lavras, Minas Gerais, graduado em Agronomia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro- UFRRJ (2008), atuando principalmente na área de Fruticultura. Mestre em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2011). Doutor em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (UFLA) (2015), onde conduziu trabalhos com Produção Vegetal e Doutorado Sandwíche no Institut National de la Recherche Agronomique (INRA), Avignon, França
O tema da palestra será "Nutrição e Adubação da Cultura da Pitaia".
Engenheiro Agrônomo, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2002) com Mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal Rural de Pernambuco UFRPE (2005) e Doutorado em Agronomia / Solos e Nutrição de Plantas pela Unievrsidade Federal Rural da Amazônia. Atualmente é Especialista Agronômico Sênior do departamento técnico da Yara Brasil Fertilizantes, atuando no suporte agronômico da região Norte e Nordeste. Foi Professor Assistente II da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) -nas disciplinas de Fertilidade do Solo e Nutrição Mineral de Plantas, Campus de Capitão Poço PA. Tem experiência profissional como Engenheiro Agrônomo, com ênfase em Fertilidade do Solo e Adubação, atuando principalmente nos seguintes temas: Fertilidade do solo, nutrição e adubação de culturas agrícolas, avaliação da fertilidade do solo, correção de solos ácidos, adubos e matérias primas fertilizantes.
O palestrante falará sobre o seguinte tema "Case de Sucesso COOPERVALESUL - Comercialização Organizada de Pitaia".
Engenheiro Agrônomo e Técnico Agrícola formado pelo Instituto Federal Catarinense Campus Santa Rosa do Sul, trilhou seu caminho acadêmico aproximado a extensão rural, onde fez estágios extracurriculares que favoreceram sua formação e aptidão principalmente no ramo da Pitaya. No ensino superior, foi bolsista de projetos de extensão com o intuito de desenvolver a cadeia produtiva da pitaya.
Hoje Gabriel é Gerente do Departamento de Fruticultura da Cooperativa de Agricultura Familiar e Artesanato do Vale do Araranguá – Coopervalesul, empresa referência na assessoria e comercialização de pitaya no Brasil.
Juan Carlos Piña é Presidente da Associação Câmara de Produtores de Pitaia de Costa Rica, Engenheiro Agrônomo com Mestrado em Administração de Empresas. Consultor independente no setor agrícola e agro-industrial. Gerente de inovação e criação de valor na indústria agroalimentar. Especialista em produção agrícola, fruticultura, horticultura e cereais (arroz, milho, sorgo) e feijão. Projeto e gerenciamento de sistemas de irrigação por gotejamento, aspersão e gravidade.
O tema da palestra será "Produtos Processados de Pitaia como Alternativa para Reduzir Perdas no Pós Colheita".
Engenheira agrônoma graduada pela Universidade Estadual de Montes Claros (2007), mestre em Ciências Agrárias pela Universidade Federal de São João Del-Rei (2014) e doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Lavras (2017). Possui experiência em Horticultura com ênfase em seleção de genótipos, manejo fitotécnico e sanitário, propagação, adubação e pós-colheita e processamento.
O tema da palestra será " A Cultura da Pitaia e seus Múltiplos Propósitos"
Professora Adjunta da Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA, campus de Tomé-Açú/PA. Possui Doutorado em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2011), Mestrado em Ciência Animal pela Universidade Federal do Pará-UFPA (2007), Especialização em Educação Especial para Jovens pela Universidade do Estado do Pará-UEPA (2011) e Graduação em Engª. Agronômica pela Universidade Federal Rural da Amazônia-UFRA (2003). Coordenadora do projeto Pitaya/ TA desde 2014.
O palestrantre abordará sobre o tema "Desafios na Nutrição Mineral para a Produtividade de Pitaia".
Graduado em Agronomia pela Universidade Federal do Lavras (2006), Mestre em Fitotecnia (Olericultura) pela Universidade Federal de Lavras (2009) e Doutor Fitotecnia (Olericultura) Universidade Federal de Lavras (2011). Pós-doutorado pela Universidade Federal de Lavras, Departamento de Ciência do Solo (2013 a 2014). Atualmente, é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro (IFTM), Campus Uberaba. Ministra aulas na disciplina Olericultura para o curso de Engenharia Agronômica e nas disciplinas de Solos e manejo e Conservação de Solo e Água no Curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em olericultura, nutrição mineral de plantas e fertilidade do solo, fertilizantes de eficiência aumentada, emissão de gases causadores do efeito estufa por fertilizantes e propagação de plantas.
Sua palestra terá como tema o "MANEJO FITOSSANITÁRIO NA CULTURA DA PITAIA".
Graduada em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (Julho de 2001), mestrado em Agronomia (Fitotecnia) pela UFLA em Agosto de 2003, doutorado (Fitotecnia) pela UFLA em Fevereiro de 2008 e Pós-doutorado em Genética e Melhoramento de Plantas pela UFLA (2008 a 2009) e em Fitotecnia na Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical (2010 a 2014). Desde fevereiro de 2014 atua como Professora Adjunta de Fruticultura Tropical no Departamento de Agricultura na Universidade Federal de Lavras, ministrando aulas sobre o cultivo das principais frutíferas tropicais para os cursos de Graduação em Agronomia e Pós-graduação em Agronomia/Fitotecnia e orienta alunos de graduação, mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fruticultura Tropical, atuando principalmente nos seguintes temas: Melhoramento de frutíferas, Cultura de tecidos, Citometria de fluxo, Produção orgânica de frutos, Proteção de plantas e Ecofisiologia de frutíferas tropicais.
Gerente de Tecnologías Y Desarrollo CANSINGSACORP - Ecuador. Originario de Guayaquil - Ecuador, graduado en Agronomía en la Universidad de Guayaquil en el 2003, con especialidad en Fito mejoramiento para oleaginosas, Trabajando para el CODEPMOC unidad de desarrollo adscrita a presidencia de la republica del Ecuador durante 9 años como Técnico y Director en el ara de planificación, Pos grado en Modelos de Desarrollo Económico, becado por el Gobierno de la Republica Popular China, en Beijing, 12 años de experiencia en el manejo, implementación e investigación de modelos de tecnificación sostenible en la producción de pitahaya roja Hylocereus Undatus. Gerente de Tecnologia e Desenvolvimento CANSINGSACORP - Equador. Natural de Guayaquil - Equador, graduado em Agronomia pela Universidade de Guayaquil em 2003, com especialização em Fito de Aperfeiçoamento de oleaginosas, trabalhando na unidade de desenvolvimento CODEPMOC ligada à presidência da República do Equador há 9 anos como técnico e diretor na área de planejamento, Pós-graduação em Modelos de Desenvolvimento Econômico, concedida pelo Governo da República Popular da China, em Pequim. Possui 12 anos de experiência na gestão, implementação e pesquisa de modelos de tecnologia sustentável na produção de pitaia Hylocereus Undatus e Hylocereus Polirizus.
Pesquisas de Pitaias e seus Avanços em Portugal