Jan Dul

Universidade Erasmus Rotterdam, Holanda

Sua pesquisa se concentra em fatores humanos (ergonomia) e, em particular, a interação entre as pessoas e o ambiente físico e social. Atua no design de produtos e serviços de sucesso, bem como no desenvolvimento de ambientes de trabalho envolvendo criatividade, inovação, produtividade, qualidade, saúde e segurança para maximizar o desempenho dos negócios e bem-estar humano. Prof Dul participa de eventos em todo o mundo e atuou em mais de 50 empresas, envolvendo a forma de tornar as empresas mais inovadoras através da criação de ambientes de trabalho que facilitam a criatividade dos funcionários. Ele é atualmente presidente da grupo de Inovação da Academia Europeia de Gestão. Ele é membro do conselho editorial de várias revistas acadêmicas e foi membro de conselhos consultivos de diversas associações, organismos e institutos. Antes de ingressar na RSM, Professor Dul atuou em altos cargos do setor público. Ele foi chefe do Departamento de Inovação do Instituto Holandês do Trabalho e Emprego; chefe do Departamento de Postura e Movimento de Pesquisa do Instituto TNO de cuidados de saúde preventivos, Leiden; Pesquisador de Ergonomia do Departamento de Condições de Trabalho, o Instituto TNO de cuidados de saúde preventivos, Leiden. Ele também ocupou cargos na Universidade de Tecnologia de Twente, na Holanda; Universidade Vanderbilt, nos EUA; e da Fundação de Tecnologia Ergonomic na Holanda.

Mauricio Duque

Instituto de Ciências Exatas e Tecnologias na UNIP-Universidade Paulita e da DCA Ergonomia & Design

Designer Industrial pela UNISANTA-Santos (1978), mestrado e doutorado em Engenharia de Produção pela UNIP-Universidade Paulista na área de Gestão da Produção (2011). É professor da UNIP - Universidade Paulista, onde ministra aulas de Ergonomia do Produto, Ergonomia e Acessibilidade e Ergonomia e Segurança do Trabalho nos cursos de graduação em Desenho Industrial (Design do Produto), Arquitetura e Urbanismo e Engenharia de Produção desde 1991. Professor convidado do curso de pós-graduação de Ergonomia da UFPE- Universidade Federal de Pernambuco, professor convidado do curso de pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho da UNIP Universidade Paulista, professor convidado do curso de pós-graduação em Medicina do Trabalho da UNICASTELO e do curso de pós-graduação em Fisioterapia do Trabalho da UNISA - Universidade de Santo Amaro. É diretor técnico da DCA Ergonomia & Design empresa especializada em implantação de Sistema de Gestão de Ergonomia Participativa e Assessoria em Ergonomia Corporativa. Atua principalmente nos seguintes áreas: Projetos de Ergonomia Industrial, Projeto de Design de Mobiliário Corporativo, Design de Postos e de Ambientes de Trabalho, Análise e Laudos Técnicos de Ergonomia e de Segurança do Trabalho, Projetos de Acessibilidade com conceito do Design Universal, Aplicação de Ferramentas de Gestão da Qualidade nos Processo de Produção e de Produtos. Atua na área de Ergonomia a mais de 30 anos.

Marcio Alves Marçal

Universidade do Vale do Jequitinhonha e Mucuri, Minas Gerais

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Ergonomia pela University of Southern California. Doutorado em Biomecânica Ocupacional pela Queen's University. Pós Graduação Profissional em Termografia Infravermelha pela ABRATERM na FMUSP. Ergonomista Certificado Nível Sênior pela ABERGO. Especialista em Fisioterapia do Trabalho pelo COFFITO. Professor Adjunto da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri UFVJM em Diamantina, Minas Gerais. Professor do Programa de Mestrado em Ergonomia da Universidade Federal de Pernambuco UFPE. Líder do grupo de pesquisa em Funcionalidade, Incapacidade, Trabalho e Ergonomia - GFITE da UFVJM. Pesquisador no Grupo de Pesquisa em Biomecânica e Bioengenharia da UFVJM e Grupo de Pesquisa em Ergonomia e Usabilidade de Produtos, Sistemas e Produção da UFPE. Membro da atual Diretoria da Associação Brasileira de Ergonomia ABERGO (2015-2017) e desde 2005 atua como coordenador do Grupo Técnico de Biomecânica Ocupacional e Fisiologia do Trabalho desta associação. Áreas de atuação: Ergonomia, Termografia Infravermelha aplicada à área de saúde, Biomecânica, Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho – DORTS, Organização do Trabalho, Aspectos Psicossociais no Trabalho.

Marcelo Cairrão

Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal de São Paulo (1996), mestrado e doutorado em Psicobiologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (1999 e 2003). Atualmente é docente do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência nas áreas de EEG humano e modelos experimentais de epilepsia, in vivo (vídeo-EEG) e in vitro (fatias cerebrais). Já trabalhou também com purificação e teste de neurotoxinas presentes em peçonhas de aranhas. Atualmente também se dedica à rede de pesquisadores científicos que integram o Projeto de Extensão CAPES Novos Talentos da Rede Pública, numa parceria entre a UFPE e o Espaço Ciência, para motivar alunos e professores da Rede Pública a ingressar na ciência, seguindo a Metodologia Demeis.