De 9 a 12 de outubro de 2021 professores e gestores da Educação Básica de todo o país terão a oportunidade de compartilhar experiências, vivenciar práticas e construir soluções de forma colaborativa para situações-problema do cotidiano escolar em um congresso que reúne destacadas instituições e profissionais brasileiros e estrangeiros dedicados ao estudo e implementação de metodologias ativas de aprendizagem.
Veja todas as informações e atividades do Congresso Educação Ativa em www.educacaoativa.panpbl.org
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Submission areaA aprendizagem baseada em projetos no ensino híbrido Lecture National Session · Lilian Bacich
CI 1: William N. Bender - Vídeo pré-gravado Lecture
CI1: William Bender - Ao vivo: Debate, Perguntas & Respostas Debate · Ulisses Araújo, William N. Bender
Mesa-Redonda 1 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 1 - Formar em rede: conhecer, conectar, colaborar, criar, compartilhar Round table · Paulo Andrade, Renata Alencar, Tailze Melo
Mesa-Redonda 2 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 2 - Que iniciativas têm surgido em prol de uma educação mais mão na massa, criativa e inovadora? Round table · Francisco Fechine, Greiton Toledo de Azevedo, Julio Passos
O uso de metodologias ativas na integração curricular do Ensino Médio Workshop
Oficina de leitura: a construção da postura interpretativa Workshop
Rodas de Invenções: abordagem mão na massa para a construção de novas narrativas Workshop
Como os mapas conceituais podem ajudar a aumentar o protagonismo dos alunos? Workshop
Projetos STEAM na prática Workshop
Como tornar mais visível a aprendizagem dos estudantes? Workshop
Construção de um forno solar: conectando a cultura maker e a aprendizagem autêntica Workshop
Imaginação em movimento Workshop
Como engajar milhares de alunos a serem criativos e cientistas nas aulas de Matemática? Prazer, escola pública! Workshop
Brincando de programar na Educação Infantil e Anos Iniciais Workshop
Construindo uma cultura de aprendizagem inovadora em sala de aula: a experiência do iLab na cidade de San Francisco (EUA) Workshop
Novel Engineering e Computação simulada com Tinkercad: aprendizagem de engenharia, ciência e tecnologia na Educação Básica Workshop
STEAM, P²BL e o papel indutor das Feiras de Ciências e Engenharia na educação básica Lecture National Session · Roseli de Deus Lopes
CI1: William N. Bender - Vídeo pré-gravado Lecture
Aprendizagem Baseada em Problemas e por Projetos na sala de aula Lecture International Session
Mesa-Redonda 3 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 3 - Projetos de vida e as metodologias ativas de aprendizagem: psicologia, ética e práticas escolares Round table · Samuel Andrade, Valéria Arantes, Viviane Pinheiro
Mesa-Redonda 4 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 4 - Metodologias ativas e mediação tecnológica na formação de docentes e gestores escolares Round table · Alcielle Santos, Alexandra Santos, Cléa Maria S. Ferreira
Metodologias ativas na educacão básica: pontos e contrapontos Lecture National Session · Luis Carlos de Menezes, Nilson José Machado
CI 2: Lynn Barendsen - Vídeo pré-gravado Lecture
Excelência, ética e engajamento no formação do Bom professor Lecture International Session · Lynn Barendsen
Mesa-Redonda 5 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 5 - Alfabetizar letrando na perspectiva das metodologias ativas Round table · Dalila Luiz, Elaine Gomes Vidal, Silvia Colello
Mesa-Redonda 6 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 6 - Aplicações de metodologias inovadoras na educação básica e a promoção de impacto social Round table · Andrea Filatro, Carolina Costa Cavalcanti, Reinhold Steinbeck
O uso de metodologias ativas na integração curricular do Ensino Médio Workshop
Oficina de leitura: a construção da postura interpretativa Workshop
Como os mapas conceituais podem ajudar a aumentar o protagonismo dos alunos? Workshop
Como tornar mais visível a aprendizagem dos estudantes? Workshop
Imaginação em movimento Workshop
Como engajar milhares de alunos a serem criativos e cientistas nas aulas de Matemática? Prazer, escola pública! Workshop
Brincando de programar na Educação Infantil e Anos Iniciais Workshop
Construindo uma cultura de aprendizagem inovadora em sala de aula: a experiência do iLab na cidade de San Francisco (EUA) Workshop
Novel Engineering e Computação simulada com Tinkercad: aprendizagem de engenharia, ciência e tecnologia na Educação Básica Workshop
Circulação do Conhecimento: Ciência e Direitos Humanos nos Espaços Virtuais Workshop
Metodologias ativas, tecnologias e qualidade na educação: uma equação possível? Lecture National Session · Ulisses Araújo
CI 3: Samson Tan - Vídeo pré-gravado Lecture
O futuro da educação no mundo pós-COVID-19 Lecture International Session · Samson Tan, Ulisses Araújo
Mesa-Redonda 7 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 7 - Tornar o pensamento visível em contexto de ensino e aprendizagem: desafios e oportunidades Round table · Julia Pinheiro Andrade, Renata Araújo, Simone Kubric Lederman
Mesa-Redonda 8 - Vídeo pré-gravado da sessão Round table
Mesa-Redonda 8 - Tecnologias e linguagens na educação básica Round table · Ana Elisa Ribeiro, Carla Viana Coscarelli, Geane Alzamora
O uso de metodologias ativas na integração curricular do Ensino Médio Workshop
Oficina de leitura: a construção da postura interpretativa Workshop
Rodas de Invenções: abordagem mão na massa para a construção de novas narrativas Workshop
Como os mapas conceituais podem ajudar a aumentar o protagonismo dos alunos? Workshop
Projetos STEAM na prática Workshop
Como tornar mais visível a aprendizagem dos estudantes? Workshop
Construção de um forno solar: conectando a cultura maker e a aprendizagem autêntica Workshop
Imaginação em movimento Workshop
Como engajar milhares de alunos a serem criativos e cientistas nas aulas de Matemática? Prazer, escola pública! Workshop
Brincando de programar na Educação Infantil e Anos Iniciais Workshop
Novel Engineering e Computação simulada com Tinkercad: aprendizagem de engenharia, ciência e tecnologia na Educação Básica Workshop
Circulação do Conhecimento: Ciência e Direitos Humanos nos Espaços Virtuais Workshop
Design Thinking e a ritualização de boas práticas educativas Workshop
As inscrições para o 1º Congresso Brasileiro de Metodologias Ativas na Educação Básica estão abertas. Ao completar a sua inscrição você será credenciado automaticamente.
Veja todas as informações e atividades do congresso no site www.educacaoativa.panpbl.org.
Qualquer dúvida, entre em contato no email npnap@usp.br
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A PAN-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies é uma entidade acadêmica que busca promover fórums educacionais de discussão para profissionais das mais variadas áreas de conhecimento e concepções de aprendizagem baseada em problemas e metodologias ativas de aprendizagem, bem como pretende promover a cooperação entre indivíduos e instituições sobre pesquisas científicas.
O Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NP-NAP) da Universidade de São Paulo se dedica a promover estudos, pesquisas e ações de intervenção que levem à reinvenção da educação e dos processos pedagógicos inerentes às relações de ensino e de aprendizagem, em todos os níveis e modalidades.
IUNGO - instituto sem fins lucrativos, com o objetivo de promover o desenvolvimento profissional de professores no Brasil.
Diretora da Triade Educacional, é Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano (USP), Mestre em Educação, Psicologia da Educação (PUC/SP), Bióloga (Mackenzie) e Pedagoga (USP). Com ampla experiência na área de Educação, atuou por mais de 28 anos na Educação Básica (professora e coordenadora), na graduação e na pós-graduação. Atuou na equipe de gestão do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido, parceria entre a Fundação Lemann e o Instituto Península, proposta que contou com a parceria do Clayton Christensen Institute, Revisora técnica da tradução do livro Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools, de Michael Horn e Four dimensional education, de Charles Fadel. Organizadora dos livros: Psicopedagogia: teorias da aprendizagem; Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação e Metodologias ativas para uma educação inovadora.
Professora Associada 3 do Departamento de Engenharia de Sistemas Eletrônicos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EP-USP). Possui graduação, mestrado, doutorado e livre-docência em Engenharia Elétrica pela EP-USP. Fez parte da Diretoria da SBPC(2017-2021) e atuou como Secretária Regional da SBPC SP-I1(2013-2017). É Vice-Diretora do Instituto de Estudos Avançados da USP(IEA-USP). É Vice-Coordenadora do Centro Interdisciplinar de Tecnologias Interativas (CITI-USP), Núcleo de Apoio à Pesquisa criado em 2011. Foi Vice-Diretora(2006 a 2008)e Diretora(2008 a 2010)da Estação Ciência, Centro de Difusão Científica, Tecnológica e Cultural da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da USP. É pesquisadora do Laboratório de Sistemas Integráveis da EP-USP desde 1988, onde é líder do Grupo de Pesquisa em Meios Eletrônicos Interativos (que envolve computação gráfica, processamento digital de imagens, técnicas e dispositivos de interação homem-computador, realidade virtual e realidade aumentada). Coordena projetos de pesquisa na área de Meios Eletrônicos Interativos, com ênfase em aplicações voltadas para Educação e Saúde. Coordena projetos de divulgação científica e projetos voltados à identificação e desenvolvimento de talentos em Ciências e Engenharia. Foi responsável pela concepção e viabilização da FEBRACE (Feira Brasileira de Ciências e Engenharia). Desde 2003, atua como coordenadora geral da FEBRACE. Fez parte do grupo de trabalho de assessoria técnica e pedagógica do Programa UCA - Um Computador por Aluno, promovido pelo MEC. Faz parte da Coordenação do Inovalab&POLI e da recém aprovada iniciativa OpenLabUSP. Foi coordenadora acadêmica do programa A USP e as Profissões da PRCEU-USP de 2010 a 2018. Desde fev. 2014, é coordenadora dos Programas de Pre-IC, PIBIC e PIBITI vinculados à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP.
Professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Ingressou na USP como docente em 1972, no Instituto de Matemática e Estatística. A partir de 1984, transferiu-se para a Faculdade de Educação (FEUSP). É Mestre em História e Filosofia da Educação pela PUC-SP (1981), Doutor em Filosofia da Educação pela USP (1989), Livre-Docente em Epistemologia e Didática pela FEUSP (1994), sendo professor titular da FEUSP desde o ano 2000. Desde 2016, é Professor Sênior da FEUSP. Já orientou mais de 6 dezenas de mestres ou doutores no Programa de Pós-Graduação da FEUSP. Durante quatro mandatos, foi chefe do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da FEUSP. No biênio 1993/1994, foi Professor Visitante no Instituto de Estudos Avançados da USP, no Programa Educação para a Cidadania. Participou, entre 1998 e 2002, da equipe que elaborou o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e coordenou a equipe que elaborou o atual Currículo de Matemática do Estado de São Paulo, em 2008-2009. Atualmente, é membro do Comitê Executivo da Cátedra de Educação Básica do IEAUSP/Itaú Social.
Professor Sênior do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e Coordenador acadêmico da Cátedra de Educação Básica do Instituo de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo. Membro do Conselho Estadual de Educação em São Paulo. Consultor da UNESCO para propostas curriculares, Membro do Conselho do Prêmio Jabuti de literatura junto à Câmara Brasileira do Livro. Assessor do Ministério da Educação para a elaboração da Base Nacional Curricular. Principais focos de trabalho em educação, currículos para a educação básica, formação de professores e ensino de ciências, Bacharel em Física(USP - 1967), Mestre em Física (Carnegie Mellon University —19871) e Doutor em Física(Universitaet Regensburg - 1974).
Professor Titular Sênior da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (USP Leste), onde Coordena o Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas (NAP). Presidente da associação internacional PAN-PBL: Association of Problem-Based Learning and Active Learning Methodologies. Foi professor-visitante na Harvard Graduate School of Education (2020), na Stanford University School of Education (EUA) em 2016 e 2008 e da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) entre os anos de 2006 e 2010. Nos últimos anos, ministrou conferências em mais de 10 universidades estrangeiras, nos EUA, Europa, Ásia e América Latina. No Brasil, coordena a Coleção Novas Arquiteturas Pedagógicas, publicada pela Editora Summus. De 2003 a 2010 foi consultor do Ministério da Educação para o Programa Ética e Cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. De 2014 a 2017 foi coordenador pedagógico da Universidade Virtual do Estado de São Paulo - UNIVESP. Site pessoal: www.ulissesaraujo.com
É um dos mais dedicados educadores norte-americanos do final dos anos de 1990 até a atualidade. Doutor em educação pela Universidade da Carolina do Norte, lecionou em algumas das melhores universidades dos Estados Unidos, como a Universidade Rutgers e Universidade da Geórgia. É considerado um especialista em Resposta à Intervenção (RTI, na sigla em Inglês) e seu foco está em estratégias de ensino prático. Escreveu 23 livros, é conferencista em educação e trabalha com o treinamento de educadores por meio de oficinas práticas. Especialista em instrução diferenciada, controle e disciplina em classe, utiliza técnicas de humor e ênfase em estratégias de trabalhos práticos. Willian N. Bender realiza cerca de 50 oficinas por ano nos Estados Unidos, no Canadá e no Caribe. Em seu livro publicado no Brasil, Aprendizagem baseada em projetos - ABP (Editora Penso), propõe que estudantes confrontem problemas do mundo real e significativos para eles, determinem a maneira de abordá-los e estabeleçam uma ação cooperativa em busca de soluções. Ressalta, ainda, o uso de tecnologia e como esta sofre constantes modificações.
Trabalha desde 1997 com o Prof. Howard Gardner no Good Project, vinculado ao Project Zero, da Harvard Graduate School of Education. Nessa perspectiva, uma faceta importante de seu trabalho é o desenvolvimento do que se compreende como o Bom Professor, um profissional que pauta suas ações nos princípios da excelência, da ética e do engajamento. Escreveu artigos sobre jovens empreendedores sociais, de negócios e jovens profissionais do teatro. Foi autora de vários capítulos de livros sobre o Good Project, incluindo um capítulo sobre o trabalho na juventude em um mundo globalizado, escrito com Howard Gardner (Oxford Handbook of Positive Psychology and Work, Oxford University PRess, 2009). Com Wendy Fischman, co-desenvolveu o GoodWork Toolkit, projetado para ajudar a desenvolver uma linguagem comum que as comunidades escolares e outras instituições podem usar para definir o Bom Trabalho e identificar seus objetivos e características.
Chefe do Centro de Inovação em Aprendizagem no National Institute of Education(NIE), de Cingapura. Como membro do Comitê de Ensino e Aprendizagem e Comitê de Governança de TI da NIE, impulsiona inovação pedagógica e molda aprendizagem digital na NIE. Colabora extensivamente com profissionais afins em sua capacidade de avanço da inovação pedagógica como membro do conselho do PAN-PBL, Associação de Aprendizagem Baseada em Problemas e Metodologias de Aprendizagem Ativa.
Doutorando em Educação pela Faculdade de Educação da USP, Mestre em Educação pela Faculdade de Educação da UFMG, Pesquisador do Núcleo de Pesquisas em Novas Arquiteturas Pedagógicas da USP, Diretor de Educação do Instituto iungo e Professor do IEC/PUC Minas.
Doutora em Estudos Literários pela UFMG, Mestre em Literaturas de Lingua Portuguesa pela PUC Minas e graduada em Letras pela mesma instituição. Atua como professora no ensino superior desde 2003, nas áreas de Educação, Comunicação e Artes. É co-idealizadora e coordenadora dos cursos de especialização do Programa em Processos Criativos do IEC (PUC-MG) e da pós-graduação em Educação Criativa na mesma instituição. Na PUC Minas Virtual, é co-idealizadora da pós-graduação Metodologias Ativas para Educação, integrando também a equipe da coordenação do curso. É consultora em educação no Instítuto iungo, onde coordena a Residência iungo para Educadores e integra a frente de formação continuada do Programa Aprendizagem Criativa. Atuou na sistematização de conhecimentos para publicações da Fundação Itaú Social, a saber: Programa Jovens Urbanos (na assessoria prestada à SEE-MG, 2016/2017), Programa Redes Juventudes (2019) e Leia para uma criança (publicação comemorativa dos 10 anos do Programa, 2020).
Coordenadora pedagógica de formação do Instituto iungo. É professora e coordenadora na PUC Minas dos cursos de especialização Educação Criativa, Metodologias ativas para a educação e Aprendizagem criativa, além do Programa em Processos Criativos. Realiza consultorias em estratégias educacionais e gestão de práticas pedagógicas criativas. Renata é Doutora em Artes pela UFMG e Mestre em Comunicação Social pela mesma instituição. É professora no Ensino Superior desde 2003.
Professor do IFPB/João Pessoa, Doutor em Eng. de Processos e Graduado em Eng. Elétrica. Avaliador do BASis/INEP/MEC. Coordenador-geral na DIREG/SERES/MEC (2011-2012). Participou dos programas Professores para o Futuro - VET e FITT(SETEC/MEC/CNPq)na Finlândia (TAMK/2015 e HAMK-TAMK/2017), para formação de multiplicadores para a educação profissional. Pesquisador e extensionista em tecnologias sociais, desenvolvendo projetos e oficinas no semiárido. Experiência em educação profissional, tecnologias sociais, tecnologias assistivas e eletroeletrônica.
Doutorando em Educação Matemática (UNESP), com estágio de doutorado sanduíche na Universidade Rutgers, New Jersey (USA). Matemático, especialista e Mestre (UFG). Professor e pesquisador pelo Instituto Federal Goiano. Participou do programa de Fellowship Creative Learning Challenge Brazil Fellows no MIT(USA). É líder do projeto Mattics. Escritor de livros paradidáticos. Publicou artigos científicos em periódicos especializados (nacionais e internacionais). Conquistou prêmios na carreira: Educador Nota 10(FCV), Learning Creative pelo MIT, Prêmio Paulo Freire e Criativos da Escola.
Mestre em Engenharia pela Unicamp com pesquisa voltada para o uso de tecnologias e metodologias ativas em sala de aula. Possui certificações internacionais pelo Google for Education (Nível 1, 2, Trainer e Coach), Adobe Creative Educator (Nível 1 e 2), Classcraft (Nível 1) e Educa Mídia (Multiplicador). Possui diversas especializações em metodologias ativas e tecnologias educacionais. Graduado em Logística e Licenciatura em Matemática, além de professor há mais de 10 anos do ensino superior e pós-graduação. Em seu canal no YouTube, compartilha conteúdos e tutoriais para uso de tecnologias educacionais e metodologias ativas.
Professora Livre-Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Foi professora-visitante na Harvard Graduate School of Education (EUA) em 2020, na Stanford University School of Education(EUA) em 2016 e 2008, e da Universidad Autónoma de Barcelona (Espanha) entre os anos de 2006 e 2010. De 2003 a 2005 foi Assessora Pedagógica da Comissão Central responsável por criar o campus Leste da Universidade de São Paulo (Escola de Artes, Ciências e Humanidades), tendo sido a coordenadora do Ciclo Básico de todos os 10 cursos implantados de 2005 a 2008. Desde 2006 coordena a coleção Pontos e Contrapontos, pela Editora Summus. Teve participação ativa na coordenação de grandes projetos públicos de formação de professores, destacando o Programa Ética e Cidadania na Escola, do Ministério da Educação, entre os anos de 2003 e 2009, Programa de Educação Continuada(PEC), Programa Construindo Sempre (PEB), da Secretaria Estadual de Educação de São Paulo, de 2002 a 2004, Curso de Gestão de Currículo para Professores Coordenadores (REDEFOR), da Secretaria Estadual da Educação e USP, de 2010 a 2012.
Professora Doutora da Faculdade de Educação (USP). Realiza pesquisas nos campos da psicologia moral, da psicologia do desenvolvimento e da educação. Produz materiais didáticos e de formação de professores, bem como atua na formação docente com os temas ética, valores, desenvolvimento sociocognitivo-emocional, projetos de vida, educação em valores e educação socioemocional. Coordena o Laboratório de Educação Socioemocional e em Valores (Lab Educare). Atuou na educação básica por 20 anos.
Educador, doutorando em Educação na USP e mestre em Comunicação Social pela UFMG. Lidera a frente de Materiais Pedagógicos do Instituto iungo e é professor do Instituto de Educação Continuada da PUC Minas. Atua na formação de educadores e na produção de materiais pedagógicos sobre educação integral, projetos de vida e aprendizagem baseada em projetos.
Doutora em Educação, Psicologia da Educação pela PUC/SP. Mestre em Educação, Programa Formação de Formadores. Pós-Graduada em Aprendizagem Cooperativa e Tecnologia Educacional pela Universidade Católica de Brasília, Licenciada em Pedagogia, também possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Santos e em Administração de Empresas pela Fundação Lusiada. Atua no Programa Nosso Ensino Médio do Instituto iungo, integra a Cooperativa de Professores Cipó Educação e o Grupo de Pesquisas CEPId da PUC/SP, além de atuar como formadora e consultora educacional.
Doutora em Ciências Sociais pela UERJ. Atuou como docente do Ensino Superior e pesquisadora sobre os processos das etnogêneses de comunidades quilombolas rurais, Atualmente, dedica-se à educação profissional e tecnológica, como especialista de implementação e desenvolvimento no Itaú Educação e Trabalho.
Head de Currículo e Formação do Instituto Reúna. Doutora em Educação pela PUC-Rio. Mestre em Educação pela USP. Entre as instituições para as quais desenvolveu projetos e consultorias, destacam-se o Ministério da Educação (MEC), a União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação (Undime) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).
Pedagoga, com Mestrado, Doutorado e Livre-Docência pela Faculdade de Educação da USP. Professora Sênior da pós-graduação dessa mesma instituição. Integrante do Núcleo de Pesquisa Novas Arquiteturas Pedagógicas. Pesquisadora nas áreas de linguagem, alfabetização e letramento, processos de ensino e aprendizagem, e formação de professores. Autora de vários livros, sendo o mais recente Alfabetização: o quê, porquê e como, de 2021 (Editora Summus).
Possui bacharelado e licenciatura em Letras (Português/Linguística) pela Universidade de São Paulo e mestrado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, na área de Educação, Psicologia e Linguagem. Foi docente em instituição de Ensino Superior no curso de graduação em Pedagogia e atualmente é professora vinculada à Secretaria Municipal de Educação de São Paulo.
Graduação em Letras (FFLCH/USP) e Pedagogia (Univ. Metodista/SP), com mestrado e doutorado pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua como professora de graduação e pós na Universidade São Judas Tadeu, como assessora pedagógica das editoras Ática, Saraiva e Scipione e como pesquisadora nos campos da Alfabetização, Letramento e Didáticas de Ensino da língua.
Mestra e Doutora pela Faculdade de Educação da USP. Pós-Doutora pela PUC/SP e formada em Gestão de Projetos pela FIA. Atua como consultora em Educação on-line no setor acadêmico e coorporativo, É autora dos livros Design instrucional na prática, Design Thinking na educação, Learning Analytics, DI 4,0, Metodologias inov-ativas na educação, Novos produtos e serviços na educação 5.0, Data Science na educação, entre outros.
Doutora em Educação pela USP, Mestre em Tecnologias Educacionais e autora de livros dentre eles "Metodologias Inov-ativas" e "Design Thinking na Educação". Coordenadora da pós-graduação "Escola Transformadora: cocriar e Inovar na Educação" do Instituto Singularidades, e professora associada na Fundação Dom Cabral. Atua como pesquisadora e consultora nas áreas de educação digital criativa, formação de educadores, metodologias ativas, ágeis, imersivas e analíticas de aprendizagem e Design Thinking na educação.
Trabalhou na Stanford University por mais de 20 anos como diretor de programa, pesquisado e instrutor em inovação e tecnologias educacionais. Na Aplle Inc.. trabalhou como o Grupo de Tecnologia Avançada dsob Don Norman, um dos desenvolvedores de design centrado no usuário. Em Stanford, foi diretor associado de design de experiência(LX) do Stanford Learning Lab e diretor fundador do Stanford International Outreach Program. Ao longo de sua gestão em Stanford, trabalhou em estreita colaboração com o professor Larry Leifer, co-fundador da Stanford School, pioneiro global e um dos especialistas mais influentes do design thinking. Além disso, ensinou design thinking e dirigiu estudos de pesquisa em inovação em universidades no Brasil, chile, Colômbia e Suíça. Atualmente, lidera o Programa de Estudos Continuados de Stanford DSN 310 W Construindo Esquipes Inovadoras.
É fundadora da Ativa Educação e coordenadora da pós-graduação em Metodologias Ativas para uma Educação Integral no Instituto Vera Cruz, Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (2001), mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (2007) e certificada pelos cursos Visible Thinking (2020) e Teaching and Learningin a Maker-Centerd Classroom(2018) pelo Project Zero (Harvard Graduate School). Atua com formação continuada de professores desde 2001 em redes e escolas públicas e privadas. É autora de diversos livros, sendo o mais recente a coordenação do livro Aprendizagens visíveis: experiências teórico-práticas em sala de aula para professores e estudantes (Panda Books, 2021, no prelo)e a plataforma-livro Currículo e educação integral na prática: uma referência para estados e municípios (Centro de Referências em Educação Integral/British Council, 2019).
Mestre em Psicologia da Educação (2007) e Pedagoga (2001) pela FEUSP, é uma das idealizadoras do Instituto Catalisador, junto ao qual dedica-se à pesquisa e à prática da aprendizagem "mão na massa”, por meio de projetos junto a estudantes e professores da rede pública em São Paulo (desde 2015). Nesse percurso participou do Creative Learning Institute (MIT Media Lab, 2016), do Project Zero Classroom (Harvard Graduate School of Education, 2018), e de Fab Learn Conferences (2016, 2017, 2019, 2020).
Pedagoga, Mestre em Arte e Educação pela UNESP com dissertação publicada no site A/r/tography, de Vancouver e artigo publicado pelo Congresso (InSEA 2019). Certificada pelo curso Making Thinking Visible (2020) pelo Project Zero (Harvard Graduate School of Education). Fundadora da ComPosição: Formação, coordenadora pedagógica na Carandá: Educação. Assessora pedagógica na Rede pública municipal de São Paulo. Formadora em cursos de formação de professores e coordenadores da Rede Pública e privada no Brasil e em Portugal. Desenvolve pesquisa sobre formação de professores e coordenadores em parceria com Simonetta Cittadini, fundadora da L'Atelier School (Miami), e realiza pesquisas na formação continuada de professores, coordenadores e diretores, sobre o Project Zero (da Harvard University) aprofundando investigações sobre a visibilidade do pensamento, a visibilidade da aprendizagem, o ensino para a compreensão e a construção de uma cultura mais consistente de aprendizagem.
Professor Associada da Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Comunicação Social. Professora Residente do Instituto de Estudos Avançados Transdisciplinares (IEAT/UFMG), Bolsista de Produtividade em Pesquisa(CNPq). Coordenadora do Núcleo de Assessoramento à Pesquisa (NAPq) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFMG e coordenadora do grupo de pesquisa NucCon - Núcleo de Conexões Intermídia (CNPq/UFMG). Doutora e mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, com estágio doutoral na Universitãt Kassel (Alemanha). É pós-doutora pela Universidad Pompeu Fabra (Espanha). É co-autora de Theory, Development and Strategy in Transmedia Storytelling (London: Routledge, 2020) e co-organizadora de Exploring Transmedia Journalism in the Digital Age (Hershey: IGI Global, 2018), entre outras publicações. Site pessoal: http://geanealzamora.com.br/
Professora titular do Departamento de Linguagem e Tecnologia do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET-MG), onde leciona do ensino médio ao doutorado na área de Letras e ensino de língua portuguesa, além de coordenar o projeto de extensão Aula Aberta. É doutora em Linguística Aplicada pela UFMG e autora de diversos livros nesse tema, entre Multimodalidade, textos e tecnologias (Parábola, 2021).
Graduada em Letras pela Universidade Federal de Minas Gerais, tem mestrado e doutorado em Estudos Linguísticos pela UFMG, pós-doutorado em Ciências Cognitivas pela University of California San Diego e pós-doutorado em Educação pela University of Rhode Island. É Professora Titular da Faculdade de Letras da UFMG, onde participa do Núcleo de Pesquisa Lingtec, do Ceale e coordena o Projeto de Extensão Redigir. Desenvolve pesquisa sobre leitura e letramento digital, na área da Linguística Aplicada. Atualmente desenvolve um projeto sobre leitura aumentada em parceria com a Universidade de Santiago de Chile. Tem vários artigos publicados e é autora de livros como Letramento Digital, organizado juntamente com Ana Elisa Ribeiro (Ed. Autêntica), Tecnologias para Pensar (Ed. Parábola), Leituras sobre a Leitura (Ed. Veredas) e Livro de Receitas do Professor de Português (Ed. Autêntica).