Florêncio Mendes Oliveira Filho

Estácio

Doutor e Mestre em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo SENAI CIMATEC (2011/2013-2015/2019). Especialista em Matemática : Novas Tecnologias, pela Universidade Católica do Salvador (2006). Graduado em Matemática pela Universidade Católica do Salvador (2002). Professor Titular I e Pesquisador Produtividade Científica (Edital - DPE: CI 013/2019) do Centro Universitário Estácio Fib, Campus Gilberto Gil, locado no departamento de Engenharia. Atuando nas áreas: Matemática, Estatística e Modelagem Computacional. Na pesquisa, participo como membro dos Grupos: Modelagem em Sistemas Complexos da UEFS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2464685002862801, Bioestatística da UEFS - dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4744025679057945 e do Grupo de Pesquisa do Centro Universitário Estácio Fib - CIP. Atuando na área de Sistemas Complexos nos seguintes temas: Análise de Séries Temporais não Estacionárias, Métodos DFA, ∆log, DCCA e ƿDCCA, ∆ƿDCCA, sinais eletrofisiológicos . Tendo desenvolvido estudos com o função raiz quadrática média - ∆log, com objetivo de mensurar a coerência temporal ( / frequência) entre áreas do encéfalo. Na área, educacional, usa softwares livres ( Winplot, Wingeon, Winmat, Geogebra, Régua e Compasso, Poly), entre outros, como recurso didático para modelagem de situações problemas da matemática e áreas afins.

Roberto Luiz Souza Monteiro

CIMATEC

Roberto Luiz Souza Monteiro possui pós-doutorado em Modelagem Computacional e Tecnologia Industrial pelo Centro Universitário SENAI CIMATEC, doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia, mestrado em Modelagem Computacional pela Fundação Visconde de Cairu, bacharelado em Sistemas de Informação, pela Universidade Estácio de Sá e licenciatura em Administração pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente é professor da Universidade do Estado da Bahia e do Centro Universitário SENAI CIMATEC. Tem experiência na área de Informática e Sociedade, com ênfase em Ciências Sociais Aplicadas, Ciência da Computação, com ênfase em Linguagem Formais e Autômatos e Modelagem Computacional com ênfase em Sistemas Complexos, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de compiladores, sistemas embarcados, análise de redes sociais e complexas e inteligência artificial.

Eduardo Manuel de Freitas Jorge

UNEB

Doutor em Difusão do Conhecimento no programa multi institucional pela UFBA\LNCC\UNEB\UEFSUFABC\IFET\SENAI-CIMATEC no projeto de pesquisa Mobi (Modelo de Ontologia baseado em Instâncias). É, também, mestre em Informática pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e professor Adjunto da UNEB (Universidade Estadual da Bahia). Atualmente atua como Gerente de Pesquisa da UNEB e como coordenador do programa de Iniciação Científica da UNEB junto ao CNPQ e a FAPESB

Ronalda Barreto Silva

UNEB

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2001). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado da Bahia, atuando no programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Tem experiência na área de Educação, Políticas Públicas, Economia Solidária e seus processos educativos, atuando na articulação do ensino, pesquisa e extensão principalmente nos seguintes temas: políticas públicas, formação do trabalhador e economia solidária (especialmente com o segmento de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis)

Romilson Lopes Sampaio

IFBA

Doutor em Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2014), Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (2009), Mestre em Gestão Integrada de Organizações pela Universidade do Estado da Bahia (2005), Especialista em Análise de Sistemas e Métodos pela Fundação Visconde de Cairu (1998) e Bacharel em Informática pela Universidade Católica do Salvador (1997). Atualmente é professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) e do Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC - IFBA, LNCC, SENAI-CIMATEC, UEFS, UNEB e UFBA). Atua principalmente nos seguintes temas: Análise de Redes Sociais, Tecnologias aplicadas a Educação, Tecnologias em Ambientes Não Formais.

Josemar Rodrigues de Souza

UNEB

O professor Josemar Rodrigues de Souza é Ph.D. em Informática e Mestre em Arquitetura de Computadores e Processamento Paralelo pela Universidad Autónoma de Barcelona - UAB. Possui Pós-Doutorado em Robótica Autônoma pela Universidade do Porto, Laboratório de Inteligência Artificial e Ciência de Computadores. Tem experiência na área de Ciência e Engenharia da Computação, atuando principalmente em Robótica Autônoma, Arquitetura de Computadores e Computação de Alto Desempenho. É professor Pleno da Universidade do Estado da Bahia, é pesquisador do ACSO - Núcleo de Arquitetura de Computadores e Sistemas Operacionais, Professor do Doutorado Multi-institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento. É consultor ad-hoc do Ministério da Educação (INEP), da FAPESB e da FAPEMA. É revisor de periódicos na área de Robótica Autônoma e Computação de Alto Desempenho no Brasil e exterior. É Trustee da RoboCup Brasil e foi eleito em outubro/2019 para ser Vice-Presidente desta sociedade cientifíca para o biênio 2020-2022. É coordenador dos projetos de pesquisa: (i) Computação Aplicada e (ii) Cadeira de rodas inteligente com interface flexível no ACSO UNEB.

Ivan do Carmo Machado

UFBA

Professor Adjunto da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA - 2014), Mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE - 2010) e Graduação em Análise de Sistemas pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB - 2006). Foi Bolsista de Pós-Doutorado pelo PNPD/CAPES (UFBA - 2014/15), e Bolsista do Programa de Residência em Software da Universidade Federal de Pernambuco (CIn/UFPE/Motorola - 2007). Recebeu os prêmios de Melhor Dissertação de Mestrado e Melhor Tese de Doutorado em Qualidade de Software defendidos no Brasil em 2010 e 2014, respectivamente. Recebeu o IBM Ph.D. Fellowship Award em 2012. Desde 2016 atua como Chefe do Departamento de Ciência da Computação da UFBA (DCC/UFBA). Desde 2016, é membro do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PGCOMP) da UFBA. Atua como membro de comitê de programa de importantes conferências e workshops da área de Engenharia de Software (SPLC, VaMoS, ACM SAC, SBES, SBCARS, SBQS, SAST, CIBSE, SEKE etc.), e revisor de importantes periódicos, tais como IEEE Transactions on Software Engineering, ACM TOSEM, IST, JSS, SQJ, SP&E, SoSyM, JSEP, IET Software etc. Seus interesses de pesquisa incluem: linhas de produtos de software, modularidade de software, testes e qualidade de software e engenharia de software experimental.

Lucio Mauro Souza Borges

IFBA

Possui graduação em PROCESSAMENTO DE DADOS pela Universidade Salvador (1996), Especialização em Análise de Sistemas pela Fundação Visconde de Cairu obtida em 1999. Em 2014 obteve o título de Mestre em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte da área de Mecânica Computacional. Atualmente é professor do IFBA - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Bahia, lotado no Campus Santo Antônio de Jesus. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação, Computação Gráfica e Método dos Elementos Finitos.

Marco Antonio Gross Kronbauer

Autônomo

Possui graduação em Design pela Universidade Federal da Bahia (2013). Tem experiência na área de Design, com ênfase em Design Gráfico. Cursou como aluno especial a disciplina Computação Ubíqua e Pervasiva no Mestrado em Sistemas da Computação na Universidade Salvador - UNIFACS (semestre 2014.1).