11º Encontro Nacional do CONBRASD

7 de novembro de 2024, 08h30 até 9 de novembro de 2024, 12h00
Online. Transmissão via Doity Play

Informações

O Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) foi criado em 2003 a fim de contribuir com a defesa dos direitos das pessoas com Altas Habilidades/Superdotação (AH/SD). A partir de 2004, o ConBraSD passa a promover eventos a nível regional, nacional e internacional para esse fim. O Encontro Nacional do ConBraSD – Enco – é um evento bienal, organizado pelo Conselho Brasileiro de Superdotação (ConBraSD) com o objetivo de congregar profissionais de diversas áreas, promovendo o avanço do conhecimento no campo das Altas Habilidades/Superdotação, garantindo uma inclusão mais efetiva e específica desta população nas ações políticas e educacionais, bem como a sua aplicação nos diversos setores sociais. Iniciando com o I Encontro Nacional do CONBRASD, que ocorreu no ano de 2004 em Brasília, deu-se início a uma sequência de encontros bienais com o mesmo nome. O II Encontro Nacional do ConBraSD em Pirenópolis – GO, no ano de 2006, deu sequência às discussões iniciadas no primeiro encontro. O III Encontro Nacional do ConBraSD, em 2008 na cidade de Canela – RS, ocorre simultaneamente ao III Congresso do Mercosul sobre Altas Habilidades/Superdotação, o VI Encontro Estadual Repensando a Inteligência e o II Congresso de Jovens com Altas Habilidades/Superdotação. A IV edição do Encontro Nacional do ConBraSD, ocorrido em 2010 na cidade de Curitiba – PR, abriu as portas para o I Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação, que ocorreram simultaneamente ao IV Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UFPR. O V Encontro Nacional do ConBraSD ocorre simultaneamente ao I Encontro de Crianças e Jovens Superdotados do Rio de Janeiro, na cidade de Niterói, estado do Rio de Janeiro, em 2012, com apoio da Universidade Federal Fluminense. A VI edição ocorre na cidade de Foz do Iguaçu – PR em 2014, o VI Encontro Nacional do ConBraSD, ocorreu simultaneamente com o II Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e o X Congresso Iberoamericano de Superdotación, Talento y Creatividad. O VII Encontro Nacional do ConBraSD na cidade de Bonito – MS em 2016, abriu as portas para o VIII Encontro Nacional do ConBraSD, simultaneamente ao III Congresso Internacional sobre Altas Habilidades/Superdotação e o I Seminário de Altas Habilidades/Superdotação da UCDB, em 2018, no mesmo estado do Mato Grosso do Sul, desta vez na capital Campo Grande. A IX edição em 2020, ocorreu no formato online em parceria com a instituição Alpha Lumen e recebeu o nome de I Congresso Internacional Conexões. O X Encontro Nacional do ConBraSD: Atendimento à Pessoas Superdotada, ocorre ainda no formato online em parceria com o Instituto Genus no ano de 2022, fechando um ciclo de 10 anos de Encontros em prol dos debates e discussões sobre a temática das Altas Habilidades e Superdotação no Brasil.
Chegamos neste ano, a XI edição, com o tema Superdotação na Família,na Escola e na Sociedade - Contribuições para o século XXI.

ATENÇÃO! O evento ficará disponível aos inscritos por 90 dias a partir da data de início do evento.

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Palestrantes

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Dra Cristina Maria Carvalho Delou

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Dra. Denise de Souza Fleith

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Dra Vera Lucia Messias Fialho Capellini

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Dra. Denise Arantes Brero

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Dra Angela Virgolim

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Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

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Dra. Graziela Jara

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Dra. Carina Rondini

Programação:

1° Convocação dos Associados para a Assembléia Geral Ordinária Eleitoral - EXCLUSIVO PARA ASSOCIADOS Reunião

2º Convocação dos Associados para a Assembléia Geral Ordinária Eleitoral -  EXCLUSIVO PARA ASSOCIADOS Reunião

Perspectivas Futuras nas Altas Habilidades ou Superdotação: a voz das presidentes Mesa Temática · Dra Angela Virgolim, Dra Cristina Maria Carvalho Delou, Dra. Denise Arantes Brero, Dra. Graziela Jara, Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

Mesa Institucional 1 - Inodap, Clube da Aprendizagem, Instituto Rogério Steinberg - IRS e Sabendo + Mesa Temática

Mesa Institucional 2 -Instituto Apontar, Mentorial, Alpha Lumen, Espaço Atividade Mesa Temática

Mesa Institucional 3 -World Council, Mensa Brasil, GER²I, INDHIC, Instituto Virgolim Mesa Temática · Dra Angela Virgolim, Dra. Denise de Souza Fleith

Mesa Institucional 4 - Renata Maia,NAAHS/ MA, NAAHS/SL, NAAHS/ PI Mesa-redonda

Altas Habilidades/superdotação: da identificação ao enriquecimento curricular Palestra · Dra Vera Lucia Messias Fialho Capellini

A importancia do atendimento educacional especializado para o estudante superdotado Palestra · Dra. Denise Arantes Brero

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DUPLA EXCEPCIONALIDADE: REFLEXÕES E RECOMENDAÇÕES Palestra · Dra. Denise de Souza Fleith

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Projeto Altas Habilidades/Superdotação Paraná: construindo política pública estadual Inclusiva Palestra · Dra. Denise Maria Matos

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Princípios montessorianos para AHSD: autonomia, educação dos sentidos e cidadania Palestra · Dra. Vera Borges

Como explorar a Biotecnologia na Educação Básica para a identificação de meninas superdotadas? Palestra · Drª. Fernanda Serpa Cardoso

As fake news da Superdotação e os novos desafios do nosso século Palestra · Dra Angela Virgolim

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11º Encontro Nacional do CONBRASD

Dra Cristina Maria Carvalho Delou

CONBRASD


Psicóloga, Licenciada em Psicologia na PUC-RJ (1981), Especialista (1981) e Mestre em Educação na área de concentração Educação de Superdotados na UERJ (1987), e Doutora em Educação, pelo PPG em Educação: História, Política, Sociedade, na PUC-SP (2001); Professora Aposentada da Faculdade de Educação e Docente em cursos de Pós-Graduação stricto-sensu, mestrado e doutorado, nas áreas da Diversidade, Ciências, Tecnologia, Biotecnologia, Biociências, Saúde e Inclusão na Universidade Federal Fluminense (UFF) e no Instituto Oswaldo Cruz. Criadora do Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD-UFF). Bolsista Produtividade em Pesquisa Nível 2 do CNPq de 2016 a 2023; Líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao CNPq; Presidente Eleita do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no biênio 2011-2012 e 2023-2024. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015, na categoria Educação e Pedagogia; Medalha do Mérito Carioca como Personalidade Educacional 2019, oferecida pelo Conselho Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Educação da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. No ano de 2020, foi Coordenadora-Geral de Políticas, Regulação e Formação de Profissionais de Educação Especial, na Diretoria de Educação Especial, da Secretaria de Modalidades Especializadas do Ministério da Educação.

Dra. Denise de Souza Fleith

UNB


Denise de Souza Fleith é psicóloga, Ph.D. em Psicologia Educacional pelo National Research Center on the Gifted and Talented (atualmente denominado Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development) da University of Connecticut. Realizou pós-doutorado no National Academy for Gifted and Talented Youth, na University of Warwick, e na Universidade do Minho. É professora titular do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, pesquisadora colaboradora sênior no Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Escolar da UnB, e pesquisadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Presidente atual do World Council for Gifted and Talented Children e membro do Conselho Técnico-científico da Rede Nacional Ciência para Educação. Integra o comitê editorial dos periódicos Gifted and Talented International, Gifted Education International, Journal for the Education of the Gifted, Revista de Psicología, entre outros. É autora de vários livros e artigos sobre criatividade e desenvolvimento de talentos.

Dra Vera Lucia Messias Fialho Capellini

UNESP


Professora Pesquisadora Produtividade (CNPQ).Graduada em Pedagogia pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991), Mestrado (2001) e Doutorado (2004) em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos. Realizou em 2012 Pós-Doutorado na Universidade de Alcalá- Espanha, a partir do qual defendeu sua Livre docência em Educação Inclusiva em 2014. Profa. Titular do Depto de Educação, do Programa de Pós-graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem e do Programa de Mestrado Profissional em Docência para a Educação Básica, da FC/ UNESP- Bauru. Diretora da Faculdade de Ciências - FC/UNESP-Bauru (2021-2025). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação inicial e continuada de professores, prática de ensino, inclusão escolar e avaliação educacional. Líder do Grupo de Pesquisa: A inclusão da pessoa com deficiência, TGD e superdotação e os contextos de aprendizagem e desenvolvimento. É membro do Observatório Internacional de Inclusão, Interculturalidade e Inovação pedagógica (OIIIIPe); ambos cadastrados no CNPQ. É membro do Grupo de Pesquisa Diversidad, Discapacidad e Inclusión Social y Educativa-Diversity, Disability and Social and Educational Inclusion da Universidad de Alcalá - Espanha. Presidente da comissão organizadora do I,II,III,IV e V Congresso Brasileiro de Educação da UNESP de Bauru. Coordenou o Curso de Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas em parceria com o Ministério da Educação de 2008 a 2013. Coordenou seis cursos de Especialização da Educação Especial do Redefor, em parceria com SEE/SP e com a SME/SP. Foi Presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial- ABPEE (2017-2021) e atualmente é tesoureira suplente.http://orcid.org/0000-0002-6238-8624

Dra. Denise Arantes Brero

CONBRASD


Psicóloga Clínica – Especialista em Dotados e Talentosos
Aprimoramento em Neuropsicologia
Mestre em Psicologia Clínica Doutora em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem
Pós-Doutorado em Ensino e Processos Formativos
Diretora do núcleo paulista de atenção à superdotação 
Vice-presidente do conselho Brasileiro para superdotação

Dra. Rosemeire de Araujo Rangni

UFSCar


Graduada em Direito e Pedagogia. Mestre em Educaçao e Doutora em Educaçao Especial. Professora Associada 2 da Universidade Federal de Sao Carlos (UFSCar). Membro do Conselho Brasileiro para Superdotaçao (ConBrasd).

Dra Angela Virgolim

Instituto Virgolim


Possui graduação e Mestrado em Psicologia, ambos pela Universidade de Brasília. Obteve seu PhD em Psicologia Educacional pela University of Connecticut (Uconn) nos EUA, especializando-se, nesta universidade, em Psicologia da Superdotação pelo National Research Center on Gifted and Talented (hoje Renzulli Center for Creativity, Gifted Education, and Talent Development). É professora aposentada do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília, onde atuou por cerca de 30 anos. Foi sócia fundadora e presidente do Conselho Brasileiro para Superdotação -  ConBraSD nas gestões 2003-2006 e 2019-2020 e Editora-Chefe da Revista Brasileira de Altas Habilidades/ Superdotação. Fez pós-doutorado na área de testes psicológicos no Laboratório de Avaliação e Medidas Psicológicas da PUC-Campinas. Sua produção bibliográfica versa principalmente sobre os temas relacionados à inteligência, motivação, criatividade e superdotação. Recebeu o Prêmio Jabuti 2015 na categoria Educação e Pedagogia pela obra organizada "Altas Habilidades/Superdotação, inteligência e criatividade", Ed. Papirus. Atualmente dirige o Instituto Virgolim para Altas Habilidades

Drª. Fernanda Serpa Cardoso

CMPDI


Doutora em Ciências e Biotecnologia pela Universidade Federal Fluminense. Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas - Faculdades de Barra Mansa (1992) , especialização em Microbiologia (1994), especialização em Mediação Pedagógica em EAD (2010) e mestrado em Ciências (Pós graduação em Ensino em Biociências e Saúde - FIOCRUZ -2007. Atualmente é docente do Departamento de Biologia Celular e Molecular, Coordenadora do Curso de Férias para Alunos Superdotados, Coordenadora da Escola de Inclusão e Vice-Coordenadora do DIECI UFF (Desenvolvimento e Inovação em Ensino de Ciências) na Universidade Federal Fluminense.  Atua e orienta projetos e trabalhos de conclusão de curso, principalmente nos seguintes temas: altas habilidades ou superdotação; interdisciplinaridade; ensino de Ciências/Biologia; Divulgação Científica; ensino de Biologia em Direitos Humanos. É membro do Comitê Técnico do Conselho Brasileiro de Superdotação (ConBraSD) e docente na linha de pesquisa Altas Habiidades e Notório Saber do Curso de Mestrado Profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI). 

Dra. Vera Borges

UCP-PE


Doutora em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2001), mestra em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e Graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco (1987). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco. Coordena Grupo de Pesquisa e desenvolvendo estudos na área de Sociologia da Cultura, Sociologia da Educação, Memória e Altas Habilidades/Superdotação - AH/SD. É também fundadora do Instituto Scientia de Pernambuco onde atua desde 2008.

Dra. Susana Graciela Pérez Barrera Pérez

GIAHSD


Mestre e Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da PUCRS, pós-doutorado na Faculdade de Educação da UFSM. Foi sócia-fundadora, presidente do ConBraSD durante quatro gestões e presidente da Comissão Técnica do mesmo; presidente e membro do Conselho Técnico da AGAHSD. É delegada por Uruguai perante o World Council for Gifted and Talented Children e perante o European Council for High Ability. Foi consultora da UNESCO para a Secretaria de Educação Especial do MEC, docente em cursos de extensão e pós-graduação; atuou na formação de professores e assessoria na área de Altas Habilidades/Superdotação a redes municipais e estaduais em diversos estados brasileiros e orientadora em cursos de especialização, Mestrado e Doutorado. Foi assessora do MEC da Colômbia, Uruguai e da Fundação Mawhiba na Arabia Saudita. Atualmente é Coordinadora e orientadora do Doutorado em Educação e do Mestrado em Educação para Altas Habilidades/Superdotação e editora-chefe da Revista Sudamericana de Educación, Sociedad y Universidad (A4) e Avances de Investigación, da Universidad de la Empresa, Montevidéu, Uruguai. Faz parte da Diretoria de AURA (Asociación Uruguaya de Revistas Académicas). Já escreveu diversos artigos e capítulos em publicações nacionais e internacionais e varios livros. É membro de Conselhos editoriais e parecerista de revistas nacionais e internacionais. É pesquisadora dos Grupos de Pesquisa CNPq Educação Inclusiva/Educação Especial: Políticas, Práticas e Processos de Desenvolvimento Humano (UFPR); Sociedade, Diversidade da Inteligência e Mentalidade Cultural (UNICAP) e líder do Grupo de Investigación en Altas Habilidades/Superdotación (GIAHSD) (UDE, Uruguai) e do Phoenix International Research Group. Foi  Pesquisadora Visitante Fulbright na University of Connecticut.

Dra. Denise Maria Matos

Conbrasd


Doutora em Educação (UFPR); Mestre em Educação (UFPR); Especialista em Altas Habilidades/Superdotação (2008); Especialista em Educação Especial (2000); Especialista em Metodologia do Ensino (1997) e Graduada em Letras(1988). Atua em cursos de Pós-graduação em Educação Especial e de Neuropsicologia para Educadores. Ministra Cursos e Palestras na área de Inclusão e Altas habilidades/Superdotação, para profissionais de áreas diversas. Atuou como Professora do Atendimento Educacional Especializado em Sala de Recursos Multifuncionais na Rede Pública de Ensino do Estado do Paraná (2004 a 2011). Integra a Equipe Técnico-Pedagógica do Departamento de Educação Inclusiva na Secretaria Estadual de Educação do Paraná e é a Coordenadora do NAAH/S PARANÁ. Colaboradora no Laboratório de Políticas e Práticas em Altas Habilidades/Superdotação (LAPEAHS-UFPR). Pesquisadora externa voluntária do GP Diversidade da Inteligência e Mentalidade Cultural da Universidade Católica de Pernambuco - UNICAP, na Linha de Pesquisa 1) Altas Habilidades/Superdotação Humanismo e Cidadania. Membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (CONBRASD) desde 2004.

Dra Tatiana Nakano

PUC- Campinas


Doutora em Psicologia. Docente do programa de pós-graduação stricto sensu em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Pesquisadora produtividade CNPq. Vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia Positiva e ex-presidente da Associação Brasileira de Criatividade e Inovação

Dra. Graziela Jara

Universidade Católica Dom Bosco


Doutoranda em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB), Mestre em Educação pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) Bolsista CAPES. Especialista em Educação Especial com ênfase ao Atendimento Pedagógico para a Inclusão Escolar pelo Instituto Catarinense de pós-graduação (ICPG) 2008. Graduada em Pedagogia pelo Centro Universitário da Grande Dourados (Unigran) 2014 e graduação em Filosofia pela Universidade Católica Dom Bosco (UCDB) 2001. Foi Coordenadora do Núcleo de Atividades de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) pela Secretaria de Estado e Educação/SED. Atualmente é membro do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) e Técnica de Atendimento Educacional Especializado/ETAEE da Secretaria Municipal de Campo Grande /SEMED/MS. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: altas habilidades/superdotação; educação, atendimento educacional.

Dra. Carina Rondini

UNESP


Professora Doutora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Câmpus de Bauru-SP e do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), Campus de São José do Rio Preto-SP. Líder do Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Altas Habilidades/Superdotação (GIEPAHS). Coordenadora da Rede de Atendimento Integral ao Superdotado (RAIS).