Informações

Em 2018, o PET Letras Ufal, em parceria com o Núcleo de Estudos Indigenistas – NEI, a Direção da Faculdade de Letras e as Coordenações de Graduação, traz para a 11ª Semana de Letras o tema “Contemporaneus”.

A Semana de Letras é um evento de periodicidade anual que recebe um público de, em média, 300 participantes, e tem o objetivo de, por meio das discussões dos temas propostos, integrar ainda mais a comunidade acadêmica de Letras de diversas unidades. Este ano, o evento abrigará a VIII Jornada de Estudos Indigenistas e contará com conferências, palestras, minicursos, mesas redondas, oficinas, comunicações orais de graduandos, CinePET, CINEI e apresentações culturais, além da VI Expoletras, com as segundas edições do Retrato e do Retrate, e o VI concurso de contos Arriete Vilela. Assim, convidamos todos a participarem da nossa 11ª edição da Semana de Letras da Ufal.

A proposta temática surgiu em decorrência da necessidade de reflexão acerca da Linguagem no tempo contemporâneo tanto no âmbito na Literatura quanto no âmbito da Linguística. Assim, para fomentar essa discussão, algumas datas redondas foram escolhidas.

No âmbito da Linguística, serão celebrados os 80 anos de nascimento de Michel Pêcheux, bem como os 50 anos do Movimento - que impulsionou o surgimento da Análise do Discurso - de Maio de 1968 na França. Ademais, durante a 11ª edição da Semana de Letras, serão abordadas questões em torno do atual contexto da produção científica na ampla área da Linguagem, isto é, os vários aspectos associados ao fazer científico contemporâneo voltado para o seu estudo.

No âmbito da Literatura de Língua Espanhola, as datas escolhidas foram os 55 anos da primeira publicação de Rayuela, de Julio Cortázar e 20 anos de morte de Octavio Paz. Quanto à Literatura de Língua Francesa, 190 anos de nascimento de Julio Verne e 120 anos de morte de Mallarmé. Em torno da Literatura de Língua Inglesa, celebramos os 200 e 90 anos das primeiras publicações de duas grandes produções, sendo elas, respectivamente, Frankenstein, de Mary Shelley e O chamado de Chtulhu, de H. P. Lovecraft. E, por fim, no âmbito na Literatura de Língua Portuguesa, as datas selecionadas foram: 100 anos de morte de Olavo Bilac, 100 anos de nascimento Antonio Candido, e uma série de datas associadas ao modernismo brasileiro.

Algumas datas marcantes na história do país relacionadas ao período da ditadura militar também serão abordadas no decorrer da 11ª Semana de Letras, buscando, sobretudo, associá-las ao atual contexto sócio-político no qual estamos inseridos. São elas os 50 anos do Ato Institucional Número Cinco (AI-5), 30 anos de publicação da Constituição de 1988 e 30 anos da invasão militar ao Congresso da União Nacional dos Estudantes. A essas datas, em um plano histórico global, somam-se os 100 anos do fim da Primeira Guerra Mundial.

O logo da 11ª edição da Semana de Letras foi escolhido, dentre outros aspectos, como forma de homenagem aos 120 anos de nascimento do pintor surrealista René Magritte, sendo uma referência direta ao seu quadro “O falso espelho” que, por sua vez, completa, em 2018, 90 anos de sua criação. O olho presente tanto na obra pictórica quanto no logo representa, em sua simbologia, uma janela para a alma e para o mundo, revelando e percebendo, vendo tudo ou absolutamente nada. O olho ilumina, compreende, expressa, protege, critica e fita. Já a substituição das nuvens presentes na obra de Magritte pelas imagens de prédios e ruas foi feita com o intuito de representar o caos vivenciado nos grandes centros urbanos, marca da sociedade contemporânea.

Assim, convidamos todos a participarem da nossa 11ª Semana de Letras da Ufal, e a refletir sobre os caminhos percorridos pela linguagem até o tempo presente.

Carregando área de inscrição

Submissão de Trabalhos

Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos

Área de submissão

Palestrantes

Saiba mais

Verônica Stigger

Saiba mais

Maria Gabriela Cardoso Fernandes da Costa

Saiba mais

Pedro Gustavo Rieger

Saiba mais

Simone Makiyama

Saiba mais

Ari Denisson da Silva

Saiba mais

Helson Flavio da Silva Sobrinho

Saiba mais

Aldir Santos de Paula

Saiba mais

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

Saiba mais

Eliana Kefalás Oliveira

Saiba mais

Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima

Saiba mais

Jair Gomes de Farias

Saiba mais

Roberto Sarmento Lima

Saiba mais

Ednelson João Ramos e Silva Júnior

Saiba mais

Miguel Oliveira Jr

Saiba mais

Susana Souto Silva

Saiba mais

Lúcia de Fátima Santos

Saiba mais

Jacqueline Praxedes de Almeida

Saiba mais

Sergio Ifa

Saiba mais

Alex Sandro Batista dos Santos

Saiba mais

Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal

Saiba mais

Fabia Fulni-ô

Saiba mais

Januacele Francisca da Costa

Saiba mais

Cledson Fulni-ô

Saiba mais

Diogo dos Santos Souza

Saiba mais

Denilma Diniz Botelho

Saiba mais

Kathia Maria Barros Leite

Programação:

Conferência de abertura Conferência · Verônica Stigger

[MESA-REDONDA] Lugar do corpo em autoras contemporâneas Mesa-redonda

[MESA-REDONDA] Yaathê, a língua do povo Fulni-ô. Situação, estrutura e uso. Mesa-redonda

[MESA-REDONDA] PARA ALÉM DOS RELATOS DE EXPERIÊNCIA NA FORMAÇÃO DOCENTE: A CONSTITUIÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR NO PIBID Mesa-redonda

[MINICURSO] Análise do Discurso e marxismo Minicurso · Helson Flavio da Silva Sobrinho

[MINICURSO] Ler de corpo presente: dando voz ao texto literário na formação do leitor Minicurso · Denilma Diniz Botelho, Diogo dos Santos Souza, Eliana Kefalás Oliveira

[MINICURSO] Nós somos os mortos-vivos (?): horror, zumbis e sociedade Minicurso · Ednelson João Ramos e Silva Júnior

[MINICURSO] As línguas Pano Minicurso · Aldir Santos de Paula

[PALESTRA] Políticas Línguisticas Palestra · Aldir Santos de Paula

[PALESTRA] Octavio Paz Palestra · Susana Souto Silva

CINEI Painel · Aldir Santos de Paula

[MINICURSO] As várias faces do Simbolismo: crise da representação e modernidade Minicurso · Maria Gabriela Cardoso Fernandes da Costa

[MINICURSO] Morfossintaxe e Gênero Gramatical no Português Minicurso · Jair Gomes de Farias

[MINICURSO] Como avaliar as três dimensões da escrita na escola? Minicurso · Kathia Maria Barros Leite, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

[MINICURSO] Letramento literário Minicurso · Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima

[MINICURSO] Surdocegueira Minicurso

[MINICURSO] As pessoas de Pessoa na poética lusitana: heteronímia, alteridade e multiplicidade Minicurso

[MINICURSO] Reading the word and writing the world: letramento crítico como forma de repensar e (re)escrever a realidade Minicurso · Alex Sandro Batista dos Santos, Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal, Sergio Ifa

[MINICURSO] Análise do Discurso e marxismo Minicurso · Helson Flavio da Silva Sobrinho

[MINICURSO] Ler de corpo presente: dando voz ao texto literário na formação do leitor Minicurso · Denilma Diniz Botelho, Diogo dos Santos Souza, Eliana Kefalás Oliveira

[MINICURSO] Nós somos os mortos-vivos (?): horror, zumbis e sociedade Minicurso · Ednelson João Ramos e Silva Júnior

[MINICURSO] As línguas Pano Minicurso · Aldir Santos de Paula

[MESA-REDONDA] Questões de gênero e linguagem Mesa-redonda

[MESA-REDONDA] Pesquisas em Linguística Aplicada e Literatura por docentes de Letras Inglês Mesa-redonda

[MESA-REDONDA] Libras na UFAL Mesa-redonda

[MINICURSO] As várias faces do Simbolismo: crise da representação e modernidade Minicurso · Maria Gabriela Cardoso Fernandes da Costa

[MINICURSO] Morfossintaxe e Gênero Gramatical no Português Minicurso · Jair Gomes de Farias

[MINICURSO] Como avaliar as três dimensões da escrita na escola? Minicurso · Kathia Maria Barros Leite, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

[MINICURSO] Letramento literário Minicurso · Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima

[MINICURSO] Surdocegueira Minicurso

[MINICURSO] As pessoas de Pessoa na poética lusitana: heteronímia, alteridade e multiplicidade Minicurso

[MINICURSO] Reading the word and writing the world: letramento crítico como forma de repensar e (re)escrever a realidade Minicurso · Alex Sandro Batista dos Santos, Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal, Sergio Ifa

[MINICURSO] Análise do Discurso e marxismo Minicurso · Helson Flavio da Silva Sobrinho

[MINICURSO] Ler de corpo presente: dando voz ao texto literário na formação do leitor Minicurso · Denilma Diniz Botelho, Diogo dos Santos Souza, Eliana Kefalás Oliveira

[MINICURSO] Nós somos os mortos-vivos (?): horror, zumbis e sociedade Minicurso · Ednelson João Ramos e Silva Júnior

[MINICURSO] As línguas Pano Minicurso · Aldir Santos de Paula

[PALESTRA] O Pessoa na pessoa do Candido Palestra · Roberto Sarmento Lima

[PALESTRA] O estado atual do curso de Letras em relação à situação política brasileira Palestra · Miguel Oliveira Jr

CinePET Painel

[MINICURSO] As várias faces do Simbolismo: crise da representação e modernidade Minicurso · Maria Gabriela Cardoso Fernandes da Costa

[MINICURSO] Morfossintaxe e Gênero Gramatical no Português Minicurso · Jair Gomes de Farias

[MINICURSO] Como avaliar as três dimensões da escrita na escola? Minicurso · Kathia Maria Barros Leite, Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

[MINICURSO] Letramento literário Minicurso · Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima

[MINICURSO] Surdocegueira Minicurso

[MINICURSO] As pessoas de Pessoa na poética lusitana: heteronímia, alteridade e multiplicidade Minicurso

[MINICURSO] Reading the word and writing the world: letramento crítico como forma de repensar e (re)escrever a realidade Minicurso · Alex Sandro Batista dos Santos, Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal, Sergio Ifa

Credenciamento

Inicio: 13h, 17 de setembro.

Fim: 19h, 19 de setembro.

Faculdade de Letras (FALE) Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões

Av. Lourival Melo Mota, S/N

Tabuleiro do Martins, Maceió - AL

Faculdade de Letras (FALE) Universidade Federal de Alagoas - Campus A. C. Simões

Ver no mapa

Av. Lourival Melo Mota, S/N

Tabuleiro do Martins, Maceió - AL

PET Letras - Ufal

Verônica Stigger

ISE Vera Cruz - FAAP


Possui graduação em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Comunicação/Semiótica pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2000), com dissertação sobre os personagens mitológicos na obra de Pablo Picasso, e doutorado em Ciências da Comunicação, dentro da linha pesquisa Teoria e Crítica da Arte, pela Universidade de São Paulo (2005), com tese sobre a relação entre arte, mito e rito na modernidade, enfatizando os trabalhos de Piet Mondrian, Kasimir Malevitch, Kurt Schwitters e Marcel Duchamp. Possui também pós-doutorado pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (2009), pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (2009) e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da UNICAMP. Atua na área de Artes, com ênfase em Teoria e Crítica da Arte,e na área de Literatura Brasileira e Teoria Literária, tendo desenvolvido pesquisas sobre os seguintes temas: as relações entre arte, mito e rito na modernidade; as relações entre arte e literatura (palavra e imagem), vanguardas históricas europeias; modernismo brasileiro; Pablo Picasso, Piet Mondrian; Kasimir Malevitch; Kurt Schwitters; Marcel Duchamp; Maria Martins; Flávio de Carvalho; Nuno Ramos.

Maria Gabriela Cardoso Fernandes da Costa

Universidade Federal de Alagoas


Possui o Bacharelato em Filologia Românica pela Universidade de Luanda (1974), Mestrado em Letras e Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas (1997) e Doutorado em Letras pela Universidade Federal da Paraíba (2006). Atualmente é professor Associado 4 da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: negritude, memória, identidade, estudos culturais e utopia. 

Pedro Gustavo Rieger

Ufal


Atuo como Professor Assistente e vice-coordenador de graduação na licenciatura em Letras - Inglês da Universidade Federal de Alagoas. Sou doutorando em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários no Programa de Pós-graduação em Inglês da Universidade Federal de Santa Catarina (Área de concentração: Estudos da Linguagem), mestre em Inglês: Estudos Linguísticos e Literários (2016) e graduado em Letras - Inglês (2015) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Concentro minha pesquisa em uma perspectiva crítica para análise do discurso, atuando principalmente como analista do discurso judicial e médico. Neste contexto, tenho investigado a prática da judicialização da saúde interseccionada a processos de medicalização, patologização e farmacologização da saúde mental, com foco à patologização e farmacologização da infância e de gênero. Sou membro dos grupos de pesquisa CNPQ Perspectivas Queer em Debate (UFSC) e Linguagem e Direito (UNICAP). Dentro das grandes áreas de estudo de Linguagem e Saúde e Linguagem e Direito, tenho interesse em pesquisas que abordem a intersecção entre Estudos do Discurso e Deficiência, Estudos do Discurso e população LGBTQI, Estudos do Discurso e população negra, especialmente no que tange os direitos civis destas populações. Adicionalmente, tenho interesse em estudos e práticas que abordem a intersecção entre Linguística Aplicada Crítica e Ensino/Aprendizagem de Inglês como língua adicional, bem como entre Poética e Escrita Criativa e Ensino/Aprendizagem de Inglês como língua adicional e Poética e Escrita Criativa na construção da identidade de estudantes de Inglês.

Simone Makiyama

Ufal


Professora adjunta, nível 3, trabalha na Universidade Federal de Alagoas desde 2010, atuando nas disciplinas de ensino de língua inglesa, análise e produção de materiais didáticos e Estágio Supervisionado para alunos de licenciatura do curso de Letras-inglês. Coordenou o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES) em língua inglesa 2014-2018. Tem experiência de mais de 20 anos no ensino de língua inglesa e preparação de exames internacionais. É coordenadora da Câmara de Extensão da Faculdade de Letras - UFAL, membro do Conselho e do Colegiado do curso de Letras - modalidades presencial e de ensino à distância. Participa dos grupo de Pesquisa Observatório da Linguagem em Uso (ObservU) e Grupo de Estudos em Discurso e Ontologia (Gedon). Graduada em Letras com habilitação em línguas portuguesa e inglesa pela Universidade Federal de Mato Grosso (1993), com mestrado (2008) e doutorado (2013) em Linguística, ambos pela Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência na área de Linguística Aplicada e atua principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua inglesa, formação de professores, crenças, ideologia e discurso.

Ari Denisson da Silva

Ufal


Doutor em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas. Mestre em Estudos Literários pela UFAL. Graduado em Letras (Português-Espanhol) pela UFAL. Professor de Língua Portuguesa e Literatura no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas (IFAL). No âmbito literário, publicou o livro de poemas "baroque.doc"; (Edufal, Maceió, 2011) e o livro de contos "Contos periféricos"; (Maceió, Imprensa Oficial Graciliano Ramos, 2016). Atua principalmente nos seguintes temas: língua portuguesa, literatura brasileira, espanhol - língua estrangeira.

Helson Flavio da Silva Sobrinho

Ufal


É doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Alagoas (2006) com sanduíche no Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) e no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da UNICAMP. E possui graduação em Ciências Sociais (Bacharelado e Licenciatura) pela Universidade Federal de Alagoas (2002). Atualmente professor de Semântica, Teoria Linguística, Análise do Discurso e Profissão Docente na Faculdade de Letras da UFAL onde atua na Graduação, no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) e no Mestrado Profissional em Letras (ProfLetras), ministrando aulas, realizando pesquisas e orientando alunos de TCC, iniciação científica, mestrado e doutorado. É membro associado da ABRALIN, GEL, da SBS, e na ANPOLL participa do GT Análise do Discurso. Foi vice-coordenador do curso de Graduação em Letras, vice-diretor da Faculdade de Letras (FALE-UFAL), membro do Colegiado do PPGLL. Atualmente é membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da FALE-UFAL, do colegiado ProfLetras e membro do Comitê Assessor de Pós-Graduação da UFAL. No momento está exercendo a função de Coordenador de Pós-Graduação na Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEP-UFAL) desde janeiro de 2016. Atualmente primeiro secretário da Abralin (2017). Tem experiência nas áreas de Linguística, Análise do Discurso (AD), Sociologia e Educação. Suas pesquisas abordam principalmente os seguintes temas: Discurso, Língua, Velhice, Sociedade, Mídia e Educação.

Aldir Santos de Paula

Ufal


Possui graduação em Letras pela UNICAP (1985), mestrado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1992) e doutorado em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2004). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas e membro do conselho editorial de Leitura. Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFAL) e Liames (UNICAMP) . Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Teoria e Análise Linguística, atuando principalmente nos seguintes temas: línguas indígenas, línguas pano, língua portuguesa, sociolinguística e educação indígena.

Rita de Cássia Souto Maior Siqueira Lima

Ufal


Doutora e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e graduada pela Faculdade de Letras (FALE/UFAL), atua como professora na graduação (presencial) e na Pós-graduação (PPGLL) da Fale/UFAL. Atualmente é diretora da Faculdade de Letras/Ufal e membro titular do Colegiado do Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística. Compõe e coordena as atividades do Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Faculdade de Letras dos cursos de Espanhol, Francês, Inglês e Português e compõe o Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso Ead Espanhol da Faculdade de Letras/Ufal. Foi Coordenadora do Programa Institucional de bolsa de Iniciação à docência em Letras/Português (PIBID/Letras/Português) de 2015 a 2018 e Coordenadora do Idioma Sem Fronteiras de Língua Portuguesa como Língua Estrangeira ou Adicional de 2016 a 2018. Esteve na Coordenação de Graduação Presencial da Faculdade de Letras/UFAL de dezembro de 2014 a março de 2018. Integra a Comissão Editorial das Revistas Leitura (PPGLL) e Saberes Docentes em Ação (SEMED/AL) e é membro do Conselho Editorial da Revista Práticas de Linguagem (UFJF). Participante e vice-líder do Grupo de Estudos Ensino e aprendizagem de línguas (CNPq- Capes) e membro do Grupo de estudos Interdisciplinar de Formação de Professores (GIFOP - CNPq-Capes), desenvolve pesquisas sob a perspectiva da Linguística Aplicada, articulando reflexões sobre a prática de sala de aula e os estudos discursivos, com os seguintes temas: Estudos de Identidade, Estudos sobre Ethos, Estudos argumentativos, Produção Textual/discursiva em Língua Portuguesa e Formação de Professores.

Eliana Kefalás Oliveira

Ufal


Doutora em Letras pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2009) com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona, mestra em Educação (na área de Educação, Conhecimento, Linguagem e Artes) pela Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2003), graduada em Licenciatura e Bacharelado em Letras pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (1996). Atualmente é docente da Faculdade de Letras (FALE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atuou como docente do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística na Faculdade de Letras da Universidade Federal de Alagoas (2013-2015) e como coordenadora da Casa de Cultura Luso-Brasileira (2015-2017). Tem realizado atividades de extensão e de pesquisa na área de ensino de língua portuguesa e de literatura; estética da recepção; vocalidade poética; formação do leitor.

Lara Rani Souto Maior Siqueira Lima

Ufal


Mestra em Psicologia Cognitiva pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia (PPGP) do Instituto de Psicologia (IP) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Psicologia (2014), também pela UFAL. Atualmente é professora substituta da UFAL, campus Arapiraca, na área de estudo "Desenvolvimento humano e Aprendizagem", ministrando disciplinas nos cursos de Pedagogia e de Matemática, através do eixo educação. Desenvolve pesquisas em Psicologia do desenvolvimento humano e da aprendizagem e em Psicologia Escolar, com destaque para os temas: desenvolvimento da linguagem (gestual, oral e escrita), Self Dialógico, letramento literário, educação infantil e educação inclusiva. Atua como psicóloga na área escolar e educacional, apresentando palestras, ministrando oficinas e desenvolvendo projetos de formação continuada para professores da educação infantil e do ensino fundamental.

Jair Gomes de Farias

Ufal


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas(2001), mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas(2003) e doutorado em Lingüística pela Universidade Federal de Alagoas(2005). Atualmente é Pesquisador da Universidade Federal de Alagoas, Professor Adjunto 1 da Universidade Federal de Alagoas, Membro de corpo editorial da EntreLetras, Consultoria do Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Revisor de periódico da Revista Areia e Colaborador da Universidade Federal da Bahia. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Teoria e Análise Lingüística. Atuando principalmente nos seguintes temas:Teoria da Gramática, Sintaxe Comparativa, Sintaxe, Preposição. 

Roberto Sarmento Lima

Ufal


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1978), mestrado em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (1992) e doutorado em Literatura Brasileira pela Universidade Federal de Alagoas (1998). Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal de Alagoas, onde ensina desde 1978. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativa, discurso, modernidade, poesia e linguagem.

Ednelson João Ramos e Silva Júnior

Ufal


É licenciado em Letras Espanhol, graduando na licenciatura de Letras Português e mestrando em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas. Participou do PET Letras Ufal, de abril de 2014 a julho de 2016. Integra o grupo de pesquisa História e construção literária na prosa brasileira. Tem experiência na área de Letras, com ênfase nos Estudos Literários, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas de horror e de terror; narrativas pós-apocalípticas; literatura, cultura e sociedade; representações da morte.

Miguel Oliveira Jr

Ufal


Doutor em Linguística pela Universidade Simon Fraser (Vancouver, Canadá). Trabalhou como pesquisador associado na Universidade do Sul da Dinamarca (Odense, Dinamarca), no Instituto de Linguística Teórica e Computacional, ILTEC (Lisboa, Portugal), na Universidade de Manchester (Manchester, Reino Unido), no Instituto Max Planck de Atropologia Evolucionária, MPI (Leipzig, Alemanha), e na Universidade de St Andrews (St Andrews, Escócia, Reino Unido). Colaborou em pesquisas desenvolvidas no FitchLab, da Universidade de Viena (Viena, Áustria) e no Language Lab, no Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA). Foi pesquisador visitante no Laboratório de Pesquisa em Eletrônica (RLE) do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (Cambridge, EUA) e professor visitante no Departamento de Psicologia da Universidade da California, Davis (Califórnia, EUA). Trabalha como professor adjunto de Linguística na Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e é atualmente presidente da Associação Brasileira de Linguística (ABRALIN). Atua principalmente nas seguintes áreas: fonética experimental, psicolinguística , psicologia cognitiva e documentação linguística. 

Susana Souto Silva

Ufal


Possui graduação em Letras Português Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Alagoas (1993), mestrado em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (1999), com trabalho sobre Clarice Lispector, e doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Alagoas (2008), com pesquisa sobre Glauco Mattoso. Trabalhou, de 1997 a 2004, na Universidade Católica de Brasília. Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Alagoas, onde atua na graduação e na pós-graduação da Faculdade de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em literatura brasileira moderna e contemporânea.

Lúcia de Fátima Santos

Ufal


Possui Pós-doutorado (2016) em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), doutorado em Linguística (2007), mestrado em Letras e Linguística (1996) e licenciatura em Letras (1987) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora Associada 2 da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). É Coordenadora Institucional do PIBID-UFAL e já coordenou o subprojeto do PIBID-Letras-Português no período de maio/2010 a fevereiro/2015. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: letramentos, formação de professores, ensino e aprendizagem de língua portuguesa, leitura e produção de textos, gêneros discursivos, livro didático, ensino de gramática.

Jacqueline Praxedes de Almeida

Ufal


Doutora em Educação pela Universidade de Évora (2014) reconhecido pela Universidade Federal de Alagoas, Mestrado em Educação pela Universidade de Évora (2007) reconhecido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Curso conceito 5 na CAPES), Especialização em Psicopedagogia no Cotidiano Escolar pela Unigranrio (1997) e graduada em Geografia pela Universidade Federal de Alagoas (1995). Atuou como professora do Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada de educação básica de Alagoas. Atualmente é professora da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação Docente (didática do ensino de Geografia e do ensino superior), Ensino-Aprendizagem e na Área Ambiental.

Sergio Ifa

Ufal


Sérgio Ifa é doutor (2006) em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Desenvolveu estudos pós-doutoral sob a supervisão de Walkyria Maria Monte Mór no DLM/USP (2015). É professor associado de inglês no curso de Letras Inglês e pertence à linha Linguística Aplicada do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL), da Universidade Federal de Alagoas. É líder do grupo de pesquisa "Letramentos, Educação e Transculturalidade" (PPGLL/UFAL) e pesquisador do grupo Novos Letramentos, multiletramentos e o ensino de línguas estrangeiras (USP). Coordena o Projeto de Extensão Casas de Cultura no Campus (desde 2009), o Programa Idiomas Sem Fronteiras (ISF/MEC/SeSu) (desde 2013) e o curso de graduação Letras Inglês (desde março 2018).

Alex Sandro Batista dos Santos

Ufal


Alex é graduado (2017) em Letras Licenciatura, pela Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Atualmente, faz mestrado na Universidade Federal de Alagoas e pesquisa sobre ensino de Língua Inglesa na rede pública do estado. Trabalhou no projeto Casa de Culturas no Campus (UFAL), de 2013 à 2015, e também no Programa Idiomas sem Fronteiras. Participou de projetos de iniciação científica e ganhou o premio de excelência acadêmica no projeto de pesquisa intitulado "Formação de educadores de língua inglesa no Projeto Casas de Cultura no Campus: Letramentos e Transculturalidade".

Rita de Cássia Couto Medeiros Portugal

Ufal


Possui graduação em Análise de Sistemas pelo Centro Universitário CESMAC (2010). Graduada no curso de Letras (Habilitação Inglês) na Universidade Federal de Alagoas. Foi instrutora do projeto de extensão Casas de Cultura no Campus PROEST/PROEX por 2 anos e professora do Núcleo de Línguas da UFAL - NucLI UFAL. Atualmente, cursando mestrado na Universidade Federal de Alagoas no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística.

Fabia Fulni-ô

Ufal


Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Alagoas (2008), mestrado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/UFAL (2011) e Doutorado em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Letras e Linguística/UFAL. Tem experiência na área de Linguística, trabalhando com a descrição, análise e documentação de línguas indígenas brasileiras, especificamente o Yaathe (Fulni-ô), que é a língua da etnia à qual pertence. Atualmente é professora Adjunto I da UFAL - Campus do Sertão. No campo da Linguística, seu interesse principal é pelos estudos em Fonologia e em Morfologia, com o objetivo de aplicar os conhecimentos adquiridos na sistematização de uma escrita para o Yaathe, que poderá ser usada no ensino da língua nas escolas da aldeia.

Januacele Francisca da Costa

Ufal


Possui Graduação em Letras pela Universidade de Pernambuco/UPE (1982), Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1994), Doutorado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco/UFPE (1999) e Pós-Doutorado em Linguística pela Universidade Livre de Amsterdam/VU (2004). Atualmente, é aposentada como professora Associada I da Universidade Federal de Alagoas, professora orientadora de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras/UFAL. Tem experiência na área de Linguística, atuando na linha de pesquisa Teoria e Análise Linguística, onde trabalha com descrição de língua indígena, em todos os níveis de análise da estrutura linguística, com ênfase em Fonologia. Tem, ainda, interesse por Linguística Histórica (reconstrução), Variação Linguística e Bilinguismo.

Cledson Fulni-ô

Ufal


Possui graduação em Letras pela Autarquia de Ensino Superior de Arcoverde-AESA-CESA (2016), participou na condição de PROFESSOR/ALFABETIZADOR do curso de alfabetização e letramento na ação saberes indígenas, ofertada pela Universidade do Estado da Bahia/DEDC- UNEB,(2016 e 2017),mestrando em linguística pelaUniversidade Federal de Alagoas-UFAL (2018). Atualmente é professor da Escola Estadual Indígena Fulni-ô Marechal Rondon. Tem experiência na área de Lingüística, com ênfase em Lingüística

Diogo dos Santos Souza

Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas


Graduado em Letras-Português Licenciatura, bolsista do Programa de Educação Tutorial (PET) , de 2009 a 2011, Mestre em Estudos Literários (2015). Foi selecionado para o Programa de Mobilidade Acadêmica, sendo aluno por um semestre da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, na qual estudou temas relacionados à Teoria da Literatura, Relações Interartes e História do Cinema. Professor de Língua Portuguesa e Literatura do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas. Tem experiência na área de Estudos Literários, com ênfase em estudos sobre Poesia Brasileira Contemporânea, Atividades lúdicas, Ensino de Literatura e Formação do Leitor, Literatura e Cinema, Narrativas televisivas e utopia, investigando também o avanço da discussão sobre a Pedagogia Hospitalar. É membro dos Grupos de Pesquisa Literatura & Utopia, Poesia Brasileira e História, Núcleo de Pesquisa em Estudos Literários (Nelien), Artes e Ensino e Grupo de Estudos em Tecnologias, Língua e Literatura (Gentelli).

Denilma Diniz Botelho

Universidade Federal de Campina Grande


Mestrado em Letras pela Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2017), linha de pesquisa em Literatura e Ensino; graduação em Letras - Português pela Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2011). Investigação e atuação profissional: literatura e ensino, com ênfase em leitura e recepção de textos literários; leitura, interpretação e produção de texto; estratégias didáticas de ensino e de aprendizagem dos gêneros textuais e ensino da Língua Portuguesa na escola.

Kathia Maria Barros Leite

Ifal


É professora do Instituto Federal de Alagoas e Mestra em Linguística pela UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS e Pós-graduada em Lingua portuguesa e literatura Brasileira pela Acadêmia Alagoana de Letras e é Graduada em Letras - Português Literatura pela Universidade Federal de Alagoas (2008). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguistica aplicada, no estudo do Ethos e identidades, bem como no trabalho com tecnologias voltada à produção de texto.