Roberto Celestino

ESPM e IBM - Watson

Roberto Celestino é curioso, entusiasta e explicador de tecnologia. Palestrante do TEDx, ensina técnicas de apresentação em público. Na IBM Brasil é líder de vendas de Inteligência Artificial (Watson) e na ESPM é professor de pós-graduação. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Uberlândia, com ênfase em Automação e Controle, participação ativa no Movimento Empresa Junior e extensão internacional pela University of Guelph no Canadá. Tem MBA em Gestão Estratégica de Negócios e MBA em Artificial Intelligence & Machine Learning, ambos pela FIAP. Trabalhando no Instituto Viae para levar as pessoas a fazerem escolhas mais críticas, conscientes e autônomas. Na IBM Brasil é líder de vendas de Inteligência Artificial (Watson) e na ESPM é professor de pós-graduação.

Victoria Sciascia Cetraro

FFCLRP USP

Graduada em nível de bacharelado e licenciatura no curso de Psicologia da Faculdade Guilherme Guimbala/Associação Catarinense de Ensino - FGG/ACE, em Joinville, SC. Pós-graduada em nível Lato Sensu pelo Programa de Residência Multiprofissional em Saúde com eixo de concentração em Neurologia, tendo como instituição formadora a Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE) e como instituição executora o Hospital São José, Joinville, SC. É atualmente Mestranda do Programa de Psicobiologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (USP), onde desenvolve um projeto envolvendo a aplicação de tecnologia de realidade virtual com a finalidade de treino cognitivo em tarefas de navegação espacial para idosos com Comprometimento Cognitivo Leve (CCL). E possui interesse científico em temas relacionados à cognição, avaliação neuropsicológica, tecnologia e ao envelhecimento.

 

Resumo: Uso de realidade virtual como ferramenta para treino cognitivo de idosos com Comprometimento Cognitivo leve (CCL) em tarefas de navegação espacial.

Victor Tieghi Neto

Hospital de Amor de Barretos

Atualmente como Coordenador do Departamento de Reabilitação Odontológica do Hospital de Amor de Barretos. Professor do Curso de Habilitação em Odontologia Hospitalar e Convidado do curso de Miniresidência em Odontologia Oncológica pela Fundação Bauruense de Estudos Odontológicos (FUNBEO). Pós-Doutorado em Cirurgia e Traumatologia Bucomaxilofacial na Faculdade de Odontologia de Bauru. Mestre e Doutor em Ciências Odontológicas Aplicadas, área de concentração em Estomatologia pela Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo. Membro do ITI - International Team for Implantology. Graduado em Odontologia pela Universidade do Sagrado Coração. Foi Docente do Departamento de Cirurgia, Estomatologia, Patologia e Radiologia da Faculdade de Odontologia de Bauru da Universidade de São Paulo (FOB/USP) de 2019 a 2021. Foi Docente do Curso de Odontologia da FAMP (Faculdade Morgana Potrich - Centro de Ensino Superior Rezende & Potrich, Mineiros-GO) de 2016 a 2018, atuando principalmente nas disciplinas de: Estomatologia, Cirurgia, Anestesiologia, Pacientes Especiais. Foi docente no Curso de Medicina da UNIFIMES (Centro Universitário de Mineiros - Fundação Integrada Municipal de Ensino Superior) no ano de 2018, das disciplinas de: Morfologia Funcional, Habilidades Cirúrgicas e Práticas Funcionais. Atuação nas áreas de Diagnóstico das Doenças Bucais, Cirurgia Bucomaxilofacial e Odontologia Hospitalar, com ênfase no tratamento de pacientes oncológicos. 

Lúcia Helena Galvão

Nova Acrópole do Brasil

É professora de filosofia da organização Nova Acrópole do Brasil, onde atua há 31 anos ministrando aulas e palestras sobre temas diversos ligados à Filosofia, Psicologia, Simbologia e Ética. Dedica a maior parte de sua vida a estudar e comparar distintas tradições e filosofias. Possui mais de 400 palestras publicadas no canal do Youtube da Nova Acrópole Brasil, que somam mais de 40 milhões de visualizações. Publicou quatro livros sobre poesias e reflexões próprias, além de ter prefaciado diversas obras, escrito letras de músicas, como a música Prudência, cantada por Zizi Possi, e dois roteiros para teatro, dentre eles a obra “Blavatsky”, estrelada por Beth Zalcman. É palestrante profissional, tanto no Brasil quanto no exterior, ministrando palestras em empresas e órgãos públicos. Seus cursos sobre administração do tempo e técnicas de estudo já foram realizados por mais de vinte mil alunos.

Anita Brito

Clube da Inclusão

Dra. Anita Brito é PhD em Neurobiologia dos Transtornos do Neurodesenvolvimento, com ênfase em TEA. Doutorado pela Universidade de São Paulo (USP) e cursos de aperfeiçoamento em Harvard (Neurociência e Bioinformática), Stanford (Alimentação e saúde, Uso de medicação, PANS e PANDAS, Identificação e interferência em atrasos do neurodesenvolvimento), CBI (Genética), AFIRM (ABI, FBA, Reinforcement), Neuroconeta (Aplicador ABA, Nutrição e Autismo), Publons (Revisão e desenvolvimento de artigos científicos), Greensboro Health Education Centrer (Esnino estruturado e individualizado) entre outros cursos no Brasil e exterior. Professora há 32 anos, já visitou mais de 10 países para pesquisa do Autismo em diferentes contextos e culturas. Escritora dos livros "Meu filho ERA autista - a história real de um garoto que nasceu autista e que aprendeu a viver em dois mundos" (2012), do livro "TEA e Inclusão Escolar: Um sonho mais que possível" (2014), do livro paradidático "Um livro diferente" (2015), co-autora e revisora dos livros "Tudo o que posso ser" (2017) e "O direito de ser estranho" (2019), organizadora do livro "Ivana e a cura para o preconceito" (2019); escritora do livro "A dor da perfeição" (2021), do livro "Deixe-me te dizer o que nunca consegui dizer antes" (2021).

Solange Kimie Ikeda Castrillon

Universidade do Estado de Mato Grosso

Professora adjunta do Departamento de Ciências Biológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso UNEMAT. Doutora em Ecologia e Recursos Naturais. Atua nos temas: Restauração Ecológica, Educação Ambiental  e Agroecologia. Comunidades Vegetais de Áreas Úmidas. Políticas Públicas Ambientais e Recursos Hídricos. Credenciada no Programa de Pós Graduação em Ciências Ambientais da UNEMAT e no Mestrado Profissional em Gestão e Regulação de Recursos Hídricos -PROFÁGUA. Vice coordenadora do projeto de pesquisa PELD DARP-Pantanal, na Estação Ecológica de Taiamã. Faz parte dos grupos de pesquisa:  Conceitos Ecológicos e Etnoecológicos Aplicados à Conservação da Água e da Biodiversidade do Pantanal e do Grupo Pesquisador em Educação Ambiental, Comunicação e Arte (GPEA)

Marcos Sorrentino

UFBA e USP

Professor visitante do Programa de Pós Graduação em Educação da UFBA (Universidade Federal da Bahia)

Possui graduação em Biologia (1981) e Pedagogia (1984) e mestrado em Educação (1988) pela Universidade Federal de São Carlos. Doutorado em Educação (1995) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP) e pós doutorados: no Departamento de Psicologia Social da USP (1999); no Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília (2010) e na Universidade da Coruña/Galícia/Espanha (2018). Foi Diretor de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente de abril de 2003 a junho de 2008. De outubro de 2012 a março de 2014 foi assessor especial do Ministro da Educação, para a construção da política ambiental do MEC. Tem experiência na área de Educação, com ênfase nos seguintes temas: educação ambiental, políticas públicas e planejamento de futuro na direção de sociedades sustentáveis. Participa, desde os anos anos 70, de entidades ambientalistas, de cidadania e de educação ambiental. De 1985 a 1988 foi docente no Departamento de Educação na UNESP, campus de Assis. Em 1988 ingressou no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ/USP, onde coordenou o Laboratório de Educação e Política Ambiental (Oca) até 2020. Neste mesmo departamento foi professor associado (livre-docente) de 2011 a 2019 e desde então é professor aposentado sênior. É professor visitante da Pós Graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia desde agosto de 2021.

Cristine Takuá

Instituto Maracá

Cristine Takuá é educadora , ativista e artesã indígena do povo Maxakali. Formada em Filosofia pela UNESP - Marília, foi professora por 12 anos na E.E. Indígena Txeru Ba’e Kua-I, pertencente à Terra Indígena Ribeirão Silveira, que se localiza na divisa dos municípios de Bertioga e São Sebastião (SP). Tem experiência em projetos relacionados a plantas de cura, como o Projeto Ka'agui Poty (Flores da Mata), financiado pela área de medicina tradicional indígena do Programa Vigisus da FUNASA, e de intercâmbio entre povos indígenas. É fundadora e conselheira do Instituto Maracá e foi representante por São Paulo na Comissão Guarani Yvyrupa (2016-2019). Possui publicações sobre o modo de ser guarani e suas práticas de educação. Trabalha com a intersecção dos temas: Arte, Empoderamento, Feminismo e Resistência. Dentre os inúmeros projetos e eventos dos quais participou e para os quais vem sendo convidada nos últimos anos, foi curadora da Mostra Audiovisual Indio.doc realizada no SESC Vila Mariana . Colaborou com artistas como Ernesto Neto (Pinacoteca do Estado de São Paulo) e é membro fundadora do FAPISP (Fórum de Articulação dos Professores Indígenas do Estado de São Paulo). Foi convidada do Festival Tela Indígena ,realizado em Porto Alegre, e é colaboradora no projeto Jornada Shubu Hiwea, de incentivo ao conhecimento indígena nas escolas através de intercâmbios e cartilhas elaboradas pelos próprios indígenas. Foi curadora no Festival de Arte Indigena Rec tyty.

Andréa Bezerra Albuquerque

SESI SENAI SP

Graduada em jornalismo e psicologia, com atuação clínica e organizacional. Atualmente desenvolve projetos nas frentes de desenvolvimento humano organizacional, recrutamento e seleção e diversidade e inclusão do SESI-SP e SENAI-SP. Foi presidente da Movitae, a ONG que trabalhou pela aprovação das pesquisas com células-tronco embrionárias no Brasil.

Liana Catarina Lima Portugal

UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Realizou mestrado e doutorado em Neurociências na Universidade Federal Fluminense (UFF). Realizou seu pós-doutoramento na University College London (UCL) no Departamento de Computer Science na área de metodologia de reconhecimento de padrões (sub-área da Inteligência Artificial). Foi agraciada com as seguintes bolsas de pós-doutorado: Jovens talentos pela CAPES, PDR nota 10 pela FAPERJ e PNPD também pela CAPES. Atualmente é professora adjunta nível 1 no Departamento de Ciências Fisiológicas no IBRAG da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve trabalhos nos seguintes temas: psicometria, comportamento, ressonância magnética funcional e técnica de aprendizagem de máquina ("machine learning") com aplicações translacionais da neurofisiologia à prática clínica.Também é subcoordenadora do Núcleo de Pesquisa, Ensino, Divulgação e Extensão em Neurociências (NuPEDEN), voltado à atividades de divulgação científica e extensão universitária. Membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento (SBNeC). 

Sandra Helena Penha de Oliveira

Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP

Possui graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica (Biomedicina) pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1988), mestrado em Biologia Celular e Molecular na área de Farmacologia pela Fundação Oswaldo Cruz (1994) e doutorado em Ciências na área de Farmacologia pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (1998). Realizou Pós-Doutoramento na Universidade de Michigan na área de imunofarmacologia (2000). Atualmente é Professora Titular da Faculdade de Odontologia de Araçatuba, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho e coordenadora local do Programa de Pós-graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas-SBFis. Tem experiência em ensino e pesquisa na área de Farmacologia, com ênfase em Imunofarmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: modelos de inflamação na presença de doenças sistêmicas, cultura de fibroblastos gengivais, de mastócitos de médula óssea, de osteoblastos e osteoclastos, mecanismos envolvidos no metabolismo ósseo, citocinas e quimiocinas e mecanismos de sinalização intracelular.

Morgana Duarte da Silva

Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2005), especialização em acupuntura pelo Centro Integrado de Estudos e Pesquisas do Homem (2006) e mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2009). Doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Santa Catarina (2013), com estágio sanduíche realizado no laboratório de Neurobiologia da Dor da University of Iowa (IA - EUA). Atualmente é docente na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), no Departamento de Ciências Fisiológicas (CFS). Tem experiência na área de Fisioterapia, Fisiologia, Neurociências, Acupuntura e Eletroterapia.

Sérgio Arthuro Mota Rolim

Instituto do Cérebro - UFRN

Fiz graduação em Medicina pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1998-2004), com iniciação científica na área de sono, memória e ansiedade. Tenho mestrado em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (2005-2007), trabalhando com a influência dos ritmos biológicos no sono e na memória. Sou doutor em Neurociências pela UFRN (2008-2012), investigando os aspectos epidemiológicos, cognitivo-comportamentais e neurofisiológicos do sonho lúcido. Atualmente, faço pós-doutorado no Instituto do Cérebro e no Laboratório do Sono do Hospital Universitário Onofre Lopes (UFRN), onde testamos um novo medicamento para o tratamento da depressão. Trabalho também com modelos de regulação do sono e sonhos, estados alterados de consciência e bases neurobiológicas da percepção musical.

Mateus Marino Lamari

FAMERP

Formação pela Universidade Estadual de Londrina - UEL, Residência em Reabilitação Física- FAMERP, Mestrado e Doutorando pela FAMERP, Professor na graduação UNILAGO, Professor na Pós Graduação FAMERP e Proprietário da Clínica Lamari