Clezio Marcos De Nardin

Instituto Nacional de Pesquisas (INPE)

O Dr. Clezio Marcos De Nardin, conhecido como C. M. DENARDINI, formou-se em engenharia elétrica em 1996 pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e obteve o título de Ph.D. em Geofísica Espacial em 2003 pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), onde orienta projetos de pós-doutorado, doutorado, mestrado e graduação. Publicou mais de 100 artigos em periódicos indexados internacionalmente, vários outros artigos em anais de conferências e deu centenas de palestras em reuniões científicas. No INPE, ele é o Diretor depois de ter sido o Gerente Geral do Programa Embrace (o Programa de Estudos Brasileiros e Monitorização do Clima Espacial) entre 2012 e 2018, o Coordenador Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas entre 2018 e 2020, e o Coordenador Geral de Infraestruturas e Aplicações Pesquisa ao longo de 2020. Além disso, atua como representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, na Comissão de Proteção da Amazônia Legal, vinculada à Vice-Presidência da República Federativa do Brasil.

Jeferson Cheriegate

Parque de Inovação Tecnológica (PIT)

Executivo Sênior com mais de 20 anos de experiência profissional desenvolvida nas indústrias de Bens de Consumo, Serviços e Governo, em companhias de diferentes portes e foco de atuação. Considero a Unilever a minha “grande escola”, onde trabalhei por 13 anos ocupando cargos de liderança e gestão. Durante a minha carreira, tive a oportunidade de elaborar e implementar diferentes estratégias e planos de negócios, formei times de alta performance, liderei start-ups, participei ativamente de processos de M&As, além de ter conduzido processos de integração e impactado positivamente os resultados das organizações que venho representando. Minha experiência internacional contempla ter residido na Argentina e Reino Unido e atuado com diversos países da América Latina, África do Sul e Índia. Forte expertise em gestão de pessoas, gestão de clientes (vendas e trade marketing), marketing digital, curiosidade intelectual e senso de propriedade me suportaram na condução de projetos go to market, implementando novas estratégias de negócios e provendo liderança estratégica precisa. Minha carreira é marcada por relevantes competências comportamentais que evidenciam o meu histórico profissional de sucesso: pensamento estratégico, capacidade analítica, visão do futuro, empatia, relacionamento interpessoal, orientação para resultados e comunicação. Possuo uma rara combinação de ter paixão e atuar com muita desenvoltura tanto com os aspectos relacionados ao negócio quanto com os relacionados com pessoas. Bacharelado em Engenharia de Materiais pela UFRJ, diploma em Administração de Empresas (Kensington College of Business) e MBA Executivo (FDC) associados a Inglês e Espanhol fluentes complementam meu perfil.

Heber Lopes

ProNext - Soluções Inteligentes

Engenheiro de sistemas, apaixonado por tecnologia, com atuação desde 1998 na área de Tecnologia da Informação e responsável pela arquitetura de soluções em diversos projetos em empresas como: Embraer, Vale, Marinha, Odebrecht, Tenaris, Safran entre outras. Sólida experiência em Soluções de Produtividade e Gerenciamento de Projetos, realizando eventos, escrevendo artigos e treinamentos com objetivo de disseminar conhecimento na área. Presidente do MTAC (More Technology Availability for the Community), Instrutor Oficial do LinkedIn, e Membro do Conselho Consultivo do MVPConf Latam.

Claudia Medeiros

Instituto Nacional de Pesquisas (INPE)

Possui graduação em Licenciatura Plena em Física pela Faculdade de Ciências Aplicadas de São José dos Campos (2006), mestrado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011) e doutorado em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2020). Durante o doutorado sanduíche no GSFC/NASA foi bolsista pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A sua investigação de mestrado enfatizou relâmpagos nuvem solo negativos seguidos por corrente continuada. A sua investigação de doutoramento enfatizou o estudo da magnetosfera da Terra e dos Cinturões de Radiação Van Allen, centrando-se nas ondas EMIC e na distribuição do pitch angle utilizando abordagens de aprendizagem mecânica. Atualmente é controlador de satélite do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e possui um canal de divulgação científica na área de Física Espacial chamado Mais Que Raios. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geofísica Espacial, atuando principalmente nos seguintes temas: Cinturões de Radiação, Ondas EMIC(Ondas Eletromagnéticas Ion Ciclotrônicas), Magnetosfera Terrestre, Relâmpagos e abordagens de Redes Neurais na área de Geociências. Escreve para o editorial do jornal OVALE edição online. Certificada pela escola Internacional do Espaço(ISU) no programa de estudos espaciais SSP23. Participante da equipe vencedora do pitch de negócios do departamento MGB e Integrante do projeto Space Situational Awareness and on-orbit collision avoidance da edição SSP23.

Alessandra Abe Pacini

National Oceanic and Atmospheric Administration (NOAA)

Licenciada e bacharel em Física pela Universidade Mackenzie (SP), mestre e doutora em Geofísica Espacial pelo INPE (SJC) e possui um segundo título de doutora em Ciências Físicas pela Universidade de Oulu, na Finlândia. Suas pesquisas envolvem Heliofísica, Física Solar e do Clima Espacial. Entre 2006 e 2016, foi professora de institutos federais, estaduais e particulares de ensino médio, superior e pós-graduação dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, orientando trabalhos acadêmicos e científicos de diversos alunos e alunas de todos os níveis. Ale Pacini mora nos Estados Unidos desde 2016, trabalhando em institutos de pesquisa e observatórios americanos como Applied Physics Lab, NASA/Goddard, Observatório de Arecibo, NWRA e University of Colorado - CIRES. Atualmente ela é cientista e gerente do portfólio de dados heliosféricos ("Heliophysics Data Steward") do grupo de Clima Espacial da NOAA - NCEI, no Estado do Colorado (EUA). Ela também é a escritora da coleção de livros Girls InSpace, sobre ciências espaciais para crianças e lidera projetos de educação e divulgação científica associados. Ale divulga vídeos esporádicos em seu canal do YouTube (O que Diz a Física - Ale Pacini) e é uma voz ativa na luta pela igualdade de gênero nas ciências. Em 2020, foi nomeada pelo escritório da ONU para assuntos espaciais (UNOOSA) representante do primeiro grupo que compõe a rede de mentores e apoiadores do projeto "Space4Women" e permanece como mentora da rede desde então. Participa do Comitê de Educação e Divulgação Científica da Divisão de Física Solar da Sociedade Americana de Astronomia (AAS/SPD), da Comissão Especial para Igualdade de Gênero da Sociedade Brasileira de Geofísica Espacial (SBGEA) e da Comissão de Física de Plasmas da Sociedade Brasileira de Física (SBF).

Priscila Correia Fernandes

Instituto Tecnologico de Aeronautica (ITA)

Bióloga, doutora em biologia funcional e molecular. Coordenadora do Laboratório de Bioengenharia e coordenadora do Programa de Formação Complementar (minor) em Bioengenharia do ITA. Atua como docente do programa de Ciências e Tecnologias Espaciais, CTE e em disciplinas de graduação. Seus interesses de pesquisa e inovação são o comportamento de microrganismos em ambiente espacial, (radiação cósmica, microgravidade, atmosfera O2/CO2) com foco principal em saúde e meio ambiente. Também participa de pesquisas em equipamentos médicos e tecnologias assistivas. Tem interesse em pesquisas em educação, principalmente no ensino de ciências da vida para engenharias e carreiras tecnológicas. Faz parte do grupo de trabalho Mulheres na Engenharia da ABENGE (Associação Brasileira de Ensino de Engenharia) e desenvolvo projetos de extensão nesse tema.

Felipe Mazzer de Camargo

Altair - Discover Continuously. Advance Infinitely - Only Forward

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela College of New Jersey (2015), graduação em Engenharia Mecânica pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (2017) e especialização em Engenharia automotiva e mobilidade pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (2019). Além de Representante da ALTAIR, é Key Account, Gerente de Projetos e também trabalha com Análise de Dados.

Ignazio Dimino

CIRA - Italian Aerospace Research Centre

Dr Ignazio Dimino nasceu em Sciacca (AG) em 24 de maio de 1980. Graduou-se com louvor em Engenharia Aeronáutica pela Universidade de Palermo, Itália, em 2004. Obteve seu doutorado. em Aeronáutica pelo Imperial College of London em 2012, sob orientação do prof. Ferri Aliabadi. Ele também foi pesquisador visitante no Centro de Acústica e Vibração da Penn State University, State College, (Pensilvânia) EUA em 2008. Recebeu a Habilitação Científica Nacional para o cargo de Professor Associado na área de estruturas e design aeroespacial (ING-IND /04) em 2019. Sua formação técnica inclui estruturas adaptativas, morphing de asas, atuação inteligente e controle ativo de ruído e vibração, desde o projeto conceitual e protótipos iniciais até a fabricação final e testes. Em 2020, atuou como mentor no programa de estágio de sete semanas realizado no Instituto de Pesquisa Sandia National Labs NOMAD (Nonlinear Mechanics and Dynamics), Universidade do Novo México, Albuquerque, NM, EUA. Atualmente, é Chefe do Departamento de Tecnologias de Estruturas Adaptativas da Divisão de Estruturas Adaptativas do Centro Italiano de Pesquisa Aeroespacial (CIRA) e Gerente de Projetos na área de Estruturas Inteligentes. Ele também é o Ponto de Contato (POC) no âmbito de um acordo de colaboração entre o CIRA e o CAE (Estabelecimento Aeronáutico Chinês) para compartilhar o conhecimento sobre tecnologias de estruturas inteligentes.

Mais informações: https://orcid.org/0000-0002-1360-559X

Roberto Luiz Galski

INPE

Possui graduação em Engenharia Mecânica pela Fundação Universidade Federal do Rio Grande (1990), mestrado em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2001), doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2006) e Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Estratégica da Ciência e Tecnologia em IPPs, pela Fundação Getúlio Vargas (2010). Atualmente é Tecnologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Dinâmica de Vôo, atuando principalmente nos seguintes temas: Otimização, Projeto, Computação Aplicada, Operação de satélites.

Alexandre Macedo de Oliveira

Agência Espacial Brasileira (AEB)

Alexandre Oliveira é Graduado em Engenharia Mecatrônica pela Universidade de Brasília (2010), Mestre em Engenharia e Tecnologia Espaciais pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, na sub-área Mecânica Espacial e Controle (2014).  É aluno de doutorado do curso de Ciências e Tecnologias Espaciais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA. Foi bolsista de pesquisa no projeto SIA (Sistemas Inerciais Avançados para Aplicação Espacial) e engenheiro na AVIBRAS Indústria Aeroespacial, participando no desenvolvimento de diversos produtos da empresa e operações de lançamento. Em 2016, foi aprovado no concurso para tecnologista da Agência Espacial Brasileira, sempre exercendo funções associadas às atividades do INPE e DCTA. Atualmente, é o Coordenador da Unidade Regional da Agência Espacial Brasileira em São José dos Campos.

Juliana Machado da Mota

ALLTEC

Possui graduação em Engenharia Química pela Escola de Engenharia de Lorena - USP. Tem experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Materiais Cerâmicos, Materiais Poliméricos e Compósitos. Mestrado na área de Engenharia Mecânica no setor de Física e Química de Materiais Aeroespaciais no Instituto Tecnológico de Aeronáutica - ITA e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV. Atualmente atua na área de Engenharia de Desenvolvimento da empresa ALLTEC.

Mariana Barbosa

Visiona - Tecnologia Espacial S.A.

Doutora com a Tese em soluções de fusão de sensores para pequenos satélites; Estimativa de atitude; Filtragem de Kalman; pela Utah State University (Estados Unidos) em 2013. M.Sc em Automação e Controle Aeroespacial em Ceské vysoké ucení technické v Praze (CVUT) - República Tcheca (2012-2013). Mestrado em Engenharia (M.Eng.), Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Astronáutica/Espaço em 2012 pela Luleå University of Technology (Suiça). Mestrado em Engenharia (M.Eng.), Engenharia Aeroespacial, Aeronáutica e Astronáutica/Espaço (2011-2012) pela Julius-Maximilians-Universität Würzburg (Alemanha). Bacharel em Engenharia (B.E.), Mecatrônica, Robótica e Engenharia de Automação (2003-2007) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


 

Gustavo Homann Hrycyna

Embraer

Atualmente atua como Engenheiro de Desenvolvimento de Produto na área de Desenvolvimento Tecnológico da empresa EMBRAER S.A., atuando em diferentes temas. Formado em Engenharia de Materiais na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Já realizou atividades de iniciação científica na área de reaproveitamento de resíduos sólidos e porcelanas, participando dos programas PIBIC (2011-2012) e PIBITI(2010-2011. No ano de 2011, foi integrante da Engenharia de Materiais Júnior (EMa-Jr), empresa júnior do curso de Engenharia de Materiais da UEPG, atuando como trainee na diretoria de Projetos. Foi bolsista do programa Ciência sem Fronteiras, onde realizou estudos na Universität Bremen e atividades de pesquisa no Instituto Fraunhofer IFAM - (Institut für Fertigungstechnik und Angewandte Materialforschung), ambos em Bremen, Alemanha. No Instituto Fraunhofer IFAM, teve a oportunidade de trabalhar com a deposição de filmes finos e revestimentos através de tecnologia de plasma, trabalhando com processos de radio frequency sputtering, polimerização a plasma e funcionalização de superfícies.

Ana Maria Ambrosio

INPE

Possui graduação em Bacharelado Em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (1984), mestrado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1988) e doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2005). Atualmente é pesquisador colaborador do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, com ênfase em Simulação de satélites, atuando principalmente em modelagem no desenvolvimento do simulador da missão espacial CBERS. Area de pesquisa com foco em verificação e validação sistemas espaciais, teste baseado em modelos. Autora da metodologia COFI, a qual, como spin off, foi adaptada a indústria automobilística .

Marcelo Lopes de Oliveira e Souza

INPE

Possui graduação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica(1976), graduação em Bacharelado em Teologia pela FACULDADE CATÓLICA DE S. JOSÉ DOS CAMPOS(2017), mestrado em Ciencia Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais(1980) e doutoradopela Massachusetts Institute of Technology(1985). Atualmente é PESQUISADOR TITULAR do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial. Atuando principalmente nos seguintes temas:Attitude Control, Controle de Atitude.

Mario Celso Padovan de Almeida

INPE

Bacharel em física pelo Instituto de Física da Universidade de São Paulo (1979). Mestre em Ciências em Engenharia e Gerenciamento de Sistemas Espaciais, com ênfase em Engenharia de Requisitos, pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2011). Experiência em gerenciamento de desenvolvimentos de sistemas espaciais, dispositivos sensores e atuadores, e instrumentação para pesquisas em radioastronomia, astronomia óptica, física nuclear, lasers, vácuo e criogenia.

Fabiola de Oliveira

INPE

Jornalista formada pela Universidade Federal Fluminense (UFF, 1978), mestre (1991) e doutora em jornalismo científico (1998) pela ECA/USP. Especialização em atividades espaciais pela International Space University (ISU/MIT, 1988), e em gestão universitária pelo Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras (CRUB, 2004). Foi Assessora de comunicação, escritora e editora de divulgação científica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, 1982-1998), em São José dos Campos, SP. Atualmente se dedico à produção de textos e livros sobre ciência, tecnologia e temas correlatos. Autora de diversos livros e artigos sobre jornalismo e divulgação científica em publicações nacionais e estrangeiras, incluindo o "O Brasil chega ao espaço: SCD 1 satélite de coleta de dados".