A Semana Acadêmica de História da UDESC é organizada por estudantes de História da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o apoio da universidade, principalmente através da colaboração do Departamento de História, e pelo financiamento do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG). O evento ocorre anualmente no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) em Florianópolis (SC), programado este ano para os dias 30 de setembro a 03 de outubro de 2025
Na sua 15ª edição, a Semana Acadêmica de História consolidou-se como um relevante espaço de aprendizado e manifestação para os estudantes de História da UDESC e para toda a comunidade acadêmica. Ao longo de sua trajetória, o evento já reuniu centenas de apresentações em simpósios temáticos, ofertou dezenas de minicursos e contou com a participação de nomes de destaque na área, como John Monteiro, Durval Muniz, Kabengele Munanga, Maria Inês Mudrovcic, Benito Bisso Schmidt, Paulo Cesar de Araújo, Bruno Leal e Maria.
O tema deste ano, Futuros Históricos: Entre possibilidades e figurações, articula-se diretamente com as discussões mais contemporâneas sobre o tempo e a historicidade. Se a História foi, por muito tempo, concebida como uma ciência dedicada ao estudo do passado, alguns estudiosos têm proposto que, para além do tempo presente, o futuro também possui historicidades complexas que precisam ser consideradas para compreender as relações que os sujeitos estabelecem com o tempo em sua experiência. Projeções, imaginações, profecias, prognósticos, ideais, utopias, distopias, projetos e disputas em torno de futuros (im)possíveis se apresentam, assim, como objeto da História. Discutir essas dimensões da experiência humana é o objetivo do evento.