15° Semana Acadêmica de História da UDESC

Futuros Históricos: entre possibilidades e figurações

Faça sua inscrição
De 30 setembro a 3 de outubro Todos os dias das 13h00 às 21h00

Sobre o Evento

A Semana Acadêmica de História da UDESC é organizada por estudantes de História da Universidade do Estado de Santa Catarina, com o apoio da universidade, principalmente através da colaboração do Departamento de História, e pelo financiamento do Programa de Apoio ao Ensino de Graduação (PRAPEG). O evento ocorre anualmente no Centro de Ciências Humanas e da Educação (FAED) em Florianópolis (SC), programado este ano para os dias 30 de setembro a 03 de outubro de 2025

Na sua 15ª edição, a Semana Acadêmica de História consolidou-se como um relevante espaço de aprendizado e manifestação para os estudantes de História da UDESC e para toda a comunidade acadêmica. Ao longo de sua trajetória, o evento já reuniu centenas de apresentações em simpósios temáticos, ofertou dezenas de minicursos e contou com a participação de nomes de destaque na área, como John Monteiro, Durval Muniz, Kabengele Munanga, Maria Inês Mudrovcic, Benito Bisso Schmidt, Paulo Cesar de Araújo, Bruno Leal e Maria.

O tema deste ano, Futuros Históricos: Entre possibilidades e figurações, articula-se diretamente com as discussões mais contemporâneas sobre o tempo e a historicidade. Se a História foi, por muito tempo, concebida como uma ciência dedicada ao estudo do passado, alguns estudiosos têm proposto que, para além do tempo presente, o futuro também possui historicidades complexas que precisam ser consideradas para compreender as relações que os sujeitos estabelecem com o tempo em sua experiência. Projeções, imaginações, profecias, prognósticos, ideais, utopias, distopias, projetos e disputas em torno de futuros (im)possíveis se apresentam, assim, como objeto da História. Discutir essas dimensões da experiência humana é o objetivo do evento.


Confira a Programação do evento - Clique Aqui


Palestrantes

  • Murilo Sebe Bon Meihyn
  • Samira Adel Osman
  • Mauro Franco Neto
  • Rodrigo Bragio Bonaldo
  • Thayara Cristine Silva de Lima
  • Ana Paula Medeiros Teixeira dos Santos

Programação

19h00 Futuros possíveis na Diáspora: identidades árabes e muçulmanas em construção Abertura
Local: Auditório Tito Sena

Dr. Murilo Sebe Bon Meihy. Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2004), mestrado em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2007), mestrado em Estudos Árabes e Islâmicos pela Universidad Autónoma de Madrid (2012), doutorado em Estudos Árabes pela Universidade de São Paulo (2013), e Pós-doutorado pela American University of Beirut (2018). Atualmente é Professor Adjunto de História Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e pesquisador-bolsista do Programa Jovem Cientista do Nosso Estado - FAPERJ. Tem experiência na área de História, com ênfase em História Moderna e Contemporânea, atuando principalmente nos seguintes temas: Oriente Médio, Islã, Epistemologia islâmica, África, Orientalismo, Pós-colonialismo, Vocabulário político árabe, e árabes no Brasil.

Dra. Samira Adel Osman. Professora Associada de História da Ásia do curso de História da UNIFESP e do Programa de Pós-Graduação em História da UNIFESP. Possui graduação e licenciatura em História pela Universidade de São Paulo (1990), mestrado em História Social pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (2007). Tem experiência na área de História, com ênfase em História Oral, atuando principalmente nos seguintes temas: História do Mundo Árabe, do Oriente Médio, do Islamismo e suas Diásporas no Brasil.

18h30 Utopias e distopias na história: entre sonhos e catástrofes Mesa-redonda
Local: Auditório Tito Sena

Dr. Mauro Franco Neto. Professor da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Doutor (2020) em História pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), mestre (2015) em História Social da Cultura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), licenciado e bacharel (2013) em História também pela UFOP.

Dr. Rodrigo Bonaldo. Professor Adjunto de Teoria e Filosofia da História na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Rodrigo Bonaldo possui doutorado em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2014, UFRGS), com período de estágio na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS), em Paris. Formou-se também pela UFRGS no mestrado (2010) e na graduação (2005). Atualmente, atua como membro permanente e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em História Global da UFSC, concentrando-se na Linha de Pesquisa "Conexões Globais: Teoria, Arte e Narrativas".

18h30 Afrofuturismo: educação, arte e história Encerramento
Local: Auditório Tito Sena

Dra. Thayara Cristine Silva de Lima. Possui graduação em História, mestrado e doutorado em Educação, todos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. O doutorado, com período sanduíche na New York University/NYU (CAPES/PRINT). Atua como professora substituta de Didática e Prática de Ensino de História na Faculdade de Educação da UFRJ e como professora de História na Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro.

Ma. Ana Paula Medeiros Teixera dos Santos. Doutoranda em Design pela Universidade do Estado de Minas Gerais e Mestre em Tecnologia e Sociedade pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (PPGTE- UTFPR). Graduada em História pela Universidade Estadual de Maringá e Tecnologia em Design de Produto pela Universidade Cruzeiro do Sul. Futurista, pesquisadora das relações entre design, inovação, futurismos e decolonialidade, especialmente Afrofuturismo e futurismo indígena brasileiro.

13h30 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
13h30 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
18h30 Simpósios Temáticos Simpósio Temático
13h30 O ofício do historiador frente à história das prisões e práticas de confinamento Oficina
Local: A definir

Iasmim Eger Sasso é Graduada em história pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), e mestranda pela mesma universidade no Programa de Pós Graduação em História (PPGH/UDESC) com bolsa na modalidade PROMOP. Faço parte do projeto "Arquivos Marginais" e membro do Laboratório de História Pública e Patrimônio Cultural (LabHPac/UDESC).

Fabiana Powarczuk Silva. Historiadora formada pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História da mesma universidade (PPGH/UDESC) com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Integra o projeto Arquivos Marginais, vinculado ao Laboratório de História Pública e Patrimônio Cultural (LabHPac/UDESC). Atua como professora de História no Cursinho do Zinga, um pré-vestibular popular localizado no norte da Ilha de Florianópolis.

Ementa: A oficina se insere nas possibilidades de pesquisa historiográfica no campo de estudos das prisões e das práticas de isolamento. Tem como objetivo discutir o uso de dossiês prisionais como fontes para a pesquisa histórica, situando-os em seus contextos institucionais e refletindo sobre as abordagens éticas e metodológicas envolvidas. Para tanto, serão abordadas a categoria de “patrimônios difíceis” e o conceito de “arquivos marginais”, além do contexto de surgimento da Penitenciária da Pedra Grande (Florianópolis, década de 1930) e seus diálogos com a criminologia positivista no Brasil. A oficina inclui atividades práticas de leitura e análise de dossiês prisionais, visando fomentar a prática historiadora com as fontes, identificando categorias de análise e possíveis recortes temáticos de pesquisa. Busca-se, por fim, promover a sensibilização e a desestigmatização dessas histórias e desses lugares, compreendendo que o debate sobre práticas de confinamento e punição é uma questão latente para a História do Tempo Presente.

13h30 Possibilidades das HQs na História do Tempo Presente: reflexões historiográficas entre pesquisa e ensino Oficina
Local: A definir

Me. Bruno Ulanoski, doutorando e Mestre (2023-2025) em História pelo curso de Pós-Graduação da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Bolsista no Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-graduação PROMOP, atuando na disciplina de Brasil I. Está inserido na Linha de Pesquisa de Linguagens e Identificações. Desenvolve pesquisa sobre a relação das Histórias em Quadrinhos com a História por meio das obras do historiador e quadrinista Marcelo D'Salete.

Me. Gustavo Machado, doutorando em História, pelo PPGH-UDESC, com pesquisa financiada pela PROMOP - Programa de Bolsas de Monitoria de Pós-Graduação. Mestre em História, com área de concentração em História do Tempo Presente, pelo Programa de Pós-Graduação em História (PPGH) da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ementa: O minicurso propõe uma reflexão historiográfica sobre as potencialidades das Histórias em Quadrinhos (HQs) como uma linguagem de análise, produção e ensino do saber histórico no Tempo Presente. Ainda não há consenso a respeito da conceitualização e definição dos Quadrinhos/Gibis/Cartuns/Charges - questão essa que ultrapassa sua materialidade, havendo discussões acerca das produções no formato digital como as HQtrônicas -, tanto nas áreas da Comunicação e das Artes quanto na História; tópicos como estes serão abordados dentro das discussões ofertadas no minicurso. Além disso, inseridos na perspectiva da História do Tempo Presente - que tem entre suas singularidades a interdisciplinaridade, a importância da memória e a subjetividades -, este minicurso abrange explorar as possibilidades de uso das HQs enquanto fontes, agentes e representação que possam se aplicadas na Pesquisa e no Ensino. Abrimos espaço para a reflexão da trajetória epistêmica dos quadrinhos dentro do ambiente acadêmico, problematizando a busca pela legitimação ao longo do século XX até seu uso na atualidade - com historiadores confeccionando histórias e/ou transformando suas produções através de uma possibilidade da História Pública. Em síntese, as preposições do minicurso reforçam a potência deste meio de comunicação dentro da academia através da pesquisa e do ensino, sendo aplicado a objetos concretos pesquisa.

13h30 Dá-me um grrr! Um quê? Um grande uso das redes sociais pela direita: Memes e Extremismo Político no Tempo Presente Minicurso
Local: A definir

Ma.Letícia Costa Silva é licenciada, mestra e doutoranda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). Suas pesquisas se dedicam à análise dos extremismos políticos de direita no tempo presente, com ênfase no bolsonarismo e no masculinismo online.

Ementa: Memes: definição, características, e histórico do campo de estudo. Uso pelo marketing: campanhas publicitárias, comunicação social, e uso político. Apropriação: bolsonarismo, fashwave, e masculinismo. O futuro já começou: inteligência artificial generativa, deepfake, e o que esperar da campanha eleitoral de 2026.

13h30 Fontes para o estudo da História das Infâncias: possibilidades, desafios e ética Minicurso
Local: A definir

Prof. Dra. Silvia Maria Fávero Arend é Graduada em História pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre e Doutora em História pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É professora do curso de Graduação em História e dos Programas de Pós-graduação em História e do Mestrado Profissional em História, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É coordenadora do Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF) e membro do Instituto de Estudos de Gênero (IEG/UFSC). É Bolsista Produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq-MCTI-Brasil). Realizou estágio pós-doutoral na Fondation Nationale des Sciences Politiques (Sciences Po - Paris - 2012) e na Universidade Nova de Lisboa (Lisboa - 2018).

Vanessa Marques é mestranda em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES, na linha de pesquisa Culturas Políticas e Sociabilidades, vinculada ao Laboratório de Relações de Gênero e Família (LABGEF). Licenciada em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Ementa: O minicurso tem por objetivo refletir em termos metodológicos e teóricos em torno de três eixos principais de fontes utilizadas atualmente nas investigações na área da História das Infâncias e Juventudes. São eles: acervos jurídicos, cartas e diários produzidos por crianças e fontes imagéticas, com destaque para desenhos infantis. Buscar-se-á problematizar as referidas fontes a partir da perspectiva epistêmica crítica do adultocentrismo, discutindo como essa visão influencia a interpretação dos vestígios históricos relativos às infâncias e juventudes. Como parte da proposta, será realizada no segundo momento uma oficina de análise das fontes

14h30 Distopias contemporâneas e a crítica da História: gênero, tempo e resistência Minicurso
Local: A definir

Ma. Danielle Santos Dornelles é Mestra em História (2023) pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na linha de pesquisa História da historiografia, arte, memória e patrimônio (PPGH/UFSC). Possui graduação (Bacharela e Licenciada) pela mesma instituição (2017). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica no Laboratório de Estudos de Gênero e História da UFSC (2014-2016) e integrou o Laboratório de História Pública da UFSC (2020-2021).

Este minicurso propõe refletir sobre distopias literárias a partir dos debates da Teoria da História. Tendo como eixo central o livro The Handmaid's Tale (1985), de Margaret Atwood, a proposta envolve também a análise de outras distopias que tensionam narrativas históricas, mobilizando diferentes temporalidades e discursos de poder e exclusão. A partir de estudos sobre utopia, distopia e temporalidade, serão discutidas as possibilidades de resistência e reescrita da história na ficção, evidenciando como as narrativas distópicas literárias permitem refletir criticamente sobre os usos do passado e os sentidos históricos atribuídos ao presente.

Carregando área de inscrição

Local

Centro de Ciências Humanas e da Educação - FAED, Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC, 88034-257, Servidão Caminho do Porto, n° 1, Itacorubi, Florianópolis, Santa Catarina
Ver no mapa

Organizador

15° Semana Acadêmica de História

E-Mail: semanacadhistoria@gmail.com

Prof. Dr. Walderez Ramalho
Ma. Ana Carolina Machado
Me. Nelson Barros da Silva Junior
Thayssa
Vitor
Ana
Bruna
Julia
Malu
Sariane