Aprendizagem de Máquina Aplicada a Jogos Impulsionando o Desenvolvimento de Tecnologias Disruptivas
A Inteligência Artificial (IA) tem trazido diversos benefícios para o dia a dia das pessoas em diversos setores da sociedade, como, por exemplo, negócios e entretenimento.
Uma das áreas da IA responsável por estes benefícios é a chamada Aprendizagem de Máquina (AM), em que são investigadas técnicas que permitam a construção de sistemas computacionais que consigam, automaticamente, melhorar a sua atuação para resolver determinados problemas por meio da experiência. De fato, desenvolver estas técnicas é um desafio que é fonte de motivação para os pesquisadores da área.
Um ramo da matemática aplicada que representa um cenário muito rico para a exploração das técnicas de AM é o da Teoria dos Jogos, pois são estudadas situações e estratégias em que os jogadores devem escolher diferentes ações no intuito de maximizarem o seu desempenho e, inclusive, lidar com obstáculos representados por oponentes que tentam minimizar o efeito das ações efetuadas.
Neste sentido, os jogos representam um excelente laboratório de estudo para a aplicação de AM, onde os resultados obtidos podem ser estendidos para outros campos do mundo real resultando no desenvolvimento de tecnologias disruptivas.
Link: https://www.youtube.com/watch?v=WthF2DQnAPs