Isabel Cristina Vieira Coimbra Diniz

UFMG

Doutora em Estudos Linguísticos na Pós-Lin/Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gearis – FALE/UFMG (2014). Doutorado Sanduiche (Bolsista CAPES) na Paris IV - Sorbonne/França com a pesquisa " Le Sacre du Printemps en danse et la semiotique visuelle comme moyen d'accès" (2013). Mestre em Educação Física na linha pedagogia da dança pela UFMG (1998). Pós-graduada em Educação Física Escolar pela PUC-MINAS (1995) e Lazer pela UFMG (1995). Graduada em Educação Física pela UFMG (1986). Formada em Dança/Balé Clássico pela Fundação Clóvis Salgado: Palácio das Artes/BH e pelo Studio Joaquim Ribeiro do Carmo/BH (1982). É docente na UFMG desde 2000 atuando como professora adjunta na área de dança da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Terapia Ocupacional-EEFFTO/UFMG. É docente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF) no Polo UFMG. Coordenadora do Programa de Dança Experimental da EEFFTO/UFMG e de seus projetos. É líder do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança (COODA) certificado pelo CNPQ. Co-lider do Grupo de Pesquisa Corpo, Movimento e Tecnologia (COMTEC). Pesquisadora nos Grupo Edudança, Grupo Texto Livre e GESMIG. Artista-docente-pesquisadora. É bailarina profissional, coreógrafa e produtora de arte desde 1982 com trabalhos no Brasil e no Exterior. Possui livros publicados desde 2003 nas áreas:  Arte, Dança, Dança e Cultura Cristã, Cibercultura, Linguagem e Tecnologia, Semiótica Francesa, Educação Física e Educação, Física Escolar. http://lattes.cnpq.br/8193448308248291

Lina Donnard

Connexion Internationale de Montréal CA

Lina Donnard é empreendedora, reside no Canadá desde 2009 e possui mais de 15 anos de experiência profissional em mais de 20 países. É mestre em Estudos Internacionais pela Université de Montréal, diplomada pela Escola dos Empreendedores do Quebec e fez formações em coaching profissional e de vida nos Estados Unidos e no Canadá. É Vice-Presidente da organização canadense Connexion Internationale de Montréal e consultora em negócios internacionais na ponte Canadá – Brasil. Além disso, é estrategista de carreira e consultora em educação para estudantes e profissionais que têm o objetivo de estudar e trabalhar no exterior. Orientou, diretamente, mais de 1000 profissionais de mais de 15 diferentes nacionalidades. Palestrante e professora poliglota, aborda temáticas relacionadas a como construir uma carreira internacional. linadonnard.com / #vemserfeliznocanadá

Danièle Desnoyers

Université du Québec à Montréal (UQAM) CA

Uma figura importante na dança do Quebec, Danièle Desnoyers fundou Le Carré des Lombes em 1989, uma companhia na qual ela criou mais de vinte obras que foram apresentadas no Canadá, Estados Unidos, Europa e Ásia. Seu repertório (Discordantia, Concerto grosso pour corps et surface métallique, Duos pour corps et instruments, Là où je vis, Dévorer le ciel, Paradoxe Mélodie, Unfold | 7 perspectivas, entre outros) testemunha uma visão baseada nas ressonâncias interdisciplinares entre o movimento , a pluralidade da música e das artes visuais. Como coreógrafa, Danièle também criou uma dezena de obras para empresas canadenses e estrangeiras. Com Le Carré des Lombes, foi acolhida em residências em inúmeras ocasiões, tanto no Quebec como no exterior, além de receber o apoio de vários coprodutores. Artista e educadora, atualmente é diretora do Departamento de Dança da Université du Québec à Montréal (UQAM), onde fez recebeu grande parte de sua formação acadêmica e profissional. Danièle Desnoyers se interessa pelo desenvolvimento de identidades artísticas singulares e incentiva uma visão ampliada da dança. Suas inúmeras colaborações com designers de várias disciplinas artísticas alimentam sua visão e marcam seu interesse por novas práticas coreográficas. Ela presta especial atenção à contribuição dos performers no desenvolvimento da dramaturgia de uma obra e incentiva o diálogo em qualquer equipe criativa. www.lecarredeslombes.com/fr/ / https://danse.uqam.ca/

Michelle Sales

UFRJ

Pesquisadora, professora e curadora independente. Professora Associada da Escola de Belas Artes da UFRJ (2010 -), Coordenadora da rede de pesquisa Cinemas Pós Coloniais e Periféricos,no Brasil e em Portugal, e do projeto "As práticas artísticas contemporâneas e o pensamento pós-colonial e decolonial". Pós - doutora em Estudos Contemporâneos pela Universidade de Coimbra (2018-2020), Investigadora Integrada do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX da Universidade de Coimbra, coordenou o projeto de investigação À Margem do Cinema Português (2020), financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian. Ex-Bolseira  da Fundação Calouste Gulbekian, programa Investigadores Estrangeiros (2013-4). Já deu aulas na Universidade de Coimbra e na Universidade de Cabo Verde, e no Brasil, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na  Universidade do Estado do Rio de Janeiro, na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Cândido Mendes. Colaboradora do Centro de Estudos em Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (2020) e integrante do grupo TRAMA da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2020). Como curadora, entre outras exposições: Daqui para Frente: Arte Contemporânea em Angola (Caixa Cultural, Rio de Janeiro, 2017; Caixa Cultural, Brasília, 2018). Atua nas áreas: estudos pós-coloniais,decoloniais e anti-coloniais, feminismo interseccional, relações étnico-raciais e gênero. http://lattes.cnpq.br/0463597348066713 Ciência Vitae ID ED18- A59E-E6E4 https://orcid.org/0000-0003-1589-4003

Paulo José Baeta Pereira

UFMG

Doutor e Pós-Doutor no Instituto de Artes da UNICAMP, Psicólogo pela Universidade de Zurique, Analista Junguiano formado pelo Instituto C. G. Jung de Zurique, e membro do Instituto de Psicologia Analítica de Campinas – IPAC/AJB/IAAP. É atualmente Professor Associado em Licenciatura em Dança na Escola de Belas Artes da UFMG. Seus projetos de ensino, de extensão e de pesquisa se atuam na Improvisação e no Processo Simbólico em Dança e Educação, e sobretudo no Desenvolvimento da Metodologia Didática em Dança de Rolf Gelewski. Foi bailarino do Grupo de Dança Contemporânea da UFBA, sob a direção de Rolf Gelewski. Foi membro fundador da Casa Sri Aurobindo, onde trabalhou como assistente de Rolf Gelewski por vários anos. Morou 13 anos em AUROVILLE – India como membro residente e foi o organizador do AUROVILLE DANCE GROUP, onde atuou como treinador, bailarino e coreógrafo. Estudo de dança moderna da Técnica de Jose Limon no Instituto Limon em New York e na Califórnia. Treinamento no Método Iyengar Yoga em Auroville e no Instituto RIM – Iyengar em Puna (Índia). É atualmente a pessoa de contato do Auroville Internacional Center – AVI. Currículo Lattes: 2696266493475618           (Lattes iD – http://lattes.cnpq.br/2696266493475618) ORCID: http://orcid.org/0000-0002-9236-3903  

João Carlos Machado (Chico Machado)

UFRGS

João Carlos Machado (Chico Machado) é artista plástico, performer e professor efetivo do Departamento de Arte Dramática do Instituto de Artes da UFRGS. Fez bacharelado em Pintura e em Desenho, Especialização em Teatro Contemporâneo, Mestrado e Doutorado em Poéticas Visuais no Instituto de Artes da Universidade Federa l do Rio Grande do Sul.  É coordenador do Grupo Insubordinado de Pesquisa (GRIPE) e tem realizado pesquisas junto à universidade e ao CNPq desde 2005. Com trajetória artística iniciada em meados da década de 1980, atua nas áreas das artes visuais, da performance, do teatro e da arte sonora e trabalhou com HQ, bandas de música pop (como baixista e compositor), pintura, desenho, escultura, objetos cinéticos, objetos sonoros, cenografia, indumentária cênica, design gráfico, vídeo, arte sonora e performance. Foi co-gestor dos espaços alternativos de arte e investigação artística Casa Paralela (Pelotas/RS) e Lugar (Porto alegre/RS) e coordena o programa de extensão chamado Descurso, desde 2020. Realizou dezenas de exposições coletivas e individuais e participou de diversos espetáculos cênicos como cenógrafo, figurinista e também como performer. Recebeu diversas premiações regionais e nacionais na área de artes visuais e de teatro. Endereços eletrônicos para conferir parte da produção artística: No youtube: http://www.youtube.com/user/professorchico No wordpress: https://chicomachado.wordpress.com/ No vimeo: http://vimeo.com/user22247480

Evanize Kelli Siviero Romarco

UFV

Professora efetiva desde 2006 da Universidade Federal de Viçosa-MG. Pós-doutorado em Dança e Educação Especial (2018) pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora-MG.  Doutorado em Dança e Educação Somática pela Faculdade de Motricidade Humana - Universidade de Lisboa-PT (2014). Mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista -Rio Claro (2004).  Graduação em Dança- Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Estadual de Campinas (1998).  Tem experiência na área de Artes com ênfase em Artes Corporais, atuando principalmente nos seguintes temas: qualidade de vida, educação somática, dançaterapia, dança e educação, composição coreográfica, dança contemporânea, metodologia da pesquisa em dança e dança e educação especial. http://lattes.cnpq.br/2459361137615717

Diego Santos

Centro Cultural Bezalel

Natural de Lages (SC) e de família humilde atualmente reside em Itajaí. O artista traz em sua bagagem mais que um currículo artístico internacional, mas o que considera ter de melhor que é amor, muita fé em Deus e esperança! Suas obras traduzem sua conexão íntima com Deus e um forte desejo de ver e viver plenitude de vida em sua geração. Diego dedicou-se por 11 anos ao trabalho social junto a uma ONG blumenauense, onde teve a oportunidade de ensinar sua arte a comunidades carentes de Blumenau. Premiado pelo MAB (Museu de Arte de Blumenau) em 2013.  Já expôs seu trabalho por Jerusalém (Israel), Sintra (Portugal), Barcelona, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e por cidades de Santa Catarina. Morou em Israel e Portugal e atualmente vem despontando com seu trabalho em sua localidade atual no litoral catarinense. Seu ateliê está localizado na Rua Sete de Setembro no Centro de Itajaí onde recebe seus apreciadores e clientes com hora marcada. Conheça mais de suas obras através de seu Instagram: @bezalel.arte Contato com o artista: (47) 996358467.

Pablo Alonzo Herraiz

Real Academia de Bellas Artes de San Telmo

Doutor em História da Arte Contemporânea, Graduado em Bellas Artes. Artista visual, designer e professor – pesquisador, curador. Acadêmico correspondente no México da Real Academia de Bellas Artes de San Telmo na Espanha. Diretor e criador da Companhia de Dança contemporânea  hispano-mexicana Dance Thinking, diretor da produtora Papichulo produções de artes cênicas, design e artes visuais e audiovisual. Professor - Pesquisador Sênior em Tempo Integral da Universidad Autónoma de Ciudad Juárez, UACJ México, membro externo do Núcleo Académico do Mestrado em Educação e Expressão para as Artes MEEPA na Universidad de Guadalajara UDG, México. Membro do Sistema Nacional de Pesquisadores do México, do Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia de México CONACYT. Seu trabalho foi exibido nos Estados Unidos, México, Portugal, Cuba, Espanha, Itália, França, Suíça, Colômbia. Realizou Programas de design para o Eifman Ballet Theatre em São Petersburgo, Orquestra Mozarteum de Salzburgo, Gary Hoffman, Jorge Riechmann, o meio-soprano Vivica Genaux, Orquestra Filarmônica de Málaga, entre outras.Sua abordagem artistíca aborda fisiologia e psicologia experimental, o impacto da ciência no ser humano. Sua obra transita entre o real e o fictício, entre o aparente e o confiável.

Mariana Trota

UFRJ

Coreógrafa, bailarina e videomaker, Professora do Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDan/ UFRJ), Professora Associada do Departamento de Arte Corporal da UFRJ, coordenadora do Laboratório de Linguagens do Corpo (LALIC/UFRJ), projeto de pesquisa e criação em dança contemporânea e videodança com investigação do corpo político, autora do livro “O discurso da Dança: uma perspectiva semiótica (Editora CRV).  

Ronaldo Luiz Nagem

AMTEC/CEFET/MG

O professor Ronaldo Luiz Nagem (aposentado), líder do grupo de pesquisa AMTEC/CNPq/CEFETMG, apresenta os seguintes resultados obtidos pelo grupo: reconhecimento internacional (2010) como um dos líderes mundiais em pesquisa na temática pelo Dr. Michael Matthews. Editor, “Science & Education”; quatro simpósios internacionais; três na Espanha (Girona), um em Portugal (Braga); Participação em eventos internacionais e nacionais com artigos, oficinas e exposições; oferta de cursos e oficinas para educadores; formação de núcleo de estudos e de pesquisadores na temática em diversas áreas do conhecimento; formação de ambiente acadêmico favorável ao desenvolvimento de pesquisadores doutores de outras áreas para a área da temática do grupo. 

Olga Valeska

UEMG

Possui doutorado em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Pós-Doutorado em Comunicação e Semiótica pela Puc/SP (supervisão Helena Katz-2019). Atualmente é professora credenciada no Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagens do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais, na qualidade de Membro Fundador, onde atua como docente e pesquisadora. Coordena dois grupos de pesquisa certificados institucionalmente: "Discurso, Cultura e Poesia" e COMTEC (Corpo Movimento e Tecnologia). Além disso, participa como vice-lider do grupo Concepções Contemporâneas em Dança-CCODA, na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos de Linguagens, interessando-se principalmente por pesquisas envolvendo Semiótica e estudos de Poesia, Dança, Teatro e Poéticas do corpo e do movimento, com interface tecnológica.  

Siane Paula de Araújo

CEFET-MG

Pós-doutora em Educação Tecnológica pelo CEFET-MG. Graduação em Educação Física pela EEFFTO/UFMG (2005-2009). Bailarina profissional (Sated/MG). Membro fundador e ativo do Grupo de Pesquisa Concepções Contemporâneas em Dança da EEFFTO/UFMG. Doutora em Artes pela EBA/UFMG (2013-2017) com pesquisa sobre produção e avaliação de objetos de aprendizagem em Anatomia para o Movimento. Mestre em 'Estudos de Linguagens' (2010-2012) pelo Posling CEFET-MG onde também é coordenadora da linha de pesquisa "Semiótica, Corpo e Movimento" no Grupo de Pesquisa Núcleo de Experimentações Poéticas: Corpo, Movimento e Tecnologia (COMTEC/CEFET-MG). Além disso, é pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Analogias, Metáforas e Modelos na Tecnologia, na Educação e na Ciência (AMTEC) e membro da coordenação do seu grupo de estudos GEMATEC do Departamento de Educação do CEFET-MG. Colaboradora (lectora de los avances de tesis) da Maestría y doctorado en Estudios y Procesos Creativos en Arte y Diseo da Universidad Autónoma de la Ciudad de Júarez/México. Autora dos livros Análise Coreográfica e Semiótica y Danza. Atuou como professora substituta da área de Danças no Departamento de Educação Física da EEFFTO/UFMG (2017) e do Curso de Graduação em Dança, Departamento de Artes e Humanidades, da UFV (2012-2013). Atua com ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Dança, Educação e Tecnologia, Semiótica e Corpo.

Thelma Costa Alves

Comissão de Práticas Integrativas e Complementares - CRO MG

Thelma Costa Alves -CroMG 12934 Graduada ODONTOLOGIA 1986_ UFMG Especialista em Implantodontia e Prótese Dental Pôs Graduada em Odontologia do Sono, Periodontia, Dtm e DOF Tem dialogado e pesquisado artistas da dança em suas práticas e performances Coordenação de cursos nas áreas de sono e implantodontia É Presidente da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares no CRO MG

Fernanda de Souza Cardoso

UNIMONTES

Graduada em Educação Física pela UNIMONTES. Doutora em Ciências da Religião pela PUC-SP. Professora efetiva do Departamento de Educação Física da UNIMONTES. Coordenadora do Projeto de Extensão Ciclo de Debates sobre a Dança