XIX ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE - EANE

20 de junho de 2019, 19h00 até 22 de junho de 2019, 18h00

ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA / PLANETÁRIO E CASA DA CIÊNCIA, Arapiraca, AL

Sobre

Aqui no nordeste do Brasil, desde a década de 70 do século XX, temos procurado nos reunir para discutir, aprender e compartilhar a astronomia. Desde 2005 realizamos anualmente nossos encontros regionais. No período de 2005 a 2012 nossos encontros foram denominados Encontros Interestaduais Nordestinos de Astronomia - EINA. A partir de 2012 resgatamos a denominação primeira e tradicional, Encontro de Astronomia do Nordeste - EANE, cunhada por mestres como Rubens de Azevedo, Jorge Polman e Rômulo Argentiere. Identificamos cada EINA ao EANE respectivo. Dessa forma, temos no I EINA o 5º EANE, no II EINA o 6º EANE e assim sucessivamente. No ano de 2017 o 17º Encontro de Astronomia do Nordeste foi realizado em Maceió, Alagoas, organizado pela Liga Norte-Nordestina de Astronomia com apoio do Observatório Astronômico Genival Leite Lima da Secretaria da Educação do Estado de Alagoas, da Liga Norte-Nordestina de Astronomia, Clube de Astronomia de Maceió, e da Usina Ciência da Universidade Federal de Alagoas.

Em 2019, o 19º Encontro de Astronomia do Nordeste voltará a ser realizado em Alagoas, na cidade de Arapiraca, no período de 20 a 22 de junho, tendo como local de abertura, às 19:00h do dia 20/06 oPlanetário e Casa da Ciência com a Palestra de Aberturae, às 09:00h do dia 22/06, também no Planetário e Casa da Ciência, localizado no Lago Perucaba, Bairro Zélia Barbosa, nesta cidade, teremos a Palestra de Encerramento. Tendo o início do credenciamento às 16:00h do dia 20 de junho na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, PREMEN, Rua Manoel Nunes Neto, S/N, Bairro Capiatã.

Local do evento

ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA / PLANETÁRIO E CASA DA CIÊNCIA - 57310-130, Rua Manoel Nunes Neto, S/N / Lago da Perucaba, Capiatã / Zélia Barbosa, Arapiraca, Alagoas

Palestrantes

  • Marcelo Zurita

    Marcelo Zurita - APA - Associação Paraibana de Astronomia

    Astrofotógrafo, astrônomo, microempresário na área de tecnologia, atual presidente da Associação Paraibana de Astronomia e diretor técnico da Bramon, atuando em João Pessoa. Conquistou o 3º lugar geral no II Concurso Nacional de Astrofotografia, divulgado em 29 de janeiro de 2015, com a imagem intitulada 'Trilha de Estrelas e Relâmpagos Sobre João Pessoa', produzida em 2013, e o 2º colocado na sua categoria, “câmera sem telescópio” .Em 25 de novembro de 2016, também foi vencedor do primeiro lugar na categoria “Astronomia” no III Concurso de Imagens em Ciências da Vida promovido pelo Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP), com a imagem da Galáxia de Andrômeda, feita em setembro de 2016, durante o Encontro Paraibano de Astrofotografia (IV EPA!) que aconteceu no Casarão do Jabre, em Matureia. 

    20/06 - 19h00 Palestra de Abertura: PRIMEIRO IMPACTO LUNAR REGISTRADO EM VÍDEO A PARTIR DO BRASIL.
    21/06 - 15h00 Mesa Redonda: Asteroid Day de 30 de junho.

  • Romualdo Caldas (Co-participante da Palestra de Abertura)

    Romualdo Caldas (Co-participante da Palestra de Abertura) - CEAAL - Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

    Romualdo Arthur caldas. É sócio do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL) DESDE 1995, Ministra Cursos de Iniciação à Astronomia desde 1999 pelo CEAAL e um pelo Planetário de Arapiraca. No CEAAL, coordena a Comissão de estrelas Variáveis desde 2014, realiza atividade de Astrofotografias de Céu Profundo desde 2011. É membro da Rede Brasileira de Observação de Meteoros (BRAMON) desde 2017 e Sócio da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) categoria Astrônomo Amador desde 2018. Ainda pelo CEAAL, participa do Projeto Descobrindo o Universo para estudantes do Ensino Fundamental desde 1997. Em dezembro de 2017, durante a chuva de meteoros Geminídeas, uma campanha organizada pela BRAMON participou do monitoramento da Lua durante a noite da máxima. Para ser considerado um impacto lunar, ao menos dois observadores em locais distintos devem registrar em vídeo o flash na mesma hora e no mesmo local da Lua e esse flash deve apresentar a curva de brilho típica de um impacto e sua contribuição junto ao CEAAL foi considerável. Neste evento, contou com a parceria de David.

    20/06 - 19h00 Palestra de Abertura: PRIMEIRO IMPACTO LUNAR REGISTRADO EM VÍDEO A PARTIR DO BRASIL.
    21/06 - 14h00 OFICINA 01: INSTRUMENTOS ASTRONÔMICOS, TIPOS E APLICAÇÕES.

  • José Rodrigues de Medeiros

    José Rodrigues de Medeiros - Instituto Federal da Paraíba IFPB / APA - Associação Paraibana de Astronomia

    José Rodrigues de Medeiros, 77 anos, natural de Solânea – PB, é professor aposentado do Instituto Federal da Paraíba – IFPB, onde exerceu esta função de 1977 à 2003. Atuou em diversas áreas como: Eletrotécnica, Eletrônica analógica, Rádio e TV.  Atualmente é membro da Associação Paraibana de Astronomia – APA e Colaborador do Núcleo de Estudos e Pesquisas Astronômicas – NEPA - do IFPB. Participou do 1º Encontro Nacional de Astronomia, em S. Gonçalo, município de Sousa – PB, em 1970. Título da Palestra: A ORIGEM E AS DIMENSÕES DO METRO APA - Associação Paraibana de Astronomia. IFPB - Institutu Federal da Paraíba. NEPA - Núcleo de Estudos e pequisas Astronômicas do IFPB.

    21/06 - 09h00 Palestra didática: A ORIGEM E AS DIMENSÕES DO METRO.

  • Antonio Araújo Sobrinho

    Antonio Araújo Sobrinho - ANRA - Associação Norte-Riograndense de Astronomia

    Antônio Araújo Sobrinho Graduação: Licenciatura em Física pela UFRN - 1979 / Especialização em Engenharia de Sistemas pela UFRN - 1981 / Mestrado em Ensino de Física Astronomia pela UFRN = 2005 Participação da missão brasileira, coordenada pelo prof. Marcomede Rangel Nunes na observação do último eclipse total do milênio, na Europa / França em 1999 / Representante do Brasil junto a NASA, como coordenador do Ciclo de Atividades em Astronomia para observação do Eclipse total do Sol de 29/03/2006 em Natal - RN / Coordenador do XIII EANE - ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE em 2013 / Coordenador do XXI ENAST - ENACONTRO NACIONAL DE ASTRONOMIA em 2018 / Membro (nó) local do Ano Internacional da Astronomia / Colaborador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica / ETFRN / CEFETRN 18 anos. / Presidente da ANRA - Associação Norte-Riograndense de Astronomia / Autor dos livros: / RELATO DO PROJETO OBSERVACIONAL DO ECLIPSE TOTAL DO SOL DE 29 DE MARÇO DE 2006 / JORNADAS ASTRONÔMICAS: DIFUSÃO E SOCIALIZAÇÃO DOS CONHECIMENTOS DO CÉU / Editora IFRN, 2009 / ASTRONOMICAL JOURNEYS: DIFFUSION AND SOCIALIZATION OF THE KNOWLEDGE OF THE SKY / IFRN Editora, 2016 / Co-autor dos livros com o professor Gilberto Morel: FÍSICA TÉRMICA TEÓRICA E EXPERIMENTAL / IFRN Editora, 2006 ÓPTICA FÍSICA E GEOMÉTRICA / IFRN Editora, 2007 / O MAIS IMPORTANTE ADMIRADOR DO CÉU DESDE A INFÂNCIA

    21/06 - 10h00 Roda de Conversa: UM BREVE RELATO SOBRE O PROJETO JORNADAS ASTRONÔMICAS.

  • David Duarte Cavalcante Pinto (Co-participante da Palestra de Abertura)

    David Duarte Cavalcante Pinto (Co-participante da Palestra de Abertura) - CEAAL - Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

    Graduado em Meteorologia pelo Instituto de Ciências Atmosféricas (UFAL) e atualmente concluinte do programa de Mestrado em Meteorologia pela mesma Instituição, desenvolvendo pesquisa na área de Climatologia, com foco em previsibilidade climática por meio da influência de ciclos astronômicos na variabilidade climática da Terra. No âmbito da Astronomia, seu envolvimento como astrônomo amador, a rigor, é contemporâneo ao ingresso no quadro de associados do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas (CEAAL), onde viria posteriormente ocupar, com frequência, cargos eletivos na esfera administrativa, incluindo os de Presidente e Vice-presidente (sendo este o atual que ocupa). É observador registrado da Associação Americana de Observadores de Estrelas Variáveis (AAVSO), havendo contribuído para seu banco de dados e coordenado a equipe de tradução para o português do Manual para Observação Visual de Estrelas Variáveis. Também coordenou a participação do CEAAL nos eventos globais do Ano Internacional de Astronomia 2009, ocasião em que o grupo foi laureado com premiações nacionais e internacionais. Recentemente, em parceria com Romualdo Caldas, aderiu à campanha de observação de impactos lunares promovida pela Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (BRAMON) em dezembro de 2017, que rendeu o primeiro registro de um impacto lunar confirmado feito desde o território brasileiro, resultando em trabalho apresentado na Conferência Internacional de Meteoros (IMC 2018). Em 2018, uma de suas astrofotografias recebeu uma menção honrosa no concurso internacinal Astrocamera, promovido pelo Centrum Hewelianum (Polônia). É ainda o atual Editor Executivo do Boletim Informativo do CEAAL, intitulado Apolo, e exerceu, por várias edições, a coordenação do Curso de Iniciação à Astronomia (CIAST), no qual lecionou, entre outros, o conteúdo de Instrumentos Astronômicos.

    20/06 - 19h00 Palestra de Abertura: PRIMEIRO IMPACTO LUNAR REGISTRADO EM VÍDEO A PARTIR DO BRASIL.
    21/06 - 14h00 OFICINA 01: INSTRUMENTOS ASTRONÔMICOS, TIPOS E APLICAÇÕES.

  • Kécia Maria da Silva

    Kécia Maria da Silva - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

    Graduada em Licenciatura de Matemática pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL); Posgraduada em Metodologia de Ensino de Física e Matemática pela Faculdade de Ensino Regional Alternativa (FERA); Mestranda em Meteorologia pela Universidade federal de Alagoas UFAL). Pesquisadora, associada em Monitoramento de Meteoros à Rede EXOSS desde 2016. Sócia efetiva do Clube de Astronomia Eclipse (ACE). 

    21/06 - 15h00 Mesa Redonda: Asteroid Day de 30 de junho.

  • Jenivaldo Lisboa de Araújo

    Jenivaldo Lisboa de Araújo - Sociedade Astronômica Hipátia de Alexandria (SAHA).

    Licenciado em Química pela Universidade Estadual de Alagoas, possui mestrado e doutorado em  Ciências pelo Instituto de Química e Biotecnologia da Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professor na Rede Estadual de Educação Básica de Alagoas e atua como operador da estação de monitoramento de meteoros BRAMON cAVT1. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Processos Oxidativos Avançados, juntamente com realização de trabalhos envolvendo educação por projetos, ensino de astronomia, biofertilizantes e meteorítica.

    21/06 - 15h00 Mesa Redonda: Asteroid Day de 30 de junho.

  • Jenner Barretto Bastos Filho

    Jenner Barretto Bastos Filho - UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS - UFAL

    Palestra proferida pelo professor Dr,  Jenner Barretto Bastos Filho Tem Bacharelado em Física pela Universidade Federal da Bahia (1971), Mestrado em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1975), Doutorado em Física pela Escola Politécnica Federal de Zürich -ETH Zürich- (1982) e um estágio Pós-doutoral na Universidade de Bari (1993). Professor Titular do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas. Tem experiência nas áreas de Física Geral, Fundamentos da Física Quântica, Ensino de Física, História e Filosofia da Ciência, Educação Ambiental e Teorias do Desenvolvimento. Foi Membro do Comitê de Ética em Pesquisa e Bioética da UFAL. Membro do Corpo Editorial do 'Caderno Brasileiro de Ensino de Física', de 'Investigações em Ensino de Ciências', da 'Revista Iberoamericana de Ciências Ambientais' e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente (PRODEMA/UFAL). Publicou os livros 'O que é uma Teoria Científica?' (1a. ed. 1998; 2a. ed. 1999) e 'Reducionismo: Uma Abordagem Epistemológica' (2005), ambos pela Editora da Universidade Federal de Alagoas (EDUFAL). Organizou em colaboração com colegas outros dois livros. Ministrou de 1997 a 2007 a disciplina 'Lógica e Crítica da Investigação Científica' no PRODEMA/UFAL. Tem capítulos escritos em livros publicados no Brasil, Itália, Estados Unidos, Canadá e Holanda. Recebeu em 2006 a 'Medalha do Mérito Universitário UFAL 45 anos'. É Membro Correspondente da Academia Paraense de Ciências.

    22/06 - 09h00 Palestra de Encerramento: EINSTEIN E O ECLIPSE DE SOBRAL

  • Membros do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

    Membros do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas - Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas - CEAAL

    O CEAAL é uma entidade civil sem fins lucrativos, fundado em 22 de abril de 1989. É composto por profissionais e estudantes de diversas áreas. Tem como objetivo desenvolver atividades de divulgação, de ensino e de pesquisa em Astronomia.Por seu trabalho junto à comunidade, o CEAAL recebeu os títulos de Utilidade Pública Municipal (Lei municipal 5.537/2006) e Utlidade Publica Estadual (lei estadual 6.827/2007).  

    21/06 - 09h00 Exposição de Instrumentos Astronômicos

Programação

Horário Atividade Descrição
20/06
16h00 Recepção na Escola Senador Rui Palmeira Credenciamento
Credenciamento

Ao chegar na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, conhecida com PREMEN, o participante inscrito entrará pelo portão da frente e encontrará a mesa de recepção para o credenciamento próxima ao pátio da escola. Ao se apresentar com o comprovante de inscrição ou documentação de identificação, o inscrito receberá seu crachá  e algum material, logo será encaminhado pela organização até a sala de alojamento, caso seja de fora da cidade e tenha feito a solicitação na inscrição. https://doity.com.br/19-eane-arapiraca#registration

16h00 Sala ar 1 ou Sala ar 2 Alojamento
Premiação

O inscrito que reside fora da cidade terá a oportunidade de alojamento, o mesmo será encaminhado até a sala do alojamento, logo que tenha feito o credenciamento.

COMUNICAMOS AOS INSCRITOS PARA ALOJAMENTO, QUE TRAGAM SEUA COLCHONETES, POI A ORGANIZAÇÃO NÃO CONSEGUIU MEIOS PARA ATENDÊ-LOS.

DISPONIBILIZAMOS SALAS CLIMATIZADAS SEPARADAS, PARA MOÇAS E PARA REPAZES. TAMBÉM BANHEIROAS PARA BANHO E LOCAL PARA REFEIÇÕES.

18h00 CÚPULA PLANETÁRIA DIGITAL DO PLANETÁRIO E CASA DA CIÊNCIA SESSÃO ASTRONÔMICA NA CÚPULA PLANETÁRIA
Premiação

CONVITE AOS INSCRITOS. IMPRETERIVELMENTE, ÀS 18:00 H DO DIA 20 DE JUNHO, ANTES DA SOLENIDADE DE ABERTURA DO XIX EANE.

19h00 Cine-Teatro do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca Palestra de Abertura: PRIMEIRO IMPACTO LUNAR REGISTRADO EM VÍDEO A PARTIR DO BRASIL.
Palestra
Marcelo Zurita, Romualdo Caldas (Co-participante da Palestra de Abertura), David Duarte Cavalcante Pinto (Co-participante da Palestra de Abertura)

Palestrante: Marcelo Zurita (APA)

APA - Associação Paraibana de Astronomia

BRAMON - Rede Brasileira de Observação de Meteoros

SAB - Sociedade Astronômica Brasileira

 

Co-participantes: Romualdo Arthur Caldas (CEAAL)  e David Duarte Cavalcante Pinto (CEAAL)

21h00 Quadra da Escola Senador Rui Palmeira Sessão de Observação Astronômica
Palestra

MOMENTOS ABERTOS ÀS SESSÕES DE OBSERVAÇÕES ASTRONÔMICAS.

23h00 Sala ar 01, Sala ar 02 Repouso e Alojamento
Premiação

MOMENTO DE DESCANSO E REPOUSO.

21/06
07h00 ´Refeitório da EESRP Café da manhã
Coffee break

O café da manã será servido no refeitório da ESSRP.

08h00 Recepção na Escola Senador Rui Palmeira Credenciamento
Credenciamento

Ao chegar na Escola Estadual Senador Rui Palmeira, conhecida com PREMEN, o participante inscrito entrará pelo portão da frente e encontrará a mesa de recepção para o credenciamento próxima ao pátio da escola. Ao se apresentar com o comprovante de inscrição ou documentação de identificação, o inscrito receberá seu crachá  e algum material, logo será encaminhado pela organização até a sala de alojamento, caso seja de fora da cidade e tenha feito a solicitação na inscrição. https://doity.com.br/19-eane-arapiraca#registration

09h00 Hall do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca / Pátio da Escola Estadual Senador Rui Palmeira Exposição de Instrumentos Astronômicos
Exposição
Membros do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas

Esta Exposição acontecerá no Hall do Planetário de Arapiraca nos dia 20 e 22/06 e no Pátio da Escola Estadual Senador Rui Palmeira no dia 21/06.  

Exposição acompanhada pelos Membros do CEAAL - Cento de Estudos Astronômicos de Alagoas

09h00 PÁTIO-AUDITÓRIO DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA Palestra didática: A ORIGEM E AS DIMENSÕES DO METRO.
Palestra
José Rodrigues de Medeiros

Professor José Rodrigues de Medeiros.

Associação Paraibana de Astronomia - APA / Núcleo de Estudos e Pasquisas Astronômicas - NEPA/IFPB / Instituto Federal da Paraíba - IFPB

10h00 Pátio da EESRP Exposição de Astrofotografias + Momento Cultural
Exposição

A Exposição de astrofotografias será a aportunidade para a apresentação de astrofotos sobre temas de Astronomia.

10h00 PÁTIO-AUDITÓRIO DA ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA Roda de Conversa: UM BREVE RELATO SOBRE O PROJETO JORNADAS ASTRONÔMICAS.
Relatos de Experiência
Antonio Araújo Sobrinho

Apresentada pelo Prof. Antonio Araújo Sobrinho. 

Presidente da ANRA - Associação Norte-Riograndense de Astronomia

11h00 Pátio da EESRP Exposição de Banner + Momento Cultural
Exposição

MOMENTO PARA EXPOR OS TRABALHOS NA FORMA DE POSTER.

12h00 ´Refeitório da EESRP Almoço + Momento Cultural
Almoço

O almoço será por conta própria com espaço cedido no refeitório da Escola Estadual Senador Rui Palmeira.

14h00 Sala 01, Sala 02, Sala 03 Apresentações Orais
Apresentação Oral

As apresentações orais ocorrerão em salas distintas climatizadas da Escola Estadual Senador Rui plameira.

14h00 SALA DE VÍDEO 3 OFICINA 01: INSTRUMENTOS ASTRONÔMICOS, TIPOS E APLICAÇÕES.
Oficina
Romualdo Caldas (Co-participante da Palestra de Abertura), David Duarte Cavalcante Pinto (Co-participante da Palestra de Abertura)

A oficina consistirá de uma exposição teórica dos diversos tipos de telescópios, com destaque para os mais comumente disponibilizados pela indústria do setor, abordando-se as principais séries e modelos dos maiores fabricantes. Também serão contemplados binóculos e acessórios ópticos em geral, com generoso destaque àqueles dedicados à prática da Astrofotografia, cujos diferentes métodos também serão explanados. A parte prática compreenderá a montagem, na ocasião, com auxílio de voluntários, de diferentes setups de observação direta e aqueles que exemplifiquem os diferentes métodos de fotografia astronômica.

15h00 Pátio-Auditório da Escola Estadual Senador Rui Palmeira Mesa Redonda: Asteroid Day de 30 de junho.
Mesa-redonda
Marcelo Zurita, Kécia Maria da Silva, Jenivaldo Lisboa de Araújo

Momento para aprsentação sobre o Dia do Asteróide com profissionais da área. / Ocorrendo sumultaneamente a Exposição Asteroid Day.

16h00 Pátio da EESRP Exposição de Banner + Momento Cultural
Exposição

MOMENTO PARA EXPOR OS TRABALHOS NA FORMA DE POSTER.

17h00 Pátio da EESRP Exposição de Astrofotografias + Momento Cultural
Exposição

A Exposição de astrofotografias será a aportunidade para a apresentação de astrofotos sobre temas de Astronomia.

19h00 ´Refeitório da EESRP Jantar
Jantar

Jantar simples servido no refeitório da Escola Estadual Senador Rui Pameira.

23h00 Sala ar 01, Sala ar 02 Repouso e Alojamento
Premiação

MOMENTO DE DESCANSO E REPOUSO.

22/06
09h00 Cine-Teatro do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca Palestra de Encerramento: EINSTEIN E O ECLIPSE DE SOBRAL
Palestra
Jenner Barretto Bastos Filho

A história do eclipse de Sobral (CE) que comprovou a Teoria da Relatividade de Albert Einstein.

10h00 Cine-Teatro do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca ASSEMBLÉIA FINAL DO XIX EANE
Mesa-redonda

A Assembleia Final (Plenário Final) aocontecerá no Cine Teatro do Planetário de Arpiraca. É nesta Assembléia que será votado o local do XXI EANE, 2021.

12h00 Cine-Teatro do Planetário e Casa da Ciência de Arapiraca ENCERRAMENTO DO XIX EANE
Premiação

MOMENTO FINAL DO EVENTO, XIX EANE, APÓS A ASSEMBLEIA FINAL NO CINE TEATRO DO PLANETÁRIO.

Inscrições

Organizador

  • Clube de Astronomia Eclipse - ACE, LINNEA, OAGLL, CEAAL, UC, EESRP, SEDUC, CECITE, PLANETÁRIO.
    INSTITUIÇÕES CIENTÍFICAS E ASTRONÔMICAS DE ALAGOAS
    Entre em contato