XIX ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE - EANE

20 de junho de 2019, 19h00 até 22 de junho de 2019, 18h00

ESCOLA ESTADUAL SENADOR RUI PALMEIRA / PLANETÁRIO E CASA DA CIÊNCIA, Arapiraca, AL

XIX ENCONTRO DE ASTRONOMIA DO NORDESTE – 19º EANE

 

NOTA DE AGRADECIMENTO E CONSIDERAÇÕES FINAIS A TODOS

 

          Encontrando-nos há três dias do final do XIX Encontro de Astronomia do Nordeste, eu, Prof. José Edson Cavalcante da Silva, coordenador da comissão organizadora deste evento, venho em público fazer minhas considerações de agradecimento a todos que, direta ou indiretamente, contribuíram para este encontro. Faço citar:

          Em nome do Clube de Astronomia Eclipse - ACE, realizador do 19º Encontro de Astronomia do Nordeste na cidade de Arapiraca, expresso - me com muita gratidão:

          Ao Prof. Jhonatan David por todo apoio cedido ao XIX EANE, abrindo as portas e os espaços do Planetário e Casa da Ciência para dois momentos importantes deste encontro: a solenidade de abertura e o cerimonial de encerramento, junto à Assembleia Geral com a Plenária Final do evento, disponibilizando alguns dos servidores daquela casa, ajudando-nos na organização.

          Ao prof. José Afonso pelo magnífico apoio em nos ceder os espações da Escola Estadual Senador Rui Palmeira para que, no dia 21/06/2019, todas as atividades fossem realizadas com qualidade, desde as salas destinadas ao alojamento até o grande Pátio Auditório para as palestras, roda de conversa e mesa redonda. Bem como, as três salas de vídeo para nos auxiliar nas comunicações orais e oficinas e, ainda, o refeitório, fornecendo-nos apoio como local para as refeições.

          Ao Prefeito Rogério Teófilo e ao Secretário Municipal de Educação, Prof. Janeo Melanias, pelo apoio dado à solenidade de abertura do XIX EANE. Assim como à Sub Secretária de Educação, Erivan Barros e à Secretária de Articulação Política, estimada Profª. Graça Lisboa.

          Ao nosso amigo de todas as horas, o Prof. Dr. Carlindo de Lira, que nos presenteou com o maravilhoso cerimonial de abertura.

          Os meus sinceros agradecimentos aos nossos brilhantes palestrantes que tornaram o 19º Encontro de Astronomia do Nordeste, um evento à altura do conhecimento da Ciência da Astronomia: Professores Marcelo Zurita, Romualdo Arthur e David Duarte, com a palestra de abertura do evento, apresentando toda metodologia científica do resultado do registro em vídeo do primeiro impacto lunar no Brasil.

          Ao Prof. José Rodrigues, pela segunda palestra do encontro, a palestra de abertura das atividades do dia de maior número de trabalhos do evento trazendo a origem e as aplicações do metro.

          Ao Prof. Antônio Araújo, pela excelente apresentação da Roda de Conversa e os seus relatos sobre o Projeto Jornadas Astronômicas.

          Ao Prof. David Duarte, pela importante condução da oficina de instrumentação óptico-astronômica, que enriqueceu as práticas na compreensão das observações com telescópio.

          Aos membros do Centro de Estudos Astronômicos de Alagoas, junto à Usina Ciência – UFAL, que gentilmente apresentaram a Exposição dos Instrumentos Astronômicos no Hall do pátio da escola, preenchendo aquele espaço com uma bela imagem dos seus instrumentos ópticos astronômicos.

          Aos Professores Marcelo Zurita e Kécia Maria, pela belíssima condução da Mesa Redonda e a apresentação da Exposição de Asteroides, trazendo evento do Asteroid Day de 30 de junho para o XIX EANE, com muita propriedade.

          Ao Professor Jenner Barreto, que nos abrilhantou com a importante palestra de encerramento do encontro, trazendo os conhecimentos dos 100 anos do Eclipse de Sobral a partir das teorias de Albert Einstein.

          Aqui reforço os consideráveis agradecimentos ao Prof. Adriano Albert, diretor do Observatório Astronômico Genival Leite Lima, junto à SEDUC-AL por todo apoio e orientação em toda organização do 19º Encontro de Astronomia do Nordeste – XIX EANE, por fazer parte da comissão organizadora e deste encontro científico e mediar vinda do Prof. Dr. Jenner Barreto, pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.

          À Banda do 3º Batalhão da Polícia Militar pelo musical executado nas mais lindas e belas harmonias do momento de encerramento do 19º EANE, os nossos consideráveis agradecimentos.

          Também trago os calorosos agradecimentos de todos do ACE (Clube de Astronomia Eclipse) à Profª. Magna Cristina, professora da Rede Pública Estadual de Ensino, pela importante contribuição das suas pesquisas e da linguagem na Astronomia, além do grande apoio junto à comissão organizadora deste evento, finalizando com o Cerimonial de Encerramento das atividades.

          Por fim, todos os jovens, membros do Clube de Astronomia Eclipse, que não mediram esforços para se tornarem suportes fidedignos à minha pessoa em participar de toda organização e logística do 19º Encontro de Astronomia do Nordeste, na cidade de Arapiraca-AL. Esses trabalhadores incansáveis, que vivem no meu coração, desenvolvendo-se nas atividades diversas, desde o credenciamento, ao acompanhamento do alojamento, à viabilização das falas, até a dinâmica de estarem presentes nos momento fáceis e difíceis, nas horas em que tudo deu certo ou nos erros encontrados. São eles: Demitry Messias, Clara Dáfne, Thamires, Chaiane Silvestre, Rafael Santos, Andressa, Atanael, Paulo Vitor, Edsandra Ferreira, Samuel, Renan, Kécia Maria, Sabrina, Yara, enfim, todos sob a supervisão da Profa. Magna Cristina. De coração, obrigado a todos.

          Dessa forma, o Clube de Astronomia Eclipse (Astronomy Club Eclipse) – ACE tende a se fortalecer cada vez mais. Com tamanha responsabilidade. A partir de agora seremos mais cobrados, não poderemos perder essa energia, essa união, esse elo que nos rege e nos impulsionam para mais outras grandes caminhadas.

Portanto, será uma das principais metas dos membros do Clube de Astronomia Eclipse estudarem ainda mais, envolverem-se nas pesquisas, submeterem à construção de trabalhos e dissertações, a fim de desenvolverem palestras nas reuniões mensais e apresentarem, com teor científico, nos diversos encontros, seminários e congressos que contemplem a nossa ciência: a Astronomia, abrangendo os contextos na observação, orientação e construção de mais um capítulo para a história da humanidade, com ênfase no conhecimento do Universo.  

 

Arapiraca-AL, 25 de junho de 2019.

 

Atenciosamente:

 

Prof. Esp. José Edson Cavalcante da Silva

 

Diretor Presidente do

Clube de Astronomia Eclipse

ACE – Arapiraca/AL