1964 e a ditadura militar no quadro transnacional: novas perspectivas historiográficas
O objetivo do Seminário é reunir um grupo de pesquisadores ao mesmo tempo qualificado e plural – do ponto de vista nacional, geracional e de gênero – cujos trabalhos ofereçam contribuições acadêmicas relevantes para debates e reflexões acerca da história da ditadura brasileira. O intento é estimular análises e reflexões sobre o estado da arte da produção acadêmica brasileira e internacional sobre o tema, sem deixar de contemplar questões clássicas nos estudos sobre ditaduras, mas também enfatizando duas linhas de abordagem que se encontram na linha de frente da historiografia, a saber: pesquisas sobre as conexões transnacionais da ditadura brasileira e estudos focados em agentes sociais anteriormente pouco contemplados, sobretudo mulheres, negros e indígenas.
Portanto, a ideia é aproveitar a efeméride de 60 anos do golpe de 1964 não para comemorá-lo – tomando a expressão no sentido de celebração –, mas como oportunidade para discutir questões de grande relevância na história recente, e plenas de atualidade. Pois, de fato, o golpe de 1964 é um marco inquestionável, tanto na história brasileira como na América do Sul, já que abriu caminho à mais longa ditadura da história brasileira, bem como a um ciclo de regimes autoritários assemelhados nos países vizinhos. A ditadura de 1964 gerou um ciclo de violência política e social que agravou vários problemas estruturais brasileiros, como a desigualdade de renda, o racismo, o desrespeito aos direitos humanos, a degradação ambiental, entre outros. E embora tenha gerado um surto de grande crescimento industrial, as mazelas econômicas e sociais legadas pela ditadura constituem ainda desafios presentes, que demandam estudo e reflexões orientadas para superá-los e buscar construir uma sociedade democrática e pluralista.
Com esse espírito organizamos, no âmbito do Laboratório de História do Tempo Presente da FAFICH/UFMG, o presente Seminário, que pretende ser um espaço para reflexões acadêmicas, mas também um esforço para pensar os desafios da construção democrática no Brasil e na América Latina.
25 de março de 2024, 09h00 até 27 de março de 2024, 22h00
Auditório Sônia Viegas - FAFICH UFMG - Av. Pres. Antônio Carlos, 6627, Pampulha, Belo Horizonte - Minas Gerais
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.