PROGRAMAÇÃO - COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS |
|
20 de outubro 2021 |
|
16h00-17h30 |
Sessão 1
DIÁSPORA BRASILEIRA E NOVOS DESAFIOS DO PLURICENTRISMO EM PORTUGAL Paulo Feytor Pinto (Universidade de Coimbra-UC)
INTERNATIONAL PROMOTION OF PLURICENTRIC LANGUAGES. THE CASE OF THE PORTUGUESE LANGUAGE Martina Delfino (University of Liverpool, Inglaterra)
IDENTIDAD LINGÜÍSTICA GALLEGA EN BUENOS AIRES UNA ENCRUCIJADA ENTRE LA HISPANOFONÍA Y LA LUSOFONÍA Facundo Reyna-Muniain (Christian Albrechts Universitär zu Kiel), Ibon Manterola (Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea)
PROCESSOS LINGUÍSTICOS EM DESATIVAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE DE BRASILEIROS NA ITÁLIA Ana Luiza Oliveira de Souza (Universidade Federal de Goiás-UFGO e Università di Pisa)
BILINGUISMO NO PERU: O QUECHUA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS Graziele Nack (UFSC, Brasil) Tatiane Schmitt Costa (UFSC, Brasil)
Sessão 2
ENFOQUES PLURILÍNGUES NO CONCEITO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: REFLEXÕES PARA UMA AMPLIAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA VISANDO OS PROJETOS DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO Teurra Fernandes Vailatti (Universidade Federal do Paraná-UFPR)
O PLURICENTRISMO DO PLAC-PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES E MULTICULTURAIS NA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP Ilma Teles de Menezes da Luz (Universidade Federal da Bahia-UFBA)
COM A PALAVRA AS MÃES DA INICIATIVA BRASILIDADE: RELATOS SOBRE O CONTEXTO PLURILINGUE E AS POLÍTICAS FAMILIARES Uyara Liege Barros Oliveira (Brasilidade), Maria Rosa Del Gaudio (Universidade de Pisa)
REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA DE HERANÇA A PARTIR DA RELAÇÃO CONCEITUAL ENTRE IDENTIDADE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA Renata Alves de Oliveira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE)
“QUE PORTUGUÊS FALAS TU? E VOCÊ?” ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PLURICÊNTRICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA Vanessa Amaro (Instituto Politécnico de Macau, China) Zhang Xiang (Rodrigo) (Instituto Politécnico de Macau, China)
|
21 de outubro de 2021 |
|
13h30-15h00 |
Sessão 3
O PAPEL DA LÍNGUA NA APROPRIAÇÃO DO NOVO MUNDO PELOS IMIGRANTES ALEMÃES NO SÉCULO XIX Claudia Fernanda Pavan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS)
AGÊNCIA DOCENTE NO ENSINO DECOLONIAL DE ALEMÃO
A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ Vanja Ramos Vieira de Campos (Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP)
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALEMÃO NA BAHIA ENQUANTO LÍNGUA PLURICÊNTRICA: UMA ANÁLISE DE CONTEXTO LINGUÍSTICO Ivanete da Hora Sampaio (Universidade Federal da Bahia-UFBA)
VARIEDADES NÃO DOMINANTES NO ENSINO DE ALEMÃO: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA PLURICÊNTRICA DO MATERIAL DIDÁTICO DAF KOMPAKT NEU Camila Meirelles (Doutoranda – UFPR/CAPES) Mônica Maria Guimarães Savedra (UFF/CAPES - CNPq - FAPERJ)
Sessão 4
TRADUÇÃO E LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS: OS CASOS DO PORTUGUÊS E DO NEERLANDÊS Julio C. N. Monteiro (Universidade de Brasília-UnB)
PLURICENTRISMO E CONTATO LINGUÍSTICO NO SURINAME: O PORTUGUÊS DO BRASIL EM FOCO Antonio Lorenzo Dormal Calleja (FFLCH - USP)
REFLEXÕES SOBRE O LÉXICO DO HUNSRÜCKISCH: CORPUS, USO E ATITUDES LINGUÍSTICAS Karen Pupp Spinassé (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS)
PLURICENTRISMO, AUTOAFIRMACIÓN LINGÜÍSTICA Y EL PAPEL DE LA LEXICOGRAFÍA INTEGRAL EN HISPANOAMÉRICA. LOS CASOS DEL DICCIONARIO DEL ESPAÑOL DE MÉXICO (DEM) Y EL DICCIONARIO INTEGRAL DEL ESPAÑOL DE LA ARGENTINA (DIEA) Virginia Sita Farias (Universidade Federal do Rio de Janeiro)
O HETEROLINGUISMO COMO CAMINHO PARA UMA CRÍTICA DE TRADUÇÃO Brenda Bressan Thomé ( Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC)
|
22 de outubro de 2021 |
|
11h30-13h00 |
Sessão 5
FERRAMENTAS TOPONÍMICAS NA ESTANDARDIZAÇÃO DE LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS Agostinho Salgueiro (CELGA-ILTEC), Margarita Correia (Universidade de Lisboa e CELGA-ILTEC)
PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ABORDAGEM PLURICÊNTRICA NO ENSINO ON-LINE Gabriela Soares Freire (Universidade Federal Fluminense-UFF)
TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE FROM MEXICO TO JAMAICA: ISSUES REGARDING SPANISH AS A PLURICENTRIC LANGUAGE IN A DIGITALIZED WORLD Elin Emilsson (Universidad Pedagógica Nacional), Ramonia Smith Hamilton (Ministry of Education, Youth, and Information)
PLANIFICACIÓN Y ENSEÑANZA DE LAS VARIEDADES LINGÜÍSTICAS DEL ESPAÑOL EN BUENOS AIRES
ENSINO E APRENDIZAGEM EM FORMATO TANDEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTO DE NÃO-IMERSÃO Rosane Werkhausen (Technical University Munich, Alemanha)
Sessão 6
GUARANI LANGUAGE SPOKEN IN BRAZIL: PHONOLOGY AND DIALECTAL VARIATION Ivana Pereira Ivo (UFBA, Brasil)
VELHOS CRENTES (STAROVERY) RUSSOS NO BRASIL: IDENTIDADE LINGUÍSTICA Galina Petrova (Universidade Estatal de Relações Internacionais de Moscovo - MGIMO)
POLÍTICA LINGÜÍSTICA DE FRONTERA EN EL CONTEXTO BRASIL BOLIVIA Viviane Ferreira Martins (Universidad Complutense de Madrid), Maria Luisa Ortiz Alvarez (UNB)
A COMPLEXIDADE DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO MULTILÍNGUE DE MACAU Zhang Xiang (Rodrigo) (Instituto Politécnico de Macau, China), Maria Célia Lima-Hernandes (Universidade de São Paulo-USP)
PORTUGUÊS, LÍNGUA PLURICÊNTRICA NO CONTEXTO MULTILINGUE MOÇAMBICANO: UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA LINGUÍSTICA EDUCATIVA Tomásia Mataruca Nhazilo (Universidade Pedagógica de Maputo), Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá (Universidade de Aveiro)
|
14h30-16h00 |
Sessão 7
A PERSPECTIVA DOS UTILIZADORES SOBRE O PORTAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA/LÍNGUA NÃO MATERNA (PPPLE) Marcela Dezotti Cândido (Instituto Internacional da Língua Portuguesa- IILP/CPLP)
O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM AMBIENTE MULTILÍNGUE: ESTRUTURAÇÃO E AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROFICI/UFBA. Lucas Rodrigues Soares da Conceição (Universidade Federal da Bahia-UFBA)
O PLURICENTRISMO DA LÍNGUA FRANCESA EM QUESTÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE DICIONÁRIOS Nina Rioult (Universidade Federal Fluminense-UFF)
PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DO CONTEXTO BRASILEIRO: BILINGUISMO ELETIVO, EDUCAÇÃO DE ELITE E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA Adan Phelipe Cunha (Universidade de São Paulo)
DECOLONIALIDADE DO PLURICENTRISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS Milan Puh (Universidade de São Paulo, Brasil)
Sessão 8
AS NOÇÕES DE CULTURA, NAÇÃO E IDENTIDADE NA ATUALIDADE E O DESAFIO À PRÁTICA DOCENTE Gabriela Hoffmann Lopes (Universidade Feevale)
(DES)NORMATIZAÇÃO (SOCIO)LINGUÍSTICA: UM OLHAR DIACRÔNICO SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO Victor Carreão (Universidade Estadual de Campinas)
FRANCÊS: DO NACIONALISMO A GLOBALIZAÇÃO Pedrita Mynssen da Fonseca Castro Mello (UFF)
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DOS APYÃWA: CONFLITOS E RESISTÊNCIA Themis Nunes da Rocha Bruno (Universidade Federal de Goiás-UFGO)
~EG ~IN – NOSSA CASA: ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA Ana Maria de Souza Valle Teixeira (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Marcelo Silveira (Universidade Estadual de Londrina-UEL) |