PROGRAMAÇÃO - COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS - Atualizada 14 de outubro 2021 / SCHEDULE - INDIVIDUAL COMMUNICATIONS - Updated October 14, 2021

PROGRAMAÇÃO - COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS / SCHEDULE - INDIVIDUAL COMMUNICATIONS

                        PROGRAMAÇÃO - COMUNICAÇÕES INDIVIDUAIS

20 de outubro 2021

16h00-17h30

Sessão 1

 

DIÁSPORA BRASILEIRA E NOVOS DESAFIOS DO PLURICENTRISMO EM PORTUGAL

Paulo Feytor Pinto (Universidade de Coimbra-UC)

 

INTERNATIONAL PROMOTION OF PLURICENTRIC LANGUAGES. THE CASE OF THE PORTUGUESE LANGUAGE

Martina Delfino (University of Liverpool, Inglaterra)

 

IDENTIDAD LINGÜÍSTICA GALLEGA EN BUENOS AIRES UNA ENCRUCIJADA ENTRE LA HISPANOFONÍA Y LA LUSOFONÍA

Facundo Reyna-Muniain (Christian Albrechts Universitär zu Kiel), Ibon Manterola (Universidad del País Vasco / Euskal Herriko Unibertsitatea)

 

PROCESSOS LINGUÍSTICOS EM DESATIVAÇÃO EM CONTEXTO BILÍNGUE DE BRASILEIROS NA ITÁLIA

Ana Luiza Oliveira de Souza (Universidade Federal de Goiás-UFGO e Università di Pisa)

 

BILINGUISMO NO PERU: O QUECHUA E AS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS

Graziele Nack (UFSC, Brasil)

Tatiane Schmitt Costa (UFSC, Brasil)

 

Sessão 2

 

ENFOQUES PLURILÍNGUES NO CONCEITO DE PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO: REFLEXÕES PARA UMA AMPLIAÇÃO TEÓRICO-METODOLÓGICA VISANDO OS PROJETOS DE ACOLHIMENTO LINGUÍSTICO

Teurra Fernandes Vailatti (Universidade Federal do Paraná-UFPR)

 

 

O PLURICENTRISMO DO PLAC-PORTUGUÊS COMO LÍNGUA DE ACOLHIMENTO EM CONTEXTOS MULTILÍNGUES E MULTICULTURAIS NA COMUNIDADE DE PAÍSES DE LÍNGUA PORTUGUESA - CPLP

Ilma Teles de Menezes da Luz (Universidade Federal da Bahia-UFBA)

 

COM A PALAVRA AS MÃES DA INICIATIVA BRASILIDADE: RELATOS SOBRE O CONTEXTO PLURILINGUE E AS POLÍTICAS FAMILIARES

Uyara Liege Barros Oliveira (Brasilidade), Maria Rosa Del Gaudio (Universidade de Pisa)

 

REFLEXÕES SOBRE A LÍNGUA DE HERANÇA A PARTIR DA RELAÇÃO CONCEITUAL ENTRE IDENTIDADE, PATRIMÔNIO E MEMÓRIA

Renata Alves de Oliveira (Universidade Estadual do Oeste do Paraná-UNIOESTE)

 

“QUE PORTUGUÊS FALAS TU? E VOCÊ?” ESTUDO DE CASO SOBRE A APLICAÇÃO DE ESTRATÉGIAS PLURICÊNTRICAS NO ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA

Vanessa Amaro (Instituto Politécnico de Macau, China)

Zhang Xiang (Rodrigo) (Instituto Politécnico de Macau, China)

 

21 de outubro de 2021

13h30-15h00

Sessão 3

 

O PAPEL DA LÍNGUA NA APROPRIAÇÃO DO NOVO MUNDO PELOS

IMIGRANTES ALEMÃES NO SÉCULO XIX

Claudia Fernanda Pavan (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS)

 

AGÊNCIA DOCENTE NO ENSINO DECOLONIAL DE ALEMÃO
Marina Grilli (Universidade de São Paulo-USP)

 

A AFETIVIDADE NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA LÍNGUA ALEMÃ

Vanja Ramos Vieira de Campos (Universidade Estadual de Campinas -UNICAMP)

 

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALEMÃO NA BAHIA ENQUANTO LÍNGUA

PLURICÊNTRICA: UMA ANÁLISE DE CONTEXTO LINGUÍSTICO

Ivanete da Hora Sampaio (Universidade Federal da Bahia-UFBA)

 

VARIEDADES NÃO DOMINANTES NO ENSINO DE ALEMÃO: UMA ANÁLISE SOB UMA PERSPECTIVA PLURICÊNTRICA DO MATERIAL DIDÁTICO DAF KOMPAKT NEU

Camila Meirelles (Doutoranda – UFPR/CAPES)

Mônica Maria Guimarães Savedra (UFF/CAPES - CNPq - FAPERJ)

 

 

Sessão 4

 

TRADUÇÃO E LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS: OS CASOS DO PORTUGUÊS E DO NEERLANDÊS

Julio C. N. Monteiro (Universidade de Brasília-UnB)

 

PLURICENTRISMO E CONTATO LINGUÍSTICO NO SURINAME: O PORTUGUÊS DO BRASIL EM FOCO

Antonio Lorenzo Dormal Calleja (FFLCH - USP)

 

REFLEXÕES SOBRE O LÉXICO DO HUNSRÜCKISCH: CORPUS, USO E ATITUDES LINGUÍSTICAS

Karen Pupp Spinassé (Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS)

 

PLURICENTRISMO, AUTOAFIRMACIÓN LINGÜÍSTICA Y EL PAPEL DE LA LEXICOGRAFÍA INTEGRAL EN HISPANOAMÉRICA. LOS CASOS DEL DICCIONARIO DEL ESPAÑOL DE MÉXICO (DEM) Y EL DICCIONARIO INTEGRAL DEL ESPAÑOL DE LA ARGENTINA (DIEA)

Virginia Sita Farias (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

 

O HETEROLINGUISMO COMO CAMINHO PARA UMA CRÍTICA DE TRADUÇÃO

Brenda Bressan Thomé ( Universidade Federal de Santa Catarina-UFSC)

 

 

22 de outubro de 2021

11h30-13h00

Sessão 5

 

FERRAMENTAS TOPONÍMICAS NA ESTANDARDIZAÇÃO DE LÍNGUAS PLURICÊNTRICAS

Agostinho Salgueiro (CELGA-ILTEC), Margarita Correia (Universidade de Lisboa e CELGA-ILTEC)

 

PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA: UMA ABORDAGEM PLURICÊNTRICA NO ENSINO ON-LINE

Gabriela Soares Freire (Universidade Federal Fluminense-UFF)

 

TEACHING SPANISH AS A FOREIGN LANGUAGE FROM MEXICO TO JAMAICA: ISSUES REGARDING SPANISH AS A PLURICENTRIC LANGUAGE IN A DIGITALIZED WORLD

Elin Emilsson (Universidad Pedagógica Nacional), Ramonia Smith Hamilton (Ministry of Education, Youth, and Information)

 

PLANIFICACIÓN Y ENSEÑANZA DE LAS VARIEDADES LINGÜÍSTICAS DEL ESPAÑOL EN BUENOS AIRES
María López García (Supporter for the NDCS (National Deaf Children Society)

 

ENSINO E APRENDIZAGEM EM FORMATO TANDEM DO PORTUGUÊS COMO LÍNGUA ESTRANGEIRA EM CONTEXTO DE NÃO-IMERSÃO

Rosane Werkhausen (Technical University Munich, Alemanha)

 

 

Sessão 6

 

GUARANI LANGUAGE SPOKEN IN BRAZIL: PHONOLOGY AND DIALECTAL VARIATION

Ivana Pereira Ivo (UFBA, Brasil)

 

VELHOS CRENTES (STAROVERY) RUSSOS NO BRASIL: IDENTIDADE LINGUÍSTICA

Galina Petrova (Universidade Estatal de Relações Internacionais de Moscovo - MGIMO)

 

POLÍTICA LINGÜÍSTICA DE FRONTERA EN EL CONTEXTO BRASIL BOLIVIA

Viviane Ferreira Martins (Universidad Complutense de Madrid), Maria Luisa Ortiz Alvarez (UNB)

 

A COMPLEXIDADE DAS POLÍTICAS LINGUÍSTICAS EDUCACIONAIS NO CONTEXTO MULTILÍNGUE DE MACAU

Zhang Xiang (Rodrigo) (Instituto Politécnico de Macau, China), Maria Célia Lima-Hernandes (Universidade de São Paulo-USP)

 

PORTUGUÊS, LÍNGUA PLURICÊNTRICA NO CONTEXTO MULTILINGUE MOÇAMBICANO: UM OLHAR SOBRE A POLÍTICA LINGUÍSTICA EDUCATIVA

Tomásia Mataruca Nhazilo (Universidade Pedagógica de Maputo), Maria Helena Almeida Beirão de Araújo e Sá (Universidade de Aveiro)

 

 

14h30-16h00

Sessão 7

 

A PERSPECTIVA DOS UTILIZADORES SOBRE O PORTAL DO PROFESSOR DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA/LÍNGUA NÃO MATERNA (PPPLE)

Marcela Dezotti Cândido (Instituto Internacional da Língua Portuguesa- IILP/CPLP)

 

O ENSINO-APRENDIZAGEM DE PORTUGUÊS LÍNGUA ESTRANGEIRA EM AMBIENTE MULTILÍNGUE: ESTRUTURAÇÃO E AÇÕES DESENVOLVIDAS NO PROFICI/UFBA.

Lucas Rodrigues Soares da Conceição (Universidade Federal da Bahia-UFBA)

 

O PLURICENTRISMO DA LÍNGUA FRANCESA EM QUESTÃO: REFLEXÕES A PARTIR DA ANÁLISE DE DICIONÁRIOS

Nina Rioult (Universidade Federal Fluminense-UFF)

 

PROGRAMAS DE EDUCAÇÃO BILÍNGUE DO CONTEXTO BRASILEIRO: BILINGUISMO ELETIVO, EDUCAÇÃO DE ELITE E O ENSINO DE LÍNGUA INGLESA

Adan Phelipe Cunha (Universidade de São Paulo)

 

DECOLONIALIDADE DO PLURICENTRISMO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS

Milan Puh (Universidade de São Paulo, Brasil)

 

 

 

Sessão 8

 

AS NOÇÕES DE CULTURA, NAÇÃO E IDENTIDADE NA ATUALIDADE E O DESAFIO À PRÁTICA DOCENTE

Gabriela Hoffmann Lopes (Universidade Feevale)

 

(DES)NORMATIZAÇÃO (SOCIO)LINGUÍSTICA: UM OLHAR DIACRÔNICO SOBRE A CIDADE DE SÃO PAULO

Victor Carreão (Universidade Estadual de Campinas)

 

FRANCÊS: DO NACIONALISMO A GLOBALIZAÇÃO

Pedrita Mynssen da Fonseca Castro Mello (UFF)

 

POLÍTICAS LINGUÍSTICAS DOS APYÃWA: CONFLITOS E RESISTÊNCIA

Themis Nunes da Rocha Bruno (Universidade Federal de Goiás-UFGO)

 

~EG ~IN – NOSSA CASA: ANÁLISE SEMÂNTICO-ENUNCIATIVA

Ana Maria de Souza Valle Teixeira (Universidade Estadual de Londrina-UEL), Marcelo Silveira (Universidade Estadual de Londrina-UEL)