Informações

O 2º Colóquio do Grupo Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos - REGEVI objetiva refletir sobre as relações étnico-raciais e a influência da religião e do gênero nas causas da violência, bem como na constituição dos processos da emancipação dos sujeitos, na superação das diferentes violências. O tema será abordado por pesquisadoras e pesquisadores, ativistas, militantes e estudantes das diferentes áreas do conhecimento humano pela construção da igualdade étnico-racial.

Coordenação:

Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich

Prof. Dr. José Adriano Filho

Teológo Vinícius Silva de Oliveira


Comunicações e Resumo expandido

Grupos Temáticos

(para se inscrever nos GTs e enviar seu resumo expandido de sua comunicação, clique no título do GT)

GT Relações étnico-raciais, mulheres, história - Prof. Dr. José Mario Gonçalves e Doutoranda Ludimila Portela

GT Relações étnico-raciais e gênero - Profa. Dra. Claudete Beise Ulrich

GT Relações étnico-raciais e religião - Prof. Dr. Júlio Cezar Brotto

GT Relações étnico-raciais e violências - Prof. Dr. Valdir stephanini

GT Relações étnico-raciais e cuidado com a criação - Prof. Ms. Giovanni Livio

O prazo para realizar o dos trabalhos envio será até dia 7 de outubro 2019.

INSCRIÇÕES SERÃO REALIZADAS NO DIA DO EVENTO


Sobre o resumo expandido

Seu resumo expandido deverá ter de 3-6 páginas seguindo as especificações descritas abaixo.

No texto devem constar as seguintes informações:

Nome completo:

Titulação:


NORMAS

O texto completo deverá ser encaminhado no formato WORD (.doc, docx. - até 5MB) e não deverá exceder 6 páginas. O texto deverá seguir obrigatoriamente as seguintes especificações de configuração:

1. O layout de página deverá estar configurado em formato A4, com as margens superior e esquerda definidas em 3 cm e as margens inferior e direita em 2 cm.

2. Os textos deverão utilizar fonte Times New Roman em tamanho 12 pt, com espacejamento entrelinhas de 1,5 e recuo de 1,5 cm na primeira linha nos parágrafos.

3. O conteúdo do texto deve ser dividido em tópicos e, eventualmente, subtópico não numerados, em negrito, sem recuo de primeira linha. Os tópicos do desenvolvimento são de livre atribuição nominal do autor e devem ser obrigatoriamente antecedidos pela “introdução” e seguido pelas “considerações finais” e a lista de “referências”.

4. Todas as indicações de referências utilizadas no corpo do texto deverão vir em nota de rodapé no sistema autor-data-página de acordo com a norma NBR 10.520 da ABNT. A primeira referência à determinada obra deverá vir completa e as seguintes utilizarão o modelo SOBRENOME, ANO, PÁGINA. Não deverão ser utilizadas expressões latinas, tais como "idem", "ibidem", "opus citatum" em caso de repetição de referência.

5. Citações diretas: As citações diretas de até 3 (três) linhas deverão estar no corpo do texto entre aspas (“), acompanhando a configuração dos parágrafos. As citações diretas com mais de 3 (três) linhas deverão ser apresentadas em paragrafação especial: recuo esquerdo de 4 cm, sem recuo de primeira linha, em espacejamento entrelinhas simples, espacejamento entre parágrafos no modo “automático”, fonte Times New Roman tamanho 10 pt, sem a utilização de aspas no início e no final da citação.

6. A lista de referências, no final do texto, deverá seguir a seguinte formatação: fonte Times New Roman tamanho 12, espacejamento entrelinhas simples, alinhamento à esquerda, espacejamento entre parágrafos no modo automático. Somente deverão ser listadas as referências que foram efetivamente indicadas no corpo do texto.

7. Tabelas, gráficos, quadros e figuras deverão seguir as orientações da NBR 6029 da ABNT. Esses elementos deverão estar inseridos no corpo do texto. As figuras também deverão ser encaminhadas separadamente por e-mail, conforme indicado acima.

8. Demais questões seguirão as especificações da ABNT.

Esperamos vocês!

Carregando área de inscrição

Palestrantes

Saiba mais

Profª. Drª. Cleusa Caldeira

Saiba mais

Profª. Drª. Claudete Beise Ulrich

Saiba mais

Prof.º Dr.º Ismael Tressmann

Saiba mais

Prof.º Dr.º José Adriano Filho

Saiba mais

Prof.º Dr.º José Mário Gonçalves

Saiba mais

Prof.º Dr. Valdir Stephanini

Saiba mais

Prof.º Dr. Julio Cezar de Paula Brotto

Saiba mais

Prof.ª Doutoranda Silvana dos Santos

Saiba mais

Doutorando Louis Marcelo Illenseer

Saiba mais

Doutoranda Arlete Maria Pinheiro Schubert

Saiba mais

Doutoranda Ludmila Noeme Santos Portela

Saiba mais

Prof.º Ms. Giovanni Livio

Saiba mais

Ms. Arlette Freitas

Saiba mais

Ms. Lavinia Coutinho Cardoso

Saiba mais

Ms. Augusto Cândido Andrade de Barcellos

Saiba mais

Mestranda Josiane Arnholz

Saiba mais

Mestranda Geisa Hupp Fernandes Lacerda

Saiba mais

Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos - REGEVI

Programação:

Credenciamento Credenciamento

Atividade Cultural Apresentação Artística · Doutorando Louis Marcelo Illenseer

Saudação Abertura · Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos - REGEVI, Prof.º Dr.º José Adriano Filho, Profª. Drª. Claudete Beise Ulrich

Palestra de Abertura - Teologia Negra Feminista em perspectiva decolonial Palestra · Profª. Drª. Cleusa Caldeira

Intervalo Intervalo

Mesa Redonda -Processos de exclusões e inclusões dos Povos Tradicionais nas Políticas Públicas Mesa-redonda · Doutoranda Arlete Maria Pinheiro Schubert, Mestranda Josiane Arnholz, Ms. Lavinia Coutinho Cardoso, Prof.º Dr.º Ismael Tressmann

Intervalo - Almoço Almoço

Comunicações Apresentação de Trabalhos · Profª. Drª. Claudete Beise Ulrich

Moderação dos Grupos de Trabalho Coordenação da atividade · Doutoranda Ludmila Noeme Santos Portela, Prof.º Dr. Julio Cezar de Paula Brotto, Prof.º Dr. Valdir Stephanini, Prof.º Dr.º José Mário Gonçalves, Prof.º Ms. Giovanni Livio, Profª. Drª. Claudete Beise Ulrich

Intervalo Palestra

Mesa Redonda - Religião e relações étnico raciais Mesa-redonda · Mestranda Geisa Hupp Fernandes Lacerda, Ms. Arlette Freitas, Ms. Augusto Cândido Andrade de Barcellos

Palestra de Encerramento: Hermenêutica Negra Feminista - Dra. Cleusa Caldeira / Sobre a vida Delas: Dos reinados africanos ao cativeiro no Brasil - Doutoranda Silvana Santos Encerramento · Prof.ª Doutoranda Silvana dos Santos, Profª. Drª. Cleusa Caldeira

Sede da Faculdade Unida em Vitória - ES

Informações pelo telefone: 0800 770 2071

Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161

Bento Ferreira, Vitória - ES

29050-670

Sede da Faculdade Unida em Vitória - ES

Informações pelo telefone: 0800 770 2071

Ver no mapa

Rua Engenheiro Fábio Ruschi, 161

Bento Ferreira, Vitória - ES

29050-670

Faculdade Unida

Profª. Drª. Cleusa Caldeira

Pontifícia Universidade Católica do Paraná, PUC/PR, Brasil.


Atualmente desenvolve pesquisa pós-doutoral em teologia na Faculdade de Filosofia e teologia (FAJE), 2019. Doutorado em Teologia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia (FAJE) em Belo Horizonte (2017). Mestrado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2011). Especialização em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2009). Bacharelado em Teologia pelo Seminário Rev. Antonio de Godoy Sobrinho (2003), convalidação do diploma pela UNIFIL (2007), ambos em Londrina-Pr. Pesquisa sobre o acontecimento da redenção em contexto pós-moderno. Atualmente se propõe a desenvolver uma Teologia Negra Fundamental na interlocução com o pensamento decolonial, com a reabilitação do pensamento negro marxista: Frantz Fanon, Du Bois e Mbembe. Tem interesse especial nos temas: niilismo pós-moderno, pós-modernidade, experiência religiosa e o evento da subjetividade, teologia negra, hermenêutica negra feminista, leitura popular da Bíblia, pensamento decolonial, diálogo inter-religioso. Membro da Soter ( Sociedade de Teologia e Ciências da Religião). Membro do Núcleo Ecumênico e de Diálogo Inter-religioso da PUCPR. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/1352608348575791)

Profª. Drª. Claudete Beise Ulrich

Faculdade Unida de Vitória


Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1987), graduação em Pedagogia - habilitação Educação Infantil pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2005), mestrado em Teologia Prática pelo Instituto Ecumênico de Pós Gradução da Escola Superior de Teologia (2002) e doutorado em Teologia, área de concentração religião e educação também pelo Instituto Ecumênico de Pós Gradução da Escola Superior de Teologia (2006), tendo tido como orientador Prof. Dr. Alceu Ferraro Ravanello e co-orientador Prof. Dr. Evaldo Pauly. Realizou pós-doutorado na Universidade Federal de Santa Catarina sob a supervisão da Profª. Drª. Joana Maria Pedro (2007-2008). De 2009 a 2012 atuou como intercambista em projetos ecumênicos na região de Hannover/Alemanha. De 2012 a 2015 atuou como coordenadora de estudos na Academia de Missão junto a Universidade de Hamburgo/Alemanha. Desde agosto de 2015 é professora de Teologia na graduação e na Pós-Graduação em Ciências das Religiões na Faculdade Unida em Vitória no Espírito Santo. Atualmente realiza pós-doc em Educação na Universidade Federal do Espírito Santo sob a orientação do Prof. Dr. Erineu Foerste. Tem experiência religião, história e educação, atuando principalmente nos seguintes temas: diversidade, teologia feminista, gênero, educação, religião, memória, narrativa, história das mulheres, interseccionalidade, violência, teologia pública, pedagogia e teologia da libertação, ciências das religiões aplicada. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/9944681145159594)

Prof.º Dr.º Ismael Tressmann

Coluna Pomerana do Jornal Nova Notícia, Santa Maria de Jetibá - ES


Realizou pesquisa de pós-doutorado na Europa-Universität Viadrina (Frankfurt - Oder, Alemanha). Possui Mestrado e Doutorado em Linguística e Especialização em Línguas Indígenas Brasileiras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (Museu Nacional), Licenciatura em Letras pela Escola de Ensino Superior Alternativo (ES). Tem experiência nas áreas de linguística e antropologia, com ênfase em etnolinguística, atuando principalmente nos seguintes temas: documentação linguística, lexicografia, línguas indígenas brasileiras (família Tupi-Mondé), línguas baixo-saxônicas (línguas de imigração), tradições orais pomeranas, artes verbais, educação escolar pomerana e indígena. Atualmente é coordenador do Programa de Educação Escolar Pomerana (Proepo) e ministrante dos cursos de formação de professores/as de Língua Pomerana, da Secretaria de Educação/Prefeitura de Santa Maria de Jetibá-ES, professor titular da Faculdade da Região Serrana (Farese ? Instituto de Ensino Superior da Região Serrana) e professor-pesquisador da Europa-Universität Viadrina (Fakultät für Kulturwissenschaften - Alemanha)/ Universidade Federal Fluminense. Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) dos cursos de graduação em Pedagogia, Ciências Contábeis e de Letras, e coordenador do curso de graduação em Letras (EAD) da Faculdade da Região Serrana (Farese ? Instituto de Ensino Superior da Região Serrana). É consultor do Comitê Editorial Científico da coleção Linguagem e Literatura, Editora Appris, Curitiba/PR. Foi idealizador, consultor e ministrante dos cursos de formação de professores/as do Programa de Educação Escolar Pomerana entre 2005 e 2012, implementado em cinco municípios do Estado do Espírito Santo e consultor da Secretaria de Estado da Educação (SEDU-ES, 2014). É organizador/coordenador da Coluna Pomerana do Jornal Nova Notícia, Santa Maria de Jetibá/ES desde 2016. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/8673563773029686)

Prof.º Dr.º José Adriano Filho

Faculdade Unida de Vitória


Pós-Doutorado - Princeton Theological Seminary, NJ, EUA (2016-2017), doutor em Teoria e História Literária - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (2013), doutor em Ciências da Religão - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (2000), mestre em Ciências da Religião - Universidade Metodista de São Paulo - UMESP (1993), licenciado em Letras - Universidade Estadual de Londrina - UEL (2006), graduado em Teologia - STJV/FLAM (1989). Atualmente é professor da Faculdade Unida de Vitória. Tem experiência na área de Teologia e Ciências da Religião, atuando principalmente nos seguintes temas: judaísmo e helenismo, novo testamento, cristianismo dos primeiros séculos, hermenêutica, religião e literatura. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/4072349375688174)

Prof.º Dr.º José Mário Gonçalves

Faculdade Unida de Vitória


Possui Licenciatura em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2006), mestrado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009) e doutorado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (2016). Professor do curso de Bacharel em Teologia e do Mestrado Profissional em Ciências das Religiões da Faculdade Unida de Vitória. (Lattes:  http://lattes.cnpq.br/3208912348632816)

Prof.º Dr. Valdir Stephanini

Faculdade Unida de Vitória


Possui Curso Livre de Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1981), Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1998), Graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2006), Mestrado Livre em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil (1996), Mestrado em Teologia pela Escola Superior de Teologia (2010) e Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2016). Atuou como docente no CETEBES - Centro de Educação Teológica Batista do Estado do Espírito Santo de 1992 a 2016 e atua como coordenador da Graduação e docente no curso de Bacharel em Teologia da Faculdade Unida de Vitória, desde 2015. Foi pastor presidente da Primeira Igreja Batista da Cidade da Serra, Serra-Es, de 1991 a 2019. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5136346521376309)

Prof.º Dr. Julio Cezar de Paula Brotto

Faculdade Unida de Vitória


Graduado em Teologia pelo Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil, Rio de Janeiro em 1980. Bacharel em Teologia pelas Faculdades EST, São Leopoldo, RS em 2007. Mestrado em Teologia Prática pelas Faculdades EST, São Leopoldo, RS, em 2010. Doutorado em Teologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro em 2016. Professor da Faculdade Unida de Vitória, ES. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/1572132876854513)

Prof.ª Doutoranda Silvana dos Santos

Faculdade Capixaba da Serra, SERRAVIX, Brasil.


Doutoranda em História Social e Política pela Universidade Salgado de Oliveira - Niterói/RJ; Mestre em História Cultural/USS/RJ; Especialista em História da África,  do Negro no Brasil e dos Povos Tradicionais; Especialista em Direitos Humanos e Relações Étnicos Raciais; Membro do LABSEA - Laboratório de estudos das Sociedades Escravistas das Américas e África; Coordenadora do Depto de História e Pesquisa da ANEC- Associação dos Núcleos Esportivos Comunitária do ES. Com experiência na área de Consultorias, Palestras e Pesquisas, venho atuando desde 2006 em instituições públicas e privadas ministrando palestras, realizando pesquisas sobre temas diversos, prestando serviços de consultorias e análise de material didático, elaborando projetos e laudos sócio culturais atuando também na formação e/ou capacitação de professores, gestores, técnicos em educação e profissionais de áreas afins. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/4408985310660204)

Doutorando Louis Marcelo Illenseer

Faculdades EST


Doutorando em Teologia Prática, pelas Faculdades EST, com apoio CAPES. Mestre em Teologia Prática pela Faculdades EST (2019). Bacharel em Musica com habilitação em Regência Coral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Pós Graduado em Educação Musical pela FEEVALE no Curso de Especialização Música, Ensino e Expressão (2010). Formado em Educação Cristã pela Escola Superior de Teologia - EST - São Leopoldo - RS (1999). Atua como assessor de eventos ligados à composição de música sacra, teologia e liturgia, arranjos vocais e instrumentais e estruturação musical nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Espírito Santo.(Lattes:  http://lattes.cnpq.br/7647196501395012)

Doutoranda Arlete Maria Pinheiro Schubert

Escola da Terra Secadi/Ufes


Bacharel em História, Licenciada em História com especialização em Filosofia da Religião (UFES) e em Diversidade e Cultura dos Povos Indígenas (Faculdades EST- RS); Mestre em Educação (2011) pela Universidade Federal do Espírito Santo; Atualmente doutoranda no Programa de Educação dessa universidade, com participação ativa no grupo de pesquisa Culturas, Parceria e Educação do Campo. Professora pesquisadora do escola da Terra Secadi/Ufes e formadora e conteudista na Ação saberes indígenas na escola Secadi/Ufes. Tem experiência com comunidade e movimento territorial indígena, com destaque para aos saberes e as pedagogias que se desenvolvem nesses processos de lutas por territorialidade; vem investigando acerca da interculturalidade e as formas de territorialidade de comunidades tradicionais e indígenas, privilegiando metodologias participativas como a História Oral e a Pesquisa Participante. Atua em pesquisas com ênfase em educação, diversidade, identidades e lutas territoriais.(Lattes: http://lattes.cnpq.br/3010708242466735)

Doutoranda Ludmila Noeme Santos Portela

Universisdade Federal do Espírito Santo (UFES)


Ludmila Portela é doutoranda em História Social das Relações Políticas (UFES), na área de História Medieval, com ênfase nas relações entre cristãos e judeus na Península Ibérica durante a Reconquista. Mestre em História Social das Relações Políticas (UFES). Licenciada e bacharel pela mesma universidade. Possui experiência como docente do ensino médio e do ensino superior. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/7262185972637090) 

Prof.º Ms. Giovanni Livio

Faculdade Unida de Vitória


Possui graduação em Administração pela Faculdade Espírito-Santense de Administração - FAESA (1996), Filosofia pelo Seminário Católico de Santa Helena (Vitória) em 1985, pós-graduado em Gestão de Recursos Humanos e Formação Acadêmica para Atuação em Educação a Distância pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB e mestrado em Master en Educación pelo Instituto Superior Pedagógico Enrique José Varona (2003), convalidado pela Universidade Federal de Pernambuco, em 2003. Coordenador de Educação a distância da Faculdade Unida de Vitória, desde 2014. Com grande experiência na área de Educação, com ênfase em Administração Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: tendências educacionais, pedagogia, políticas educacionais, administração educacional e administração de recursos humanos. A partir de 2006 atua com implantação de políticas de Educação a Distância e implantação dos cursos e recursos tecnológicos de cursos livres, de graduação e pós-graduação a distância.Organizou cursos, e se congressos e seminários sobre EaD, bem como, foi palestrante em outros eventos ligados a EaD. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/9685505377454459)

Ms. Arlette Freitas

Faculdade Unida


Bacharel em Serviço Social (Universidade Federal do Espírito Santo). Pós-Graduação em Políticas Sociais Integradas (Faculdade Estácio de Sá de Vitória). Bacharel em Teologia (Faculdade Unida de Vitória). Graduanda em Letras-Português (Instituto Federal do Espírito Santo) Mestre em Ciências das Religiões (Faculdade Unida de Vitória). Membra do Grupo de Pesquisa REGEVI (Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos), ligado à Faculdade Unida de Vitória. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/5353035363584052)

Ms. Lavinia Coutinho Cardoso

Secretaria Municipal de Educação de Vitória


Graduada em Historia pela Universidade Federal do Espírito Santo (1993) e Especialista em História Política (2003) e Mestre em História Social (2008) pela mesma instituição. Especialista em Educação e Mídias pela Universidade Federal de Ouro Preto (2018). Seus trabalhos de pesquisa tem ênfase em História do Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: Escravidão, Resistência Escrava e liberdade na província do Espírito Santo no século XIX , Políticas Publicas com recorte racial, tecnologia e mídias no ensino de história. Foi professora do Centro Universitário São Camilo, onde ministrava a disciplina de Antropologia para os cursos de licenciatura. Foi professora Faculdade Multivix onde ministrou as disciplinas de Fundamentos Filosóficos e Teoria Política e Relações étnico raciais para os cursos de Serviço Social e Ciências Contábeis, foi bolsista da CAPES/MEC atuando como supervisora do PIBID na EMEF Rita de Cassia Oliveira.Atualmente é professora PB III de História da Prefeitura Municipal de Vitória. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/2838167892907295)

Ms. Augusto Cândido Andrade de Barcellos

EEEF FRANCISCO NASCIMENTO


Possui graduação em História pela Universidade Federal de Ouro Preto, pós graduação em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo e Mestrado em Ciência da Religião pela Faculdade Unida de Vitória. Profissionalmente, tem experiência na áreas de História, Sociologia,Filosofia, Literatura e Inglês. (Lattes: http://lattes.cnpq.br/7240266846031256)

Mestranda Josiane Arnholz

Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá - ES


Possui graduação em Normal Superior pelo Instituto de Ensino Superior da Região Serrana (2004). Atualmente é Assessora Pedagógica no Programa de Educação Escolar Pomerana - Proepo, na Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria de Jetibá - ES. Tem experiência na área de docência no Ensino Fundamental e Educação Infantil, com classes multisseriadas, ensino bilíngue (português/pomerano) e na coordenação de turno (Lattes:  http://lattes.cnpq.br/1056876032486572)

Mestranda Geisa Hupp Fernandes Lacerda

Faculdade Unida de Vitória


Mestranda em Ciências sociais da Religião (PPCR- Unida), no campo da docência atuou como Professora de Educação Infantil (2000- 2002), Professora de Ensino Fundamental (2002-2003),Município de Guarapari- ES. Professora substituta na Universidade Federal do Espirito Santo UFES (2009/01- 2009-02), Professora no Centro de Ensino Superior entre os períodos de 2009 -2015, Supervisora do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID do Centro de Ensino Superior FABRA vinculada a CAPES no projeto Iniciação à Docência no contexto da Pedagogia e da Educação Especial: Estudos e Casos, no período 2014 -2016. Atualmente docente no Centro Universitário do Espírito Santo - Unesc, no curso de licenciatura plena de Pedagogia. As linhas de interesse são: História da Cultura Afro- Brasileira, Racismo Religioso, racismo, diversidade. (Lattes:  http://lattes.cnpq.br/2969790194866145)

Grupo de Pesquisa Religião, Gênero, Violências: Direitos Humanos - REGEVI

Faculdade Unida de Vitória


Grupo de pesquisa da Faculdade Unida de Vitória. Estuda e pesquisa a partir das bases na intersecção entre religião, gênero e as diferentes culturas de violência. Com a perspectiva da interdisciplinaridade e dos direitos humanos, procura compreender as relações da religião e do fenômeno religioso nas diferentes formas de violência que se manifestam de forma dramática no Brasil, especialmente na violência contra as mulheres, jovens, LGBTTI+, perpassando as diferentes classes sociais, orientação sexual e etnias