Caio Abujadi

Mestre pela USP

Médico psiquiatra da infância e adolescência, atuando em Consultório Particular. Graduação em Medicina pela PUC de Campinas (2004); Especialização em Psiquiatria Geral pela PUC de Campinas (2007); Extensão Universitária em Curso de Neuropsicologia Infantil pela UNICAMP (2007); Especialização em Psiquiatria da Infância e Adolescência pela PUC de Campinas (2008); Mestre em Psiquiatria pela USP, com o tema "Estimulação Magnética Transcraniana em Indivíduos com Autismo" (2014). Tem ampla experiência no diagnóstico e tratamento de crianças e jovens com Transtorno Global do Desenvolvimento. Foi médico psiquiatra da Associação para o desenvolvimento dos autistas em Campinas, membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil, Ambulatório Neuro Difculdades de Aprendizado da Universidade Estadual de Campinas e Pesquisador do Ambulatório de Estimulação Magnética Transcraniana da Universidade de São Paulo.

Ana Cristina de Sanctis Girardi

USP

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1992), mestrado em Ciência Ambiental pela Universidade de São Paulo (2001) e mestrado em aconselhamento genético e genômica humana (2018) na área dos transtornos do espectro autista. Tem experiência na área de aconselhamento genético e genética dos transtornos do espectro autista. Atualmente atua no serviço de aconselhamento genético para famílias de afetados pelo transtorno do espectro autista do Centro de pesquisas sobre o genoma humano e células tronco (CEGH-CEL) e no Programa Genoma e Neurodesenvolvimento (PROGENE)

Diogo Ventura Lovato

TISMOO

Biomédico formado pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) e doutorado em Biologia Molecular pela UNIFESP. Dr. Diogo fez pós-doutorado pelo Laboratório Nacional de Biociências (CNPEM) em colaboração com o Structural Genomics Consortium da Universidade de Oxford (Inglaterra). Com longa experiência em estudos funcionais e estruturais de genes e proteínas, Dr. Diogo foi pesquisador associado do Structural Genomics Consortium da Universidade de Toronto (Canadá) e atualmente é pesquisador e geneticista molecular da Tismoo, onde desenvolve trabalhos em genômica clínica e modelos genéticos do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA).

Priscilla Oliveira Silva Bomfim

UFF

Doutora em Ciências (Biofísica – área de concentração neurobiologia) pelo programa de pós-graduação em Biofísica do Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho da UFRJ (2007). Pós-doutorado (2008) pelo laboratório de pesquisa sobre o timo na Fiocruz (RJ). Atualmente é professor adjunto IV no Departamento de Neurobiologia e professor do PPG em Neurociências da UFF, além de pesquisadora responsável pelo laboratório de Neurobiologia da Matriz Extracelular.

Dr. José Otávio Motta Pompeu e Silva

UFRJ

Professor adjunto da Universidade Federal do Rio de Janeiro no Instituto Tércio Pacitti de Aplicações e Pesquisas Computacionais (NCE/UFRJ) e do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e das Técnicas e Epistemologia/HCTE/UFRJ (desde 2014), pesquisa em interfaces de neurociência, artes, teatro e computação, além de pesquisas com tecnologia assistiva e acessibilidade. É um dos fundadores do Laboratório de MultiAplicações Experimentais (LAMAE) e criador do Limbiseen Lab. Trabalha em projetos de tecnologia assistiva, arte e neurociência no Limbiseen Lab. Tem experiência na área de cultura digital, tecnologia assistiva, acessibilidade, reabilitação, arte. Link do lattes: http://lattes.cnpq.br/1982904301470543

Rudimar Riesgo

UFRGS

Neuropediatra e Especialista em Epilepsia e EEG pediátrico. Tem Mestrado e Doutorado em Pediatria (UFRGS). Fez um fellowship trainning em EEG e epilepsia no Miami Children's Hospital (FL/USA). Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. Principais temas de interesse: desenvolvimento neuropsicomotor, aprendizado, TDAH, autismo, epilepsia e EEG Pediátrico, bem como doenças cerebrovasculares na infância. Organizou dois lívros e escreveu vários capítulos de livro no campo da Neuropediatria. Professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS). É Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Cristina Delou

CMPDI/UFF

Bolsista de Produtividade em Pesquisa Nível 2 e líder do Grupo de Pesquisa Talento e Capacidade Humana na Sociedade e na Educação, vinculado ao Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil do CNPq. Coordena atividades de extensão no Programa de Atendimento a Alunos com Altas Habilidades/Superdotação (PAAAH/SD), na Escola de Inclusão, que são apoiados pela CAPES (Novos Talentos e PIBID), pelo PROEXT/MEC e pela FAPERJ. É autora de artigos e capítulos de livros. É membro do Conselho Editorial de diversas revistas científicas. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores. Foi Membro do Conselho Técnico do Conselho Brasileiro para Superdotação (ConBraSD) no período de 2003 a 2012, voltando em 2016, e Presidente do ConBraSD no biênio 2011-2012. Vice-Presidente da Associação Brasileira de Diversidade e Inclusão (ABDIn) no período 2015-2018.

Lúcia Maria de Assis

UFF

Possui doutorado em Linguística pela Universidade de São Paulo, mestrado em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Materna pela Universidade de Taubaté, especialização em Língua Portuguesa pela Fundação Rosemar Pimentel, graduação em Pedagogia e em Letras (Português/Inglês) pela Fundação Educacional Rosemar Pimentel. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Linguística e Língua Portuguesa, atuando principalmente nas seguintes subáreas: Linguística Geral; Linguística Textual; Oralidade e Escrita. Além disso, tem experiência também na área de Educação, na qual desenvolve pesquisas sobre linguagem e autismo. Link do Lattes: http://lattes.cnpq.br/8169985059176655

Maria Goretti Andrade Rodrigues

UFF - Santo Antônio de Pádua

Doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2008). Atualmente é Professora Associada da Universidade Federal Fluminense, Pós-Doutoranda no Laboratório de Estudos e Pesquisas em Saúde Mental e Atenção Psicossocial da Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca (ENSP-FIOCRUZ) sob supervisão do Prof. Dr. Paulo Amarante, e Professora do Mestrado em Ensino da UFF (PPGEn/UFF). Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Mental e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, cartografia de práticas inclusivas e políticas públicas para inclusão.

Aline Vianna Barreto Kabarite

Instituto Priorit

Fonoaudióloga, Mestre em Educação (UNESA), Pós graduada em Patologias da Linguagem (UNESA), Psicomotricidade (CLAVE) e Psicopedagogia (PUC). Diretora do Instituto PRIORIT.

Fabrício Moser

Instituto Priorit

Ator, diretor e professor de teatro, bacharel (UFSM) e mestre (UNIRIO) em Artes Cênicas. Entre suas frentes de trabalho, que também envolvem a pesquisa acadêmica e a criação artística, se destaca a que relaciona o teatro e a saúde mental. Nesse contexto, foi pesquisador colaborador do LABI – NIME do Instituto de Psicologia da USP, junto a comunidades indígenas de Mato Grosso do Sul, e Instrutor de Atividades Terapêuticas do CAPs e do CAPS – AD, em Dourados. Atualmente no Rio de Janeiro, é professor do Instituto Priorit desde 2012, onde oferece atividades teatrais com enfoque terapêutico no treinamento das habilidades comunicativas e sociais de crianças e jovens com TEA, TDAH e outros, e atende crianças com Dupla Excepcionalidade, Altas Habilidades e Superdotação desde 2017, em parceria com a psicóloga Karin Verônica.

Roberta Marcello

Instituto Priorit

Psicóloga e diretora do Instituto Priorit desde 2006. O Instituto é especializado no tratamento transdisciplinar dos transtornos do desenvolvimento, como autismo, TDAH, outros transtornos comportamentais, de linguagem ou de aprendizagem.

Gisele Nascimento

PPBI/UFF

Doutoranda em Ciências e Biotecnologia pelo Programa de Pós graduação em Ciências e Biotecnologia da Universidade Federal Fluminense(PPBI). Mestre em Diversidade e Inclusão pelo Instituto de Biologia (2016) da Universidade Federal Fluminense com Licenciaturas em: Sociologia, Pedagogia e Ciências Biológicas.Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando em: educação especial, educação inclusiva, autismo, altas habilidades, superdotação, materiais didáticos acessíveis, inclusão e formação continuada de professores Possui interesses voltados para estudos de :Desenvolvimento, Análise e Avaliação de Novas Estratégias no Processo de Ensino e Aprendizagem de Ciências e Biotecnologia, Análise molecular, celular e/ou sistêmica de processos biológicos e biotecnológicos, Identificação de novos protótipos e moléculas bioativas de importância em sistemas biológicos e biotecnológicos, Propriedade Intelectual/ Industrial ( Patentes de Invenção- produtos e/ou serviços), Registros, Marcas, Circuitos Topográficos e Cultivares, bem como pesquisas acerca de Dimensões da cultura, comunicação e tecnologias no ensino de Química, Formação profissional, sociedade e ambiente no ensino de Química e História, Filosofia, Sociologia e inovação no ensino de Química.

Dra. Aline G. M. Fraga

UFRJ

Doutora em Química Orgânica (UFRJ). Professora da Faculdade de Farmácia-UFRJ, atuando na área da Química Medicinal e Tecnologia Industrial Farmacêutica, com interesse no desenvolvimento de Novos Fármacos para Doenças Negligenciadas, Antineoplásicos; Desenvolvimento de Novos Métodos para o Tratamento e Remoção de Fármacos do Meio Ambiente e Educação Ambiental além de desenvolver e atuar em projetos na Área Educacional para divulgação e promoção da Ciência. Link do Lattes:http://lattes.cnpq.br/1452839045261208

Rafael Engel

Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro

Médico da Neuropediatria no Hospital Federal dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro. Pós-Graduação: Hospital (Federal) dos Servidores do Estado - Programa: Residência Médica em Neurologia Infantil. Hospital Geral (Federal) de Bonsucesso -  Programa: Residência Médica em Pediatria

Dra. Claudia Hakim

Advogada

Advogada especialista em direito educacional, conquistou em Brasília uma jurisprudência muito importante para crianças com altas habilidades/superdotadas. Trata-se de aceleração de série que muitos pais não conseguem junto as escolas. Esta vitória foi importantíssima porque dá esperança a inúmeras crianças que podem e devem acelerar de série, mas são impedidas pelas escolas que estão a seguir atos normativos de Conselhos Estaduais de Educação.

Andressa Leal

UERJ

Formada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Pesquisa e trabalha com temas relacionados à inclusão social e o autismo.

Diana Negrão Cavalcanti

Universidade Federal Fluminense

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1991), especialista em Bioquímica (INDECS), mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal Fluminense (1998) e doutorado em Química Orgânica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Foi bolsista PRODOC/CAPES (UFF), pesquisador visitante (Fiocruz) e bolsista PNPD (UFF). Foi Professora Adjunto A no Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista (2013) e desde 2014 é Professora Adjunta da Universidade Federal Fluminense, atuando na graduação e na Pós-graduação em Biologia Marinha e Ambientes Costeiros, Programa de Pós-graduação em Ciência e Biotecnologia (PPBI) e Mestrado profissional em Diversidade e Inclusão (CMPDI), onde atualmente é coordenadora (2018-2022). Tem experiência na área de Biologia Marinha, biotecnologia marinhas e em Ensino, com ênfase em Química dos Produtos Naturais, algas marinhas, técnicas cromatográficas e espectroscópicas, bioprospecção, dereplicação, biotecnologia marinha, quimiotaxonomia e ensino de pessoas com necessidades educacionais especiais, principalmente autismo.