Palestrantes
Conheça nossos palestrantes
Ariane de Medeiros Pereira
CDS
Professora do Colégio Diocesano Seridoense (CDS). Atuou como bolsista de iniciação científica de 2010 a 2011, em sua graduação (UFRN), no projeto Fontes para uma micro-história do Seridó (1850-1930), sob orientação do Prof. Almir Bueno, que utilizou fontes cartoriais da Comarca de Caicó custodiadas pelo Labordoc. Continuou suas pesquisas nos acervos do referido laboratório, que resultaram na dissertação de mestrado Escravos em ação na Comarca do Príncipe - Província do Rio Grande do Norte (1870-1888), defendida no PPGH-UFRN em 2014, orientada pelo Prof. Muirakytan Macêdo (in memorian) e coorientada pela Prof.ª Juliana Souza. No mesmo ano de 2014, concluiu o Bacharelado em História (CERES-UFRN), onde defendeu a monografia Ação escrava por meios jurídicos: Comarca do Príncipe (1870/1888), orientada pelo Prof. Muirakytan Macêdo (in memorian), também utilizando fontes do Labordoc.
Avohanne Isabelle Costa de Araújo
UERN
Professora do Departamento de História da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atuou como bolsista de iniciação científica, durante sua graduação (UFRN),sob a orientação do Prof. Muirakytan Macêdo (in memorian), no projeto de pesquisa As astúcias da suavidade - a escravidão negra nos sertões do Rio Grande do Norte (2008-2010), lidando, diretamente, com fontes cartoriais custodiadas pelo Labordoc. Continuou suas pesquisas no acervo do laboratório e, durante os estudos doutorais, utilizou-se novamente de seus mananciais arquivísticos, resultando na tese Alimentação, saúde e doenças carenciais em períodos de seca nos sertões do Rio Grande do Norte (1877-1935), defendida em 2022 no Programa de Pós-Graduação em História das Ciências e da saúde, da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ).
Ana Laura de Souto Lira
PPGHC-UFRN
Mestranda em História dos Sertões pelo PPGHC-UFRN. Atuou como bolsista de apoio técnico, durante sua graduação (UFRN), no Labordoc no período de 2019 a 2021. Atualmente, está desenvolvendo investigação, no âmbito do PPGHC-UFRN, intitulada Trajetória do Laboratório de Documentação Histórica: contribuições para a escrita de uma história dos sertões (Caicó-RN, 1998-2022), sob orientação da Prof.ª Paula Fernandes.
Helder Alexandre Medeiros de Macedo
UFRN
Professor do Departamento de História do CERES-UFRN. Atuou como bolsista do Labordoc no período de 1999 a 2002. E, como coordenador do mesmo laboratório, de 2014 a 2019. Realizou pesquisas, desde a graduação, no acervo do Labordoc, culminando nos seguintes trabalhos de conclusão de curso: Vivências índias, mundos mestiços: relações interétnicas na Freguesia da Gloriosa Senhora Santa Ana do Seridó entre o final do século XVIII e início do século XIX (monografia, 2002), defendida no Curso de Licenciatura e Bacharelado em História (CERES-UFRN), sob orientação do Prof. Muirakytan Macêdo (in memorian); Ocidentalização, territórios e populações indígenas no sertão da Capitania do Rio Grande (dissertação, 2007), defendida no PPGH-UFRN, sob orientação da Prof.ª Fátima Lopes; Outras famílias do Seridó: genealogias mestiças no sertão do Rio Grande do Norte (séculos XVIII-XIX) (tese, 2013), defendida no PPGH-UFPE, sob orientação da Prof.ª Tanya Brandão.
Joel Carlos de Souza Andrade
UFRN
Professor do Departamento de História do CERES-UFRN. Atuou como coordenador do Labordoc no período de 2004 a 2007. Desenvolveu o projeto de pesquisa Escriturística Seridoense: fontes históricas, literárias e memorialísticas (fins do século XIX ao séc. XX) (2013-2016), em que, parte do conjunto das fontes disponíveis para análise estavam presentes no acervo do Labordoc.
Cláudia Cristina do Lago Borges
UFPB
Professora do Departamento de História da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Pesquisou nos acervos custodiados pelo Labordoc para a estruturação de sua dissertação de mestrado, intitulada Cativos do sertão: um estudo da escravidão no Seridó/RN, defendida na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), em 2000, sob orientação da Prof.ª Marisa Saens Leme.
Denúncia enviada com sucesso!
Denunciar este evento
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.