27º Congresso Nacional das Apaes
Tema: “Novos olhares para as pessoas com deficiência e famílias”
Desde o ano de 1962, a Apae Brasil promove, sempre em parceria com alguma Federação de estado e/ou Apae, o Congresso Nacional das Apaes, que tem por objetivo principal a divulgação de resultados de pesquisas acadêmicas e metodologias inovadoras para modernização das práticas profissionais nos serviços ofertados à pessoa com deficiência intelectual e múltipla, além da troca de experiências entre profissionais, familiares e usuários.
O Congresso será realizado no período de 29 e 30 de novembro e 1º de dezembro de 2023, no Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, localizado na Rua Celso Piatti s/n- Jaraguá, Maceió, Alagoas. Com um público estimado em 3.500 pessoas, que são mobilizados de todos os estados do Brasil, contando com gestores, técnicos e funcionários públicos das esferas municipais, estaduais e federais, além da dos representantes oficiais dos diferentes poderes, pessoas com deficiência e suas famílias, também se reúnem para discutir com a sociedade civil organizada os diversos temas de interesse das pessoas com deficiência no Brasil.
Este ano com o tema: “Novos olhares para as pessoas com deficiência e famílias”, o Congresso desperta para os avanços necessários na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e familiares, com vistas à sua inclusão proativa na sociedade, em nível de igualdade, como direito de todo cidadão. Aprofundando debates nos âmbitos educacional, de saúde, assistência social e trabalho, reafirma-se o papel da Rede Apae nesse protagonismo, em conformidade com a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
A submissão de trabalhos acadêmicos deve ser feita por este mesmo site. São três categorias: comunicação oral, pôster e amostra de vídeo. Os trabalhos submetidos devem estar adequados aos seguintes eixos temáticos:
O Congresso é porta de entrada de muitas práticas inovadoras de trabalho e pesquisa que se concretizaram como políticas públicas e outras tantas ações em benefício das pessoas com deficiência e suas famílias. O evento sempre esteve na vanguarda das ações de mobilização social e defesa de direitos, sendo o único na sua área temática a agregar mais de 4.000 pessoas, com mais de 200 trabalhos científicos apresentados e mais de 100 palestrantes confirmados, com um incomensurável impacto na sociedade brasileira de forma geral.
O congraçamento de organizações sociais representativas das pessoas com deficiência é cada vez mais uma exigência para o avanço da luta pela garantia de direitos, por mais que o objetivo principal do Congresso seja o de atualização das práticas institucionais, garantindo assim acesso a diversos programas e ofertas que contribuem e garantem a melhoria da qualidade de vida das pessoas, o evento também tem um caráter de mobilização social, agregando familiares e pessoas com deficiência, nos fóruns de família e de autogestão e autodefensoria. Nestes espaços são debatidos temas de interesse das famílias e das pessoas com deficiência, apontadas suas necessidades e estratégias para intervenção. Muitos dos encaminhamentos aprovados nesses espaços são aprovados como programas estruturantes, que se revertem em benefício da própria Rede.
A Apae Brasil fez uma parceria com a MEP Eventos e Turismo localizada em Maceió para oferta de pacotes turísticos promocionais, visando garantir que a participação no 27º Congresso Nacional das Apaes possibilite ao congressista conhecer as belas praias e passeis turísticos que a cidade de Maceió oferece. Entre em contato através do e-mail: turismo@mepeventos.com.br ou pelos telefones: (82) 3231-8238 / (82) 99999-2672.
Clique no botão abaixo para acessar a área de submissão e enviar seus trabalhos
Área de submissãoAbertura; Entrega do V Prêmio Nacional Stanislau Krynski; Palavra do Presidente Contextualizando a Rede Apae: Estatísticas e Perspectivas - Política de Atenção Integral Integrada e Palestra: Escola e família, sem essa parceria seu filho não vai avançar Abertura · José Turozi, Rossandro Klinjey
minicurso de formação para gestores da Rede Apae: Gestão e sustentabilidade de entidades sem fins lucrativos Minicurso · Nailton Cazumbá
palestra: Abordagem Conceitual da Deficiência Intelectual e os Paradigmas de Apoio para a Educação e colóquio com relato de experiências: Práticas Pedagógicas e o papel da educação na equipe multidisciplinar Palestra · Profa. Dra. Iasmin Zanchi Boueri, Profa. Dra. Sabrina Fernandes de Castro
palestra: Impacto das artes no processo de inclusão social das pessoas com deficiência intelectual e múltipla e relato de experiência: Experiência e expressão artística como forma de ser e estar no mundo Palestra · Iara Simonetti Racy, Jorge Schneider
palestra: Apae como entidade de assessoramento, defesa e garantia de direitos e colóquio: Apresentação e compartilhamento de cases de sucesso na Apae Brasil Palestra · Leila Pizzato, Marcia de Carvalho Rocha, Me. Vanderson Roberto Pedruzzi Gaburo
mesa-redonda: Gestão na prática - O papel dos entes federados Mesa-redonda · Anna Paula Feminella, Mauro Eduardo Cardoso e Silva, Silvia Grecco
palestra: Produção e naturalização de práticas capacitistas no mundo do trabalho e mesa-redonda: Práticas de inclusão no mundo do trabalho Palestra · Esp. Carlize Dias, Fernanda Monteiro Roman, Profa. Dra. Eliana da Costa Pereira de Menezes, Reni Cristina de Carvalho
palestra: Transtorno do Espectro Autista: diagnóstico e intervenção precoce e mesa-redonda: Prevenção e intervenção no Transtorno do Espectro Autista Palestra · Dra. Rita Márcia Pacheco Lins, Profa. Dra. Maria de Fatima Minetto., Profa. Dra. Erika Maria Parlato-Oliveira, Profa. Dra. Maria Elisa Granchi Fonseca
oficina: Práticas Pedagógicas baseadas em evidência Oficina · Ma. Elisiane Perufo Alles
oficina: O desafio do Desenho Universal para a aprendizagem e a Adaptação Curricular Oficina · Ma. Regina Andréa Fernandes Bonfim
palestra: Identificação e intervenção precoce Palestra · Denise Leão Suguitani, Dra. Eliane Pereira dos Santos
minicurso de formação para gestores da Rede Apae: Palestra I Empreendedorismo Social e Projetos de Impacto. Palestra II Prestação de Serviços como fonte de captação de recursos. Palestra III Captação de Recursos por meio de Emendas Parlamentares 2024 Minicurso · Dra. Mírian Cleidiane Queiroz Cunha
palestra: Política Públicas e Diretrizes Educacionais para PCD e colóquio: A educação Escolar e o Atendimento Educacional Especializado na Rede Apae Palestra · Claudia Moura, Flávia Catanante, Ma. Cacilda Veronesi Jaloto dos Santos, Suely Melo de Castro Menezes
mesa-redonda: Competências e Alfabetização Digital na sociedade da informação e do conhecimento Mesa-redonda · Profa. Dra. Ketilin Mayra Pedro
palestra: O protagonismo da pessoa com deficiência intelectual nos diferentes ciclos de vida e sua família e colóquio: Autogestão e Autodefensoria, Família e Controle social e a pessoa com deficiência: uma experiência Palestra · Dr. Adinilson Marins dos Santos, Joseane Toebe, Norma Carvalho, Solange Bueno, Tâmara Tamires Soares Silva
mesa-redonda: Relações Institucionais e Federalismo Mesa-redonda · Dra. Carolina Soares C. Lucena de Castro, Dra. Maria Aparecida Gugel, Sergio Caribé
palestra: Organização das ofertas socioassistenciais na Rede Apae: atendimento das pessoas com deficiência e suas famílias e colóquio: Assistência social: Serviço de Proteção Social Especial de Média Complexidade para pessoa com deficiência Palestra · Deusina Lopes da Cruz, Dr. Wederson Rufino dos Santos, Marcia de Carvalho Rocha
palestra: A metodologia de Emprego Apoiado e relato de experiências: Justiça acessível e inclusiva. políticas públicas: ação democrática na atenção à pluralidade Palestra · Déa Marisa Brandão Cubel Yule, Prof. Dr. Oswaldo Ferreira Barbosa Junior
mesa-redonda: Inclusão de pessoas com deficiência intelectual e múltipla no ensino superior Mesa-redonda · Elizabeth Regina Nunes Guedes, Profa. Dra. Mirella Villa de Araújo Tucunduva da Fonseca, Profa. Dra. Annie Gomes Redig, Profa. Dra. Márcia Denise Pletsch
oficina: Capacitação em Avaliação Física – Projeto Apae Qualidade de Vida e Saúde Oficina · Dr. Fabio Bertapelli, Esp. Roberto Antônio Soares, Prof. Rodrigo Pedroso Bergamo
palestra: Qualidade de vida de famílias integrada por filho(s) com deficiência intelectual, palestra: Investigação Genético-Clínica nos Transtornos do Desenvolvimento e palestra: Causas da Deficiência Intelectual no Brasil ou Aconselhamento Genético Palestra · Dr. Lucelmo Lacerda de Brito, Dra. Larissa Athayde Costa, Profa. Dra. Débora Gusmão Melo
minicurso de formação para gestores da Rede Apae: Como potencializar a captação de recursos através do CRM, PNL e BI Minicurso · Carlos Samarone, Lígia Serafim
palestra: Cognição e Desenvolvimento, e as novas formas de pensar a educação para pessoas com autismo e colóquio: Transtorno do Espectro Autista e as diferentes leituras no Processo de Aprendizagem Palestra · Esp. Ieda Edva de Oliveira Couras Amaro, Profa. Dra. Mara Monteiro da Cruz, Profa. Dra. Viviane de Leon
palestra: Impedimentos neurológicos: fatores de risco e proteção primária, secundária e terciária e mesa-redonda: Evidências terapêuticas nas intervenções das deficiências Neurológicas Palestra · Dr. Flávio Rodrigues de Santana, Dra. Aída Teresa dos Santos Brito, Izabel de Melo Pereira Martins Bilibio, Profa. Dra. Simone Ap. Lopes-Herrera
palestra: Síndrome de Down no curso da vida: desenvolvimento, cognição e linguagem e colóquio: Concepções de deficiência intelectual: abordagens epistemológicas e teórico-metodológicas Palestra · Profa. Dra. Maria de Fatima Minetto., Profa. Dra. Maria Amélia Almeida
palestra: Entendendo as Políticas Públicas e mesa-redonda: Perspectivas nas áreas da Saúde, Educação e Assistência Social Palestra · Dr. Edgilson Tavares De Araújo, Kleber Rangel Silva, Prof. Dr. Jorge Amaro de Souza Borges, Suely Melo de Castro Menezes
palestra: Como a tecnologia ajuda a melhorar o atendimento aos colaboradores e aumentar a captação sustentável de novas doações e oficina: Cuidados Paliativos e sua relação com o Serviço de Atendimento Domiciliar Palestra · Daniel Leiva, Prof. Dr. Ramon Moraes Penha
mesa-redonda: ABA E/OU TEACCH: possibilidades de uso na educação? Mesa-redonda · Dr. Lucelmo Lacerda de Brito, Profa. Dra. Maria Elisa Granchi Fonseca
palestra: Inclusão social por meio do esporte e colóquio: Desenvolvendo resiliência pessoal e familiar na situação de deficiência Palestra · Celiane Ferreira Secunho, Jose Agtonio Guedes Dantas, Patrícia Neves Raposo
palestra: Empregabilidade e inclusão: Quebra de barreiras e relato de experiências: inclusão da pessoa com deficiência no mundo do trabalho utilizando a metodologia do Emprego Apoiado Palestra · Aniele Novaes, Déa Marisa Brandão Cubel Yule, Esp. Nilse Passarini, Franciene Cristina da Silva, Mariéllen Barreto Villas Boas
minicurso de formação para gestores da Rede Apae: Educação inclusiva no contexto da convenção de Nova Iorque Minicurso · Dr. Fernando Gaburri
mesa-redonda: Atividades Esportivas Rede Apae Brasil, Comitê Paralímpico Brasileiro, Ministério da Defesa, Fundação Special Olympics Brasil, Confederação Brasileira de Desporto para Deficientes Intelectuais e Associação Brasileira de Judô Inclusivo Mesa-redonda · 2º Ten Chailliny Rosy Candido de Almeida, David Farias Costa, Edson Luiz Martinussi, Felipe Vasconcelos, Tenente-Coronel Davi Augusto Pavelec Antônio, Thomas L Goman
palestra: A internet como recurso para as práticas de Saúde e Educação nas Apaes e colóquio: Ética, Segurança e Habilidades na prática da Telessaúde e Teleducação Palestra · Eduardo Ferreira de Souza, Profa. Dra. Mara Monteiro da Cruz, Tais Pires Terra Araújo
palestra: Ofertas socioassistenciais:Credenciamento das Entidades no SUAS, inscrição no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS); Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social (CNEAS) e oficina:Processo de CEBAS e Plataforma digital Palestra · Elisa Adelline Tavares de Oliveira
mesa-redonda: Sexualidade e a pessoa com deficiência e mesa-redonda: Perspectivas inovadoras na área da saúde em reabilitação da pessoa com deficiência Mesa-redonda · Laura Simões, Lucas Sampaio, Profa. Dra. Eloisa Tudella, Profa. Ma. Maria Fabiana de Lima Santos Lisboa
palestra: O cenário atual da reabilitação das pessoas com deficiência com o surgimento dos centros de reabilitação física e intelectual – CERs e roda de conversa: Formação e articulação dos programas de atendimento multidisciplinar por deficiência Palestra · Jamilly Pimentel dos Santos, Profa. Ma. Maria Fabiana de Lima Santos Lisboa, Taíse de Almeida Moura Albuquerque Cavalcante
simpósio: Tecnologias para inclusão Simpósio · Prof. Dr. Fernando Augusto Ramos Pontes, Prof. Dr. Ronaldo de Freitas Zampolo, Profa. Dra. Simone Souza da Costa Silva, Profa. Ma. Kelly Vale Pinheiro
minicurso: As dialéticas do trabalho socioassistencial com famílias: o que e como avançar Minicurso · Dr. Wederson Rufino dos Santos
Rua Celso Piatti
Jaraguá, Maceió - AL
57022-210
Rua Celso Piatti
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Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
A Federação Nacional das Apaes (FENAPAES) - Federação Nacional das Apaes, é uma organização social sem fins lucrativos, reconhecida como de utilidade pública federal e certificada como beneficente de assistência social; de caráter cultural, assistencial e educacional, que congrega como filiadas atualmente mais de 2.200 Apaes e entidades filiadas e 25 Federações, que compõem o movimento apaeano, tendo como missão institucional promover e articular ações de defesa dos direitos das pessoas com deficiência e representar o Movimento perante os organismos nacionais e internacionais, para a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelas Apaes, na perspectiva da inclusão social de seus usuários.
Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes)
Doutora e Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professora Associada do Departamento de Educação Inclusiva e Continuada da Faculdade de Educação da UERJ, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (ProPEd/UERJ).
Psicóloga e Neuropsicóloga.
Mestra em educação pela Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL).
Especialista em Saúde mental com ênfase em TEAs.
Especialista em Educação Inclusiva.
Curso de Formação no programa TEACCH pela Universety of North Carolina em ChapeHill/USA.
Formação em Análise do Comportamento aplicada – ABA.
Credenciada para aplicação dos instrumentos padrão ouro: ADOS2 e ADIR.
Coordenadora do CUIDA de Maceió/AL.
Coordenadora do setor de Psicologia da Apae de Maceió/AL.
Supervisora técnica da Federação Alagoana das Apaes.
Professora Universitária.
Formação: Graduação – Educação Física - Fundação Educacional de São Carlos – FESC - concluído em 1995
Pós-graduação em Educação Física Especial e Adaptada (concluído em 2002 na Universidade Claretianas – Batatais – 360H)
Aluno especial no Mestrado da Ufscar (São Carlos – 2007) na Disciplina Prevenção das Deficiências no Desenvolvimento Humano.
Retrospecto de Atuação: Em 2005 – Atual: Coordenador Educação Física, Desporto e Lazer da Federação das Apaes do Estado de São Paulo. Em 2008 – Atual: Coordenador Nacional de Educação Física, Desporto e Lazer da Federação Nacional das Apaes. Em 2013 – Atual: Professor efetivo do Ensino Fundamental da Prefeitura do município de Araraquara.
Palestrante: Educação Física Especial no curso Treinamento de professores na área de deficiência Intelectual e múltipla (Araraquara – 2004). Integrante da mesa redonda na semana da Educação Física, na Unip – Araraquara (2007). Palestrante no curso de Pós-Graduação em Educação Especial, na disciplina Educação Física Adaptada - duração de 8hs (Araraquara Julho – 2008). Palestrante no curso do Simpósio Internacional do Sesc de atividades Físicas Adaptadas - duração de 6 horas (São Carlos 16 de maio 2009). Integrante da Comissão Cientifica dos Congressos Nacionais das Apaes 2014 em Foz de Iguaçu/PR e 2017 em Natal/RN. Palestrante no curso de 8h, com o título: Educação Física, Avaliação, Planejamento e Desporto promovido pela FEAPAES.SP no 1º semestre de 2017.
Produção Bibliografica: Idealização, elaboração e execução do regulamento do Circuito Regional Especial de Esportes (CREE), abrangendo diversas regiões do estado com a participação de várias entidades, tendo como foco alunos com deficiências em 7 categorias, disputando 8 modalidades (tênis de Mesa, Atletismo, Futsal, Natação, Dama, Dominó, Biribol, Vôlei Adaptado). Este evento está na 16° edição. Autoria do Manual de Educação Física – Esporte Educacional 2009, Publicação da Federação Nacional das APAES e Federação das APAES do Estado de Minas Gerais, com Apoio: Ministério do Esporte, Secretaria de Esportes Educacional e Programa Segundo Tempo. Autoria no documento norteador Educação Física, Desporto e Lazer/ Atividade Complementar Diversificada – BRASILIA: APAE Brasil,2017. 80p.
Graduado em Educação Física, Faculdades Integradas Regional de Avaré-FIRA. Pós-Graduação em Educação Especial. Pós-Graduação Pensonal Training. Especialização em Salvamento Aquático pela FMU. Experiência Profissional:Professor de Educação Física da Apae de Taquarituba/SP. Coordenador Regional de Educação Física do Conselho Regional de Taquarituba/SP. Membro do Colegiado de Educação Física. Professor de Natação na academia Acqua Mundi, Taquarituba/SP. Personal Trainer no Studio Espaço Saúde, Taquarituba/SP. Instrutor da academia BioFitness Premium Gym, Taquarituba/SP. Foi Monitor do projeto Qualidade de Vida para o Idoso junto a Prefeitura Municipal de Taquarituba/SP, 2009/2010. Monitor de Muay Thai da Academia Damaceno Team, Taquarituba- SP. Período de 2018 / 2019.
Sócio-Gerente da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento.
Bacharel em Ciências Contábeis, pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Especialista em Contabilidade para Organizações do Terceiro Setor, em Auditoria e Controladoria.
Membro da Comissão de Contabilidade Aplicada ao Terceiro Setor - do Conselho Regional de Contabilidade do Estado da Bahia – CRC-BA.
Consultor em análise de prestação de contas em órgãos da administração pública.
Consultor financeiro, contábil, em gestão de convênios e prestações de contas, Controller e Contador de entidades sem fins lucrativos.
Consultor na área de gestão de convênios para órgãos da administração pública e entidades privadas sem fins lucrativos.
Professor convidado em Cursos de Pós-Graduação.
Sócio da Pauta Assessoria Contábil, Consultoria e Treinamento.
Membro do Grupo de Trabalho responsável pela elaboração do MROSC Bahia.
Colunista sobre Gestão no Terceiro Setor no Portal Nossa Causa - http://nossacausa.com/author/nailton/
-Colunista e instrutor de Cursos na Escola Aberta do Terceiro Setor – http://escolaaberta3setor.org.br/author/nailton-cazumba/
- Colunista sobre Gestão Contábil e Captação de Recursos na Captamos - http://captamos.org.br/news/articles
Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Coordenadora substituta do Curso de Educação Especial - Licenciatura Plena - Diurno. Professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica/UFSM. Possui graduação em Educação Especial - Habilitação Deficiência Mental, pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2006), doutorado em Educação Especial (Educação do Indivíduo Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (2011) e estágio pós-doutoral pela Universidade Federal de São Carlos (2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, educação inclusiva, atendimento educacional especializado, deficiência intelectual e acessibilidade na educação profissional e tecnológica e no ensino superior.
Possui Pós-doutorado em Educação Especial com financiamento FAPESP pelo Departamento de Psicologia da Universidade Federal de São Carlos - UFSCar (2017). Doutorado em Educação Especial pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (PPGEEs) - UFSCar (2014), com período sanduíche na University of Georgia - Department of Communication Sciences and Special Education (2013). Mestrado em Educação Especial pelo PPGEEs - UFSCar (2010) e Graduação em Psicologia pela Universidade Positivo (2007). Possui experiência em pesquisa aplicada, atuando nas áreas de Educação e Psicologia, com ênfase na área de Educação Especial, e nos seguintes temas: Deficiência Intelectual, ensino e consultoria colaborativa, avaliação e validação de instrumentos em território nacional, planejamento educacional individualizado e, formação profissional continuada. Atualmente é Professora Adjunta A lotada no Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação, do Setor de Educação da Universidade Federal do Paraná - UFPR.
FORMAÇÃO: Pedagogia na Universidade Federal do Pará.
Mestre em Gestão do Desenvolvimento Regional na Unitau
Conselheira da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação atuando nas Comissões das Diretrizes de Educação Especial Formação de Professores Educação Profissional Técnica e Tecnológico Ensino Médio Educação Bilíngue Educação Étnico Racial
Membro do Fórum Nacional de Educação Representando o CNE.
DIRETORA DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DE ESTABELECIMENTOS PARTICULARES DE ENSINO.
CONSULTORA EM QUESTÕES DE LEGISLAÇÃO INDÍGENA , EDUCAÇÃO ESPECIAL E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Marília, com doutorado sanduíche na Universidade de Barcelona / Espanha, Pós-doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho". Atualmente é docente do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial na Universidade Federal de São Carlos. Atua como professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" - Campus Bauru. Desenvolve pesquisas científicas na área da Educação Especial, Tecnologias Assistivas, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação e Altas Habilidades/Superdotação.
Mestre em Psicologia Cognitiva Social;
Psicóloga Clínica;
Professora Universitária;
Especialista em Neurociência da aprendizagem;
Consultora Técnica em Educação do Instituto de Ensino e Pesquisa UNIAPAE-ES
Psicóloga
Especialista em Autismo
Analista do Comportamento pelo Lahmiei UFSCAR
Mestre em Educação Especial UFSCAR
Formação em TEACCH pela University of North Carolina USA
Membro da Association for Behavior Analysis Internacional ABAI como Supporting Affiliate Member
Sócia afiliada da Associação Brasileira de Análise do Comportamento ACBr
É graduada em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe, fez residência em Genética Médica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FMRP-USP), mestrado e doutorado em Genética no Departamento de Genética da FMRP-USP. Desde 2006 é professora na Universidade Federal de São Carlos em regime de dedicação exclusiva, tendo participado da fundação do Departamento de Medicina da UFSCar. Em 2011 fez estágio pós-doutoral no UnIGENe, Instituto de Biologia Molecular e Celular, Universidade do Porto, Portugal. Atualmente é professora associada no Departamento de Medicina da UFSCar e orientadora permanente no Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFSCar, que possui os cursos de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde. Tem experiência em Genética Médica, atuando principalmente nas áreas de aconselhamento genético (diagnóstico clínico e molecular de doenças genéticas, defeitos congênitos e deficiência intelectual) e saúde pública (genética comunitária: estudos epidemiológicos, de gestão e de educação em genética médica).
Autodefensora Nacional da Apae Brasil
Diretora de Conteúdo da Ferrero Consultoria
Atua há 22 anos junto a toda rede de clientes da Ferrero Consultoria no desenvolvimento de equipes, resultados e projetos de captação através de doações via telemarketing, em especial na criação de campanhas, estratégias de negociação e peças de comunicação, relacionamento, engajamento e humanização através de técnicas de Neuro Persuasão e Programação Neurolinguística inovadoras, atualizadas e aplicadas ao terceiro setor.
Formada em publicidade e propaganda pela Universidade de São Caetano, Pós-graduada em comunicação e marketing pela ESPM, Practitioner em PNL pela Sociedade Brasileira em Programação Neurolinguística.
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Ceará (2007). Especialisata em Psicopedagogia, Neuropsicologia, Psicomotricidade Clínica, Educacional e Relacional, Autismo e Educação Especial. Atualmente é diretora - APAE DE IGUATU, atua em clínica e presta assesoria para as escolas, atuando principalmente nos seguintes temas: autismo, educação inclusiva e inclusão social.
Psicóloga, Doutora com Estágio de Pós Doutoramento em Psicologia (UFSC). Mestre em Educação e Especialista em Educação Especial (UFPR) , Especialista em Transtorno do Espectro Autismo pelo Child Behavior Institute (CBI- USA). Terapeuta Familiar Sistêmica. Master Trainer do Treinamento de Habilidades de Cuidadores da OMS no Brasil (Caregivers Skills Training) pela OMS, desde 2021. Professora Associada do Departamento de Teoria e Fundamentos da Educação da UFPR e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, na linha de pesquisa Processos Psicológicos em Contextos Educacionais. É membro da equipe interdisciplinar do Ambulatório da Síndrome de Down do Hospital de Clínicas desde 1997 até a presente data. Com 29 anos de experiência como professora em escolas no ensino fundamental. Coordena o LAPEEDH/LABEBÊ (Laboratório de Pesquisas em Educação sobre o Desenvolvimento Humano) que conta com a parceria de pesquisadores da OMS, Autism Speaks, e das Universidades do EUA (Kansas), Espanha (Murcia), Portugal (Évora). Autora de materiais didático-pedagógico, artigos, livros e capítulos de livros, dentre eles: "O currículo na escola inclusiva: entendendo esse desafio.", da editora InterSaberes e "Bioecologia do Desenvolvimento na Síndrome de Down.", da editora Ithala.
Enfermeiro. Especialista em Gerontologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Mestre e Doutor em Ciências pelo Programa de Pós Graduação em Enfermagem na Saúde do Adulto da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Membro do Grupo de Pesquisa em Necessidades de Saúde do Idoso (UEMS) e do Grupo de Pesquisa Dor, Controle de Sintomas e Cuidados Paliativos (EEUSP). Professor Adjunto da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul. Coordenador da Clínica Escola Integrada do Instituto Integrado de Saúde/UFMS (CEI/INISA/UFMS). Coordenador do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde - Reabilitação Física do INISA/UFMS. Chefe do ambulatório de GerontoGeriatria e Cuidados Paliativos da Clínica Escola Integrada/INISA/UFMS. Executa ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Envelhecimento Humano, Cuidados Paliativos e Espiritualidade/Religiosidade em Saúde.
Psicanalista. Habilitação em Direção de Pesquisa (HDR) na Université Paris Diderot (Paris VII), Pós-doutoramento na Université Pierre Marie Curie (ISIR)/ Groupe Hospitalier Pitié Salpêtrière (fevereiro/2013-fevereiro/2014), em Paris, com bolsa CAPES. Doutora (doutorado em regime de co-tutela) em Ciências Cognitivas - École des Hautes Études en Sciences Sociales e em Comunicação e Semiótica - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005). Mestre em Lingüística pela Universidade Estadual de Campinas (1999). Graduada em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de São Paulo (1992). Qualificada como Mestre de Conferência em Psicologia pelo Conselho Nacional Universitário da França. Atualmente, é professora na Universidade Federal de Minas Gerais, orienta mestrado e doutorado no Programa de Pós Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da Faculdade de Medicina da UFMG e orienta doutorado no Programa "Recherche en Médecine et Psychanalyse" da Université Paris Diderot (Paris VII). Professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em estudos Linguísticos da UFMG. Co-coordenadora do Diplôme Universitaire "Le Psychique face à la naissance" da Université Paris Descartes". Co-coordena o PREAUT Brasil, polo Minas Gerais. Pesquisa atualmente, as competências do bebê, a interação mãe-bebê, a aquisição de linguagem oral, e o autismo. É membro da comissão científica da Revista da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia e da Revista Estilos da Clinica. Coordena a coleção de livros sobre bebês "Começos e tropeços na linguagem" da Editora Instituto Langage e é atualmente a editora responsável da revista Linguagem. Avaliadora de projetos de pesquisa da Universidad de Las Américas .Ecuador.
Graduado em Contabilidade pela FARN, com MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RJ. Vinte anos de experiência como Consultor em Captação de Recursos, dedicados a mais de 25 Organizações da Sociedade Civil, atendidas pela Rede Ferrero. CEO da CS3 Consultoria, empresa especializada em Gestão e Captação de Recursos para o terceiro setor e associada da Ferrero Consultoria desde 2005.
Coordenadora Estadual de Educação e Ação Pedagógica da FEAPAES, Diretora de Escola Pública, Palestrante, Professora de Cursos de Pós-Graduação, Mestranda em Educação Universitária, Especialista em Educação Especial, Gestão Escolar e Gestão Empreendedora, Pedagoga habilitada em Deficiência Intelectual e da Audiocomunicação. Atua no movimento apaeano e na esfera pública há mais trinta anos.
Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas- UNCISAL.
Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Alagoas – UFAL.
Especialização em Saúde Mental pelo Centro Universitário Tiradentes – UNIT Alagoas.
Coordenadora do setor de Terapia Ocupacional da Apae Maceió.
Líder do Programa PENSA- Programa de Estimulação Neurocognitiva e Social da Apae da Maceió.
Coordenadora estadual de Educação Física, Desporto e Lazer pela Apae Alagoas.
Fonoaudióloga, Graduada pela Universidade de São Paulo (USP – Campus Bauru-SP), Especialista em Linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (CFFª), Mestre e Doutora em Educação e Ciências Humanas (Área de Concentração: Especial Especial) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Pós-Doutorado em Clínica Médica (Área de Concentração: Ensino em Saúde) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Professora Associada (Livre Docente) do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade de São Paulo (USP - Campus Bauru), Empresária e Empreendedora (Sócia-Proprietária e Coordenadora Científica e Pedagógica da Techknowledge Treinamentos -TK-EaD Cursos a Distância em Saúde e Educação).
Neurologista Infantil do Hospital Universitário Prof. Alberto Antunes - UFAL
Atualmente está Conselheira Nacional do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, representando o Fórum Nacional dos Usuários do Sistema Único de Assistência Social. É, também, Coordenadora Nacional do Fórum Nacional de Assistência Nacional/ Região Sul e Coordenadora Adjunta do Fórum Estadual dos Usuários do Sistema único de Assistência Social/ SC. Foi Conselheira e presidente do Conselho Estadual de Santa Catarina/CEAS e, também, Conselheira e presidente do Conselho Municipal de Assistência Social de Florianópolis/CEMAS, além de ex-Coordenadora Geral do Fórum Estadual dos Usuários de Santa Catarina/ SC.
Graduada em Letras Anglo Portuguesas pela Universidade Estadual de Londrina (1975), Mestrado em Educação Especial – Peabody College da Vanderbilt University (1980) e Doutorado em Programa de PhD em Educação Especial - Vanderbilt University (1987). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de São Carlos. Foi professora visitante da Vanderbilt University, do Instituto Politécnico do Porto, da University of Georgia e e professor visitante - Northern Arizona University desde 2003. Sócia Fundadora da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial. Desenvolveu Projetos de Pesquisa Financiados pela FAPESP, CNPq e CAPES. Sempre Atuou na área de Educação Especial, com ênfase na Deficiência Intelectual. Parecerista de periódicos nacionais e internacionais.
Mestra em Gestão do Conhecimento nas Organizações pela Unicesumar de Maringá (2023). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Castelo Branco (2009). Especialização pela Faculdade Maringá, em Educação Especial: Deficiência Mental, Deficiência Visual, Deficiência Auditiva, Deficiência Física, Altas Habilidades/Superdotação e Condutas Típicas ( 2010), Especialização pela Faculdade Maringá, em: Educação Bilíngue para Surdos - Libras/Língua Portuguesa (2011), Especialização pela Faculdade Educacional da Lapa em Autismo: A Prática do Ensino Estruturado Aplicado a Educação de Pessoas com TEA (2017). PROFISSIONAL: Atua na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná, na função de Diretora Pedagógica da Escola de Educação Básica Diogo Zuliani, na Modalidade Educação Especial, exercendo o cargo de Coordenadora de Educação e Ação Pedagógica da Federação das Apaes do Estado do Paraná e membro da Câmara Técnica da Educação, no CODEM - Conselho de Desenvolvimento de Maringá desde 2018. Autora no Documento Norteador Prevenção e Saúde - Tópicos de Prevenção e Saúde Aplicáveis ao Movimento Apaeano. ISBN 978-85-86242-26-7
Graduação em Serviço Social, Graduação em Pedagogia, Especialização em Docência do Ensino Superior, Especialização em Gestão do SUAS e Políticas Públicas.
Conselheira do Conselho de Direitos e da Assistência em Gov. Valadares e coordenadora do Fórum de Entidades de 1998 a 2005. Coordenadora do Fórum Políticas Públicas de Florianópolis de 2006 a 2010. Conselheira do Conselho de Direitos da Criança do Estado de Santa Catarina 2008/2010. Conselheira do Conselho Municipal de Florianópolis 2007/2009. Coordenadora do Fórum de Políticas Públicas de Belém de 2011 até 2021. Conselheira Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Estado do Pará – 2016/2018. Conselheira do Conselho do Direito da Criança e do Adolescente do Estado do Pará - Gestão 2019/2021. Presidente Conselho Municipal de Assistência Social de Belém na Gestão de 2017/2019. Conselheira de Assistência Social do Conselho Nacional de Assistência Social na Gestão de 2016/ 2018 e de 2019/2020. Presidente do Conselho Nacional de Assistência Social de 2018 a 2019. Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social de Santa Catarina na Gestão de 2021/2023. Coordenadora Fórum Direito da Criança e do Adolescente de 2022/2023. Conselheira Nacional de Assistência Social Gestão 2022/2024. Responsável pela comunicação do Movimento Nacional de Entidades e Coordenadora da Comissão de Serviços doMovimento.
Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) - Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação em Diálogo: narrativas de professoras, currículos e culturas (GPFORMADI). Fonoaudióloga, Mestre e doutora em Educação Especial (UERJ). Autora de cursos a distância da Universidade Corporativa da APAE. Autora de diversas publicações nas áreas de linguagem, ensino e aprendizagem de pessoas com deficiências e transtornos de aprendizagem ou desenvolvimento, mais especificamente abordando os temas Alfabetização e letramento, Tecnologias da Comunicação e da Informação, Deficiência intelectual, Transtornos do Espectro do Autismo e Distúrbios de aprendizagem.
Assistente Social graduado pela Universidade de Brasília (UnB), em 2007. Mestre em Política Social pela UnB, em 2009. Doutor em Sociologia também pela UnB, em 2014. Foi assistente social da Secretaria de Saúde do GDF de dezembro de 2008 a abril de 2010. Assistente social do quadro efetivo do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) desde dezembro de 2012. Foi Coordenador-Geral de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência/Ministério dos Direitos Humanos entre junho de 2015 a setembro de 2017. Foi Chefe da Divisão do Serviço Social do INSS (setembro de 2013 a junho de 2015). Foi pesquisador da Anis: Instituto de Bioética, Direitos Humanos e Gênero entre 2006 e 2012. Foi professor substituto da Universidade de Brasília para o curso de Serviço Social. Atualmente é professor do curso de Serviço Social da Faculdade de Ciências da Saúde (FACISA) de Unaí-MG. É também coordenador da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da FACISA. Atua principalmente nas áreas de gestão pública, pesquisa científica e análise de políticas sociais sobre Deficiência, Assistência Social, Previdência, Saúde Pública, Ética em Pesquisa, Bioética, Direitos Humanos e Saúde Mental. Consultor e/parecerista das Revistas Ciência e Saúde Coletiva/Abrasco, Revista Ser Social/UnB, Revista do Serviço Público/ENAP. É consultor do Banco Mundial para temas de deficiência.
Possui graduação em Fisioterapia (1977) e em Educação Física (1976) pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1989), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de Salamanca, Espanha (2009). É professora titular, orientadora do curso de Pós-Graduação em Fisioterapia (mestrado e doutorado), coordenadora do curso de Especialização em Intervenção em Neuropediatria e do Núcleo de Estudos em Neuropediatria e Motricidade (NENEM) da Universidade Federal de São Carlos. Linhas de pesquisa: Desenvolvimento neuro-sensório-motor típico e atípico: caracterização, detecção e intervenção fisioterapêutica; Estudos do desempenho motor em crianças com Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação; e Estudo Cinemático do Movimento de lactentes. Pesquisador nível 2 do CNPq.
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1986), mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (1990), doutorado em Psicologia (Psicologia Experimental) pela Universidade de São Paulo (1996) e pós-doutorado pela Universidade de Brasília (2002) e pela Technischen Universität Dortmund - Alemanha (2012). Atualmente é Professor Titular da Universidade Federal do Pará, vinculado ao Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento e ao Programa de Pós-graduação em Teoria e Pesquisa do Comportamento e também é professor do Programa de Pós-graduação e Segurança Pública da UFPA. Coordena em conjunto com mais 3 professoras o Laboratório de Ecologia do Desenvolvimento, no qual desenvolve pesquisas na área da Ecologia do Desenvolvimento Humano e Redes de relações sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: Epistemologia de redes, Relacionamento Social, Redes de Relacionamento, Parentalidade, Coparentalidade, Cultura de Pares, Cultura da Brincadeira, Brinquedos e Brincadeiras Tradicionais. Essas temáticas são investigadas preferencialmente em contextos de desenvolvimento na Amazônia tais como populações ribeirinhas, em famílias pobres, em famílias com crianças com deficiência, nas relações de pares em escola, em instituições, em contexto de vizinhança e no contexto de rua. Membro do Conselho Assessor do CNPq (2017-2019). Presidente da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento no período 2014-2016, e Vice presidente no período de 2016-2018.
Doutor em Administração. Professor, facilitador e consultor em gestão de organizações do Terceiro Setor e projetos sociais há 22 anos. Diretor de Projetos da Anea - Associação Nacional do Emprego Apoiado, professor associado da Fundação Dom Cabral. Escreveu a primeira tese no Brasil sobre a metodologia do Emprego Apoiado.
Promotor de Justiça do Ministério Público da Bahia. Mestre pela PUC/SP e doutor pela USP. Diretor da Região Nordeste da Associação dos Membros do Ministério Público de Defesa das Pessoas com Deficiência e Idosos - AMPID - e 2º vice-presidente da Comissão de Direitos das Pessoas com Deficiência do Instituto Brasileiro de Direito de Família - IBDFAM. Ex-presidente do Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Natal (dois mandatos) e ex-Procurador do Município de Natal. Autor da coleção SIMPLIFICANDO O DIREITO CIVIL, Editora Dialética.
Advogado inscrito na OAB/MG; palestrante; membro da Diretoria Executiva da Federação Mineira das APAES; Procurador jurídico do Conselho Regional das APAES do Alto-Paranaíba 2; membro da Federação Nacional das Apaes e membro do Conselho Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência (CONADE).
Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1994), mestrado em Psicologia nesta mesma instituição (2001) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2006 e pós doutora em Ciências da Reabilitação pela Universidade de Dortmund - Alemanha (2012) . Durante o mestrado, investigou a relação mãe-criança na situação de banho, no doutorado ampliou seu foco e investigou a estrutura e dinâmica das relações familiares em uma comunidade ribeirinha da Amazônia. Atualmente é professora e diretora adjunta do Núcleo de Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA) onde ocupa o cargo de Diretora Acadêmica da Unidade além de atuar no Programa de Teoria e Pesquisa do Comportamento (PPGTPC). Além das atividades desenvolvidas no PPGTPC atua na faculdade de psicologia e no Programa de Pós Graduação em Segurança Pública (PPGSP). Nos últimos anos desenvolveu pesquisas com famílias ribeirinhas e coordenou grupo de pesquisa que investigou os impactos gerados pelo Programa Bolsa Família (PBF). O interesse por famílias excluídas socialmente como as ribeirinhas e pobres se ampliou com os trabalhos sobre famílias de crianças com alteração de desenvolvimento. Este interesse se expressa na orientação de alunos de pós-graduação. Em termos gerais, seus principais temas de investigação são: desenvolvimento, família, alteração de desenvolvimento, adaptação familiar, crise, estresse, relações parentais e co-parentais e resiliência familiar.
Ronaldo de Freitas Zampolo é graduado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (1995), obteve os títulos de mestre e doutor em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Santa Catarina (1998 e 2003, respectivamente), e realizou estágio de pós-doutoramento na Polytech Nantes (Escola de Engenharia da Universidade de Nantes, França, 2016). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Pará, onde faz parte do corpo docente da Faculdade de Engenharia da Computação e Telecomunicações. Seus interesses e estudos recentes concentram-se, principalmente, nos temas: avaliação de qualidade visual, modelos de atenção visual, sistemas de rastreamento ocular, e análise de vídeo. Desde 2019, integra a equipe multidisciplinar e interinstitucional do projeto de extensão Dmóvel que tem por meta o desenvolvimento de aplicativo colaborativo para avaliação de acessibilidade de espaços e serviços.
Possui graduação em Matemática pela Universidade de Santa Cruz do Sul (2002) e Gestão Pública pela Universidade La Salle(2022). Pós Graduação em Psicologia Organizacional pela FADERGS, Pós MBA em Liderança pela UNISINOS, Curso de Alta Liderança pela Fundação Dom Cabral e Formação de DPO(Data Protection Officer) pela DeServ Academy/EXIN. Atualmente é Chefe de Gabinete e Encarregada pelo tratamento de Dados na Secretaria Estadual do Planejamento, Governança e Gestão do Estado do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área da Gestão Pública, conformidade com a LGPD e Gestão de Projetos.
Possui graduação em Ciências - Licenciatura Plena em Matemática pelo Centro Universitário de Brasília (2000), mestrado em Psicologia pela Universidade de Brasília (2005) e doutorado pela Universidad de Salamanca (2016) interrompido. Aposentada pela Secretaria de Estado de Educação - SEEDF (2019). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Ensino Especial/Inclusiva e Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: inclusão, educação especial, conhecimento matemático, intervenção e desenvolvimento humano, desenvolvimento cognitivo, Currículo e Currículo Adaptado.
Pós-Doutorado em Psicologia pela UFSCar, estudando a inclusão escolar da pessoa com TEA, Doutor em Educação pela PUC-SP, Mestre em História pela PUC-SP, Historiador, Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Aplicada em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências. É autor do livro "Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução, 2018.
Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID/PI
Graduado em Administração de Empresa pela Faculdade CEUT- Centro de Ensino Unificado de Teresina. Coordenador de Acessibilidade da Secretária Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência do Estado do Piauí de agosto de 2003 a dezembro de 2010. Perito do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Diretos da Pessoa com Deficiência do Ministério Público Estadual do Piauí. Fundou e Presidiu a Associação dos Deficientes Físicos de Teresina - ADEFT. Conselheiro do Conselho Nacional de Saúde representando a Organização Nacional de Entidade de Deficiente Físico – ONEDEF de 2006 a 2008. Conselheiro do Conselho Nacional de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONADE. Presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CONEDE-PI. Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência – SEID/PI.
Larga e comprovada experiência profissional em funções de gerência, direção e assessoramento superior com ampla vivência prática no reordenamento de entidades de educação, assistência social e saúde; na formulação e implantação de planos estratégicos e de ação; na construção e implementação de metodologias de gestão de programas e atividades; e no treinamento de pessoas e equipes.
Bacharel em Administração de Empresas - 1997. Bacharel em Serviço Social – 2010. Pós-graduado em Gestão Estratégica e Qualidade – Cândido Mendes – 2002/2003. Governança Corporativa - IBEF (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças) -2011. Gestão de Projetos Sociais internacionais PCM – Project Cycle Management - Agencia Japonesa de Cooperação (JICA) – SP 2009. Gestão de Projetos Sociais - Governo do Estado da Bahia – 2004. Gestão de projetos sociais – Comunidade Solidaria/ RJ- 2001. Cursos complementares: Educação Infantil, Educação Especial – UNIVALE/MG. Certificação PMP em andamento. Conselheira do Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS - 2012/2016. Secretaria Nacional – Fórum Nacional Defesa do Direito da Criança e Adolescente FNDCA 2016 /2018. Representação do Brasil na REDLAMYC – Rede Latinoamericana y Caribena por La defensa de lós derechos de lós ninos, ninas y adolecentes. Coordenadora de Assistência Social da FEAPAE/BA
Graduaçao em Psicologia na UNICEUB;
Pós- graduaçao em Psicologia Infantil- UNB;
Curso de especializaçao em Resiliência na Universidad de LANÚS- Buenos Aires, Argentina;
Membro do Grupo de Estudo e Pesquisas em Autismo e Psicose da Infância- GEPAPI;
Ex-professora de Introduçao à Psicologia na Faculdade Católica de Brasília;
Ex-professora de Psicologia da Infância e Adolescência na UNICEUB;
Ex-professora do Curso de Especialização em Transtornos lnvasivos do Desenvolvimento- IESCO, DF;
Autora do livro Resiliência A Arte de Enfrentar a Adversidade no Ciclo da Vida;
Membro da Equipe- Câmara Tecnica “Autismo e Psicoses Infanto-Juvenis” - junho de 1996 MEC- CORDE- Universidade Católica de Petrópolis;
Trabalho publicado- Universidade de Sao Paulo - USP Instituto de Psicologia Arquivos- outubro de 1999. Título “Morrer para Viver- Um paradoxo, a busca do verdadeiro self”.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2005). É Especialista em Gestão Escolar Integradora pela Universidade Castelo Branco (em parceria com IADE) (2006), Especialista em Regulação no SUS (2012) e Apoio em Saúde (2013). É Mestre em História Social das Relações Políticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (2009). Tem experiência na área de Sociologia, História, Educação, Assistência Social, Direitos Humanos, Pessoa com Deficiência e Saúde Pública.
É doutora em Educação, com mestrado em Educação e especialização em Altas Habilidades pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Graduada em Educação Especial, com Habilitação em Deficiência Intelectual, pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Foi professora visitante no Institut für Sonderpädagogik (Instituto de Educação Especial) da Goethe Universität (Frankfurt), com bolsa da Capes, e realizou estágio de pós-doutorado na Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC). É Professora Associada do Departamento Educação e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), e membro dos Programas de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares (PPGEduc) e em Humanidades Digitais (PPGIHD), ambos da UFRRJ. Coordena o Observatório de Educação Especial e Inclusão Educacional (ObEE/UFRRJ) [https://obee.ufrrj.br/], que reúne pesquisadores de várias instituições, bem como estudantes de doutorado, mestrado e graduação, além de profissionais da educação básica. No âmbito da cooperação internacional, foi a coordenadora local do Consórcio "Educação e Diversidade" do programa CAPES/FIPSE (2010-14), que envolveu a UDESC e a UFRRJ no Brasil e o Georgetown College, a Ashland University e a Brigham Young University nos Estados Unidos. Atualmente, desenvolve diferentes projetos de pesquisa em parceria com Universidades da Alemanha, Noruega e Japão. Também participa de projeto em rede coordenado pela UFMS, com a Universidad de Alcalá (Espanha), UERJ, UEMS, UEPA e PUC-RJ. Participa do projeto Portal Pioneiros da Educação Especial, que envolve UFMG, UFRRJ, UENF, UFMS, UEMS e UFRR. Também atua em redes de colaboração com a UERJ, a Fiocruz (ENSP e IFF), a Udesc e a Univali. No âmbito da gestão científica, integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE) desde 2012. Foi Editora Adjunta da Revista Brasileira de Educação Especial de 2013 a 2017 e entre os anos de 2018 e 2021 foi Editora Chefe. Foi editora da Revista Espaço/INES (2015-21) e da Revista Interinstitucional Artes de Educar (2017-21). Também atuou como editora associada da Revista Brasileira de Educação (2018-19) e da Revista de Educação Especial da UFSM (2018-20). Desde 2016, integra a equipe editorial da seção em português da revista Education Policy Analysis Archives da Universidade do Arizona/EUA, da qual, desde 2019, é coordenadora. É consultora de mais de 20 revistas nacionais e internacionais, e de instituições de fomento como CNPq, CAPES, FAPERJ e FACEPE. No período de 2009-19, integrou o comitê de Ciências Humanas do PIBIC/CNPq/UFRRJ, e atuou como avaliadora do PIBIC da UERJ, UFCA, IFB, UDESC, PUC-RJ e UFSCar. É membro do Comitê de Educação em Direitos Humanos da UFRRJ. É fundadora do Fórum Permanente de Educação Especial da Baixada e Sul Fluminense, que envolve pesquisadores e gestores da área de Educação Especial da Baixada Fluminense/RJ. É fundadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFRRJ, do qual é coordenadora desde 2019. Foi vice-diretora (2013-16) e diretora (janeiro a maio de 2017) do Instituto Multidisciplinar/UFRRJ, campus Nova Iguaçu/RJ. Coordena e participa de diversos projetos de extensão sobre formação de professores e inovação tecnológica aplicada à educação especial na Baixada Fluminense. Atualmente, integra a comissão de Diversidade, Acessibilidade e Ações Afirmativas da ANPED. No período de 2015-2022 foi bolsista Jovem Cientista da FAPERJ e atualmente é Cientista do Nosso Estado e Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Principais temas de pesquisa e orientação: Educação Especial, políticas de educação inclusiva na Educação Básica e no Ensino Superior, processos de ensino e aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual e múltipla, práticas curriculares, formação
Felipe Vasconcelos, tenho 39 anos, sou faixa preta de Judô (2º Dan), graduado em Educação Física e pós-graduado em Educação física e atividades desportivas, atualmente desempenho a função de Coordenador técnico do Projeto Vencedor – Maceió, treinador da APAE Maceió, Vice Presidente da Associação Brasileira de Judô Inclusivo – ABJI, Coordenador de Eventos da Federação Alagoana de Judô – FAJU e Professor do Colégio Agnus Dei – Rio largo, Escola O Patinho Feio e Colégio Nossa Senhora Auxiliadora – Maceió.
Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná e professora da rede municipal de Santa Maria. Possui graduação em Pedagogia (2006) e em Educação Especial (2018) pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (2020).Integrante do Grupo de estudos e pesquisa em Educação Especial e Deficiência Intelectual (GEPEEDI).
Norte Americano de Texas, formado em Administração de Empresas e Gerenciamento de Riscos / Seguros pela University of Texas em Austin, EUA. Foi Co-Fundador e Sócio da Jardine Lloyd Thompson Group - JLT do Brasil Corretagem de Seguros Ltda. Corretor de Seguros habilitado desde 1991 foi deste ano a 2011 CEO da JLT Group no Brazil e de 2011 a 2012 foi Chairman, JLT Group no Brasil. Aposentou-se em 2015. No terceiro setor tem autuação destacada quando de 2000 a 2012 foi Diretor do Hospital Samaritano, São Paulo, Brasil. Desde 2014 era conselheiro atuante no Conselho Curador Olimpíadas Especiais do Brasil. A partir de 2017 assumiu também a posição de coordenadoria no Conselho do Programa Atletas Saudáveis das Special Olympics Brasil. Eleito Presidente do Conselho Curador para o mandato 2018-2020 e como Presidente da Fundação Special Olympics Brasil em 2021.
Pegagoga formada pela UEMS Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. Especialista em Educação Especial. Atua no movimento apaeano desde 1999. Na escola especial da Apae de Ivinhema MS , atua como coordenadora pedagógica e coordenadora do programa emprega Apae. Realizamos inclusão no mundo do trabalho desde de 2001. Atualmente atua como coordenadora Estadual das Apaes do MS, na área de trabalho, emprego e renda
Marisa Brandão Cubel Yule. Juíza do Trabalho no TRT da 24ª Região. - Coordenadora do Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT da 24ª Região (2019-2022). Atualmente, coordenando o Gabinete de Cartas Precatórias e as varas itinerantes de Sidrolândia e Ribas do Rio Pardo. Vice-Presidente da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do TRT da 24ª Região. Coordenadora da Pós-graduação em Direito do Trabalho, Processo do Trabalho e Previdenciário da EMATRA e INSTED (2020-2022). Gestora Regional do Programa Nacional de Combate ao Trabalho Infantil no âmbito do TRT da 24ª Regional (biênio 2021/2022). Pós-graduada em Direito Tributário pela Universidad de Navarra (Espanha). Pós-graduada em Mediação e Conciliação pela UNISE (2021-2022). Mestranda em “Sistemas de Resolución de Conflictos” na UNLZ (Argentina). Vencedora do Prêmio CNJ Conciliar é Legal – 11ª Edição (2021) – categoria instrutores. Vencedora do Prêmio CNJ Conciliar é Legal – 12ª Edição (2022) – categoria demandas complexas ou coletivas. Vencedora do Prêmio CNJ Conciliar é Legal – 13ª Edição (2023) – categoria instrutores. Vencedora do Prêmio CSJT Justiça do Trabalho Acessível – 1ª Edição (2022). Representante do Centro-Oeste Comissão Nacional de Promoção à Conciliação (CONAPROC) gestão 2022. Desde 2019 é instrutora do curso de formação de mediadores e conciliadores no âmbito da Justiça do Trabalho em Escolas Judiciais de TRT brasileiros. Instrutora do curso de formação de mediadores e conciliadores da Escola Nacional da Magistratura, desde 2021.
Mariéllen Barreto Villas Boas atualmente é psicóloga responsável pelo Programa Mercado de Trabalho da APAE de Americana-SP e assessora técnica de Inclusão no Mundo do Trabalho da Federação – ES. É formada em Psicologia pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Pós-graduada em Avaliação Psicológica (IPOG) e Neuropsicologia (UniBF), Técnica de Emprego Apoiado (ITS Brasil) e Supervisora do Espaço Floresça Psicologia Aplicada.
Psicóloga, Psicopedagoga, Especialista em Capacitação e Inclusão de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho. Idealizadora e Gestora do Programa Capacit (Centro de Apoio Profissional Acompanhamento e Inclusão no Mundo do Trabalho) da APAE de Itajaí/SC, desde o ano de 2000. Foi Coordenadora Regional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda das APAEs da Região do Médio Vale do Itajaí/SC e Atualmente Coordenadora Estadual de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda da Feapaes/SC.
Terapeuta Ocupacional e especialista em Neurociências e Reabilitação, trabalha na APAE de São José do Rio Preto e atua na área de inclusão profissional de pessoas com deficiência há mais de 10 anos. Em abril de 2022 inaugurou o Polo de Empregabilidade Inclusiva de Rio Preto com o Programa Meu Emprego Inclusivo, do Governo do Estado de São Paulo, e desde então vem atendendo mais de 20 municípios da região com a metodologia do emprego apoiado.
Aída Teresa dos Santos Brito é Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Educação pela UFPI com ênfase em Educação Especial, Mestre em Educação, Psicóloga Clínica, Psicopedagoga, Especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil, Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada à educação de pessoas com TEA, atrasos no desenvolvimento e outros problemas de aprendizagem pela Universidade Federal de São Carlos – SP, Especialista em Educação Especial e Inclusiva, Formação em TEACCH, PECs e ABA. Atua como Terapeuta ABA desde 2004, Presta Consultoria em ABA e Elabora Programas na Área de Intervenção em ABA e Inclusão Educacional. Pesquisa Comportamento Verbal e Habilidades Sociais.
Assistente Social formada em 2010 pela Universidade de Passo Fundo - UPF; Pós Graduada em Gestão de Projetos e Desenvolvimento Social pela Universidade Tuiuti do Paraná - UTP - UNÍNTESE; e Pós Graduanda em Serviço Social e Previdência pela Faculdade Venda Nova do Imigrante - FAVENI. Há 12 anos vinculada a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE de PASSO FUNDO/RS - como Assistente Social. Atualmente, responsável pela gestão da Política de Assistência Social da instituição, com seus programas e projetos em andamento, dentre eles, o Programa de Inserção da Pessoa com Deficiência no Mundo do Trabalho - Jovem Capaz - o qual está assessorado por uma equipe comprometida com a inserção qualificada da pessoa com deficiência no mundo do trabalho.
Gerente de Recursos Humanos, Líder do comitê de Diversidade & Inclusão da Ajinomoto do Brasil e Facilitadora do programa Facelera.
Graduada em Engenharia Química pela Universidade de Maringá – UEM, especialista em Qualidade Assegurada. Atualmente é Gerente de recursos humanos da empresa Ajinomoto do Brasil, onde lidera equipes de RH, Saúde Ocupacional, Administração Geral, Jurídico e Comunicação e provoca a Transformação Cultural Organizacional através da implementação de Modelo Estratégico de RH, Gestão de Performance, Desenvolvimento de Liderança, Diversidade & Inclusão, Modelo Ágil e Gestão de Engajamento.
Sou uma profissional de Recursos Humanos apaixonada por gente e desenvolvimento. Meu dom é inspirar pessoas a trabalhar por um objetivo comum, promover a transformação e se desenvolver. Acredito no protagonismo, no trabalho multidisciplinar, na liderança pelo exemplo e como estas ações podem fazer a diferença no mundo, começando pelo mundo que nos rodeia.
Fundadora e diretora executiva da Associação Brasileira de Pais, Familiares, Amigos e Cuidadores de Bebês Prematuros (ONG Prematuridade.com).
Terapeuta Ocupacional e Psicopedagoga
Mestre e Doutora em Psicologia
Advanced Consultant TEACCCH
Autora de vários livros sobre Autismo
Fisioterapeuta.
Docente de graduação e pós graduação (disciplina Saúde da criança).
Pós graduada em Intervenção precoce com foco no modelo centrada na família.
Cursos de estimulação precoce e desenvolvimento infantil.
Coordenadora do setor de fisioterapia da APAE Maceió.
Coordenadora do Programa de Intervenção Precoce da Apae Maceió (PIPA).
Supervisora técnica da FEAPAES.
Secretário Nacional do Paradesporto / Alto Executivo no Governo Federal / Gestão de Pessoas / Gestão Esportiva / Formação de Treinadores / Treinador de Vôlei Sentado o Goiânia, Goiás, Brasil
Como Alto Executivo e Head Coach busco sempre o desenvolvimento e aplicação de estratégias que possibilitam a inclusão verdadeira das pessoas com deficiência através do esporte. Tive o privilégio de atuar e conviver com profissionais e amigos extraordinários que contribuíram com meu propósito nestes últimos 22 anos em organizações que possuem uma grande relevância social e esportiva como a APAE, Pestalozzi, Secretaria de Educação de Goiás, Comitê Paralímpico Brasileiro e Confederação Brasileira de voleibol para deficientes onde conquistei como treinador duas medalhas Paralímpicas. Com segurança, inovação e coragem tenho desenvolvido ações na área da alta gestão que impactam diretamente nos profissionais que atuam com gestão e atendimento da pessoa com deficiência. Consegui atingir os mais altos níveis de resultados impactando, principalmente, na equidade do acesso onde o paradesporto tem o poder de tirar a pessoa do fundo do poço e levá-la ao alto do pódio esportivo e/ou social.
Formada em Terapia Ocupacional pela PUC Goiás -2006
Pos graduada em Neurologia Funcional pelo CDCS - 2008
Formação no método PNF - Facilitação Neuromuscular Proprioceptiva- Nível 1 e 2
Formação completa no método neuroevolutivo BOBATH -Bobath Brasil
Formação internacional em Integração Sensorial de Ayres - Certificação Classi UCLA Califórnia
Formação no curso de integração sensorial para Bebês em nível de alerta de autismo
Formação em Equoterapia pela ANDE Brasil
Método Anyre - Equoteroaia na prática -Espanha
Órtese e adaptação infantil
Atividades
Experiência em atendimento clínico há 15 anos, com crianças em atrasos no neurodesenvolvimento
Setor de terapia ocupacional infanto-juvenil do hospital crer por 11 anos
Preceptoria em residência de neuropediatria do hospital de reabilitação crer por 4 anos
Docente de aperfeiçoamento em neurologia infantil no Cdcs
Docente em Neuropediatra em autismo e integração sensorial no Cdcs
Psicóloga formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (CRP: 06/79220), com aperfeiçoamento em Gerontologia Social pelo Instituto Sedes Sapientiae e Psicogentologia: fundamentos e perspectivas - ações e intervenções pela COGEAE/PUC/SP. Pós graduada em Cultura e Meios de Comunicação (com ênfase em teatro, rádio e publicidade) pelo SEPAC em parceria com a Faculdade de Ciências Sociais da PUC/SP. Especialista em Arteterapia pelo Instituto Sedes Sapientiae (AATESP: 367/1016) e em Arte Reabilitação pelo Instituto FACES em parceria com ArteReab.
Professora convidada no Curso de Especialização em Arte Reabilitação no Instituto Faces. Professora convidada no Curso de Especialização em Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae e atua no Núcleo de Assistência e Desenvolvimento Social (NAS) do mesmo Instituto. Membro e co-coordenadora de atividades do Departamento de Arteterapia do Instituto Sedes Sapientiae.
Coordena o grupo de Cinema na Nossa Turma Lazer Programado, voltado para adultos e idosos com deficiência intelectual. É co-fundadora da Coletiva Entreolhares e da Casa 81 – Terapia e Arte.
Atua junto às famílias e acompanhantes na ACTC - Casa do Coração coordenando atividades artísticas, educacionais e de geração de renda. Atua como Psicóloga, Arteterapeuta e Arte Reabilitadora em consultório particular. Experiência de 15 anos em atendimento a adultos e idosos com Deficiência Intelectual.
Biomédica, Especialista e mestranda em saúde pública. Assessora técnica de Saúde da APAE BRASIL e APAE ANÁPOLIS/GO.
Lucas Sampaio, 23 anos, alagoano. Músico, ativista pela causa autista e influenciador digital. Graduando em Comunicação Social
Mírian Cleidiane Queiroz Cunha advogada, palestrante e Consultora com atuação no Terceiro Setor. Especialista em Direito do Trabalho e Previdenciário, com MBA em Gestão de Projetos e Processos, possui 15 anos de vivência na área jurídica das organizações sociais, com experiência em gestão e captação de recursos. Fundadora da Marco Social Consultoria. Procuradora Jurídica da Federação Nacional das Apaes, Procuradora Jurídica da Apae Anápolis e da Apae de Mozarlândia. Coordenadora de Projetos e Serviços de Assistência Social da Apae Anápolis. Presidente da Comissão do Terceiro Setor da OAB/GO, membro do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência de Anápolis e membro do Conselho Municipal de Assistência Social de Anápolis/GO.
Digital influencer
@lauraanormal
No ano de 2021 passei por todo o processo para me tornar habilitada na categoria B. Graças a isso, no mesmo ano, ganhei certa notoriedade na internet, principalmente no instagram.
Então decidi abraçar essa oportunidade, tomei essa decisão por que tinha o sonho de inspirar outras pessoasT21 e suas famílias mostrando minhas lutas diárias e um pouco das minhas conquistas.
De 2021 para cá muitas coisas aconteceram, já participei inúmeras palestras e rodas de conversa, fiz campanhas publicitárias e até fui alvo de matérias jornalísticas.
Sinto que as coisas tem evoluído bem, cada ano é melhor que o anterior e 2023 tem sido muito bom. Fiz coisas que nunca imaginei, trabalhei com empresas de projeção nacional, sendo uma das caras da campanha de dia das mães de uma montadora e me tornei embaixadora de inclusão da maior locadora de carros do pais, apoiando uma iniciativa que possibilitará que outros T21 também conquistei suas habilitações.
Levei minha vivência mais longe do que jamais imaginei, nesse ano tive até a oportunidade de viajar e contar minha história em outro estado a convite do SESC RIO.
Atualmente tenho me dedicado a contar minha históriaem um livro que em breve será lançado.
Formada em Medicina – UFAL
Residência médica em Psiquiatria – UFBA
Residência Médica em Psiquiatria Infantil _ Unifesp
Médica geneticista e pediatra. Graduação pela Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (UNCISAL), residência em Pediatra pela Universidade de São Paulo (USP-SP), especialização em Genética Médica pela USP-SP. Possui título de especialista em pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatra e título de especialista em Genética Médica pela Sociedade Brasileira de Genética Médica e Gênomica. Foi preceptora do programa de residência em Genética Médica da USP-SP. Atualmente atende como médica geneticista em consultório particular em Maceió-AL e no Hospital da Criança de Alagoas e é médica geneticista do Laboratório Mendelics Análise Genômica.
Possui Doutorado em Educação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos/UNISINOS (2011); Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2005); graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2001). Atualmente é professora Associada 2 do Departamento de Educação Especial/EDE da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM, professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM. Líder do Grupo de Pesquisa Diferença, Educação e Cultura/DEC/UFSM e pesquisadora do GEPI - Grupo de Estudo e Pesquisa em Inclusão/UNISINOS, os quais integram a Rede de Investigação em Inclusão, Aprendizagem e Tecnologias em Educação (RIIATE). Atuou na rede pública de ensino do município de Santa Maria/RS e em instituições específicas de educação especial. Ocupa no momento o cargo de Editora Científica Assistente da Revista de Educação Especial da UFSM e integra a equipe de editores associados da Revista Brasileira de Educação Especial, mantida pela Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial (ABPEE). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, atuando principalmente nos seguintes temas: políticas de inclusão escolar; educação especial; práticas de in/exclusão; norma/normalidade/normalização; diferença e alteridade na escola.
Assistente social formada pela PUC RS em 1989
Conselheira de assistência social em conselho municipal/POA, estadual/RS e nacional na vice presidência período 2012/2014.
Atuação na gestão da assistência social no governo do Estado RS (1999/2003) na FASC/POA (2004/2005) e em município (2006/2007).
Participação em fóruns da Assistência social no RS.
Participação na fundação e coordenação do Movimento Nacional de Entidades (MNEAS).
Integrante do GT de Assessores da ANEC e do GT de Assistentes Sociais da ANEC RS
Coordenadora de Ação Social na Associação Antônio Vieira desde 2007.
Rossandro Klinjey é psicólogo, professor visitante da Fundação Dom Cabral e da UNICAMP, consultor em educação e desenvolvimento humano.
Com enorme popularidade nas redes sociais por tratar da Psicologia em linguagem acessível e atraente.
É autor de cinco livros, consultor da Rede Globo em temas relacionados a comportamento, educação e família, além de colunista da Rádio CBN, onde tem os quadros semanais " O Divã de Todos Nós". e " Saúde Integral" Como palestrante, viaja pelo mundo abordando as relações interpessoais e o autoconhecimento em eventos do universo corporativo, institucional e educativo.
Em 2021, criou a Educa, que proporciona aos alunos, pais e educadores o desenvolvimento das habilidades sócio-emocionais.
Possui graduação em Terapia Ocupacional pela Universidade do Estado do Pará (1996). Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará. (2018) Atualmente é terapeuta ocupacional - Abrigo Especial Calabriano e professora substituta da Universidade Federal do Pará, no curso de Terapia Ocupacional. Tem experiência na área de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, com ênfase em Reabilitação Neurológica, atuando principalmente nos seguintes temas: terapia ocupacional, tecnologia assistiva, exploração visual, teste de cancelamento, educação inclusiva, e acolhimento institucional.
Advogada, ex-servidora pública federal, ex- Diretora, Substituta, do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS – DRSP/SNAS/SEDS/MDS; ex- Coordenadora-Geral de Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social -DRSP/SNAS/SEDS/MC, pós-graduada Data Protection Officer (DPO),pós-graduanda em Direito Tributário e Contabilidade Tributária. Tem experiência em processo administrativo, voltado às entidades de assistência social e à saúde suplementar. Presta serviços na área de consultoria às entidades relacionada ao processo de CEBAS.
Graduado em Educação Física pela UNIPAR (2007), mestre em Educação Física pela Faculdade de Educação Física - UNICAMP (2012) e doutor em Ciências/Saúde da Criança e do Adolescente pela Faculdade de Ciências Médicas - UNICAMP (2016). Realizou Estágio de Doutorado no Department of Kinesiology - Mississippi State University (Sanduiche/CAPES, 2015-2016). Realizou pós-doutorado na 1) Faculdade de Ciências Médicas (UNICAMP/FAPESP, 2018-2022), 2) School of Health Professions/Exercise Neuroscience Research Lab/Department of Physical Therapy - University of Alabama at Birmingham/Lakeshore Research Collaborative (BEPE/FAPESP, 2019-2020) e 3) Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (USP/FAPESP, 2022-2023). Foi assessor científico da Federação das Apaes do Estado de São Paulo (FEAPAES-SP, 2013-2017). Atuou como Pesquisador Visitante no Department of Physical Therapy - Wichita State University (2015-2022) e como Co-orientador de Mestrado e Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente da UNICAMP (2023). Coordenou o desenvolvimento das referências de crescimento brasileiras para síndrome de Down, o Comitê Científico do Programa APAE Qualidade de Vida e Saúde e o Projeto Multicêntrico de Competência Motora Para a Deficiência Intelectual e Síndrome de Down no Brasil e Estados Unidos. É Revisor de Revistas Especializadas na Deficiência Intelectual e Deficiências do Desenvolvimento: 1) Adapted Physical Activity Quarterly, 2) Research in Developmental Disabilities, 3) Journal of Applied Research in Intellectual Disabilities e 4) Journal of Intellectual Disability Research. Desenvolve as seguintes linhas de pesquisa: Síndrome de Down, Deficiência Intelectual, Saúde, Equidade, Crescimento Linear, Composição Corporal, Competência Motora, Aptidão e Atividade Física. Atualmente é pesquisador responsável do Projeto de Pesquisa, Coorte de nascimento T21 São Paulo: estudo longitudinal da saúde e desenvolvimento de crianças com Síndrome de Down na cidade de São Paulo, Auxílio à Pesquisa – Jovem Pesquisador – FAPESP/Instituto Jô Clemente.
Subprocuradora-geral do Trabalho, tendo ingressado na carreira do Ministério Público do Trabalho em 1988.
Vice Procuradora-geral do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, biênios 2019-2021 e 2021-2023.
Doutora em direito coletivo do trabalho pela Università degli Studi di Roma “Tor Vergata”, Facoltà di Giurisprudenza, Autonomia Individuale e Collettiva, Roma, Italia.
Conselheira do Conselho Científico da AMPID 2021-2023 www.ampid.org.br
Conselheira do Instituto de Pesquisas e Estudos Avançados da Magistratura e Ministério Público do Trabalho – IPEATRA, 2022-2024 https://ipeatra.org.br/
Autora e autora-organizadora dos livros jurídicos1:
1. Pessoas com Deficiência e o Direito ao Concurso Público - Reserva de Cargos e Empregos Públicos – Administração Direita e Indireta, 4ª edição, Belo Horizonte: Editora RTM, 2019.
2. Pessoa com Deficiência e o Direito ao Trabalho: Reserva de Cargos em Empresas, Emprego Apoiado. Florianópolis: Editora Obra Jurídica, 2007.
3. Deficiência no Brasil: uma abordagem integral dos direitos das pessoas com deficiência. Organização de Maria Aparecida Gugel, Waldir Macieira e Lauro Ribeiro. Florianópolis: Editora Obra Jurídica, 2007.
4. Pessoas Idosas no Brasil: Abordagem sobre seus direitos. Organização de Maria Aparecida Gugel e Iadya Gama Maio. Brasília: Editora Instituto Atenas, 2009.
5. Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência: Novos Comentários. Org. Joelson Dias, Laíssa da Costa Ferreira, Maria Aparecida Gugel, Waldir Macieira da Costa Filho. SNPD – SDH-PR, 2014.
6. Diálogos Aprofundados sobre os direitos das Pessoas com Deficiência. Belo Horizonte: Editora RTM, 2019.
Secretária Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo
Vencedora do Prêmio da FIFA - FIFA FAN AWARDS 2019, considerada a maior torcedora do mundo pela narração dos jogos de futebol para seu filho Nickollas, que é cego e autista, foi presidente da CPA - Comissão Permanente de Acessibilidade da cidade de São Paulo, secretária municipal da Pessoa com Deficiência de Santo André, secretária municipal de assistência social de Mauá, e, atualmente, é secretária municipal da Pessoa com Deficiência da Cidade de São Paulo. Ativista da causa da Pessoa com Deficiência, contribuiu na elaboração do Projeto de Lei que criou a LBI – Lei Brasileira de Inclusão.
Defensora Nacional de Direitos Humanos no biênio de 2023 a 2025 na Defensoria Pública da União.
Doutora em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro na linha de Teorias da Decisão, da Interpretação e Justiça.
Mestra em Teorias Jurídicas Contemporâneas pela UFRJ na linha de Direitos Humanos.
Especialista em Direito Penal e Criminologia pelo Instituto de Criminologia e Política Criminal.
Especialista em Direito Administrativo pela Universidade Federal Fluminense. Graduada em Direito pela Universidade Federal Fluminense.
Defensora Pública Federal desde 2010, com atuação na área de promoção de direitos humanos, sistema de justiça criminal e política prisional.
Doutor e mestre em Serviço Social (PUC-SP); Pós-doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Sociedade e Cooperação Internacional (CEAM/UnB); especialista em Estratégias de Mobilização e Marketing Social (UnB /Unicef); bacharel em Administração (UFPB). É servidor público federal, Professor Adjunto da Escola de Administração / Universidade Federal da Bahia, na área de Administração Pública, Políticas Públicas e Gestão Social. Atualmente exerce o Cargo Comissionado Executivo de Diretor do Departamento da Rede Socioassistencial Privada do SUAS, na Secretaria Nacional de Assistência Social / Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (DRSP/SNAS/MDS). Coordenou vários projetos de extensão e pesquisa sobre análise e avaliação de políticas públicas, cuidados, diversidades, proteção social e SUAS. Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS/UFBA), Núcleo de Pós-graduação em Administração (NPGA/UFBA); e do Programa de Pós-graduação em Gestão de Políticas Públicas e Segurança Social (PPGPPSS/UFRB). Fez parte da Equipe Técnica do Grupo de Trabalho de Desenvolvimento Social e Combate à Fome da Comissão de Transição do Governo Luís Inácio Lula da Silva (2022). Foi professor da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), na área de Políticas Públicas, de 2012 a 2019, tendo exercido vários cargos de gestão durante todo esse período. Atuou como consultor de vários órgãos governamentais e organizações da sociedade civil, tais como: Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome/PNUD para o Departamento da Proteção Social Especial e Departamento da Rede Socioassistencial Privada; Programa Corra pro Abraço / SJDHS e Superintendência de Assistência Social, no Governo do Estado da Bahia; CEDAPS/Fundação Vale; Grupo Brasil de Apoio ao Surdocego e ao Múltiplo Deficiente Sensorial; Sense Internacional, entre outras. Foi gestor executivo e conselheiro de organizações da sociedade civil de atuação nacional e internacional, tais como Federação Nacional das APAEs, Instituto APAE-SP, APAE de Salvador, Federação das APAEs do Estado da Bahia, o Programa Artesanato Solidário/Comunitas. Presidente (2019-2021) e Diretor de Extensão (2017-2019) da Associação Nacional de Ensino e Pesquisa e Extensão do Campo de Públicas – ANEPECP. Possui 24 anos de experiência como gestor público-social e pesquisador, com várias produções e publicações acadêmicas, técnicas e tecnológicas
Graduada em Serviço Social na UNESP, MBA em Gestão Estratégica de Pessoas na Fundação Getúlio Vargas e uma eterna aprendiz. Tem como propósito pessoal e profissional, contribuir com organizações para serem lugares melhores para se trabalhar. Trabalha há mais de 20 anos em empresas do agronegócio e atualmente na Adecoagro, na área de Gente & Gestão contribuindo com a gestão de Saúde e Bem-Estar, Diversidade e Cidadania Corporativa
-Graduado em Educação Física, Universidade Estadual de Londrina, -CREF9 -018479 g/PR
-Pós Graduado em Educação Especial - Universidade Estadual de Londrina
-Pós Graduado em Gestor Escolar - Universidade Estadual de Londrina
-Pós Graduado em Arte e Educação Faculdade Campos Elíseos
-Técnico certificado pela Ittf Internacional Table Tennis Federation).
-Vice Presidente CBDI - Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais.
- Vice Presidente ARDEM – PR - Associação Regional de Desportos para Deficientes Intelectuais.
- Coordenador Estadual de Educação Física das Apaes do Estado do Paraná de 30/06/2000 a 15/03/2018
- Treinador da seleção Brasileira feminina de Basquetebol para Deficientes Intelectuais 1988 a 2011
- Membro do Conselho Administrativo do CBCP – Comitê Brasileiro de Clubes Paralímpicos
- Professor de Educação Física e treinador ILECE – Instituto Londrinense para Crianças Excepcionais de Londrina Pr de 1988 a presente data
Formado em pedagogia
Foi presidente da Confederação Brasileira de Desportos para Cegos (CBDC)
Campeão Brasileiro na modalidade de Futebol de 5 em 1995
Atuou no setor de Para Desporto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com
Deficiência - SP – no período de 2011 a 2014
Atuou como professor no programa aprendizagem no SENAC-SP no período de 2014 a 2018
Atualmente responde pela coordenação do programa de Educação Paralímpica do Comitê
Paralímpico Brasileiro
Patrícia Neves Raposo é Mestre em Educação - Universidade de Brasília (UnB), Especialista em Educação Especial e Infantil, graduada em Pedagogia. Diretora de Políticas de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). Coordenadora-geral da Gestão de Trabalho e Educação Permanente da Secretaria Nacional de Assistência Social do Ministério da Cidadania. Professora de Educação Inclusiva na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília. Atuação no Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências na linha de pesquisa Ensino de Química para alunos com necessidades educacionais especiais. Professora na disciplina Educação e Saúde do Programa de Pós-graduação da Faculdade de Saúde da UnB. Membro pesquisador do Núcleo de Tecnologia Assistiva, Acessibilidade e Inovação da UnB/MCTI. Professora da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF). Membro da Comissão Brasileira do Braille/Secretaria de Educação Especial do Ministério da Educação (MEC). Membro da Comissão Ibero Americana do Braille na área de Ciências. Ministração de cursos na área de Deficiência Visual, acessibilidade, simbologia Braille da Matemática e Química, Educação de Alunos com Baixa Visão. Pesquisas sobre Acessibilidade em ambiente virtual de aprendizagem, Tecnologia Assistiva, Ensino de Química para Alunos com deficiência visual.
Mestre em Políticas Públicas e Governo pela Escola de Políticas Públicas e Governo da Fundação Getúlio Vargas - EPPG/FGV (2022). Graduado em Direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal - UDF (1998). Procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União desde outubro de 2004. Supervisor da Política de Acessibilidade do Tribunal de Contas da União desde 2016.
Relator do Paradesporto militar de alto Rendimento da Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) - Ministério da Defesa
Mãe do Carlos Felipe, um homem autista de 40 anos. Economista, Pós-Graduada em Habilitação e Reabilitação de Pessoas com Deficiência (Universidade de Salamanca/Espanha); Pós-Graduada em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social (ENAP/Brasil). Chefe de Projetos (MDS/SNAS/DPSE). Brasília/DF. Escritora e Autora das obras: Um autista Muito Especial (2008); Família, Deficiência e Proteção Social: Mães Cuidadoras e os Serviços do Suas (2012); O Direito Social ao Cuidado: Pessoas com Deficiência, Autistas, Idosas, com outras condições e seus Cuidadores (2022).
Anna Paula Feminella é Especialista em Gestão Pública pela Escola Nacional de Administração Pública -ENAP (2012) e em Educação Física Escolar pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996). Atuou na Coordenação do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência na Presidência da República no período de julho de 2014 a julho de 2016 e Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência da Escola Nacional de Administração Pública – Enap. É servidora efetiva da Escola Nacional de Administração Pública desde 2010. Desde janeiro de 2023 é Secretária Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Graduada em pedagogia pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e pós-graduada em Psicopedagogia e Educação Especial. Mestre e Doutora em Educação pela UFMS. Atuou como professora efetiva do Estado do Mato Grosso do Sul na Educação Básica por 12 anos. Atuou como Supervisora do FNDE/MEC para programas educacionais e como consultora do MS - Proinfância COEDI/MEC. Atualmente é docente adjunta da UFMS e chefe da Secretaria de Acessibilidade e Ações Afirmativas/DIIEST/Proaes/UFMS.
Presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares -ANUP, Conselheira da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação — CNE, Presidente da Câmara de Ensino Superior da Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino -CONFENEN, Vice -Presidente do Sindicato das Mantenedoras do Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro-SEMERJ. Foi Sócia Fundadora e Diretora Superintendente do Ibmec Sáo Paulo e do Ibmec Curitiba e Diretora de Operações do Grupo Ibmec Educacional S/A. Pela Rede Internacional de Universidades Laureate ocupou várias funções como Vice Presidente Acadêmica, Diretora de Relações Institucionais, Presidente de mantenedora, Reitora e Vice Reitora de instituições diversas.
Doutor em Políticas Públicas (UFRGS), Mestre em Educação (PUCRS), Biólogo (IPA), Especialista em Educação Ambiental (SENAC/RS), Especialista em Audiodescrição (UFJF) e Técnico Agrícola (ETA).
Quilombola de Mostardas/RS e com título de cidadão Viamonense. Tem experiência na área de Meio Ambiente, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, sustentabilidade, cidadania, inclusão social, educação inclusiva, acessibilidade e direitos das pessoas com deficiência. Milita nos movimentos ambientalista, pela inclusão das pessoas com deficiência e movimento negro.
Foi vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Viamão/RS (2006), Chefe da delegação do RS na III Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2012); Vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2011-2013); Coordenador Geral do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2013/2015); Secretário Executivo do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2015). Servidor público estadual vinculado a Faders, hoje é Secretário de Meio Ambiente de Mostardas/RS.
Livros publicados
2014: Sustentabilidade & Acessibilidade: Educação Ambiental, inclusão e direitos da pessoa com deficiência – práticas, aproximações teóricas, caminhos e perspectivas!
2019: Política da pessoa com deficiência no Brasil : percorrendo o labirinto
Prêmios
Prêmio de Responsabilidade Ambiental RS, Instituto Borboleta Azul pelos trabalhos no Grupo Maricá (2008).
Prêmio Responsabilidade Ambiental RS, Instituto Borboleta Azul pelos trabalho no Grupo Maricá e Projeto Sala Verde da Faders (2009).
20.º Prêmio Expressão de Ecologia, pelo Laboratório de Educação Ambiental Inclusiva e Educação Ambiental, Inclusão e Direitos Humanos desenvolvido na Faders (2012).
Prêmio Pioneiras da Ecologia, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul pelos trabalhos no Grupo Maricá (2013).
Certificado de reconhecimento aos serviços prestados a comunidade de Porto Alegre, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (2014).
Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Câmara Municipal de Vereadores de Mostardas – RS (2014).
Comemoração ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, Câmara Municipal de Vereadores de Parobé – RS (2014).
Prêmio Direitos Humanos – Igualdade Étnico Racial (2018).
Prêmio Espírito Público, a maior premiação para profissionais públicos do Brasil – Categoria Meio Ambiente (2019).
Prêmio Zumbi dos Palmares 2019.
Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com Especialização em Saúde Pública e Especialização em Impactos da Violência na Saúde, ambos pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / FIOCRUZ. Possui Mestrado Profissional em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência pela Faculdade de Medicina da UFMG. Exerceu o cargo de Diretor de Promoção da Saúde e foi assessor da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES MG). Atualmente é assessor técnico Departamento de Cooperação Técnica e Desenvolvimento em Saúde da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde (DECOOP/SE/MS).
Graduado em Engenharia de Computação pela Universidade Evangélica se Goiás e técnico em Informática para Internet pelo Instituto Federal de Goiás. Atual mestrando no Programa de Pós-graduação em Sociedade, Tecnologia e Meio Ambiente. Possui expertise em Engenharia de Software, focando no Desenvolvimento de Sistemas. Além de ser empreendedor, também atua como Professor de Engenharia de Software na Universidade Evangélica se Goiás - UniEVANGÉLICA.
Biomédica - Universidade Católica de Goias
Mestrado em Medicina Tropical, área de concentração Epidemiologia - Universidade Federal de Goiás.
Assessora da APAE Brasil - Projeto Laços Raros
Coordenadora do Laboratório de Triagem Neonatal do Serviço de Referência em Goiás - APAE ANÁPOLIS
Possui graduação em pedagogia pelo Centro Universitário Estácio Ribeirão Preto (2013, especialização em Libras pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2017), pós-graduada em Psicopedagogia com ênfase em educação inclusiva pelo Instituto de Ciências Sociais e Humanas (2015). Atuou como pedagoga no período de 2010/2018 na escola Milênio e de 2017/22 na Rede de ensino La Salle. Desde 2022 pedagoga do Programa Forças no Esporte PROFESP e Projeto João do Pulo PJP do Ministério da Defesa.
Bailarino e Diretor de Produção.
Atuou profissionalmente, como bailarino do Balé Teatro Guaíra entre 1994 e 2011. Formado em Comunicação Social com habilitação em Relações Públicas, começou a trabalhar como diretor de produção em 2008, atuando até hoje na organização de montagens e circulações de espetáculos. Desses 15 anos podemos destacar: 04 edições do Encontro Para-Dançar - mostra de dança, criada para reunir grupos que possuem, no elenco, pessoas com deficiências; Intercambio artístico, com a Alemanha, envolvendo bailarinos com deficiências; 14 edições da Mostra Paranaense de Dança - evento reúne anualmente mais de 2000 bailarinos em 5 cidades do Paraná; projeto BRASIL X ISRAEL com apresentações no Brasil, Israel e Alemanha; produção executiva para a realização de concertos da Orquestra Sinfônica do Paraná; Circulações estaduais, nacionais e internacionais do Balé Teatro Guaíra; Circulação com obras teatrais do Teatro de Comédia do Paraná; Realização do Festival Espetacular de Teatro de Bonecos.
Daniel Leiva