Com o tema central “Pedagogias da Diversidade: Amazônia em (Re)existência, a 28 ª Semana de Pedagogia pretende reunir estudantes professores pesquisadores e profissionais da educação em um encontro que coloca no centro do debate a pluralidade de vozes e saberes que constituem a Amazônia. A programação do evento será marcada por reflexões e diálogos sobre a importância da educação na valorização da diversidade, da inclusão e da justiça social, discutindo de que forma a prática pedagógica pode enfrentar as desigualdades históricas e contribuir para a construção de uma sociedade mais equitativa.
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Área de submissão
Mesa de Abertura - Educar para (Re)existir: Diversidade, Amazônia e Pedagogias da Vida Abertura · Profª Drª Michele Pires, Roberto Fernandes
Diásporas em Festa: Caminhos Africanos nas Festas populares Brasileiras Mesa Temática
Pesquisando na Amazônia: desafios e oportunidades para novos pesquisadores Mesa-redonda · Micaelle Cardoso de Souza
Banco de Diálogos: Os Rios, o Remar, as Picadas e as Pegadas como Caminhos Pedagógicos na Interculturalidade. Roda de Conversa
Trilhando caminhos - da grauação à pós-graduação Minicurso
A Atuação do(a) Pedagogo(a) no Centro de Referência da Assistência Social – CRAS Minicurso
Educação, Gênero e Diversidade: Corpos, Vozes e (Re)existências Mesa Temática · Vitória Maria Miranda
Utilização do Desenho Universal da Aprendizagem (DUA) para o ensino inclusivo Minicurso
Educação em Direitos Humanos: diversidades em perspectiva Mesa Temática
Educação, Território e Sustentabilidade: Caminhos para (Re)existir na Amazônia Mesa Temática
Amazônia que Educa: Diversidade, Afeto e Esperança Encerramento
O credenciamento dos participantes será realizado presencialmente em dois locais diferentes, conforme a programação:
Dia 26: Hall da FES, no turnos da manhã e pela tarde na sala 32 no segundo bloco da FACED
Dia 27 : Sala 32, no segundo bloco da FACED, nos turnos da manhã e da tarde.
Durante o credenciamento, os participantes receberão seus crachás de identificação e materiais informativos.
A realização do credenciamento é indispensável para garantir o registro de presença e o acesso às atividades da programação da Semana de Pedagogia.
Avenida Rodrigo Otávio
Petrópolis, Manaus - AM
69067-005
Avenida Rodrigo Otávio
Petrópolis, Manaus - AM
69067-005
Por favor, descreva abaixo a razão da sua denúncia.
O Centro Acadêmico de Pedagogia (CAPe), sob a Gestão Ágora, reafirma o compromisso dos estudantes com a representatividade, o diálogo e o fortalecimento das práticas democráticas no âmbito acadêmico. Esta gestão propõe-se a promover a integração entre discentes, docentes e comunidade, incentivando a participação ativa, a reflexão crítica e o desenvolvimento de ações que contribuam para a formação humana e profissional no campo da Pedagogia.
Atualmente é Doutoranda em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE/UFAM). Mestra em Educação (2024) com bolsa da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (FAPEAM) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). É professora assistente no curso de Pedagogia da Universidade Nilton Lins (2025). Durante a graduação participou do Programa de Iniciação Centífica com o projeto intitulado "Referencial Curricular Amazonense do Ensino Fundamental: adequação ou especificidade?". Atuou no PPGE/UFAM na Comissão de Comunicação, na Comissão de Avaliação da Produção Científica e Comissão Organizadora no Seminário Interdisciplinar de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação (XXII SEINPE); Realizou Estágio em Docência no curso de Letras - Língua e Literatura Francesa, na disciplina Legislação da Educação Básica; Representante Estudantil do Curso de Mestrado (2023-2024). Participa do Grupo de Pesquisa em Sociologia Politica da Educação (GRUPESPE/UFAM), atuando nas linhas de pesquisa: Sociologia da Educação e Sociedade, Estado na Amazônia; Participou da equipe de desenvolvimento no interior do GRUPESPE dos projetos de extensão: I, II, III e IV do Seminário do Grupo de Pesquica Sociologia Política da Educação (SESPE) e o Curso Pedagogia Histórico-crítica, Currículo e Educação Escolar. Atua nos seguintes temas de pesquisa: Pesquisa Comparada; Políticas Públicas Educacionais de Currículo e Avaliação; Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu.
Vitória Maria Miranda, mulher afro-indígena Pankararu. Modelo. Princesa da Casa Jabutt da Comunidade Ballroom de Manaus. Pesquisadora e estudante de psicologia na Universidade Federal do Amazonas, 10º período. Coordenadora e co-criadora do projeto Enegrecendo a UFAM que possui como principal atividade ir às escolas estaduais de Manaus para abordar sobre política afirmativa de cotas raciais e questões sobre negritude e indigenismo. Participante de 3 Comissões de Bancas de Heteroidentificação. Autora do livro "Kunharumim no colo: Antirracista". É produtora cultural desde 2022, produzindo eventos científicos como a Semana de Psicologia da UFAM (SEMPSI) de 2022, 2023 e 2024; I Edhamazonia; 23º ENABRAPSO; Também produz eventos culturais como bailes da Comunidade Ballroom de Manaus e Goiânia.
Possuo Licenciatura em História (2018), Metrado em História Social (2021) e Doutorado em História Social pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2025). Sou pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Tecnologias, Subjetividades e Decolonialidade (UEMG), do Grupo de Estudos Históricos do Amazonas (GEHA/UEA) e do Grupo de Pesquisa Sujeições e Subjetivações no Direito (UFF). Integro o Grupo de Trabalho Memória e Verdade Histórica LGBTI+ do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) e da Associação de Travestis, Transexuais e Transgêneros do Estado do Amazonas (ASSOTRAM). Atualmente coordeno o GT de Estudos de Gênero da Associação Nacional de História (ANPUH) - Seção Amazonas.
Produtor cultural, educador e pesquisador em cultura e educação, graduando em Pedagogia pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua há mais de 8 anos na produção executiva, gestão e consultoria de projetos culturais, educacionais e sociais na Amazônia, com foco em desenvolvimento de políticas culturais, formação de agentes culturais, produção de eventos, elaboração de projetos e acompanhamento técnico para instituições, coletivos e artistas. Tem experiência na articulação de redes culturais, economia criativa, associativismo, desenvolvimento de portfólios e processos burocráticos para o setor cultural. Atua também como formador em cursos e oficinas de produção, gestão financeira, prestação de contas, elaboração de projetos e comunicação cultural. Pesquisa as relações entre cultura, território e educação não formal no contexto Amazônico.