Oficinas Temáticas
Vivências práticas sobre temáticas do contexto da Educação da Infantil
Oficina 1 - Este Lugar Também é Seu: estratégias para a inclusão da criança com TEA na Educação Infantil - Profª Drª Francileide Batista de Almeida Vieira (CERES/UFRN) e Raênia Suele de Araújo de Lima - Bloco A - Sala A2
Ementa: Reflexões conceituais sobre a Inclusão Escolar e sobre o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Inclusão da criança com TEA na Educação Infantil. Estratégias pedagógicas e materiais didáticos que contribuem para a inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil. Dinâmicas para reflexões atitudinais e sobre diferentes formas de utilização dos materiais pedagógicos para a efetivação da inclusão de crianças com TEA na Educação Infantil.
Oficina 2 - Práticas e Materiais Pedagógicos para Estimulação Cognitiva de Alunos com Deficiência Intelectual na Educação Infantil - Profª Drª Kátia Regina Lopes Costa Freire (CERES/UFRN), Ladislene Lilian de Souza e Maria Luisa de Azevedo Fernandes - Bloco A - Sala A3
Ementa: Educação cognitiva baseada na Neuroeducaçao (breve introdução). Estruturas imaturas e/ou pouco estimuladas na criança com deficiência intelectual e como favorecer seu desenvolvimento para o aprendizado. Mostra e confecção de materiais pedagógicos com esta finalidade.
Oficina 3 - A Investigação Matemática: possibilidades na Educação Infantil - Profª Drª Etienne Lautenschlager (CERES/UFRN) e Larissa Micaela da Costa Medeiros - Bloco A - Sala A5
Ementa: Atividades relacionadas à utilização da literatura infantil nas aulas de Matemática, que podem ser exploradas nos Níveis IV e V da Educação Infantil.
Oficina 4 - Experiência, Pensamento, Infância: educação de afetos na escola? - Profª Drª Maria Reilta Cirino (UERN/Caicó), Ms. Gizolene de Fátima Barbosa da Silva Cantalice, Jéssica Bárbara Araújo de Lira Menezes e Rosana Lopes dos Santos - Bloco B - LAPESPE
Ementa: Criar condições para que os/as participantes vivenciem uma experiência de pensamento e reflitam sobre as afetações por ela provocadas. Contribuir para o desenvolvimento do pensamento crítico, sensível e atencioso.
Oficina 5 - As Neurociências da Leitura e a Contação de Histórias - Profª Drª Angela Chuvas Naschold e Ruanna Maria Borges - Bloco A - Sala A6
Oficina 6 - Artes Visuais na Infância - Gilvânia Maurício Dias Pontes - Bloco A - Sala A7
Oficina 7 - Música na Educação Infantil - Aja Desi Dasi Soares Abreu de Goes - Bloco A - Sala A8
Oficina 8 - Poetizando na Educação Infantil e Brincando com as Palavras - Joselidia de Oliveira Marinho - Bloco A - Sala A9
Ementa: Textos poéticos. Situações de trabalho que contribuem para o desenvolvimento do apetite poético das crianças. Construções poéticas pelo prazer do brincar com as palavras. Mediação docente na educação infantil.
Oficina 9 - Da Imagem à Palavra: lendo literatura negra na escola - Ms. Sayonara Fernandes da Silva (SME/Natal) - Bloco B - Sala B9
Ementa: Discutir racismo, preconceito e discriminação na sala de aula por meio da leitura de imagens nos livros de Literatura Negra. Mediação de leitura imagética. Valorização da relaidade multirracial brasileira a partir da confeccção da boneca Abayomi.
Oficina 10 - Experimentando fazer Ciência: o laboratório na Instituição de Educação Infantil - Edna Maria da Silva - Bloco B - Sala B10
Coordenação:
Profª Drª Jacicleide F. T. da C. Melo – (CERES/UFRN)
Profª Drª Maria Reilta D. Cirino - (UERN/Caicó)