Tiago Penna

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Professor de Estética Contemporânea e Filosofia Antiga, na Universidade Federal de Alagoas - UFAL, desde 2008. Possui Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017), com tese intitulada A Poética de Aristóteles: conceito e racionalidade. Mestrado em Filosofia também pela UFPB (2007), com dissertação em Estética sobre A Politização da Arte em Walter Benjamin. Graduação em Filosofia pela UFPB (2003), com experiência na área de Filosofia da Mente, com ênfase no Monismo Anômalo de Donald Davidson. Possui experiência como realizador audiovisual independente desde 1995. Como cineasta, tem dedicado os últimos 10 anos de sua carreira, na realização e investigação sistêmica do cinema experimental; investigando - tanto na teoria, quanto na prática cinematográfica - as potencialidades semânticas da linguagem audiovisual, a partir de experimentações imagéticas, com-posição de metáforas visuais, e pesquisas em torno do cinema experimental. Também leciona disciplinas de cinema e promove atividades de extensão e pesquisa visando a intersecção entre filosofia e cinema. Atualmente, seu foco de pesquisa - em sua investigação estética - converge para o cinema, suas estéticas e teorias, no contexto da cybercultura, e como a linguagem audiovisual tem protagonismo na ampliação da percepção sensível humana, e consequente modificação nos modos de existência humanos. Em seus estudos epistemológicos e analíticos da Poética de Aristóteles, como cânone da dramaturgia clássica hegemônica (assim como, no caso do cinema: os filmes narrativos realistas se mostram majoritários); além da relação entre estética & cinema no pensamento contemporâneo, especialmente em Walter Benjamin, Adorno, Flusser e Gilles Deleuze, entre outros.

Maura Penna

Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Graduada pela Universidade de Brasília em Licenciatura Plena em Educação Artística (1983), Licenciatura em Música (1983) e Bacharelado em Música (1979). Mestrado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba (1990) e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco (1997). Atualmente é Professora Associado Ii do Departamento de Educação Musical da Universidade Federal da Paraíba (desde agosto 2009), onde atua como pesquisadora e docente dos cursos de Licenciatura em Música e no Programa de Pós-Graduação em Música (mestrado e doutorado). Ainda na Universidade Federal da Paraíba, atuou no Departamento de Arte entre 1984 e 2003, lecionando na Licenciatura em Educação Artística, no Mestrado em Educação e em cursos de Especialização em Arte. Entre março de 2004 e agosto de 2009 integrou o corpo docente do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba (Campina Grande - PB), lecionando no curso de Pedagogia, no Mestrado em Literatura e Interculturalidade e no Mestrado Interdisciplinar em Ciências da Sociedade. Tem experiência na área de Artes e de Educação, com ênfase em Educação Musical, atuando principalmente nos seguintes temas: educação musical, ensino de arte, parâmetros curriculares nacionais, prática pedagógica em arte e música, pesquisa em educação musical, além de manifestações culturais e artísticas na contemporaneidade. Atualmente coordena o Grupo de Pesquisa Música, Cultura e Educação, e desenvolve pesquisa Percursos de Estudo e Formação Musical: significações pessoais da relação com a música. Autora dos livros Construindo o primeiro projeto de pesquisa em educação e música (2020 ? 3ª edição revista e ampliada) e Música(s) e seu ensino (2018 ? 2ª edição revista e atualizada, 4ª reimpressão), ambos pela Editora Sulina, além de diversos artigos sobre educação musical, ensino das artes, música e cultura, publicados em periódicos científicos, coletâneas e anais de congressos.

Carlos Dowling

Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Possui Graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1999), Especialização em Roteiro de Cinema e Televisão pela Escuela Superior de Artes e Espectáculos - TAI (Espanha/2003) como bolsista da CAPES/APARTES, Mestrado Profissionalizante Iberoamericano em Roteiro Cinematográfico pela Universidad Internacional Menéndez Pelayo (Espanha/2008) como bolsista do Programa IBERMEDIA e Mestrado em Artes visuais pela Universidade Federal da Paraíba e pela Universidade Federal de Pernambuco (2012). É doutor pela Escola de Comunicação - ECO da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2018-2022). É cineasta independente e professor de 3º grau da Universidade Federal da Paraíba, tendo trabalhado como produtor cultural no período de 2008 a 2013 na mesma instituição, atuando principalmente nos seguintes temas: filme ficcional, direção cinematográfica, direção audiovisual, roteiro audiovisual, videoclipe, documentário e roteiro cinematográfico.

Iraquitan Caminha

Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal da Paraíba (1988). Graduado em Psicologia pelos Institutos Paraibanos de Educação (1990). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1995). Mestre em Filosofia pela Universidade Federal da Paraíba (1996). Doutor em Filosofia pela Université Catholique de Louvain (2001). Atualmente, é professor titular do Departamento de Educação Física, do Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Estadual de Pernambuco/Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal da Paraíba. Autor dos livros O distante-próximo e o próximo-distante: corpo e percepção na filosofia de Merleau-Ponty (Editora da UFPB, 2010), Escritos diversos no universo do corpo, educação, psicanálise e filosofia (LiberArs 2015), 10 Lições sobre Merleau-Ponty (Vozes, 2019) e de vários artigos e capítulos de livros sobre Corpo, Educação, Psicanálise e Filosofia.

Juliele Sievers

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Atualmente é professora adjunta do curso de Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e de seu Programa de Pós-Graduação (Mestrado). Atua como Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Maria-RS (2008) e mestrado em Filosofia (2009) pela mesma instituição. Tem experiência na área de Filosofia, especialmente em estudos sobre as concepções do jusfilósofo Hans Kelsen acerca da relação entre a Lógica e o plano normativo, principalmente o Direito. Obteve um contrato de "Ingénieur dEtudes" junto ao CNRS (Centre National de Recherche Scientifique) da França, através do Projeto Franco-Alemão "JuriLog" (Théorie du Droit et Logique). Em seguida, trabalhou na Universität Konstanz da Alemanha como Wissenschaftlicher Mitarbeiterin nos anos de 2014/2015. Em julho de 2015 obteve seu diploma de doutorado na Université Charles de Gaulle - Lille 3, com a tese "A Philosophical Reading of Legal Positivism". De dezembro de 2015 à dezembro de 2017 foi pesquisadora de Pós-Doutorado pelo programa PNPD-CAPES junto ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Foi membro do Conselho Fiscal da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) - Biênio 2021-2022. É membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Filosofia Analítica (SBFA) - Biênio 2023-2024. É a atual Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Alagoas (PPGFil-UFAL).

Fernando Monegalha

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Professor Adjunto III do curso de Filosofia da UFAL (Universidade Federal de Alagoas) e membro do PPGFIL/UFAL. Doutorou-se em 2016 pela UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos), com uma tese intitulada O atual e o virtual em Bergson e Deleuze. Mestre pela mesma instituição (2010). Graduado pela USP (2006). Atualmente dedica-se a estudar o tema da temporalidade na filosofia contemporânea, com especial interesse pela filosofia bergsoniana e sua confluência com a obra de grandes autores do século XX.

Makarios Maia

Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, lotado no Departamento de Artes do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade Federal da Paraíba (1988) e mestrado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (2005). Tem experiência na área de Artes, com ênfase nas práticas criativas e na ação cultural, atuando principalmente nos seguintes temas: teatro, dança, artes cênicas, ensino de teatro e da dança, dramaturgia, encenação, atuação, poéticas coreológicas, cenografia, educação, pedagogias do corpo, culturas e comunidades tradicionais, antropologia, estudos culturais, poéticas colaborativas e cultura, desenvolvimento humano e poéticas do cotidiano.

Rodrigo Duarte

Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1982), mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1985) e doutorado em Filosofia - Universität Gesamthochschule Kassel (1990). Realizou estágios de pós-douoramento na University of California at Berkeley (1997), na Universität Bauhaus de Weimar (2000) e na Hochschule Mannheim (2011). Atualmente é professor titular do Depto. de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, Estética e Filosofia Social, atuando principalmente nos seguintes temas: Escola de Frankfurt, Theodor Adorno, autonomia da arte, arte contemporânea e arte de massa. De maio de 2006 a outubro de 2014 foi presidente da Associação Brasileira de Estética (ABRE). Atualmente (até 2025), é presidente da International Association of Aesthetics (IAA). Foi coordenador adjunto do comitê de filosofia da CAPES, de 2000 a 2005 e membro do CA-Filosofia do CNPQ de 2010 a 2013 (tendo sido coordenador do comitê nos últimos seis meses do seu mandato). Foi Pró-Reitor de Pós-Graduação da UFMG de março de 2014 a fevereiro de 2016. Dentre suas publicações, no Brasil e no exterior, destacam-se os livros: "Marx e o Conceito de Natureza em O Capital" (1986), "Mímesis e Racionalidade. A concepção de domínio da Natureza em Theodor W. Adorno" (1993), "Adornos. Nove ensaios sobre o filósofo frankfurtiano" (1997), "Adorno/Horkheimer e a Dialética do Esclarecimento" (2002) , "Teoria Crítica da Indústria Cultural" (2003), "Dizer o que não se deixa dizer. Para uma filosofia da expressão" (2008), "Deplatzierungen. Aufsätze zur Ästhetik und kritischer Theorie" (2009 segunda edição: 2017), "Indústria cultural: uma introdução" (2010), "A arte" (2012), "Pós-história de Vilém Flusser. Gênese-anatomia-desdobramentos" (2012), "Varia Aesthetica. Ensaios sobre arte e sociedade" (2014) e "Indústria cultural e meios de comunicação" (2015). Ocupa a posição 76 no "World Top 100 History, Philosophy, Theology Scientists in Brazil 2022" (https://www.adscientificindex.com/top-100-scientist/?tit=History%2C%20Philosophy%2C%20Theology&con=&country_code=br&subject=&fbclid=IwAR3cvwse75-OH6YWtz115QYTqViWde7CCOnPTH3pKtyvd45doMBwl61OSMQ).

Nilton Resende

Universidade Estadual de Alagoas/UNEAL

Nilton Resende é alagoano. Professor Adjunto de Literatura da Universidade Estadual de  Alagoas/Campus Zumbi dos Palmares. Integra a Cia. Ganymedes de teatro, para a qual  adaptou a novela Mário e o Mágico, de Thomas Mann, para o espetáculo O Mágico, que  codirigiu e protagonizou. Publicou O Orvalho e os Dias (poesia), Diabolô (contos), A  construção de Lygia Fagundes Telles: edição crítica de Antes do Baile Verde,  Fantasma (romance). É editor do selo literário Trajes Lunares. Roteirizou e dirigiu o curta-metragem A Barca (2020), baseado no conto “Natal na barca”, de Lygia Fagundes Telles. Dirigiu o curta A Fresta (em pós-produção), baseado no conto homônimo do livro Diabolô.

Otto Cabral

Pigmento Cinematográfico

Otto Cabral é cineasta, mora na Paraíba, e costuma ir à praia.

Carol Almeida

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Carol Almeida é pesquisadora, professora e curadora de cinema. Doutora no programa de pós-graduação em Comunicação na UFPE, com pesquisa centrada no cinema contemporâneo brasileiro. Faz parte da equipe curatorial do Festival Olhar de Cinema/Curitiba, da Mostra de Cinema Árabe Feminino, da Mostra que Desejo e trabalha como curadora em outros eventos de cinema no Brasil. Atualmente, dá aulas de Produção Audiovisual e Linguagens e culturas visuais na Universidade Federal de Alagoas, como professora substituta.

Romero Venâncio

Universidade Federal de Sergipe/UFS

ROMERO VENÂNCIO Doutor em Filosofia Mestre em ciência sociais Graduado em Filosofia Prof. Efetivo da UFS desde 1998 Docente e orientador nos mestrados de: Filosofia – UFS Cinema – UFS Pesquisador na áreas de Estética, Filosofia contemporânea e Teoria do cinema

Camilo Campos

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Graduado em Direito pela UFMG. Mestre em Direito Ambiental, do Ordenamento Territorial e Urbanístico (CRIDEAU/UNILIM) (França), realizadas pesquisas em doutorado junto a mesma instituição. Doutor em Educação (UFAL), com ênfase em Filosofia da Educação. Professor universitário em graduação e pós-graduação. Experiência em advocacia cível em vários escritórios especializados de consultoria, contencioso judicial e administrativo. Iniciador e estruturador do Programa Altitudes da Admiração. Criado como desdobramento da obra Eterna juventude: às altitudes da admiração, referido Programa é uma iniciativa teórica e prática centrada na experiência da admiração. Com base na teoria moral exemplarista, de Linda Zagzebski, busca focalizar os exemplares como referência direta na teoria e prática educativa moral, a inspirar, motivar e fornecer nortes para escolhas autônomas diante das incertezas e multiplicidades dos valores na contemporaneidade. Obras temáticas em: www.mufriscou.wixsite.com/admirar. Pós-doutorando em Educação (UFAL), sob o título: Admiração grisalha e exemplaridade moral na literatura brasileira e adaptações cinematográficas do século XXI. Editor e assessor acadêmico. Professor de língua francesa.

Larissa Hobi

Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN

Audiodescritora-professora–artista–pesquisadora. Doutoranda em Educação (UFRN); Mestra em Artes Cênicas (UFRN); Especialista em Audiodescrição (UFJF) e Licenciada em Artes Cênicas (UFPB). Integra o Projeto de pesquisa Audiodescrição nas artes cênicas: a construção de um olhar estético considerando a não vidência (CE/UFRN) e o Grupo de Pesquisa Teatro: Tradição e Contemporaneidade na linha de pesquisa Cena e Contágio (CNPq/UFPB). Foi colaboradora no Projeto de extensão Aulas-espetáculos, no Ciclo de Estudos e Debates em Artes Cênicas (DAC/UFPB) e no projeto de extensão “Cobogó Núcleo de Produção” (UFPE/UFPB). Professora do componente curricular Arte (Teatro) da rede municipal de ensino de João Pessoa (Sedec - JP). Foi professora substituta do Departamento de Artes Cênicas – UFPB (2017-2019); professora de Arte (Teatro) da Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência – FUNAD (2010- 2015); audiodescritora e pesquisadora do Núcleo de Pesquisa e Extensão do Laboratório de Aplicações de Vídeo Digital (NPE-LAVID/UFPB) contribuindo com a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias assistivas voltadas para pessoas com deficiência visual; além de atuar como audiodescritora roteirista, narradora, formadora na área da audiodescrição e produtora de acessibilidade comunicacional. Tem se dedicado aos estudos sobre a interface audiodescrição e a cena teatral contemporânea, acessibilidade cultural, interseção teatro/tecnologias, pedagogia teatral e formação docente.

Wllyssys Wolfgang

Diretor Cinematográfico

Doutor em Educação, Arte e História da Cultura (Mackenzie-SP), mestre em Letras e especializado em Audiovisual (Mackenzie-SP), formado em Comunicação Social (UneB), é roteirista e diretor audiovisual (ficção, anime e docs) com mais de 50 prêmios e indicações pelo Brasil e exterior; dirigiu a série “Natureza Forte” (docs, 2018) disponível no Globoplay; é roteirista e diretor na série Atrofia (terror, 2023), em etapa de pós produção; é curador e coordenador do Cine Caatinga (festival e streaming); produziu a série internacional de docs sobre os ‘500 anos da Reforma Protestante’, gravada nos EUA, Alemanha, Suíça e Escócia; escreveu e dirigiu o curta-metragem “Ser Tão Avoador” (drama, 2013),  vencedor do Prêmio Formação do Olhar e SescTV no 24º Festival Internacional de Cinema de São Paulo em 2013, além de Júri Popular no Vale Curtas-PE, atualmente em exibição no Canal Brasil; foi um dos diretores do curta “O Experimento” (suspense, 2016), reconhecido nacional e internacionalmente, além de exibido no Cine Petra Belas Artes-SP; também foi professor e orientador de 58 curtas-metragens na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf);  como jornalista dirigiu os programas “Tela Mackenzie” e “Os Profissionais” na TV universitária Mackenzie (11 da NET) vencedor por dois anos consecutivos o Prêmio de Melhor Programa de TV Universitária, em 2015 e 2016 pelo Fest’Aruanda.

Matheus Fidelis Ferreira Ventura

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Graduando em Filosofia, Com ênfase em Filosofia Estética e Filosofia Política. Bolsista no ciclo PIBIC (2019-2020) - (2020-2021) - (2021-2022), Bolsista no Projeto de Extensão Philolab (2022), Integrante do CAFIL na gestão (2019-2020) exercendo o cargo de Coordenador de Cultura e Lazer.

Raquel Cristina Alves Sabino da Silva

Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

Raquel Cristina, 25 anos, Pernambucana, ambientalista, estudante de artes visuais e filosofia.    Graduação em andamento em Filosofia. Universidade Federal de Pernambuco/UFPE

Stefany Taglialatella

Universidade de São Paulo

Stefany Taglialatella é escritora-autora, roteirista e diretora desde 2019. Formada em audiovisual, onde realizou uma IC intitulada, Cores, política e desigualdades sociais no filme O Menino e O Mundo, analisando a maneira como as cores são utilizadas no filme. Graduanda em Filosofia pela Universidade de São Paulo, tem interesse no estudo da estética.

Gerardo Rocha Fortes Filho

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Graduado em Psicologia pelo Centro Universitário CESMAC (2007). Psicólogo Clínico de orientação psicanalítica, Abordagem em Psicoterapia Breve. Atualmente é Psicólogo Clínico - SECRETARIA MUNICIPAL DE CAMPO ALEGRE - Cedido à Comunidade Acolhedora Gênesis (Tratamento com Dependentes Químicos). Atua também na Secretaria Municipal de Anadia / AL, lotado no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS - Esperança. Pós graduando em Psicologia Hospitalar e Pós graduando em Reabitação de Dependentes Químicos. Atuou no Centro de Referência de Assistência Social - CRAS - no Município de Campo Alegre e no CAPS José Lino. Capacitação em Aconselhamento Psicológico.

Sara Reis Teixeira

Universidade Federal de Sergipe/UFS

Graduanda em Psicologia (Bacharelado) pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). Bolsista PIAEX/PROEX (2019) no Projeto de Extensão Atualizando Foucault: estudos, usos e divulgação do seu pensamento. e participante do grupo Coletivo Foucault Vivo. Integrante do Grupo de Estudos Balbucios: gaguejar uma infância. Bolsista CNPq (2020-21), com o plano de pesquisa "Cinema, infância e pequenas revoltas: uma etnocartografia do filme Jonas e o circo sem lona". Atualmente bolsista voluntária (2021-22), com o plano de pesquisa Cinema, emoção e desobediência: uma etnocartografia do filme "Onde fica a casa do meu amigo?" Interessada nas redes da Psicologia com outros saberes, incluindo a Educação, Literatura, Cinema, e suas irrupções sobre as subjetividades que nos compõe.

Chico Torres

Universidade Federal de Sergipe/UFS

Chico Torres é professor, crítico de cinema, compositor, músico e produtor cultural alagoano. Mestre e doutorando em filosofia pela UFS, tem como objeto de pesquisa o filósofo Walter Benjamin e sua relação com o cinema. É um dos membros fundadores do Mirante Cineclube, grupo que atua no cenário alagoano há seis anos, promovendo mostras, eventos e oficinas voltadas ao audiovisual. Já foi curador da Mostra Sururu de Cinema Alagoano e promoveu, junto ao Mirante, diversos laboratórios de crítica em mostras e festivais de cinema ocorridos no estado de Alagoas. Como crítico de cinema, escreve para a revista eletrônica de cinema “Multiplot!”.

Valdenys Virtuoso de Lima

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Graduando em Relações Públicas/ Universidade Federal de Alagoas

Vitória Aparecida Vilarim

Universidade Federal de Alagoas/UFAL

Graduanda em Relações Públicas/ Universidade Federal de Alagoas

Marcos Ribeiro de Melo

Universidade Federal de Sergipe/UFS

Professor Associado do Departamento de Psicologia (DPS) e professor permanente do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cinema (PPGCINE) da Universidade Federal de Sergipe. Psicólogo (UFS), mestre em Educação (PPGED/UFS) e doutor em Sociologia (PPGS/UFS). Interessado em estudos e pesquisas que dialoguem com as seguintes temáticas: infâncias, culturas infantis, cinema e educação.

Francisco Gabriel Gualberto Gonçalves

Universidade Federal da Paraíba/UFPB

Francisco Gabriel Gualberto Gonçalves, produtor cultural independente e professor de Ciências Sociais, formado pela Universidade Federal da Paraíba.