Jefferson Cardia Simões

UFRGS

Simões já participou de 22 expedições científicas às duas regiões polares, criou o Centro Polar e Climático da UFRGS, a instituição que lidera no Brasil a pesquisa sobre a neve e o gelo. Toda sua carreira foi dedicada às Regiões Polares, tendo publicado cerca de 170 artigos. É pesquisador do Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Ele coordena a participação brasileira nas investigações de testemunhos de gelo antárticos e andinos e faz parte do comitê gestor da iniciativa International Partnerships in Ice Core Sciences (IPICS). É professor titular de Glaciologia e Geografia Polar da UFRGS, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, é o pioneiro da ciência glaciológica no Brasil e atualmente é Vice-Presidente do Scientific Committee on Antarctic Research/Conselho Internacional de Ciências (SCAR/ISC). Obteve seu PhD pelo Scott Polar Research Institute, University of Cambridge, Inglaterra, em 1990. É pós-doutor pelo Laboratoire de Glaciologie et Géophysique de l'Environnement (LGGE) du CNRS/França e pelo Climate Change Institute (CCI), University of Maine, EUA. 

É consultor ad-hoc da National Science Foundation - NSF (Office of Polar Programs). É coordenador-geral do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Criosfera (INCT da Criosfera) e professor colaborador do CCI/University of Maine, Orono, EUA. No verão de 2011/2012 liderou a expedição que instalou o laboratório científico latino-americano mais ao sul do Planeta, o módulo Criosfera 1.

Guilherme Thudium

UFRGS

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais, na UFRGS. Mestre em Ciência Política pela UFRGS, com especializações em Estratégia e Relações Internacionais pela Faculdade de Ciências Econômicas e em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da mesma instituição. Bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Pesquisador do Núcleo Brasileiro de Estratégia e Relações Internacionais (NERINT) e do Centro de Estudos Internacionais sobre Governo (CEGOV), e Editor Assistente da AUSTRAL: Brazilian Journal of Strategy & International Relations. Membro da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), do Instituto Sul-Americano de Política e Estratégia (ISAPE) e da King's College London War Studies Society (WSS). Foi receptor do Prêmio CDEA 2018 do DAAD e do Ministério de Relações Exteriores da Alemanha através do Centro de Estudos Europeus e Alemães (CDEA) da UFRGS e da PUCRS.

Ricardo Salvador De Toma Garcia

UFRGS

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionais, na UFRGS. Mestre em Sociedade e Fronteiras pela Universidade Federal de Roraima. Advogado graduado pela Universidad de Carabobo (Venezuela); Tem experiência na área de Direito, com ênfase no Direito Internacional Público. Tem experiência como pesquisador na área da Geopolítica e as Relações Fronteiriças. Foca sua pesquisa em temas relacionados à fronterologia, delimitações marítimas na bacia do Caribe e litígios territoriais na América do Sul, com ênfase no caso da Guiana Essequiba entre a Venezuela e a Guyana.

Rafaela Serpa

UFRGS

Mestranda em Ciência Política na UFRGS, na linha de Política Internacional e Defesa. Bacharela em Relações Internacionais pela UFRGS. Pesquisadora Assistente do Centro Brasileiro de Estudos Africanos (CEBRAFRICA). Assistente de Edição da Revista Brasileira de Estudos Africanos (RBEA). Suas principais áreas de pesquisa são Relações Internacionais, Ciência Política, Segurança Internacional, Política Internacional e Integração Regional no continente africano.

Rhaíssa Pagot

UFRGS

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS, com realização de mobilidade no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra. Mestra em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Bacharel em Relações Internacionais pela Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC. Participou do Eirenè, grupo de estudos para paz, com interesse em novas abordagens das Relações Internacionais e dos Direitos Humanos. Atualmente atua no Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre Mulher e Gênero - NIEM/UFRGS. Áreas de interesse: crises econômicas e sociais; integração econômica; organizações internacionais; organizações não-governamentais; participação política das mulheres; relações de gênero; feminismos.

Gen Brig Fernando Telles Ferreira Bandeira

CMS

Ex-Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sul. É Bacharel em Ciências Militares na Academia Militar das Agulhas Negras. Bacharel e Licenciado em Educação Física na Escola de Educação Física do Exército. Possui Mestrado em Operações Militares na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais e também em Ciências Militares na Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Foi Oficial de Estado-Maior da Missão de Paz da ONU em Angola - UNAVEM III, Adido do Exército no Reino Unido - Londres, Assistente do Escritório de Projetos Estratégicos do Exército - Brasília e Comandante da 2ª Brigada de Infantaria de Selva - São Gabriel da Cachoeira - Amazonas.