32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

32º ENCONTRO NACIONAL DE CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ADMINISTRAÇÃO

Nova era da Administração: Ruptura, agilidade, impacto e sustentabilidade

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DESCRITORES DAS ÁREAS TEMÁTICAS

32º ENANGRAD – PROGRAMAÇÃO CIENTÍFICA 
DESCRITORES DAS ÁREAS TEMÁTICAS (ENANGRAD PLENO e JÚNIOR)

    


1. Administração pública, governo e terceiro setor: Gestão pública. Serviços públicos.  Planejamento e Orçamento público. Controle e auditoria. Políticas públicas. Avaliação de Políticas públicas.  Relações federativas e Relações intergovernamentais internacionais. Gestão no poder Legislativo e Judiciário. Participação e controle social. Perspectiva Histórica da Administração Pública. Inovações na administração pública. Sistemas e tecnologias de gestão. Novos modelos de gestão pública. Terceiro setor. Relações entre Estado e Terceiro Setor. Gestão de instituições sem fins lucrativos. Fundraising e fontes de financiamentos. Estudos de caso e Casos de ensino aplicados à Administração Pública e terceiro setor.

 

2. Empreendedorismo, startups e inovação: Planos de negócios. Atitude empreendedora. Comportamento empreendedor. Ecossistema empreendedor. Venture capital e fontes de financiamento. Startups. Canvas. Design Thinking. Exaptação empreendedora. Educação empreendedora. Empreendedorismo Social. Empreendedorismo na Gestão Pública. Redes, Inovação e Empreendedorismo. Ecoinovação. Inovação aberta. Cocriação. Alianças estratégicas e inovação. Ecossistemas de inovação. Interação universidade-empresa. Transferência de tecnologia. Gestão da propriedade intelectual. Prospecção tecnológica. Inovação em serviços. Inovação na Gestão Pública. Transformação digital. Gestão da inovação. Novas tecnologias aplicadas à gestão. Ferramentas e métodos para gestão da inovação. Teoria Effectuation e Causation. Modelagem de Negócios.

 

3. Ensino-Aprendizagem, Pesquisa e Formação Didático-Pedagógica de Professores em Administração: O impacto da COVID 19 sobre a Educação em Administração. Novas Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de bacharelado em Administração. Tecnologia e educação em Administração. Desenhos curriculares de cursos de Administração. Plano de Ensino e Aprendizagem de disciplinas oferecidas em cursos de Administração. Ensino e Aprendizagem em disciplinas oferecidas nos cursos de Administração. Avaliação da Aprendizagem em disciplinas oferecidas nos cursos de Administração. Métodos, estratégias, técnicas e ferramentas de ensino e aprendizagem em Administração. Avaliação da Aprendizagem em disciplinas oferecidas nos cursos de Administração. Aprendizagem e as responsabilidades de professores e estudantes. Programas de formação didático-pedagógica de professores na educação em Administração. Programa de Iniciação Científica. Estágio supervisionado. Gestão educacional envolvendo cursos e programas (inclusive programas de extensão). Programas voltados para a inclusão na educação em Administração. Programas voltados para inibir a evasão na educação em Administração. Métodos e técnicas de pesquisa em Administração. Reflexões sobre o exercício de investigação em Administração. Leitura e escrita acadêmica em Administração. 


4. Estratégia: Estratégia, cenários e administração estratégica. Posicionamento estratégico. Propósito, missão, visão, valores, política e diretrizes. Cadeia de valor e processos de negócio. Balanced Scorecard (BSC). Inovação, lean e métodos ágeis associados à estratégia. Planejamento estratégico e formulação competitiva. Análise do ambiente competitivo externo e interno de uma organização. Matriz SWOT e o desenvolvimento de estratégias. Análise da atratividade de Porter. Desenvolvimento de estratégias e planos de ação.  Indicadores.  Análise da necessidade de recursos estratégicos internos de uma organização – pessoas, marca, processos, ativos, logística, etc. Governança corporativa. Competição Nacional e internacional. Redes de negócios – nacionais e internacionais.  Estrutura e mudança organizacional decorrentes da estratégia. Competências Organizacionais. Capacidades Dinâmicas. Estratégias Cooperativas. Desempenho Organizacional como resultado da estratégia

 

5. Estudos organizacionais: Teoria da administração e das organizações; Processo de tomada de decisão (modelos de decisão, centralização e descentralização); Aprendizagem organizacional  e organizações de aprendizagem (comunidades de prática, organizações que aprendem, gestão do conhecimento e inovação organizacional); Mudança e adaptação organizacional (abordagens contextualista, ciclo de vida das organizações, institucional,  visão baseada em recursos, capacidades dinâmicas, escolha estratégica, ecologia das populações, coevolução, dentre outras); Resistência às mudanças nas organizações;  Modelos organizacionais; Processo de liderança, comunicação, conflito, negociação, cultura e poder nas organizações; Modelos e indicadores do desempenho organizacional; Complexidade Organizacional; Diversidade, equidade, inclusão, impacto de implantação (ou ausência) de políticas de iniciativas de organizações para promover a diversidade de gênero, raça, etnia, sexualidades (LGBTQIA+), geracional e pessoas com deficiência; Impacto da crise da COVID-19 nas condições e relações de trabalho.

 

6. Finanças: Finanças Corporativas; Mercado de Capitais; Risco e Retorno; Gestão de Risco; Derivativos; Finanças Comportamentais; Finanças Pessoais; Educação Financeira; Governança Corporativa; Compliance; Acesso ao Crédito; Meios de Pagamentos; Microfinanças; Fintechs; Criptomoedas; Blockchain; Finanças Atuariais; Seguros; Previdência; Contabilidade; Auditoria e Controladoria.

 

7. Gestão de pessoas: Estratégias de recrutamento, seleção e retenção de talentos para os desafios tecnológicos do século XXI. Técnicas e estratégias para o treinamento e aprendizagem corporativa Comportamento organizacional. Desenvolvimento e gestão da carreira. Gestão estratégica de conflitos. Hard Skills e Soft Skills. Formação e gestão de equipes cooperativas. Lideranças orientadas para resoluções de problemas complexos e conflitos. Remuneração estratégica, meritocracia, incentivos monetários e não monetários. Higiene, Segurança no Trabalho e adaptação a novos ambientes laborais. Novas formas de contratação, a gestão de pessoas em tempos de pandemia, tele trabalho, Home office. Espiritualidade e Felicidade no trabalho.


8. Marketing: Gestão do Marketing. Estratégias de Marketing. Comportamento do consumidor. Marketing de relacionamento. Endomarketing. Gestão do Varejo. Pesquisa em Marketing. Marketing Digital e Inovação. Serviços Digitais. Marketing via dispositivos móveis. Gestão de Marcas. Marketing Ambiental. Marketing para organizaçõessem fins lucrativos. Marketing de moda e do luxo. Marketing Internacional. Redes sociais, ambiente e dispositivos digitais. Inovação de Marketing em serviços. Mudanças nas Tendências de marketing digital com a Covid-19. Gestão dos canais de marketing e cadeia de suprimento. Impactos da Covid-19 no comportamento de consumidor. Marcas transformadoras durante o processo da pandemia.


9. Operações e logística: Logística 4.0. IoT na gestão da produção. Gestão de Projetos. Gestão de Operações Sustentáveis. Cadeias Globais de Valor e Redes Globais de Produção. Cadeias de suprimentos agrícolas e extrativistas. Gestão da Cadeia de Suprimentos. Operações, Inovação e Competitividade. Gestão de Operações em Serviços. Estratégia e gestão de operações

 

10. Gestão socioambiental: Desenvolvimento sustentável. Agenda 2030. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Responsabilidade Social e Ambiental. Adaptações para mudanças climáticas. Economia Circular. Negócios de impacto social. Gestão de Organizações do 3º setor. Operações Sustentáveis. Gestão Sustentável da Cadeia de Suprimentos. Consumo consciente. Compras sustentáveis. Impactos e externalidades. Finanças Sustentáveis. Fatores ESG (Environmental, Social and Governance). GRI e Relato Integrado. 

 

11. Administração da informação: Gestão do Conhecimento; Ciência de Dados; Redes Sociais;  ERP; CRM; Sistemas Integrados de Gestão; Inteligência Artificial; Gestão de Projetos de TI; Novas Tecnologias Aplicadas à Gestão; Transformação Digital; Estratégia, Investimentos e governança de TI; Gestão de Projetos de Sistemas de Informação e de Tecnologia de Informação na Era Contemporânea;  Cidades e Comunidades Inteligentes; O fator humano no processo decisório; Inteligência Estratégica para Inovação; Visão do Campo e Aspectos Teóricos e Metodológicos em TI/SI; Sistemas de Informação na Sociedade e Gestão Pública; Sistemas de Informação nas Organizações; Aspectos individuais e de grupo no uso de sistemas/tecnologia de informação (SI/TI); E-Business, E-Commerce e E-Gov; Interação Humano-Computador em SI: Acessibilidade, Comunicabilidade e Usabilidade; Métodos ágeis;  Modelos de empresas baseadas em Tecnologia (Fintechs, Insurtechs, Edutechs, etc..); Alinhamento Estratégico entre TI e negócio;  Gestão da Segurança da Informação; Planejamento Estratégico de Sistemas e TI (PETI-PESI).