LANÇAMENTO DE LIVROS

 

RELANÇAMENTO "MARAVILHOSO BRASIL SUBTERRÂNEO"
Autoria: Michel Le Bret 
Editora: Japi

Como parte das comemorações dos 50 anos da Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE), durante o 35º Congresso Brasileiro de Espeleologia (CBE), em Bonito – MS, iremos relançar os últimos exemplares do livro “Maravilhoso Brasil Subterrâneo” de autoria do espeleólogo francês Michel Le Bret (SBE-001).

Michel Le Bret chegou ao Brasil em 1959 e ao se filiar ao Clube Alpino Paulista (CAP) incentivou a criação de um Departamento de Espeleologia nesta instituição. Posteriormente, com base na fundação da Federation Française de Spéléologie (FFE), Michel Le Bret liderou a constituição da atual Sociedade Brasileira de Espeleologia (SBE) que seria fundada oficialmente em 1° de novembro de 1969, durante o 4° Congresso Nacional de Espeleologia em Ouro Preto, Minas Gerais. Nesta ocasião, o mesmo foi eleito como o seu primeiro Presidente. No ano seguinte, por problemas profissionais, Michel Le Bret retornou a França, mas seu legado perdurou até os dias de hoje.

Le Bret morou no Brasil por pouco mais que uma década, tempo suficiente para se apaixonar por nossas cavernas e fazer a nossa espeleologia acontecer. Provocou a integração dos espeleólogos e estruturou a SBE, que hoje realmente congrega e representa nossa sociedade espeleológica. Neste período, semeou a ideia dos Congressos Brasileiros de Espeleologia e incentivou e participou das grandes expedições espeleológicas no país. Como se não bastasse, já de volta a França, como exemplo da persistência, integração e espírito técnico/científico, a saudade o fez colocar em marcha a proposta originalmente concebida com o colega suíço Jean Louis Christinat concretizada em autoria isolada em 1975 por meio da publicação na do livro "MERVEILLEUX BRESIL SOUTERRAIN".

Em 1988, por iniciativa do então vice-presidente da SBE – José Ayrton Labegalini, o Livro do Michel (nossa denominação carinhosa), foi traduzido informalmente para o português por seus alunos de Extensão Universitária em Espeleologia, na então Escola Federal de Engenharia de Itajubá (MG). Sendo assim, a versão traduzida do livro foi publicada no Brasil em 1995 durante o Congresso Brasileiro de Espeleologia em Monte Sião (MG), quando o autor esteve presente para o lançamento do livro "MARAVILHOSO BRASIL SUBTERRÂNEO".

O livro é um verdadeiro compêndio da história da espeleologia brasileira na década de 60. Conta com detalhes minuciosos a descoberta e a exploração de muitas cavernas do Vale do Ribeira, em São Paulo. Para quem tem amigos em comum, são horas de conversas que fluem nas noites de descanso no Bairro da Serra ou nos intervalos de explorações. Para quem faz espeleologia nas mesmas paragens, anda pelos mesmos caminhos, reconhece-se as cavernas, as galerias, os espeleotemas e até as pedras a que faz referências o autor.

Passados mais de duas décadas do lançamento da versão brasileira, por ocasião da comemoração dos 50 anos de fundação da SBE, surgiu a ideia de convidarmos seu fundador para estar presente na “grande festa” que será realizada no Congresso em Bonito. Infelizmente, como não será possível, surgiu a ideia de relançarmos o seu livro durante este momento. Como uma singela homenagem e na tentativa de suprir sua falta, produzimos um selo especial dos 50 anos da SBE e fizemos uma estampa comemorativa. Assim os livros adquiridos nessa oportunidade serão selados, chancelados e únicos, sem possibilidades de aquisição posterior.

Desta forma, esperamos que todos os espeleólogos brasileiros tenham a oportunidade de ter um exemplar desse livro, os mais antigos, para recordarem amigos e explorações em comum e, os mais jovens, para aprenderem sobre a história da espeleologia brasileira e desejarem manterem “a chama sempre acesa”.

 

 

O ECO DAS CAVERNAS: DA DISSOLUÇÃO A VIDA

Autoria: Christiane Ramos Donato
Instituição: Universidade Federal do Sergipe
Editora: Appris

 

 

Resumo sobre o livro: Da dissolução à vida o segredo de estruturas, funcionalidades e processos que constituem o estudo da dinâmica ambiental espeleológica expressam-se em leitura leve, fluida e solidamente bem fundamentada. É possível perscrutar os caminhos que levam ao centro da Terra para trilhar uma importante trajetória pelas variações dinâmicas dos geótopos cavernícolas na direção da memória, conservação e educação espeleológicas. Levando em consideração experiências de uso desses espaços, as práticas educativas e a divulgação científica como fatores de desenvolvimento – bem como os impactos ambientais como fatores de risco –, a obra interconecta elementos que expressam as influências humanas nas cavernas e aponta para identificação de desequilíbrios, de forma científica, sem deixar de lado o elemento social do estudo. Na busca por ampliar o saber espeleológico, transcende-se o hermetismo academicista de forma quase poética nesta obra, de modo que, por meio do estímulo ao conhecimento, as informações podem ser levadas a um público mais amplo. Assim, atinge-se não apenas o meio científico, mas, principalmente, oferta-se aqui uma referência para a formulação de políticas públicas com vistas à conservação da dinâmica ambiental nas cavernas em estado de equilibração.

 

 

 

MANUAL TÉCNICO DE ESPELEOLOGIA
Autor: Escola Francesa de Espeleologia (EFS)
Tradução e edição: Espeleo Grupo de Brasília (EGB)

 

    

 

Resumo sobre o livro: A técnica está a serviço do espeleólogo para a exploração do mundo subterrâneo. Seu domínio é essencial para garantir a prática segura da espeleologia.
Este manual, produzido pela Escola Francesa de Espeleologia ligada a Federação Francesa de Espeleologia (EFS/FFS) e traduzido para o português por espeleólogos do EGB, descreve diferentes equipamentos e técnicas ligados à prática da espeleologia: progressão, equipagem, auxílio a um companheiro, etc.
Não se trata de um catálogo exaustivo de todas as práticas existentes, mas uma seleção que permite enfrentar qualquer situação que um espeleólogo encontre sob a terra. Estas são as mesmas técnicas ensinadas pela Escola Francesa de Espeleologia em suas formações.

 

 

 

ATLAS DO BRASIL SUBTERRÂNEO – 2º Edição
Autoria: Ezio Rubbioli, Augusto Auler, Daniel Menin e Roberto Brandt

 

 

Resumo sobre o livro: A obra é resultado não somente da atualização da Edição "As Grandes Cavernas do Brasil", de 2001, mas de um largo trabalho de novas pesquisas, coleta de dados e topografias realizadas desde a última coleção, há quase vinte anos.
Este novo livro também expande a lista das maiores cavernas do país destacando as mais relevantes em outras litologias e uma descrição detalhada das regiões espeleológicas do Brasil. O resultado está organizado em 340 páginas coloridas com fotos, mapas, dados e históricos de cada uma das maiores cavernas do Brasil.
O trabalho também não se restringe somente aos autores ou ao grupo, mas representa a atuação de toda uma comunidade espeleológica brasileira atuante e comprometida na documentação e preservação do seu patrimônio espeleológico. É resultado, portanto, da colaboração de inúmeros espeleólogos de diferentes especialidades, grupos e estados do Brasil.