Título: Conservadorismo moral e educação falibilista

Convidados: Prof. Dr. Claudio Dalbosco (UPF) e Prof. Dr. Vidalcir Ortigara (UNESC)

Breve currículo do professor Claudio Dalbosco

Possui graduação em Filosofia pela Universidade de Passo Fundo (1990), especialização em Epistemologia das Ciências Sociais pela Universidade de Passo Fundo (1992), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), doutorado em Filosofia pela Universität Kassel - Alemanha (2001), pós-doutorado pelo Núcleo Direito e Democracia (NDD) do CEBRAP (2013). Professor titular da Universidade de Passo Fundo, atuando no curso de Filosofia e no PPG em Educação e pesquisador do CNPq. Atualmente é coordenador do PPGEDU/UPF e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Filosofia da Educação (SOFIE). Orienta em mestrado e doutorado. Tem experiência na área de Filosofia, Ontologia e Teoria do Conhecimento; na àrea da Pedagogia, em Ética Pedagógica e Filosofia da Educação. Eixos temáticos de investigação: Iluminismo e pedagogia, com ênfase em Rousseau e Kant; formação humana, cuidado de si, reconhecimento e pensamento pós-metafísico, com ênfase em G. H. Mead, Jürgen Habermas, Michel Foucault e Axel Honneth. Conceitos nucleares: racionalidade, ação humana, ação pedagógica, formação pedagógica, reconhecimento, educação natural, liberdade moral e maioridade. Possui publicados vários livros, capítulo de livros e artigos em periódicos nacionais e internacionais, com destaque para: Kant & A Educação (2011); Educação natural em Rousseau: das necessidade da criança e dos cuidados do adulto (2011); Die sprachliche Kosntitution des Selbst (Self) und die pädagogische Handlung (2014); Condição humana e formação virtuosa da vontade: profundezas do reconhecimento em Honneth e Rousseau (2014); Formas de reconhecimento e força intersubjetiva de grupo (2015); Condição humana e educação do amor próprio em Rousseau (2016).

Breve currículo do professor Vidalcir Ortigara

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002) com realização de Estágio Sandwich junto a Università di Urbino-Itália. Em 2017 realizou Estágio de Pesquisa Pós-doutoral junto a Facultad de Psicológia da Universidad de La Habana, cuba. Atualmente é professor da Universidade do Extremo Sul Catarinense, participando dos seguintes Grupos de Pesquisa: GEPEFE - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e escola: conhecimento e intervenção; GEPOC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Ontologia Crítica. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em estudos do ensino desenvolvimental e a ontologia crítica, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física escolar, educação, conhecimento, educação física-conhecimento e metodologia de esnino da educação física.

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